Na noite desta quinta-feira, 19 de agosto, o curso de Gastronomia da Unijuí promoveu uma atividade prática na disciplina Cozinha de Criação, ministrada pela chef Tiana Hintz. Os estudantes, divididos em grupos, executaram um menu degustação de seis passos, composto por amuse bouche, duas entradas, dois pratos principais e sobremesa. Ao final da aula, foi realizada a degustação e discussão sobre os resultados.
Nesta disciplina, os alunos têm a possibilidade de explorar e conhecer mais acerca de suas particularidades e estilos de cozinha, conforme relata a gastróloga Tiana. “Nós estudamos o que eles preferem fazer, em que parte eles são mais criativos e desenvolvem melhor os produtos. Essa é uma disciplina de muito autoconhecimento”, salienta.
Na aula teórica anterior, os estudantes fizeram uma autoanálise e expuseram as suas características e preferências. Dessa forma, foram reunidos em trios ou quartetos de acordo com suas afinidades: por exemplo, aqueles que gostam de inventar pratos, fazer releituras ou estão mais direcionados à confeitaria.
Cada grupo desenvolveu um prato de autoria própria e o serviu em porções menores. Após a degustação, foi analisada se a sequência fez ou não sentido. Além da atividade desenvolver as preferências dos estudantes, tinha como objetivo evidenciar a importância do planejamento e do diálogo para se obter a sintonia entre os pratos.
Amanda Thiel, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí
Em menos de um ano no curso, a jovem Greice Kelly já conquistou sua primeira experiência
Greice Kelly Menegassi, de 19 anos, não imaginava que sua vida mudaria tanto em tão pouco tempo. Natural de Ibarama, no Centro do Estado, a jovem integra a primeira turma do curso de Gastronomia da Unijuí, cujas aulas tiveram início no primeiro semestre deste ano. Bolsista integral pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), ela já conquistou sua primeira experiência no mercado de trabalho, como estagiária no Open Gastro Pub, com sede em Ijuí.
“Desde pequena, sempre gostei de cozinhar, de aprender coisas novas, e sempre me imaginei fazendo o que faço hoje”, conta, lembrando que a bolsa de estudos a motivou a correr atrás do seu sonho. “Eu jamais imaginava, no entanto, que estaria, de fato, trabalhando na área”, reforçou a jovem.
Após a formatura, Greice quer continuar adquirindo experiência e buscando novidades – especialmente para a região, onde o ramo da Gastronomia ainda é pouco explorado. “Estamos chegando ao fim do segundo semestre e é uma satisfação olhar as recordações do início do curso e perceber o quanto já evoluímos”, comenta a estudante.
Com duração de dois anos e meio, o curso de Gastronomia da Unijuí possui alguns diferenciais: valoriza a diversidade étnica, cultural e gastronômica que caracteriza a região Noroeste do Estado. Por meio de suas disciplinas, é estudada a gastronomia de cinco continentes. Outro diferencial é que o estudante, ao final do 3º semestre, já recebe o título de auxiliar em gastronomia. Já na conclusão do curso, o diploma de tecnólogo em Gastronomia.
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Na última sexta-feira, 23/10, o Curso de Gastronomia da Unijuí esteve presente no evento Garibaldi Gastrô, que ocorre anualmente em Garibaldi, na serra gaúcha. O aluno do curso Cléber Sperotto, e a chef contratada pelo curso Tiana Hintz participaram do evento que esse ano completou a quarta edição. Foi um encontro de saberes e sabores que durou quatro dias e mesclou programação online e presencial, em conformidade com o protocolo estadual para realização de eventos. Foi de 20 a 23 de outubro com bate-papos, oficinas, almoço solidário e jantar autoral e harmonizado com vinhos da região a bordo da Maria Fumaça, finalizando com um passeio noturno entre Garibaldi e Carlos Barbosa.
"Origens" foi o tema e promoveu uma troca de experiências e conhecimento entre a cadeia gastronômica: agricultores, empresários e gestores, chefs, cozinheiros, estudantes e professores. Estiveram envolvidos no evento os seguintes Chefs: Altemir Pessali, Catherine Tedesco, Fábio Gioavanaz Variani, Gerson Bem, Giordano Tarso, Odete Bettú Lazzari, Roberto Zucolotto e Rodrigo Bellora, com o apoio operacional da Associação Garibaldi Gastrô.
Menu servido:
Antepastos - pães de fermentação natural, frios e queijos da Santa Clara.
Canapés - torta de cenoura com milho e patê de fígado. - Bombom caprese (tomates assados, creme de mozarela de búfala e manjericão).
Entrada fria - carpaccio de tatu defumado e beterraba com folhas amargas, redução de balsâmico e lascas de quijo Vaccino Romano. Harmonização: Rosé Franc Dal Pizzol.
Entrada quente - codeguim, chucrute, focaccia artesanal e mostardas. Harmonização: Cave Amadeu Rosé Brut.
Principal - Ossobuco, gremollata, polenta de milho crioulo e queijo colonial. Harmonização: Reserva Tempranillo da Miolo.
Sobremesa - panacotta de grappa e calda de frutas vermelhas. Harmonização: Moscatel Branco Garibaldi.
Café 3 Corações acompanhado de mini grostoli e farfale.
Segundo a chef contratada do curso de Gastronomia da Unijuí, Tiana Hintz, foi uma experiência prática e única no setor de eventos, em que todos os alunos do Curso foram convidados pelo chef e professor Israel Bertamoni na aula diferenciada sobre apresentação visual dos pratos e criatividade que ele ministrou para a turma em setembro. "Os alunos, aos lados dos chefs de cozinha, montaram os pratos e todos fizeram o serviço levando a sequência dentro dos vagões diretamente aos clientes. O serviço de bebidas foi feito a parte pela equipe de bebidas", relata.
A Unijuí realizou neste domingo, 23 de junho, o Vestibular de Medicina de inverno. Junto ao campus da Universidade, foram recebidos mais de 300 candidatos, que disputaram as 30 vagas direcionadas aos inscritos que optaram por realizar a prova. Outras 10 vagas estão sendo disputadas pelos candidatos que optaram por participar do processo seletivo por meio do aproveitamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que realizado entre os anos de 2018 e 2023.
Segundo a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Bruna Comparsi, houve um grande movimento para organizar o processo seletivo e o resultado é bastante positivo, onde se vê o campus cheio de pessoas e de sonhos. “Neste processo nós tivemos um número significativo de candidatos, onde observamos uma crescente na relação de vestibulandos com mais de 10 candidatos por vaga. A Unijuí está sendo uma possibilidade para a realização de sonhos e a transformação da nossa sociedade por meio da educação. Estamos preparados para formar excelentes médicos capazes de atuar no cuidado da saúde de forma integral”, destacou.
A prova do Vestibular de Medicina 2024/2 foi composta por uma redação e 40 questões objetivas sobre quatro áreas do conhecimento: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Nesta edição, o tema da redação foi “O papel do médico em catástrofes humanitárias".
“Essa temática é baseada em um texto que aborda a importância do trabalho em equipe, comunicação assertiva e organização durante desastres, onde os candidatos puderam refletir sobre como essas experiências aprimoram os serviços hospitalares e o papel do planejamento e treinamentos das equipes de saúde para enfrentar momentos de crise. Outro aspecto importante são as consequências físicas e mentais enfrentadas pelos profissionais de saúde e a necessidade de suporte psicológico para garantir seu bem-estar e eficiência. Então, a Unijuí convidou todos os vestibulandos a refletir sobre este tema essencial para a formação de futuros médicos”, pontuou a vice-reitora de Graduação.
Enquanto os candidatos realizaram a prova, os familiares foram recepcionados no hall da Biblioteca Mario Osorio Marques, onde tiveram a oportunidade de fazer uma visita virtual ao Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), por meio do projeto “Você se conecta com a nossa história”; e conhecer os livros da Editora Unijuí, que presenteou os candidatos com obras.
Além disso, os familiares também puderam conhecer a estrutura da Universidade através de uma visita guiada ao Complexo 2 da Unijuí Saúde, onde muitas aulas do curso de Medicina são ministradas, e onde estão localizados os laboratórios de simulação realística.
O gabarito da prova do Vestibular de Medicina será divulgado nesta segunda-feira, dia 24, às 15h; e a lista de classificados será divulgada no dia 26, às 17h. Para mais informações acesse unijui.edu.br/vestibular.
O estado de calamidade que o Rio Grande do Sul tem convivido devido às enchentes que atingiram mais de 450 municípios e afetaram mais de 2 milhões de pessoas traz uma preocupação maior quanto às possíveis doenças que podem vir a ser transmitidas a partir do contato com a água.
Uma dessas doenças é a Leptospirose, que é uma doença bacteriana encontrada na urina do rato e que pode entrar pela pele humana quando há contato com a água contaminada, como no caso das enchentes. Pensando em orientar e incentivar o aprendizado sobre a Leptospirose, a Liga Acadêmica de Infectologia da Unijuí promoveu uma aula aberta solidária, junto aos estudantes dos cursos da área de Saúde da Universidade com o objetivo de abordar de forma mais ampla a doença.
A aula aberta buscou trazer informações completas a respeito da doença, como sintomas, características, modo de contaminação, período de incubação entre outros, e foi ministrada pela professora e infectologista, Jacqueline Rodrigues da Silva. Conforme a especialista, momentos como este no qual a comunidade gaúcha tem vivido também trazem alertas relacionados à infectologia.
"Situações como as enchentes podem aumentar o número de casos de contaminação, não apenas pela Leptospirose, mas também de outras doenças relacionadas às inundações, onde água é um veículo de contaminação. Há também outros riscos, pois temos muitas pessoas nos abrigos, e esse grande número de cidadãos também abrigada pode estar exposta a doenças respiratórias, que certamente terá um aumento nos casos”, destaca.
Sobre a leptospirose, a infectologista alerta que muitas pessoas podem adquirir essa doença, uma vez que há uma diversidade de animais mortos e que devido ao contato com a água por longos períodos, há um aumento da permeabilidade cutânea, possibilitando maior contaminação. “Esta é uma doença endêmica no Brasil e com grandes riscos, especialmente agora no Rio Grande do Sul”, complementa a docente.
A atividade teve caráter social, com arrecadação de alimentos e materiais de higiene e limpeza, os quais foram destinados às pessoas vítimas das inundações no Estado.
Acadêmicos do curso de Medicina da Unijuí participaram, no último fim de semana, do Trote Solidário. A ação, que ocorreu em parceria com o Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul e do Lions Clube de Ijuí, buscou arrecadar alimentos junto à comunidade. A ação solidária ocorreu nos supermercados Cotripal, Atacarejo Kuchak, Stok Center e Modelo, durante todo o dia do último sábado, 13 de abril.
A iniciativa contou com a participação de professores, calouros e veteranos do curso, que auxiliaram na arrecadação das doações. Acadêmico do 1º semestre, Otávio Marques valorizou a atividade realizada pelo curso em prol das pessoas que mais precisam. “Este é um trabalho de grande importância e que traz uma grande satisfação. Poder arrecadar esses alimentos para que possam ser doados a entidades e pessoas carentes que realmente precisam é gratificante. Por isso essa ação é de extrema importância para levarmos o bem e contribuirmos com a sociedade”, destacou.
Todos os alimentos arrecadados foram destinados ao Lions Clube de Ijuí, que ficou responsável por selecionar as entidades e fazer a distribuição na comunidade. “Essa ação é importante, onde toda nossa equipe do Lions vai fazer a entrega para as entidades que precisam desses alimentos. A Unijuí, por meio do curso de Medicina, participa dessa ação há alguns anos, o que é muito bom, pois consegue ampliar o olhar ao próximo e incentivar as boas atitudes”, salienta uma das integrantes do Lions Clube de Ijuí, Ruth Patz Hein.
Além da arrecadação de alimentos não perecíveis, a iniciativa também contou com testagem de glicose, feita por acadêmicos do curso de Medicina. A ação buscou, também, orientar a comunidade com informações sobre a diabetes, glicose elevada e promover a educação em saúde, com incentivo ao cuidado e mudanças no estilo de vida e de alimentação da população.
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