Na última sexta-feira, 13 de dezembro, o curso de Design da Unijuí realizou o 9º Design Fashion Day. O evento, que teve como sede o auditório do Espaço + Inovação, contou com palestras e com desfile de coleções.
“Neste desfile, apresentamos os projetos desenvolvidos pelos nossos acadêmicos na disciplina de Vestuário e Produção Têxtil. Também contamos com a presença de duas profissionais, que compartilharam suas experiências no mercado da moda e de vestuário”, explicou a professora Simone Lehnhart Vargas.
Uma das convidadas foi a jornalista e especialista em Marketing, Ana Louise Diel, que abordou o tema “Imagem, comunicação e moda”. Já a designer de produto e especialista em Estamparia, Renata Valandro Alves, abordou o tema “Design e Estamparia”.
O curso de Design da Unijuí promove na próxima sexta-feira, 13 de dezembro, às 19h30, a 9ª edição do Design Fashion Day. A atividade será realizada no auditório do Espaço + Inovação e contará com palestras e desfile.
A palestra “Imagem, comunicação e moda” ficará a cargo da jornalista e especialista em Marketing, Ana Louise Diel. Já a palestra “Design e estamparia” será realizada pela designer de produto e especialista em Estamparia, Renata Valandro Alves.
Também haverá desfile da disciplina “Vestuário e Produção Têxtil”.
O interesse em criar uma solução inovadora para os tutores de gatos, especialmente aqueles que vivem apartamentos, levou o estudante do curso de Design da Unijuí, João Breno Barasuol, a desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a partir do tema “Design modular para gatos: arranhador de papelão”.
“O principal objetivo foi criar uma solução que atendesse às necessidades dos tutores, especialmente daqueles que enfrentam desafios de espaço em suas residências, como eu, que moro em um apartamento pequeno. A oportunidade de explorar o design e a funcionalidade do arranhador em um contexto de modularidade e sustentabilidade foi um estímulo significativo para o desenvolvimento deste projeto. Além disso, minha paixão por gatos e a constatação de que ainda existem poucos projetos dedicados a eles reforçaram a escolha desse tema”, explicou o estudante.
Para o desenvolvimento do TCC, João realizou uma pesquisa de opinião envolvendo 62 tutores, abrangendo um total de 128 gatos. Além disso, foram realizadas pesquisas bibliográficas, explorando trabalhos de autores renomados no campo do design, como Munari e Lobach, e especialistas em comportamento felino, como Bradshaw. “O processo de produção do trabalho seguiu a metodologia proposta por Munari. No escopo do projeto, não foi necessário abranger todas as etapas definidas pelo autor, mas sim focar na definição do problema, na coleta e análise de dados, criatividade, seleção de materiais e tecnologias, experimentação, desenvolvimento de modelos, verificação, elaboração do projeto de construção e implementação da solução. Estas fases foram cruciais para o desenvolvimento do arranhador e proporcionaram uma abordagem sistemática, contribuindo para a concepção de uma solução eficaz”, destacou o acadêmico que, ao longo do projeto, elaborou diversos esboços em papel, modelos 3D e protótipos, visando alcançar um design mais idealizado.
De acordo com João, os principais resultados do projeto incluem o desenvolvimento de um arranhador modular para gatos que atende às necessidades comportamentais dos felinos, oferecendo um espaço seguro e enriquecedor. “A abordagem modular permite uma personalização flexível para os tutores, enquanto que o uso do papelão como material principal contribui para a sustentabilidade e atratividade para os gatos”. A aceitação positiva nos testes iniciais, segundo ele, e a aplicação de um questionário aos tutores forneceram insights valiosos sobre o comportamento felino e as preferências dos tutores. Além disso, a aplicação da metodologia de Munari foi importante para orientar o processo de design, desde a definição do problema até a implementação da solução. “A ênfase na modularidade e na sustentabilidade posiciona o arranhador como uma alternativa inovadora e acessível para os tutores de gatos, especialmente em espaços limitados”, completa.
Após a graduação, João pretende continuar se especializando, especialmente em Design Gráfico, área em que atua há alguns anos.
Estudante do curso de Design da Unijuí, Giovana dos Santos Picinini não esconde seu gosto por viagens e por conteúdos produzidos por pessoas que vivem na estrada, explorando novos lugares. E foi o que a motivou a desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com foco no “Desenvolvimento de uma proposta de Design de Interiores para um motorhome”.
O diferencial do projeto de Giovana, orientado pela professora Diane Johann, foi a incorporação da tecnologia de Realidade Virtual para a apresentação, proporcionando uma experiência visual e sensorial única para os usuários. Durante a apresentação, a estudante destacou a importância dessa tecnologia e como ela pode transformar a maneira como os profissionais de design concebem e apresentam seus projetos.
"Acredito que a Realidade Virtual, por si só, é uma tecnologia que vai crescer muito dentro dos escritórios de Design, e trazê-la para o meu TCC foi muito positivo”, destaca a acadêmica, que aponta como um principais resultados do seu estudo o desenvolvimento de uma proposta em 3D e o uso da Realidade Virtual para apresentá-la.
“Além de proporcionar uma experiência visual e sensorial para quem utiliza o óculos, a Realidade Virtual soma muito na visualização do projeto, dando uma noção real de como é se portar naquele ambiente e como ficarão distribuídos os móveis, como foi no meu caso. Além de ser um momento divertido e descontraído”, afirma a acadêmica.
Com a formatura agendada para o mês de abril, Giovana quer seguir atuando na área de Design de Interiores e, quem sabe, no futuro, no setor de Design Automotivo.
Acadêmicos do curso de Design da Unijuí realizaram, neste mês, duas visitas técnicas, a partir da disciplina de Design de Embalagem, coordenada pela professora Diane Johann.
A primeira aconteceu na Soberana Alimentos, onde os profissionais explicaram como ocorre o processo de embalagem das balas, desde a inclusão das informações legais até a escolha do tipo de embalagem, que depende do destino do produto. “A média anual de produção é de 300 toneladas de balas, e muito do que é produzido acaba sendo exportado. Para que as balas cheguem ao seu destino com a mesma qualidade de quando são produzidas e comercializadas em território nacional, há uma embalagem diferente e mais resistente”, explicou a professora, lembrando que o grupo não pôde entrar na área de produção das balas, mas pôde acompanhar o processo de embalagem.
Na sequência, os estudantes visitaram a Agência de Design Jung, do egresso da Unijuí Jainel Jung, onde puderam conversar com diferentes profissionais sobre o processo de produção de uma embalagem. “Muitos destes profissionais também são egressos da Instituição e explicaram como o trabalho ocorre, como é o atendimento aos clientes, as situações que ocorrem no processo de design. Foi uma troca de experiências bem bacana, que permitiu que os acadêmicos visualizassem como uma agência funciona e como um projeto de embalagem é realizado”, destacou Diane.
O curso de Desing da Unijuí promoveu, nesta semana, a oitava edição do Design Fashion Day. A atividade foi realizada pelas disciplinas de Projetos de Vestuários e Acessórios e de Projeto Integrador: Coleções, ambas do 6º semestre do curso, e contou com a participação da egressa Carla Mafalda, que fez uma conversa com os alunos, e apresentação da Cia Cadagy.
A proposta da atividade era promover um desfile com as produções e incentivar a criatividade dos estudantes. Na disciplina de Projetos de Vestuários e Acessórios, os acadêmicos tinham que desenvolver uma coleção para as estações Primavera e Verão. A partir disso, foi feito o desenvolvimento da coleção, onde eles escolheram uma peça para produzir e apresentar no desfile.
Já na disciplina de Projeto Integrador: Coleções, os estudantes fizeram uma atividade em conjunto com uma empresa de vestuário localizada em Ajuricaba, a Diziotii. “Fizemos um briefing com as proprietárias Cinara Ziotti e Celisia Bohn, onde elas passaram aos alunos o público que elas atendem, o tipo de peças que são vendidas, bem como os materiais que são utilizadas para a confecção das roupas. A partir disso os estudantes desenvolveram as coleções voltadas ao público atendido”, destaca a professora da disciplina, Diane Johann.
Durante o semestre, os acadêmicos apresentaram os desenhos feitos às duas proprietárias. Elas escolheram uma peça de cada aluno para desenvolver, as quais foram apresentadas no desfile realizado pelo curso.
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