O curso de Design Digital da Unijuí busca formar profissionais capazes de atuar em áreas como web design, animação e design de interação. Com duração de dois anos, o curso, que é tecnólogo, é organizado em módulos e as disciplinas são ofertadas considerando esta modularidade e a relação entre os conteúdos abordados. A formação é ofertada no campus de Ijuí, no turno da noite e está com inscrições abertas no Vestibular de Inverno, até o dia 29 de julho. As inscrições podem ser feitas no site unijui.edu.br/vestibular.
“No curso de Design Digital o estudante vai trabalhar e aprender conteúdos para atuar com redes sociais, que hoje sabemos que é uma necessidade do mercado. O design é uma área extremamente versátil, que se encaixa na área de comunicação, na área gráfica, na área de comunicação visual com marcas, jogos e animações, então dá uma gama de possibilidades para o profissional”, destaca a professora do curso, Simone Lehnhart Vargas.
De acordo com a professora Bárbara Gündel, o curso é pensado para trazer tudo que há de novo no mercado e fazer com que os estudantes consigam se inserir nessa nova realidade. “Hoje, as agências precisam cada vez mais de profissionais capazes e diferenciados, que sejam profissionais em suas áreas. Com o tecnólogo buscamos uma formação mais rápida, e entendemos que os estudantes busquem algo neste sentido, e assim alimentamos o mercado com profissionais qualificados”, ressalta.
A coordenadora do curso de Design Digital, professora Diane Meri Weiller Johann, ressalta que a Unijuí tem uma estrutura completa para a formação dos estudantes na área. “O curso de Design tem 24 anos, e a gente vem melhorando as estruturas sabendo o que é necessário realmente para o designer. E essa estrutura está disponível para todos esses estudantes”, detalha.
A professora Diane comenta que a área tem se tornado cada vez mais versátil, com opções de fazer atendimentos e atuar até em home-office. “Nosso estudante pode ingressar no mercado ainda durante a formação, uma vez que existem uma infinidade de estágios que possibilitam a atuação antes mesmo do fim da graduação. Isso é muito bom para o nosso estudante”, relata.
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O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) está com uma programação especial em comemoração à Semana Nacional dos Museus. Diversas atrações estão sendo promovidas e projetos colocados em prática. Um dos projetos teve início nesta quarta-feira, 15 de maio, foi o “Você se conecta com a nossa história”, o qual apresenta o acervo disposto à comunidade de uma forma inovadora, a partir do uso da realidade aumentada.
A proposta consiste na visualização de peças expostas no Museu em três dimensões, a partir da leitura de um QR Code, que leva até um filtro manipulável no Instagram. Conforme explica o assistente do Madp, Fabrício de Souza, o projeto faz parte de uma série de ações que vêm sendo implementadas, as quais buscam conversar com a virtualidade e se adequar aos novos tempos, impulsionando, assim, o uso de novas tecnologias que incentivam a interação com o patrimônio cultural de maneiras criativas e significativas.
“Deve-se considerar que cada instituição é única, tem suas limitações e suas finalidades, porém observa-se que Museu também é local de futuro e a atualização permanente dessas instituições se faz necessária. Ao mesmo tempo, existem desafios para romper discursos comuns que subjugam estes espaços como ultrapassados e que se centram unicamente no objeto, ignorando toda a história, sua materialidade e imaterialidade, sua carga simbólica e de comunicação que os artefatos carregam”, ressalta Fabrício.
A produção do projeto de realidade aumentada foi feita pelo estudante do curso de Design Digital, Diego Azambuja, que comenta que tudo foi pensado no início deste ano, a partir da ideia de mostrar os objetos expostos no Madp e possibilitar que a comunidade possa conhecer e visualizá-los de uma maneira diferente. “A ideia é que todos possam ver como são esses materiais, possam visualizar em outros espaços e, a partir disso, atrair mais visitantes e pessoas para o Museu”, detalha.
Na noite de quarta-feira, os primeiros a conhecerem o projeto e interagirem com as peças de forma virtual foram os estudantes do curso de Design Digital, sob coordenação da professor Diane Johann, na disciplina de História da Arte e do Design. Além de aprenderem um pouco mais sobre a história local, os acadêmicos visualizaram como era feito o trabalho de Design no passado e tiveram uma visita guiada para ver como era a implementação de marcas e propostas gráficas ao longo do tempo.
Segundo a professora Diane, aproximar o Museu da sala de aula é importante para que os acadêmicos tenham um contato e saibam da importância do espaço, do propósito e da história. “A iniciativa busca fazer com que eles conheçam a parte gráfica que existia em Ijuí e na região. Todo material que há no Museu é muito importante para eles refletirem como será a partir de agora”, salienta.
A docente destaca que ao verificar os conteúdos, os estudantes possam compreender e como propor produtos que possam comunicar de forma digital e alcançar o público em uma era onde a internet tem acesso rápido e em qualquer local. “Penso que isso também vem de encontro com o que o Museu está fazendo e que terá de fazer para também estar no digital, como expor e se adaptar a essa nova realidade”, completa.
Na busca por formar profissionais capazes de atuar em áreas como web design, animação e design de interação, o curso de Design Digital da Unijuí qualifica os estudantes, desde o início do curso, em uma área que vem crescendo ao longo do tempo.
Com duração de dois anos, o curso, que é tecnólogo, foi recentemente lançado pela Universidade. Sendo de nível superior, ele é organizado em módulos e as disciplinas são ofertadas considerando esta modularidade e a relação entre os conteúdos abordados. A formação é ofertada no campus de Ijuí, no turno da noite e está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo até o dia 19 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas no site unijui.edu.br/vestibular.
A graduação conta com diferenciais que incluem a formação por competências, onde o estudante trabalha em projetos que envolvem situações reais. Além disso, a formação possui um corpo docente com experiência na realização de Projetos Integradores e no desenvolvimento de estudos de caso com parceiros da comunidade, o que prepara os acadêmicos para o mercado de trabalho.
Conforme explica a professora de Design Digital, Diane Meri Weiller Johann, o curso dá experiência em uma área nova, onde o estudante vai aprender sobre redes sociais, experiências visuais (UX Design), Design de Interface (UE Design) e terá conhecimentos para desenvolver jogos digitais. “Os estudantes que ingressarem no curso de Design Digital têm a sua disposição uma boa infraestrutura para adquirirem experiência nas aulas práticas. Nesses laboratórios, os acadêmicos vão passar por situações reais e quando se formarem, vão estar bem preparados para o que o mercado de trabalho”, destaca.
A professora ressalta que um dos diferenciais encontrados nesta nova área é a possibilidade de atuação em home office, no qual os estudantes podem atuar desde o período de estágio ou depois de concluída a formação, em qualquer ambiente.
O curso de Design na Unijuí se reinventou para 2024. A partir do primeiro semestre do próximo ano, o curso se divide em três tecnólogos: Design de Ambientes, Design Gráfico e Design Digital; cada uma das ofertas com dois anos de duração.
Para os que optarem pelo curso de Design de Ambientes, a formação será voltada para formar profissionais capacitados para atuar no projeto de móveis e ambientes, internos e externos, como planejador, executor e/ou gestor, considerando seus aspectos funcionais, estéticos, ecológicos, ergonômicos, econômicos, sociais e culturais.
Já o curso de Design Gráfico é voltado tanto para o planejamento e projeto quanto para o desenvolvimento de produtos gráficos, como identidade visual, projeto de embalagem, design editorial, projeto de sinalização e soluções digitais, como web design e design de interação, entre outras, podendo projetar para funcionalidade e experiência do usuário, desenvolver soluções gráficas interativas e eficazes.
O curso de Design Digital capacita profissionais para atuar em diversas áreas, como web design, animação, design de interação, entre outras, podendo projetar para funcionalidade e experiência usual, desenvolver interfaces digitais interativas e eficazes, bem como na área de jogos digitais.
Os cursos são organizados em módulos e as disciplinas são ofertadas considerando essa modularidade e a relação entre os conteúdos abordados, bem como a sua articulação nos Projetos Integradores. A matrícula em blocos oportuniza que o estudante integre efetivamente seu percurso formativo no tempo previsto e tenha maior tranquilidade na matrícula, acessando sua pré-matrícula no portal e confirmando. O estudante realizará imersão profissional, bem como estágios curriculares, vivenciando o ambiente de trabalho e a aplicação das habilidades e competências desenvolvidas em situações práticas reais, que poderão acontecer de forma presencial ou home office, em qualquer local do mundo.
As inscrições para o Vestibular Verão 2024 estão abertas. Interessados nos cursos de Design de Ambientes, Design Gráfico e Design Digital podem realizar a inscrição até o dia 20 de novembro, pelo site www.unijui.edu.br/vestibular. Para quem optar pela seleção presencial, a prova, que é composta por uma redação, acontece no domingo, dia 26 de novembro, em um dos quatro campi da Universidade. Já para quem optar pela prova online, poderá realizá-la no site do vestibular Unijuí, de 24 a 26 de novembro.
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