Na noite da última segunda-feira (10), os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí promoveram o seu evento de Boas-Vindas, intitulado “Memórias e COMvivências”. A ocasião marcou o início das comemorações pelos 30 anos dos cursos e foi realizada de forma híbrida, com participação presencial e online, e transmissão ao vivo pelo YouTube com interações pelo chat.
O evento reuniu egressos de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas, que compartilharam com os estudantes suas trajetórias, desafios e momentos marcantes da graduação. Para a coordenadora dos cursos, professora Nilse Maldaner: “A noite do evento de Boas-vindas aos calouros e estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade é muito especial. Temos optado por criar um momento de trocas e interações de egressos dos cursos com os estudantes atuais.” ressaltou.
Entre os convidados, estavam presentes os egressos de Jornalismo, Marília Munareto e Valéria Foletto, os egressos de publicidade, Anderson Zarth e Fernando Reinke, e a egressa de Relações Públicas, Marjana Casarotto. Online pelo meet, estavam a egressa de Jornalismo, Taíse Heberle, direto de Blumenau, e as egressas de Publicidade, Bruna Griebler, de Três Passos, e Naiara Back, em Portugal.
Anderson, formado em 2010, expressou a emoção de acompanhar o curso ao longo dos anos, desde sua formação. “Estar aqui hoje nesse evento, passa sensação de dever cumprido, faz lembrar das relações que tínhamos, da forma como a gente se relacionava, construía…Acho que isso tudo fez com que a gente fosse lembrado e passa a sensação de orgulho!”.
Os 30 anos dos cursos de Jornalismo e Publicidade reforçam seu papel na formação de bons profissionais na região noroeste do estado, sobre isso, Nilse destacou: Neste ano estamos completando o marco de 30 anos dos cursos de comunicação aqui na Unijuí. E essa é uma trajetória feita de muita colaboração, histórias e de excelência. Os cursos sempre se destacaram, e é muito bom observar o reconhecimento da qualidade de educação, inovação e profissionalização que construímos, mesmo no interior do RS.”
Além do bate-papo e das lembranças compartilhadas entre egressos, novas memórias foram construídas, onde calouros e veteranos participaram do tradicional “trote”, com uma atividade de passa ou repassa e pintura facial. Para o estudante Juan Adalberto, calouro de Publicidade e Propaganda, a noite foi um momento inesquecível e realização de um sonho. “Sempre quis cursar na área da comunicação, mas nem sempre tudo sai como esperamos. Agora, realizar o sonho de estudar Publicidade e Propaganda, ainda mais com uma bolsa de 100% do Prouni, é algo muito marcante para mim.”
Ao final do evento, as egressas Valéria e Marília deixaram um conselho para os estudantes que estão iniciando a graduação, incentivando-os a aproveitar todas as oportunidades que surgirem ao longo do curso. “Se joguem e aproveitem ao máximo, errem, encarem os medos, descubram o que vocês gostam e façam tudo o que quiserem fazer!” disse Marília.
Valéria reforçou sobre a importância de seguir o coração. “Você estando feliz em uma atividade, se dedica por inteiro, ama o que está fazendo e dá sempre seu melhor. O importante é fazer aquilo que faz seu coração vibrar”.
Quanto aos próximos anos, a professora Nilse reforçou o desejo de que os cursos continuem sendo referência na formação de profissionais engajados e preparados para os desafios do mercado. “Espero que nos próximos anos sigamos sendo referência na formação de profissionais qualificados, empáticos e comprometidos com um mundo mais sustentável, humano e colaborativo.”
Com uma noite cheia de histórias, emoções e celebração, “Memórias e COMvivências” deu início a um ano de muitas comemorações para os cursos de comunicação da Unijuí.
Por Martina Dutra Neubauer, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias.
Profissional capaz de atuar com visão empreendedora, a partir de sólida formação conceitual e capacidade crítico-reflexiva, com competências para gerir negócios próprios ou de terceiros no segmento do comércio, com postura ética, cidadã e sustentável, capaz de alavancar e potencializar o desenvolvimento das organizações e da região. É com este objetivo que a Unijuí oferta o curso de Gestão Comercial na modalidade de Educação a Distância.
O curso é um tecnólogo, que é de nível superior, com duração de dois anos e meio. Ele está englobado na área de gestão e negócios da Universidade, que é tradicional e possui mais de 40 anos de formação superior, e conta diferenciais como o percurso formativo organizado em módulos trimestrais e projetos integradores desde o início do curso, e faz uso do Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, que é um ambiente interativo com material dinâmico que facilita a aprendizagem.
Há também o laboratório de Gestão e Negócios, que apoia o estudante no desenvolvimento de atividades práticas ao longo do curso, oportunizando o aprendizado a partir da execução de projetos e assessoria a empresas.
Com a formação, o profissional egresso em Gestão Comercial pode atuar em empresas do ramo atacadista e em centros comerciais, lojas, pontos de venda e demais empreendimentos varejistas. Também pode trabalhar na gestão de processos que envolvem a compra e venda de mercadorias e serviços e está apto a atuar no gerenciamento financeiro e de equipes de empresas comerciais e também com empresas de representação comercial.
Mais informações sobre os cursos na modalidade de Ensino a Distância (EaD) da Unijuí podem ser buscadas no site unijui.edu.br/ead. A Universidade conta com esta e mais de 10 opções de cursos de Graduação e com polos em diferentes regiões do Estado.
A Usina de Ideias, agência experimental dos cursos de Jornalismo e de Publicidade e Propaganda da Unijuí, ressalta suas principais atividades realizadas em 2024 - um ano de trabalho intenso e de novos desafios, onde prestou ações filantrópicas e remuneradas.
Como um espaço essencial para a formação prática dos estudantes e como prestadora de serviços de comunicação para a comunidade, a agência reafirma sua relevância e compromisso com a qualidade, entregando para os seus clientes produção de conteúdos multimídia (áudios, vídeos, textos e planos de comunicação), assessoria de imprensa, materiais gráficos, promoção de eventos e oficinas temáticas.
Para a coordenadora da Usina de Ideias, professora Rúbia Schwanke, 2024 foi um ano importante. “Novos clientes se somaram ao portfólio da agência, assim como novos estagiários. Além disso, a Usina foi palco para estudantes do curso de Jornalismo realizarem seu estágio obrigatório, colaborando em projetos significativos para os cursos de Jornalismo e Publicidade. Cumprimos nossa missão de atender a comunidade, entregando produtos de comunicação que atendem às necessidades de cada cliente”, destaca.
Em 2024, a Usina deu continuidade à parceria com clientes importantes como a Unir - CER III (Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual) e a Editora Unijuí, prestando serviços de assessoria de comunicação, produção de conteúdos, comunicação interna e cobertura de eventos.
Também atuou no auxílio e planejamento de eventos importantes para os cursos, como o “Boas-Vindas: Trajetórias da COM”, momento de bate-papo e networking reunindo professores, egressos e acadêmicos dos cursos de comunicação; Profissional do Futuro, onde estudantes do ensino médio puderam conhecer e vivenciar um pouco de cada curso; e a Semana Acadêmica: Práticas e Vivências em Comunicação com palestras e oficinas práticas voltadas aos acadêmicos de Jornalismo e Publicidade.
Outro destaque foi a produção do programete “Jornalismo em Pauta”, que visa abordar a relevância do papel do jornalista na sociedade e outros assuntos relacionados. O programete, além de ser publicado no spotify em formato de podcast, também foi veiculado na Unijuí FM e nas rádios da região. Entre as atividades, as oficinas de edição de vídeo para as turmas de Projeto Integrador, para diferentes cursos da Universidade foram organizados.
Desde o primeiro semestre de graduação, estudantes de Jornalismo e Publicidade têm acesso à Usina, seja por meio de estágios remunerados ou voluntários. “Esse é, para muitos, o primeiro espaço de contato com a prática profissional. Aqui, os alunos aprendem a atender clientes, identificar necessidades, propor estratégias e desenvolver produtos de comunicação. É um ambiente que fortalece a formação acadêmica, aproximando teoria e prática”, afirma a coordenadora da agência.
A Usina também participou, em parceria com o projeto de extensão Comunicação, Tecnologias e Empreendedorismo (CTE), de um dia de oficinas para a Escola Margarida Pardelhas, de Cruz Alta. As atividades incluíram oficinas práticas de fotografia, vídeo, áudio e edição no CapCut, oferecendo aos alunos uma experiência divertida e proveitosa nas áreas de comunicação.
Além disso, a agência iniciou a produção de um documentário para o Pesqueiro da Canção, evento nativista promovido pelo Grupo de Arte e Cultura Nativa, Amigos do Rio Ijuí.
O próximo ano reserva novos planos e desafios para a Usina de Ideias. “Em 2025, pretendemos seguir com a mesma qualidade e presteza no atendimento aos clientes, buscando novas parcerias e reafirmando a importância da comunicação para as empresas e marcas. Continuaremos abertos a novas experiências, contribuindo para o desenvolvimento dos acadêmicos e ampliando o impacto dos nossos serviços na comunidade”, finaliza Rúbia Schwanke.
As empresas e instituições interessadas nos serviços da Usina podem entrar em contato pelo e-mail usina@unijui.edu.br. O atendimento ocorre nos turnos vespertino e noturno.
Por Martina Dutra Neubauer, estagiária de Jornalismo da Usina de Ideias.
Na última terça-feira, 19 de novembro, teve início, no auditório do Espaço + Inovação da Unijuí, o Hackathon da Inovação: Educação em Ação. O evento, que terá sequência nesta sexta-feira, dia 22, envolve estudantes dos dois cursos que fazem parte do Programa Professor do Amanhã, que são Letras: Português e Inglês e Matemática.
“Temos mais de 70 estudantes do segundo semestre participando desta ação, que iniciou, na terça-feira, com a mentoria da Criatec. Os acadêmicos foram apresentados à metodologia e, em seguida, a três desafios organizados em parceria com a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE)", explicou a coordenadora institucional do Programa Professor do Amanhã, professora Cátia Maria Nehring, explicando que os desafios abordam questões étnico-raciais; problemas e proposições em relação a conceitos; e dificuldades ligadas aos cursos.
Os estudantes terão até esta sexta-feira para preparar suas soluções, que serão apresentadas a uma banca de avaliadores da 36ª CRE. “O hackathon vai ao encontro de uma das metas do Professor do Amanhã, que é aproximar os estudantes, durante o processo formativo, de espaços de inovação. Algo que já vem sendo trabalhado desde o primeiro semestre com os acadêmicos, especialmente por meio dos Projetos Integradores (PIs)”, completou a professora Cátia.
Os estudantes já conhecem muitos dos desafios e das potencialidades das escolas da região. No primeiro semestre, os estudantes dos dois cursos estiveram em uma escola para conhecer e projetar, avaliando a relação entre o educandário e a comunidade. Essa atividade resultou em mais de 20 projetos. Neste semestre, para além do hackathon, os acadêmicos estão distribuídos em seis escolas estaduais, trabalhando diferentes projetos em torno da temática Diversidade e Inclusão.
Para celebrar o Dia do Contador e do Administrador, os cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unijuí promoveram, na noite desta quarta-feira, 25 de setembro, durante o Salão do Conhecimento 2024, uma palestra especial com o tema “Da reprovação ao protagonismo: vença seus medos e viva sua verdade”.
Realizado de forma on-line, com transmissão pelo canal do Youtube do curso de Ciências Contábeis, o evento contou com a presença de Michelli Noronha Santana Tescke, a Mana Michelli, que é líder de uma das maiores comunidades do Novo Empoderamento Feminino no Brasil, e que hoje atua como palestrante e mentora.
“Parabenizo todos os estudantes e profissionais das áreas de Administração e Ciências Contábeis, e destaco que a escolha por este tema não foi à toa. A área dos influenciadores digitais tem crescido muito, assim como o uso da internet, e precisamos pensar como é possível usar deste meio para passar uma mensagem positiva às pessoas, assim como a Mana Michelli faz”, destacou o coordenador do curso de Administração e dos tecnólogos na área da gestão da Unijuí, professor Luciano Zamberlan.
Com mais de 73 mil seguidores no Instagram e com dezenas de palestras já realizadas, Mana Michelli contou sua trajetória antes de chegar à popularidade. Reprovada em dois momentos na Educação Básica e também no vestibular, a palestrante disse que chegou a pensar que era “burra” e seria para “sempre fracassada”. Com a aprovação no vestibular para o curso de Direito, decidiu mudar e se dedicar para valer aos estudos. Chegou ao fim da graduação como primeira da turma, atuou como advogada, foi conciliadora federal e aprovada no concurso para capitã da Polícia Militar do Rio Grande do Sul.
“Eu acabei fazendo uma transição de carreira, mas toda a minha trajetória me conduziu até aqui. Estudando a Psicologia Comportamental, a gente percebe o quanto se diminui e acha que sabe menos do que os outros. Mas não é nada disso. E o que mudou, no meu caso, foi o autoconhecimento. Foi começar a olhar para o mundo, para as pessoas, de uma forma diferente, entendendo minhas crenças e padrões mentais. E hoje, unir o conhecimento intelectual ao emocional é a chave para quem quer se destacar no mercado”, afirmou.
O evento contou com mediação da professora Roselaine Felipin.
Integrando a programação do Salão do Conhecimento, aconteceu na noite desta segunda-feira, 23 de setembro, o II Seminário Acadêmico da Graduação, nos quatro campi da Universidade: Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos.
No campus Ijuí, o curso de Direito realizou seu seminário junto ao Salão de Atos, oportunizando que todos os estudantes conferissem a apresentação dos Projetos Integradores (PIs) finalizados no último semestre. Ao todo, conforme destacou a coordenadora do curso, professora Francieli Formentini, foram nove projetos apresentados.
“A ideia de realizar o Seminário Acadêmico durante o Salão é oportunizar que mais pessoas visualizem o que está sendo feito no âmbito dos PIs. Nós já tivemos um seminário, no semestre passado, para finalização da disciplina, mas neste momento abrimos essa socialização para os demais acadêmicos”, destacou.
Ligado ao ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes, o evento também contou com o painel sobre "Advocacia Extrajudicial e Tabelionato de Notas: Impactos e Novidades da Resolução nº 571/24". Contribuíram com o debate a advogada e presidente da Comissão de Direito de Família e Sucessões, Laura Isabel Pinheiro Hatem; as advogadas Angel Naiana Marquezin Mattioni e Liara Lima Schemmer; e a tabeliã de notas, Geovana de Quadros Martins Bortoli. O mediador do debate foi o professor Marcelo Loeblein dos Santos.
“Aproveitamos para trazer à tona um tema recente, que é a Resolução nº 571/24, explicando aos estudantes o que ela trata e quais os seus impactos”, completou a professora Francieli. Divulgada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a nova resolução regulamenta a realização de atos notariais relacionados a inventários, partilhas, separações e divórcios consensuais por meio extrajudicial, mesmo nos casos que envolvam herdeiros menores ou incapazes.
O Dia do Contador e do Administrador será celebrado na Unijuí no dia 25 de setembro, a partir das 19h30, com uma palestra on-line, transmitida pelo canal do curso de Ciências Contábeis no Youtube.
O tema “Da reprovação ao protagonismo: vença seus medos e viva sua verdade” será abordado por Michelli Noronha Santana Tescke, a Mana Michelli, que é líder de uma das maiores comunidades do Novo Empoderamento Feminino no Brasil. Em suas palestras, ela debate o feminino moderno, mentalidade, autoresponsabilidade e coragem.
O evento, que terá como mediadora a professora Roselaine Felipin, pode ser conferido neste link.
O curso de Engenharia de Software da Unijuí formou a primeira estudante da graduação, no campus Santa Rosa. A agora egressa Natália Krein recebeu o seu diploma em celebração realizada no auditório do campus.
Segundo o coordenador do curso, professor Gerson Battisti, essa conquista representa um marco significativo para a formação, lançada em 2019. Conforme o docente, a formação de Natália representa uma visão assertiva do grupo de professores da área de Computação e da Unijuí, de que havia uma lacuna de profissionais com o perfil de Engenheiro de Software na região.
Além disso, a formatura simboliza o avanço e a consolidação da Engenharia de Software como uma área essencial na solução de problemas computacionais complexos e no desenvolvimento de soluções inovadoras. “Como coordenação ficamos felizes e entusiasmados com a conquista da nossa estudante e sabemos que logo teremos muitos outros profissionais concluindo o curso, todos plenamente aptos a enfrentar os desafios da era digital”, destaca.
O professor salienta que durante a trajetória da concluinte, ela acumulou experiências em empresas renomadas e atua, hoje, em uma multinacional. “A Natália é um testemunho do compromisso do curso com a excelência e a preparação de talentos de alta qualidade. Sua formação não só reflete o êxito do programa, mas também reforça a relevância e o impacto positivo que a Engenharia de Software pode ter no mercado global de tecnologia”, completa.
Segundo a estudante concluinte, ser a primeira a se formar no curso de Engenharia de Software é um privilégio e uma honra. “Isso representa não apenas a realização pessoal de ter completado uma jornada acadêmica desafiadora e de muito aprendizado, mas, também, o início de uma nova etapa para o curso e para a Instituição. Como pioneira, sinto que estou contribuindo para estabelecer um legado que pode inspirar outros estudantes”, ressalta. Ela reforça que o marco não só abre portas para que outros que possam se beneficiar do curso, mas também ajuda a solidificar e fortalecer a presença do campus Santa Rosa.
Natália comenta que todo o curso foi fundamental para o seu crescimento profissional e aprendizado. Ela destaca que cada etapa vivenciada teve diversas trocas com os professores, os quais, de acordo com a egressa, desempenharam papéis fundamentais no seu desenvolvimento e proporcionaram uma visão abrangente de diversas áreas da Engenharia de Software.
“Durante o curso tive a oportunidade de me envolver em atividades extracurriculares, como iniciação científica, eventos relacionados à tecnologia e participação de programas de estudos com empresas de tecnologia conveniadas à Universidade, o que me possibilitou a expandir meu conhecimento para além da teoria e proporcionam oportunidades de networking”, detalha. .
Com a formatura, a concluinte ressalta que o seu objetivo é aprofundar ainda mais na sua atuação, que é na área de desenvolvimento web, com ênfase no front-end. “Durante a graduação, tive a oportunidade de adquirir experiência profissional nessa área, em grande parte graças à minha participação em atividades extracurriculares, que me permitiram aplicar e expandir meus conhecimentos na prática. A formação acadêmica me proporcionou uma base teórica sólida e uma compreensão abrangente das práticas de Engenharia de Software, que agora complementam e enriquecem minha atuação profissional atual”, finaliza.
A Unijuí promove, nesta quinta-feira, 12 de setembro, no Salão de Atos, a aula magna dos cursos dos programas Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade. A atividade acontece às 14h e é uma realização dos cursos de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS), Direitos Humanos (PPGD), Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC), Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), Desenvolvimento Regional (PPGDR) e Educação nas Ciências (PPGEC).
A Aula Magna contará com a palestra “Política, Memória e Sofrimento Coletivo: as novas sensibilidades no governo humanitário”, a qual será ministrada pela doutora em Antropologia Social, professora Virginia Vecchioli, com mediação do professor Sidinei Pithan da Silva.
Pesquisa realizada por estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Superiores de Tecnologia na área de Gestão da Unijuí, da Modalidade EaD, avaliou características empreendedoras de 155 proprietários de empresas varejistas de bens e serviços
Além das competências profissionais previstas nos projetos pedagógicos dos cursos, os estudantes da Unijuí também recebem uma sólida formação para a pesquisa, preparando-os para a produção de conhecimento a partir do uso de procedimentos metodológicos necessários para a produção de conhecimento científico. Nesse sentido, o Projeto Integrador de Introdução à Pesquisa Aplicada discute os fundamentos e os principais tipos de pesquisas, bem como técnicas para coleta e análise de dados.
Para consolidar os conteúdos apresentados ao longo da disciplina, foi proposto um desafio aos estudantes, que deveriam aplicar um instrumento de coleta de dados a uma amostra de empreendedores varejistas, cuja elaboração do questionário levou em consideração grande parte das informações apresentadas. Os estudantes puderam interagir com os empresários, levantando os dados e tabulando-os para posterior análise. Com base nessas informações, o professor Luciano Zamberlan, que ministrou a disciplina, realizou uma atividade de sistematização, por meio de um Meet, onde ilustrou os diferentes conceitos apresentados ao longo do trimestre, levando em consideração uma pesquisa real realizada por estudantes matriculados nela.
Optou-se pela temática do empreendedorismo pelo fato de estar diretamente relacionado ao uso de recursos de forma criativa e inovadora, à capacidade de assumir riscos calculados e à busca de novas oportunidades. Ele é um processo que ocorre em diferentes ambientes, empresariais ou sociais, provocando mudanças através da inovação realizada por pessoas que geram ou aproveitam oportunidades, criam e realizam atividades de valor tanto para si próprios quanto para organizações e para a sociedade. Como estas são características que pretendem ser desenvolvidas nos estudantes dos cursos superiores de gestão da modalidade EaD, a temática trouxe importantes informações aos participantes. A escolha pelo setor varejista se deu pela grande representatividade que este tem tanto com relação ao número de empresas quanto pelo volume de empregos gerados.
Os estudantes aplicaram um questionário estruturado a 155 empreendedores de empresas varejistas durante os meses de julho e agosto. O estudo, denominado “Perfil do Empreendedor do Varejo”, objetivou identificar características empreendedoras destes empresários, barreiras para a criação de novos negócios, motivação para empreender, carências para a gestão, confiança dos empresários e perfil sociodemográfico dos entrevistados.
Dentre as várias informações coletadas, foram apresentadas aos empresários 30 características empreendedoras, agrupadas em seis dimensões, sendo elas: (1) Comprometimento e Determinação, (2) Obsessão pelas Oportunidades, (3) Tolerância ao Risco e Incertezas, (4) Criatividade, Autoconfiança e Habilidade de Adaptação, (5) Motivação e Superação e (6) Liderança, pedindo para que eles identificassem aquelas que são mais importantes para empreender no segmento. De acordo com os empresários entrevistados, as 10 características consideradas mais importantes para que se empreenda com sucesso no varejo são:
IMPORT. |
CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS |
1ª |
Ter disciplina e dedicação |
2ª |
Procurar ter conhecimento profundo das necessidades dos clientes |
3ª |
Ser proativo na tomada de decisão |
4ª |
Ter iniciativa |
5ª |
Saber construir times e trabalhar em equipe |
6ª |
Ser hábil em resolver problemas e integrar soluções |
7ª |
Transmitir credibilidade e confiabilidade |
8ª |
Ser persistente ao resolver problemas |
9ª |
Buscar ficar atento ao mercado |
10ª |
Ser dirigido pela necessidade de crescer e atingir melhores resultados |
Além das características empreendedoras, as estudantes geraram uma pontuação a partir das respostas de cada empresário, buscando avaliar o desempenho de acordo com uma escala que avalia o potencial empreendedor dos pesquisados. Os resultados evidenciaram que 58,8% dos empresários tiveram entre 120 e 150 pontos, o que considera que o indivíduo possui características comuns aos empreendedores de sucesso e tem capacidade de se diferenciar no mundo dos negócios. Um grupo formado por 39,2% obteve de 90 a 119 pontos, o que demonstra a presença de características e comportamento empreendedor, mas que ainda necessita equilibrar pontos ainda fracos com os pontos já fortes. Apenas 2% ficaram com pontuação de 60 a 89 pontos, que demonstram que há mais pontos fracos do que fortes no que tange ao comportamento empreendedor.
Quando questionados sobre as áreas que estes empreendedores mais necessitam de qualificação, as cinco principais são: Marketing (43,7%), Gestão de Pessoas (33,8%), Gestão Financeira (30,5%), Técnicas de Vendas (29,8%) e Atendimento ao Cliente (29,1%). Já ao serem perguntados acerca dos principais obstáculos para empreender, os empresários mencionaram como sendo a dificuldade de contratar pessoas qualificadas para a empresa (77%).
De acordo com o professor Luciano Zamberlan, coordenador do curso de Administração e dos cursos Superiores de Tecnologia em Gestão, e que também esteve à frente desta disciplina, além da pesquisa ter proporcionado aos estudantes uma interação direta com os empresários, permitindo conhecer com profundidade as características dos empreendedores, ela permitiu desenvolver nos alunos a capacidade analítica, reforçando aspectos que são importantes para que eles próprios possam vir a empreender no futuro. Também permitiu a participação em uma prática de pesquisa, relacionando os conceitos estudados com os resultados obtidos.
Os resultados da pesquisa estão disponíveis para consulta.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.