Na última terça-feira, 19 de novembro, teve início, no auditório do Espaço + Inovação da Unijuí, o Hackathon da Inovação: Educação em Ação. O evento, que terá sequência nesta sexta-feira, dia 22, envolve estudantes dos dois cursos que fazem parte do Programa Professor do Amanhã, que são Letras: Português e Inglês e Matemática.
“Temos mais de 70 estudantes do segundo semestre participando desta ação, que iniciou, na terça-feira, com a mentoria da Criatec. Os acadêmicos foram apresentados à metodologia e, em seguida, a três desafios organizados em parceria com a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE)", explicou a coordenadora institucional do Programa Professor do Amanhã, professora Cátia Maria Nehring, explicando que os desafios abordam questões étnico-raciais; problemas e proposições em relação a conceitos; e dificuldades ligadas aos cursos.
Os estudantes terão até esta sexta-feira para preparar suas soluções, que serão apresentadas a uma banca de avaliadores da 36ª CRE. “O hackathon vai ao encontro de uma das metas do Professor do Amanhã, que é aproximar os estudantes, durante o processo formativo, de espaços de inovação. Algo que já vem sendo trabalhado desde o primeiro semestre com os acadêmicos, especialmente por meio dos Projetos Integradores (PIs)”, completou a professora Cátia.
Os estudantes já conhecem muitos dos desafios e das potencialidades das escolas da região. No primeiro semestre, os estudantes dos dois cursos estiveram em uma escola para conhecer e projetar, avaliando a relação entre o educandário e a comunidade. Essa atividade resultou em mais de 20 projetos. Neste semestre, para além do hackathon, os acadêmicos estão distribuídos em seis escolas estaduais, trabalhando diferentes projetos em torno da temática Diversidade e Inclusão.
Para celebrar o Dia do Contador e do Administrador, os cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unijuí promoveram, na noite desta quarta-feira, 25 de setembro, durante o Salão do Conhecimento 2024, uma palestra especial com o tema “Da reprovação ao protagonismo: vença seus medos e viva sua verdade”.
Realizado de forma on-line, com transmissão pelo canal do Youtube do curso de Ciências Contábeis, o evento contou com a presença de Michelli Noronha Santana Tescke, a Mana Michelli, que é líder de uma das maiores comunidades do Novo Empoderamento Feminino no Brasil, e que hoje atua como palestrante e mentora.
“Parabenizo todos os estudantes e profissionais das áreas de Administração e Ciências Contábeis, e destaco que a escolha por este tema não foi à toa. A área dos influenciadores digitais tem crescido muito, assim como o uso da internet, e precisamos pensar como é possível usar deste meio para passar uma mensagem positiva às pessoas, assim como a Mana Michelli faz”, destacou o coordenador do curso de Administração e dos tecnólogos na área da gestão da Unijuí, professor Luciano Zamberlan.
Com mais de 73 mil seguidores no Instagram e com dezenas de palestras já realizadas, Mana Michelli contou sua trajetória antes de chegar à popularidade. Reprovada em dois momentos na Educação Básica e também no vestibular, a palestrante disse que chegou a pensar que era “burra” e seria para “sempre fracassada”. Com a aprovação no vestibular para o curso de Direito, decidiu mudar e se dedicar para valer aos estudos. Chegou ao fim da graduação como primeira da turma, atuou como advogada, foi conciliadora federal e aprovada no concurso para capitã da Polícia Militar do Rio Grande do Sul.
“Eu acabei fazendo uma transição de carreira, mas toda a minha trajetória me conduziu até aqui. Estudando a Psicologia Comportamental, a gente percebe o quanto se diminui e acha que sabe menos do que os outros. Mas não é nada disso. E o que mudou, no meu caso, foi o autoconhecimento. Foi começar a olhar para o mundo, para as pessoas, de uma forma diferente, entendendo minhas crenças e padrões mentais. E hoje, unir o conhecimento intelectual ao emocional é a chave para quem quer se destacar no mercado”, afirmou.
O evento contou com mediação da professora Roselaine Felipin.
Integrando a programação do Salão do Conhecimento, aconteceu na noite desta segunda-feira, 23 de setembro, o II Seminário Acadêmico da Graduação, nos quatro campi da Universidade: Ijuí, Santa Rosa, Panambi e Três Passos.
No campus Ijuí, o curso de Direito realizou seu seminário junto ao Salão de Atos, oportunizando que todos os estudantes conferissem a apresentação dos Projetos Integradores (PIs) finalizados no último semestre. Ao todo, conforme destacou a coordenadora do curso, professora Francieli Formentini, foram nove projetos apresentados.
“A ideia de realizar o Seminário Acadêmico durante o Salão é oportunizar que mais pessoas visualizem o que está sendo feito no âmbito dos PIs. Nós já tivemos um seminário, no semestre passado, para finalização da disciplina, mas neste momento abrimos essa socialização para os demais acadêmicos”, destacou.
Ligado ao ODS 16 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes, o evento também contou com o painel sobre "Advocacia Extrajudicial e Tabelionato de Notas: Impactos e Novidades da Resolução nº 571/24". Contribuíram com o debate a advogada e presidente da Comissão de Direito de Família e Sucessões, Laura Isabel Pinheiro Hatem; as advogadas Angel Naiana Marquezin Mattioni e Liara Lima Schemmer; e a tabeliã de notas, Geovana de Quadros Martins Bortoli. O mediador do debate foi o professor Marcelo Loeblein dos Santos.
“Aproveitamos para trazer à tona um tema recente, que é a Resolução nº 571/24, explicando aos estudantes o que ela trata e quais os seus impactos”, completou a professora Francieli. Divulgada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a nova resolução regulamenta a realização de atos notariais relacionados a inventários, partilhas, separações e divórcios consensuais por meio extrajudicial, mesmo nos casos que envolvam herdeiros menores ou incapazes.
O Dia do Contador e do Administrador será celebrado na Unijuí no dia 25 de setembro, a partir das 19h30, com uma palestra on-line, transmitida pelo canal do curso de Ciências Contábeis no Youtube.
O tema “Da reprovação ao protagonismo: vença seus medos e viva sua verdade” será abordado por Michelli Noronha Santana Tescke, a Mana Michelli, que é líder de uma das maiores comunidades do Novo Empoderamento Feminino no Brasil. Em suas palestras, ela debate o feminino moderno, mentalidade, autoresponsabilidade e coragem.
O evento, que terá como mediadora a professora Roselaine Felipin, pode ser conferido neste link.
O curso de Engenharia de Software da Unijuí formou a primeira estudante da graduação, no campus Santa Rosa. A agora egressa Natália Krein recebeu o seu diploma em celebração realizada no auditório do campus.
Segundo o coordenador do curso, professor Gerson Battisti, essa conquista representa um marco significativo para a formação, lançada em 2019. Conforme o docente, a formação de Natália representa uma visão assertiva do grupo de professores da área de Computação e da Unijuí, de que havia uma lacuna de profissionais com o perfil de Engenheiro de Software na região.
Além disso, a formatura simboliza o avanço e a consolidação da Engenharia de Software como uma área essencial na solução de problemas computacionais complexos e no desenvolvimento de soluções inovadoras. “Como coordenação ficamos felizes e entusiasmados com a conquista da nossa estudante e sabemos que logo teremos muitos outros profissionais concluindo o curso, todos plenamente aptos a enfrentar os desafios da era digital”, destaca.
O professor salienta que durante a trajetória da concluinte, ela acumulou experiências em empresas renomadas e atua, hoje, em uma multinacional. “A Natália é um testemunho do compromisso do curso com a excelência e a preparação de talentos de alta qualidade. Sua formação não só reflete o êxito do programa, mas também reforça a relevância e o impacto positivo que a Engenharia de Software pode ter no mercado global de tecnologia”, completa.
Segundo a estudante concluinte, ser a primeira a se formar no curso de Engenharia de Software é um privilégio e uma honra. “Isso representa não apenas a realização pessoal de ter completado uma jornada acadêmica desafiadora e de muito aprendizado, mas, também, o início de uma nova etapa para o curso e para a Instituição. Como pioneira, sinto que estou contribuindo para estabelecer um legado que pode inspirar outros estudantes”, ressalta. Ela reforça que o marco não só abre portas para que outros que possam se beneficiar do curso, mas também ajuda a solidificar e fortalecer a presença do campus Santa Rosa.
Natália comenta que todo o curso foi fundamental para o seu crescimento profissional e aprendizado. Ela destaca que cada etapa vivenciada teve diversas trocas com os professores, os quais, de acordo com a egressa, desempenharam papéis fundamentais no seu desenvolvimento e proporcionaram uma visão abrangente de diversas áreas da Engenharia de Software.
“Durante o curso tive a oportunidade de me envolver em atividades extracurriculares, como iniciação científica, eventos relacionados à tecnologia e participação de programas de estudos com empresas de tecnologia conveniadas à Universidade, o que me possibilitou a expandir meu conhecimento para além da teoria e proporcionam oportunidades de networking”, detalha. .
Com a formatura, a concluinte ressalta que o seu objetivo é aprofundar ainda mais na sua atuação, que é na área de desenvolvimento web, com ênfase no front-end. “Durante a graduação, tive a oportunidade de adquirir experiência profissional nessa área, em grande parte graças à minha participação em atividades extracurriculares, que me permitiram aplicar e expandir meus conhecimentos na prática. A formação acadêmica me proporcionou uma base teórica sólida e uma compreensão abrangente das práticas de Engenharia de Software, que agora complementam e enriquecem minha atuação profissional atual”, finaliza.
A Unijuí promove, nesta quinta-feira, 12 de setembro, no Salão de Atos, a aula magna dos cursos dos programas Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade. A atividade acontece às 14h e é uma realização dos cursos de Mestrado e Doutorado dos Programas de Pós-Graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS), Direitos Humanos (PPGD), Modelagem Matemática e Computacional (PPGMMC), Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), Desenvolvimento Regional (PPGDR) e Educação nas Ciências (PPGEC).
A Aula Magna contará com a palestra “Política, Memória e Sofrimento Coletivo: as novas sensibilidades no governo humanitário”, a qual será ministrada pela doutora em Antropologia Social, professora Virginia Vecchioli, com mediação do professor Sidinei Pithan da Silva.
Pesquisa realizada por estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Superiores de Tecnologia na área de Gestão da Unijuí, da Modalidade EaD, avaliou características empreendedoras de 155 proprietários de empresas varejistas de bens e serviços
Além das competências profissionais previstas nos projetos pedagógicos dos cursos, os estudantes da Unijuí também recebem uma sólida formação para a pesquisa, preparando-os para a produção de conhecimento a partir do uso de procedimentos metodológicos necessários para a produção de conhecimento científico. Nesse sentido, o Projeto Integrador de Introdução à Pesquisa Aplicada discute os fundamentos e os principais tipos de pesquisas, bem como técnicas para coleta e análise de dados.
Para consolidar os conteúdos apresentados ao longo da disciplina, foi proposto um desafio aos estudantes, que deveriam aplicar um instrumento de coleta de dados a uma amostra de empreendedores varejistas, cuja elaboração do questionário levou em consideração grande parte das informações apresentadas. Os estudantes puderam interagir com os empresários, levantando os dados e tabulando-os para posterior análise. Com base nessas informações, o professor Luciano Zamberlan, que ministrou a disciplina, realizou uma atividade de sistematização, por meio de um Meet, onde ilustrou os diferentes conceitos apresentados ao longo do trimestre, levando em consideração uma pesquisa real realizada por estudantes matriculados nela.
Optou-se pela temática do empreendedorismo pelo fato de estar diretamente relacionado ao uso de recursos de forma criativa e inovadora, à capacidade de assumir riscos calculados e à busca de novas oportunidades. Ele é um processo que ocorre em diferentes ambientes, empresariais ou sociais, provocando mudanças através da inovação realizada por pessoas que geram ou aproveitam oportunidades, criam e realizam atividades de valor tanto para si próprios quanto para organizações e para a sociedade. Como estas são características que pretendem ser desenvolvidas nos estudantes dos cursos superiores de gestão da modalidade EaD, a temática trouxe importantes informações aos participantes. A escolha pelo setor varejista se deu pela grande representatividade que este tem tanto com relação ao número de empresas quanto pelo volume de empregos gerados.
Os estudantes aplicaram um questionário estruturado a 155 empreendedores de empresas varejistas durante os meses de julho e agosto. O estudo, denominado “Perfil do Empreendedor do Varejo”, objetivou identificar características empreendedoras destes empresários, barreiras para a criação de novos negócios, motivação para empreender, carências para a gestão, confiança dos empresários e perfil sociodemográfico dos entrevistados.
Dentre as várias informações coletadas, foram apresentadas aos empresários 30 características empreendedoras, agrupadas em seis dimensões, sendo elas: (1) Comprometimento e Determinação, (2) Obsessão pelas Oportunidades, (3) Tolerância ao Risco e Incertezas, (4) Criatividade, Autoconfiança e Habilidade de Adaptação, (5) Motivação e Superação e (6) Liderança, pedindo para que eles identificassem aquelas que são mais importantes para empreender no segmento. De acordo com os empresários entrevistados, as 10 características consideradas mais importantes para que se empreenda com sucesso no varejo são:
IMPORT. |
CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS |
1ª |
Ter disciplina e dedicação |
2ª |
Procurar ter conhecimento profundo das necessidades dos clientes |
3ª |
Ser proativo na tomada de decisão |
4ª |
Ter iniciativa |
5ª |
Saber construir times e trabalhar em equipe |
6ª |
Ser hábil em resolver problemas e integrar soluções |
7ª |
Transmitir credibilidade e confiabilidade |
8ª |
Ser persistente ao resolver problemas |
9ª |
Buscar ficar atento ao mercado |
10ª |
Ser dirigido pela necessidade de crescer e atingir melhores resultados |
Além das características empreendedoras, as estudantes geraram uma pontuação a partir das respostas de cada empresário, buscando avaliar o desempenho de acordo com uma escala que avalia o potencial empreendedor dos pesquisados. Os resultados evidenciaram que 58,8% dos empresários tiveram entre 120 e 150 pontos, o que considera que o indivíduo possui características comuns aos empreendedores de sucesso e tem capacidade de se diferenciar no mundo dos negócios. Um grupo formado por 39,2% obteve de 90 a 119 pontos, o que demonstra a presença de características e comportamento empreendedor, mas que ainda necessita equilibrar pontos ainda fracos com os pontos já fortes. Apenas 2% ficaram com pontuação de 60 a 89 pontos, que demonstram que há mais pontos fracos do que fortes no que tange ao comportamento empreendedor.
Quando questionados sobre as áreas que estes empreendedores mais necessitam de qualificação, as cinco principais são: Marketing (43,7%), Gestão de Pessoas (33,8%), Gestão Financeira (30,5%), Técnicas de Vendas (29,8%) e Atendimento ao Cliente (29,1%). Já ao serem perguntados acerca dos principais obstáculos para empreender, os empresários mencionaram como sendo a dificuldade de contratar pessoas qualificadas para a empresa (77%).
De acordo com o professor Luciano Zamberlan, coordenador do curso de Administração e dos cursos Superiores de Tecnologia em Gestão, e que também esteve à frente desta disciplina, além da pesquisa ter proporcionado aos estudantes uma interação direta com os empresários, permitindo conhecer com profundidade as características dos empreendedores, ela permitiu desenvolver nos alunos a capacidade analítica, reforçando aspectos que são importantes para que eles próprios possam vir a empreender no futuro. Também permitiu a participação em uma prática de pesquisa, relacionando os conceitos estudados com os resultados obtidos.
Os resultados da pesquisa estão disponíveis para consulta.
Na quarta-feira, 27 de agosto, foi dia dos cursos de Comunicação da Unijuí receberem uma visita muito especial durante o dia. Os estudantes da Escola Estadual de Educação Básica Margarida Pardelhas, de Cruz Alta, participaram de oficinas de Áudio, Vídeo, Edição e Fotografia, ministradas por professores e acadêmicos dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda. Esse é o terceiro ano consecutivo que a escola, que desenvolve um projeto de produção de curtas com seus alunos, participa das oficinas.
A turma de 103 alunos do 2º ano do Ensino Médio, acompanhados por seus professores, iniciou as atividades no Centro de Eventos da Unijuí, onde foi feita uma recepção e divisão dos grupos para as oficinas, realizadas no prédio 34 do Campus Ijuí. A professora coordenadora do projeto, Alessandra Bertão Ribas, conta que, neste ano, a temática do projeto desenvolvido na escola é “Direitos Humanos”. A partir disso, foram selecionados seis temas para as seis turmas, que participaram de oficinas para o desenvolvimento dos produtos audiovisuais.
Alessandra conta que a Unijuí é a última oportunidade para os estudantes aprenderem mais sobre o universo do audiovisual antes de iniciarem as gravações dos curtas. “Agora eles já estão sabendo como funciona, o que eles precisam para fazer gravação, edição, colocar áudio. Eles estão com todo o conhecimento sobre isso para começar a gravar”, comenta a professora, informando que eles terão dois meses para gravar, tendo em vista que a apresentação dos curtas finalizados será no dia 6 de novembro.
O projeto foi iniciado pela professora Vanessa Bastolla, conforme conta Alessandra, e a Unijuí foi essencial para ajudar os alunos no desenvolvimento de tantos materiais audiovisuais. “É aqui que eles conseguem ter todas as informações para começarem a gravar, Para nós é um privilégio ter essa parceria há três anos. A gente sempre é muito bem-vindo e acolhido aqui, tanto nós, professores, quanto nossos alunos”, destaca a professora.
Para a coordenadora, Nilse Maldaner, essa parceria também é muito importante para os cursos de Jornalismo e Publicidade da Unijuí, “uma vez que possibilita contribuir com um projeto relacionado à comunicação, educação e cultura em nosso entorno. Além disso, ressalta-se que esses estudantes do Ensino Médio, através dessa interação, conhecem os laboratórios dos cursos e a infraestrutura da universidade, que servem de apoio às atividades de ensino, pesquisa e extensão dos cursos de jornalismo e publicidade”.
As oficinas realizadas com os estudantes da Escola Margarida Pardelhas foram:
O curso de Gastronomia da Unijuí promoveu na noite desta quinta-feira, 5 de setembro, um evento com o tema “História, Cultura e Gastronomia Japonesa”, a partir da disciplina de Gastronomia Asiática. Realizada no Centro de Eventos, a atividade contou com a presença da Associação Regional de Cultura Japonesa Sakura e o Grupo Aika, que compartilharam informações sobre a cultura japonesa e realizaram a apresentação de danças e músicas típicas.
A presidente da associação, Taciana Ribas, foi a responsável por fazer uma fala sobre a imigração japonesa, história, cultura e sua influência ao longo da história, ressaltando pontos da colonização no Brasil e, claro, pontos da gastronomia.
“Foi um momento importante dentro da disciplina de Gastronomia Asiática, que permitiu a imersão na cultura do Japão, contribuindo para o aprendizado dos estudantes”, destacou a professora responsável pela disciplina, Eunice Frühling dos Santos. “Para a formação dos alunos, foi essencial, já que essa troca cultural contribui para aprofundar o assunto dentro da disciplina. Eles tiveram a oportunidade de fazer perguntas e interagir com o grupo japonês e, ao fim da atividade, ainda puderam participar de um momento especial, dançando uma dança típica japonesa de agradecimento e despedida”, completou a professora.
Estudantes do curso de Engenharia Mecânica realizaram uma visita à empresa Candeia, em Santa Rosa. A atividade ocorreu no fim do mês de agosto e foi feita com os acadêmicos da disciplina de Fundição e Usinagem, do quarto módulo da formação. A visita foi acompanhada pelos colaboradores da empresa, o coordenador de Produção Fundição, Donizete Frank; o coordenador de Engenharia, Andreas Miguel Diesel; e o coordenador do Processo de Fundição, Jean Menezes.
De acordo com o professor da disciplina, André Bassani, é fundamental que a aproximação com a indústria aconteça, pois assim os estudantes conseguem ver detalhadamente o fluxo de processos e suas particularidades técnicas e formas de projetar o produto e manufatura. “A fundição é um processo que demanda uma profundidade técnica expansiva e os colaboradores da Candeia estavam totalmente dispostos a explicar para os alunos da Unijuí. Foi uma visita muito produtiva”, destaca.
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