Sabia que na Unijuí é possível cursar Educação Física, bacharelado ou licenciatura, na modalidade Educação a Distância (EaD)? O curso tem duração de 5 anos e prepara o estudante para cuidar, educar e ensinar diferentes públicos por meio de práticas corporais nos âmbitos da saúde, do ensino e do lazer, de forma comprometida, ética e inovadora.
Enquanto o curso de licenciatura em Educação Física prepara o acadêmico para atuar na formação humanista e crítico-reflexiva nas diferentes etapas e modalidades da Educação Básica, o curso de bacharelado prepara o estudante para atuar com práticas corporais, na atenção à saúde coletiva e individual, em educação em saúde, na orientação de atividades de lazer, na gestão de serviços públicos e privados de atividades físico-esportivas, no planejamento e condução de projetos e no planejamento e avaliação de exercícios físicos.
A formação dos estudantes tem ingresso único e desdobra-se em duas etapas, sendo uma etapa comum e outra específica, correspondendo cada uma a 50% da carga horária total do curso. Na etapa comum, os estudos centram na formação geral, considerando saberes necessários tanto aos licenciados quanto aos bacharéis em Educação Física. Na etapa específica, são abordados saberes específicos do bacharelado ou da licenciatura, considerando a escolha que os acadêmicos devem fazer ao final da primeira etapa do curso.
O curso desenvolve saberes da prática profissional com o foco nas competências da profissão. Por isso, desde o início, os acadêmicos têm vivências práticas em contexto real, atuando no cuidado, na educação e no ensino de outras pessoas através das diversas práticas corporais possíveis nos âmbitos da saúde, do ensino e do lazer. Além disso, o processo de ensino e aprendizagem ocorre por meio de metodologias ativas, especialmente via resolução de situações-problema, de modo que os acadêmicos participam ativamente da produção do conhecimento.
O curso disponibiliza laboratórios e equipamentos para vivência prática, como academia de musculação, sala para avaliação física, sala dos espelhos, ginásio de esportes, quadra de esportes, pista de atletismo, campo de futebol, Laboratório de Anatomia, Laboratório de Fisiologia, Laboratórios de Fisiologia do Exercício, entre outros; além de possibilitar que estudante se inscreva para bolsas via programas, projetos e estágios remunerados.
O curso tem como diferenciais a relação direta com a pesquisa, a pós-graduação e a extensão no processo de formação, além de contar com doutores e pesquisadores integrantes de redes nacionais e internacionais de pesquisas.
Para concorrer a uma vaga é necessário realizar o Vestibular EaD, sendo que as inscrições para o primeiro módulo encerram-se no dia 16 de fevereiro. Para mais informações ou inscrição no processo seletivo, acesse unijui.edu.br/ead.
O curso de bacharelado em Educação Física da Unijuí na modalidade de Ensino a Distância (EaD), recebeu nesta quarta-feira, 8 de novembro, a nota máxima na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), para o ato de reconhecimento do curso.
A nota 5, que é o conceito máximo que pode ser obtido, é considerada excelente, indicando que o curso ofertado pela Unijuí atende a critérios de qualidade muito elevados. O coordenador do curso de Educação Física EaD da Unijuí, professor Robson Machado Borges, acompanhou o processo de avaliação. Para ele, a nota 5 reafirma para a comunidade o comprometimento da Universidade com a formação de qualidade e excelência dos profissionais.
“O conceito máximo evidencia o trabalho de mais de 20 professores do curso entre doutores e mestres, de tutores diferenciados que são doutores, mestres e especialistas, de técnicos de apoio e dos acadêmicos no empenho constante por uma formação séria e evoluída”. Segundo o professor, a nota máxima recebida pelo curso “gera uma enorme alegria e nos motiva para seguirmos formando profissionais que conquistam as melhores posições de trabalho no mercado”, pontuou.
Se você deseja ser estudante do curso de Educação Física EaD da Unijuí, saiba que as inscrições para o Vestibular estão abertas até o dia 16 de fevereiro de 2024. Para mais informações, acesse unijui.edu.br/ead.
O ano de 2021 será especial para o jovem de 18 anos, Lucas Forgiarini de Matos, que dará início ao curso de Educação Física na Unijuí. Ele será o primeiro aluno com síndrome de down a ingressar na Instituição.
“O Lucas optou pela Educação Física por gostar muito de esportes”, comenta o pai, Agostinho Alves de Matos, que conta, com orgulho, que o filho pratica futebol, judô e ainda realiza treinos diários de musculação – em casa, especialmente agora, em razão da pandemia, ou na academia. Todas essas práticas sempre estiveram mescladas a uma rotina intensa de estudos.
O jovem concluiu o Ensino Médio no ano passado, no Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), onde estudou desde os 4 anos. Apesar da vida marcada por dificuldades, por idas e vindas de clínicas, realizando estimulações desde cedo, Lucas sempre se destacou nos estudos e nas atividades que desempenhou. Tanto que, aos seis anos, como lembra o pai, já começou a ler. “Sempre prestamos toda a estrutura e o acompanhamento necessário e hoje o Lucas é o que é: faz de tudo. Com a conclusão do Ensino Médio, decidimos continuar investindo nele, que queria realizar uma graduação. Isso ajuda até na sua autoestima”, declara Agostinho, que contou com o apoio da esposa, Lenir Forgiarini de Matos.
A psicopedagoga na EFA, Juliana Sfalcin relata que Lucas teve uma bela trajetória desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. “A convivência com seus colegas, as interações com estudantes da mesma idade ou de idades diferentes, em situações diversas através de atividades individuais e coletivas, possibilitaram o respeito às diferenças e a socialização entre os alunos, contribuindo para o seu crescimento social e emocional”, explica a profissional, que relata que desempenhou um trabalho de acompanhamento com intervenções de acordo com as necessidades e potencialidades, e de orientação para os professores, para que todas as adequações curriculares fossem realizadas.
“No decorrer do percurso escolar, o Lucas mostrou-se comunicativo, carismático, afetivo, dedicado aos estudos e com grande facilidade para criar vínculos, sempre interagindo com os colegas e professores. Participativo em todos os processos, teve avanços significativos e, de forma a considerar a sua capacidade cognitiva, respondeu de forma positiva às aprendizagens. Por isso acreditamos que terá sucesso também no Ensino Superior”, reforçou Juliana, lembrando que, mesmo durante a pandemia, com as aulas remotas, Lucas conseguiu acompanhar todas as mudanças e teve um desempenho excelente. “Ele participou das aulas online e realizou as atividades propostas. Por estes motivos, não estamos surpresos e acreditamos que o Lucas terá uma ótima performance na graduação. Com certeza esse é um exemplo que mostra que é possível promover a inclusão. O mais importante nos processos de ensino e aprendizagem é fazer com que o estudante se sinta capaz de superar as suas dificuldades, potencializando as suas habilidades, sempre com muito respeito, empatia e sensibilidade”, finalizou.
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