A Unijuí realizou neste domingo, 23 de junho, o Vestibular de Medicina de inverno. Junto ao campus da Universidade, foram recebidos mais de 300 candidatos, que disputaram as 30 vagas direcionadas aos inscritos que optaram por realizar a prova. Outras 10 vagas estão sendo disputadas pelos candidatos que optaram por participar do processo seletivo por meio do aproveitamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que realizado entre os anos de 2018 e 2023.
Segundo a vice-reitora de Graduação da Unijuí, professora Bruna Comparsi, houve um grande movimento para organizar o processo seletivo e o resultado é bastante positivo, onde se vê o campus cheio de pessoas e de sonhos. “Neste processo nós tivemos um número significativo de candidatos, onde observamos uma crescente na relação de vestibulandos com mais de 10 candidatos por vaga. A Unijuí está sendo uma possibilidade para a realização de sonhos e a transformação da nossa sociedade por meio da educação. Estamos preparados para formar excelentes médicos capazes de atuar no cuidado da saúde de forma integral”, destacou.
A prova do Vestibular de Medicina 2024/2 foi composta por uma redação e 40 questões objetivas sobre quatro áreas do conhecimento: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Nesta edição, o tema da redação foi “O papel do médico em catástrofes humanitárias".
“Essa temática é baseada em um texto que aborda a importância do trabalho em equipe, comunicação assertiva e organização durante desastres, onde os candidatos puderam refletir sobre como essas experiências aprimoram os serviços hospitalares e o papel do planejamento e treinamentos das equipes de saúde para enfrentar momentos de crise. Outro aspecto importante são as consequências físicas e mentais enfrentadas pelos profissionais de saúde e a necessidade de suporte psicológico para garantir seu bem-estar e eficiência. Então, a Unijuí convidou todos os vestibulandos a refletir sobre este tema essencial para a formação de futuros médicos”, pontuou a vice-reitora de Graduação.
Enquanto os candidatos realizaram a prova, os familiares foram recepcionados no hall da Biblioteca Mario Osorio Marques, onde tiveram a oportunidade de fazer uma visita virtual ao Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), por meio do projeto “Você se conecta com a nossa história”; e conhecer os livros da Editora Unijuí, que presenteou os candidatos com obras.
Além disso, os familiares também puderam conhecer a estrutura da Universidade através de uma visita guiada ao Complexo 2 da Unijuí Saúde, onde muitas aulas do curso de Medicina são ministradas, e onde estão localizados os laboratórios de simulação realística.
O gabarito da prova do Vestibular de Medicina será divulgado nesta segunda-feira, dia 24, às 15h; e a lista de classificados será divulgada no dia 26, às 17h. Para mais informações acesse unijui.edu.br/vestibular.
O estado de calamidade que o Rio Grande do Sul tem convivido devido às enchentes que atingiram mais de 450 municípios e afetaram mais de 2 milhões de pessoas traz uma preocupação maior quanto às possíveis doenças que podem vir a ser transmitidas a partir do contato com a água.
Uma dessas doenças é a Leptospirose, que é uma doença bacteriana encontrada na urina do rato e que pode entrar pela pele humana quando há contato com a água contaminada, como no caso das enchentes. Pensando em orientar e incentivar o aprendizado sobre a Leptospirose, a Liga Acadêmica de Infectologia da Unijuí promoveu uma aula aberta solidária, junto aos estudantes dos cursos da área de Saúde da Universidade com o objetivo de abordar de forma mais ampla a doença.
A aula aberta buscou trazer informações completas a respeito da doença, como sintomas, características, modo de contaminação, período de incubação entre outros, e foi ministrada pela professora e infectologista, Jacqueline Rodrigues da Silva. Conforme a especialista, momentos como este no qual a comunidade gaúcha tem vivido também trazem alertas relacionados à infectologia.
"Situações como as enchentes podem aumentar o número de casos de contaminação, não apenas pela Leptospirose, mas também de outras doenças relacionadas às inundações, onde água é um veículo de contaminação. Há também outros riscos, pois temos muitas pessoas nos abrigos, e esse grande número de cidadãos também abrigada pode estar exposta a doenças respiratórias, que certamente terá um aumento nos casos”, destaca.
Sobre a leptospirose, a infectologista alerta que muitas pessoas podem adquirir essa doença, uma vez que há uma diversidade de animais mortos e que devido ao contato com a água por longos períodos, há um aumento da permeabilidade cutânea, possibilitando maior contaminação. “Esta é uma doença endêmica no Brasil e com grandes riscos, especialmente agora no Rio Grande do Sul”, complementa a docente.
A atividade teve caráter social, com arrecadação de alimentos e materiais de higiene e limpeza, os quais foram destinados às pessoas vítimas das inundações no Estado.
Acadêmicos do curso de Medicina da Unijuí participaram, no último fim de semana, do Trote Solidário. A ação, que ocorreu em parceria com o Núcleo Acadêmico do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul e do Lions Clube de Ijuí, buscou arrecadar alimentos junto à comunidade. A ação solidária ocorreu nos supermercados Cotripal, Atacarejo Kuchak, Stok Center e Modelo, durante todo o dia do último sábado, 13 de abril.
A iniciativa contou com a participação de professores, calouros e veteranos do curso, que auxiliaram na arrecadação das doações. Acadêmico do 1º semestre, Otávio Marques valorizou a atividade realizada pelo curso em prol das pessoas que mais precisam. “Este é um trabalho de grande importância e que traz uma grande satisfação. Poder arrecadar esses alimentos para que possam ser doados a entidades e pessoas carentes que realmente precisam é gratificante. Por isso essa ação é de extrema importância para levarmos o bem e contribuirmos com a sociedade”, destacou.
Todos os alimentos arrecadados foram destinados ao Lions Clube de Ijuí, que ficou responsável por selecionar as entidades e fazer a distribuição na comunidade. “Essa ação é importante, onde toda nossa equipe do Lions vai fazer a entrega para as entidades que precisam desses alimentos. A Unijuí, por meio do curso de Medicina, participa dessa ação há alguns anos, o que é muito bom, pois consegue ampliar o olhar ao próximo e incentivar as boas atitudes”, salienta uma das integrantes do Lions Clube de Ijuí, Ruth Patz Hein.
Além da arrecadação de alimentos não perecíveis, a iniciativa também contou com testagem de glicose, feita por acadêmicos do curso de Medicina. A ação buscou, também, orientar a comunidade com informações sobre a diabetes, glicose elevada e promover a educação em saúde, com incentivo ao cuidado e mudanças no estilo de vida e de alimentação da população.
Edição do Trote Solidário também foi realizado com a turma do primeiro semestre no ano passado
O curso de Medicina da Unijuí vai promover, neste sábado, 13 de abril, em parceria com o Lions Clube, o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e apoio do Hospital Bom Pastor, a realização do Trote Solidário com acadêmicos da 9ª turma do curso.
A ação solidária vai acontecer durante todo o dia, das 9h às 17h, em quatro supermercados de Ijuí e consiste na arrecadação de alimentos não perecíveis pelos estudantes do primeiro semestre do curso. A atividade será feita no Supermercado Modelo, no Atacarejo Kuchak, Stok Center e no Supermercado Cotripal.
Além da arrecadação de alimentos, os acadêmicos também vão promover uma ação de conscientização sobre a diabetes. No Supermercado Cotripal, pela manhã, haverá aplicação de testes de glicose, além de orientações realizadas pelos estudantes do curso de Medicina.
A Unijuí realizou neste domingo, 3 de dezembro, mais uma edição do Vestibular Medicina. Junto ao campus da Universidade, foram recebidos cerca de 600 candidatos, que disputam as 30 vagas direcionadas aos inscritos que optaram por realizar a prova. Outras 10 vagas são destinadas aos candidatos que optaram por participar do processo seletivo por meio do aproveitamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), desde que realizado entre os anos de 2018 e 2022.
Conforme destacou a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, o Vestibular de Medicina é um processo bastante complexo e longo, que inicia-se muito antes da aplicação da prova aos candidatos. “E neste ano optamos por realizar a prova no nosso campus, e não na Sede Acadêmica. Isso permite que tanto os candidatos quanto os pais conheçam a nossa estrutura, já que a maioria das aulas do curso acontece aqui”, disse, lembrando que os pais tiveram a possibilidade de realizar uma visita à Unijuí Saúde - Complexo 2, onde estão muitos dos laboratórios utilizados, como o de Simulação Realística e de Habilidades. Eles puderam aguardar também no hall da Biblioteca Mario Osorio Marques, onde tinham a opção de realizar uma visita virtual ao Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) e tirar dúvidas com a equipe da Instituição.
Com o início da prova agendado para às 13h, os candidatos tiveram até as 17h para realizar uma redação e para responder a 40 questões objetivas sobre quatro áreas do conhecimento: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. O tema da redação deste ano foi “A prevenção como promoção de hábitos saudáveis”, onde os candidatos tiveram que elaborar um texto dissertativo-argumentativo posicionando-se sobre medidas que possuam potencial para o empoderamento dos consumidores e que promovam hábitos alimentares mais saudáveis. Também foi necessário abordar sobre o papel dos profissionais de saúde para o êxito das medidas preventivas.
Segundo a reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, a realização desta edição do Vestibular Medicina acontece em um ano bastante especial para a Instituição, que acaba de conquistar o conceito máximo, a nota 5, junto ao Ministério da Educação (MEC). “Vamos encerrar o ano mostrando a nossa qualidade em educação e nos preparando para realizar, em 2024, a primeira formatura do curso de Medicina”, disse.
O gabarito será divulgado na segunda-feira, dia 4, às 15h; e a lista de classificados será divulgada no dia 6, às 17h.
Estudantes do 2º semestre do curso de Medicina da Unijuí estão tendo a oportunidade de realizar atividades práticas já no início da graduação. Por meio da Unidade de Ensino Aprendizagem de Saúde Coletiva: Diagnóstico de Saúde da Comunidade, estão sendo feitas visitas domiciliares aos idosos que são atendidos pela Atenção Básica de Saúde de Ijuí.
O projeto é realizado por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí com o objetivo de coletar dados para subsidiar o planejamento de ações voltadas à população idosa ijuiense, visto que a região tem um alto índice de envelhecimento populacional.
De acordo com a professora responsável pela Unidade de Ensino, Ana Paula Pillatt, o projeto de avaliação do perfil da população idosa atendida pela Atenção Básica de Saúde, está sendo feito a partir do mapeamento situacional. “Realizamos encontros teóricos em sala de aula e a prática, que é desenvolvida nos territórios vinculados às Unidades Básicas de Saúde, ao longo do semestre. As visitas contam com o auxílio das enfermeiras das UBSs para o acesso aos prontuários e com as visitas que são feitas em conjunto com os agentes comunitários de saúde”, explicou.
Neste semestre as atividades são realizadas em oito Unidades de Saúde situadas nos bairros Luiz Fogliatto, Pindorama, Glória, Centro Social Urbano 7 e 8, Boa Vista, Mundstock e Colonial. De acordo com a professora Ana Paula, a ideia é que o trabalho seja continuado abrangendo toda a área urbana do município.
Para a professora, esse tipo de ação agrega muito à formação acadêmica. “A interação ensino-serviço tem como foco proporcionar ao estudante o contato com a realidade e com as necessidades da população, para a melhor compreensão dos determinantes do processo saúde-doença e esta experiência é de suma importância para a formação médica”, frisou.
Bhianca Donatto, estudante da disciplina, relata que participar destas atividades é uma amostra daquilo que vivenciará após a conclusão do curso. “Eu sempre tive pra mim que a medicina não é só curar as pessoas com receitas e medicamentos. A empatia, o olhar ao próximo, muitas vezes pode ser o que falta. Nas visitas fugimos da nossa realidade, conhecemos a pessoa de perto, onde podemos perceber suas dificuldades, anseios e podemos ver que nem sempre a resposta está no medicamento. Não é só a aplicação de um questionário, mas uma oportunidade de sair do nosso dia a dia, e colocar em prática o conhecimento adquirido”, contou
Segundo a secretária adjunta de Saúde de Ijuí, enfermeira Elisângela Saggioratto Lucchese, nas questões que envolvem às necessidades da população idosa, a ação ”amplia a aplicação da Avaliação Multidimensional da Saúde do Idoso com o objetivo de propiciar o cuidado integral em domicílio, englobando aspectos físicos, funcionais, cognitivos e sociais, com intervenções interdisciplinares capazes de melhorar a autonomia e a independência do idoso, envolvendo as famílias e os cuidadores na execução do plano de cuidados, dando ênfase ao autocuidado, à melhoria da qualidade de vida e prevenindo o declínio funcional”.
Elisângela avalia ainda a atividade como positiva e destaca que a presença dos estudantes cria um ambiente de intercâmbio de saberes e práticas, propiciando maior resolutividade do serviço e, consequentemente, satisfação dos usuários. “A integração ensino-serviço-comunidade proporciona um diferencial importante na formação destes estudantes e fortalece a Atenção Primária à Saúde (APS) quanto à promoção da saúde, a prevenção de doenças e o trabalho interdisciplinar. O atendimento de qualidade dos acadêmicos e as visitas domiciliares como rotina, são também uma oportunidade para a aproximação entre a equipe de saúde e a comunidade”, finaliza.
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