Plano de Desenvolvimento Institucional
O que é o PDI e para que ele é utilizado?
É o Plano de Desenvolvimento Institucional para os próximos cinco anos é um documento oficial da UNIVERSIDADE, que apresenta a filosofia de trabalho da Instituição, a Missão, Visão, Princípios, a política pedagógica institucional e os objetivos, estratégias e metas e principalmente aonde se quer chegar. A revisão do PDI é estruturada a partir dos seguintes documentos:
- Decreto 9.235 de 15 de dezembro de 2017;
- Instrumento de Avaliação - SINAES;
- PDI atual;
- Estatuto e Regimento da UNIJUÍ.
Qual a importância do PDI?
É o Documento exigido pelo Ministério da Educação, criado pelo decreto 9.235 de 15 de dezembro de 2017, mas, para além do decreto, o plano de desenvolvimento institucional para a UNIJUÍ é um instrumento de gestão que irá guiar os caminhos que se deve percorrer nos próximos cinco anos. A revisão do PDI é uma oportunidade, pois acontece a cada cinco anos e faz pensar qual Instituição se quer ser em 2024 e quais projetos priorizar.
Como é possível participar da elaboração do PDI?
A Instituição construiu um cronograma de atividades para que toda comunidade interna e externa participe da construção do PDI. A participação da comunidade é fundamental para que o PDI tenha as ferramentas para atender às necessidades dos diversos públicos que compõem a universidade. Participe preenchendo o formulário.
PERFIL INSTITUCIONAL
MISSÃO
Formar profissionais com excelência técnica e consciência social crítica, produzir e difundir conhecimento contribuindo para o desenvolvimento da região.
VISÃO
Consolidar-se como universidade comunitária, pública não-estatal, filantrópica referenciada pela excelência de suas ações e integrada ao processo de desenvolvimento da região em que atua.
PRINCÍPIOS
- Defesa do caráter comunitário;
- Excelência no fazer;
- Atuação ética;
- Formação crítica, humanista e empreendedora;
- Compromisso com a sustentabilidade social, ambiental e econômica;
- Respeito à diversidade;
- Respeito à pluralidade de pensamento;
- Preservação da autogestão, autodeterminação e autonomia universitária;
- Articulação entre ensino, pesquisa e extensão;
- Fomento às ações integradas nas diferentes dimensões acadêmicas.
POLÍTICAS ACADÊMICAS
- POLÍTICA DE GRADUAÇÃO
- POLÍTICA DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU
- POLÍTICA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA
- POLÍTICA DA MODALIDADE EaD
- POLÍTICA DE PESQUISA
- POLÍTICA DE EXTENSÃO
- POLÍTICA DE INOVAÇÃO
- POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO
- POLÍTICA LINGUÍSTICA
- POLÍTICA DE CULTURA
- POLÍTICA DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
- POLÍTICA DE ACESSIBILIDADE
- POLÍTICA DE ACOMPANHAMENTO DO EGRESSO
PROCESSUALIDADE DE ELABORAÇÃO E DE APROVAÇÃO
PERÍODO |
ATIVIDADE |
RESPONSÁVEL/PALESTRANTE |
LOCAL |
05 de abril de 2019 (Formação Geral) |
1º Seminário PDI: Conjuntura Econômica e Cenários para os próximos cinco anos. (Comportamento Econômico, Cenários da Economia Regional e as perspectivas com o novo Governo) |
Painel: - prof. Dr. Argemiro Brum - panorama global da economia e as perspectivas com o novo governo; - Prof. Oto Roberto Moerschbaecher - Comportamento Econômico das Universidades Comunitárias e Fontes Alternativas de Receita; - Prof. Dieter Siedenberg - Cenário da UNIJUÍ. |
Salão de Atos |
15 de abril de 2019 |
Socialização das Políticas Institucionais Inciso II. do PDI |
Reitoria e as Assessorias |
Sala de reuniões da Reitoria |
17 de abril de 2019 (Formação Geral) |
Seminário PDI: Conjuntura do Ensino Superior Comunitário no Sul do País |
Painel: Abertura e mediação - Profª. Cátia Maria Nehring - Reitora da Unijuí 1º palestrante - Prof. Evaldo Antonio Kuiava - Reitor da UCS - panorama global sobre a atual conjuntura do Ensino Superior Comunitário no Sul do País; 2º palestrante - Prof. Walter Frantz - Professor Sênior da UNIJUÍ - reflexões sobre Universidades Comunitárias. |
Salão de Atos |
25 de abril de 2019 |
COGEST Estrutura do PDI e Orientações para a próxima etapa do processo. |
|
Sala dos Conselhos |
06/05 - DHE 07/05 - DCEEng 08/05 - DCVida 13/05 - DACEC 15/05 - DCJS 17/05- DEAG |
Reuniões da Reitoria com os Departamentos discussão sobre os eixos estruturantes e objetivos do PDI e esclarecer possíveis dúvidas |
Toda Reitoria e Comitê Gestor de cada departamento.
|
Departamentos |
Maio até 01 de julho de 2019 |
1. Analisar Missão, Visão, objetivos e estratégias da instituição - ver se tem proposições 2. Propor objetivos e estratégias do departamento em consonância com o institucional |
Comitê Gestor do Departamento - professores e Pró-Reitores |
Em cada departamento |
20/05 a 01/07/2019 |
Manifestações da comunidade externa para a construção do PDI |
Assessoria de Planejamento |
processo online |
1º de Julho de 2019 |
Envio das Propostas à Reitoria/Assessoria de Planejamento |
Reitoria, Assessorias, Chefias, Pró-reitores e Gerentes |
|
Julho e Agosto |
Trabalho de revisão e elaboração da 1ª Versão do PDI |
Reitoria/Assessoria de Planejamento |
|
27/08 - DACEC 28/08 - DCJS 02/09 - DHE 03/09 - DCEEng 04/09 - DCVida 06/09- DEAG |
Retorno da Reitoria aos departamentos para socializar a versão do PDI após proposições dos departamentos, junto discussão dos cursos a serem implantados nos próximos cinco anos |
Toda Reitoria e Comitê Gestor de cada departamento. |
Em cada departamento |
24 de outubro e 01 de novembro de 2019 |
Análise do PDI no COGEST |
Reitoria, chefes de departamento e pró-reitores |
Sala dos Conselhos |
07 de novembro de 2019 |
Tramitação e aprovação no CONSU |
Câmaras e Plenária |
Sala dos Conselhos |