A Unijuí divulgou nesta quarta-feira, 11 de dezembro, às 17h, a lista dos candidatos classificados no curso de Medicina da Unijuí. A relação pode ser conferida no site unijui.edu.br/vestibular-medicina. Além disso, a lista de suplentes e o boletim de desempenho também estão disponíveis no site. Para ter acesso ao boletim, o candidato deve informar CPF e senha da sua inscrição. Cerca de 500 candidatos se inscreveram para o Vestibular de Medicina 2025, disputando 40 vagas ofertadas, sendo 30 vagas destinadas aos inscritos que optaram por realizar a prova, e 10 aos candidatos que optaram por participar do processo seletivo por meio do aproveitamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Matrículas
Os classificados podem realizar a sua matrícula nesta quinta-feira, 12 de dezembro, das 13h30 às 20h30, junto à Central de Atendimento ao Estudante (CAE), localizada no campus Ijuí da Universidade. Entre os documentos necessários estão: Histórico Escolar do Ensino Médio com Certificado de Conclusão; caso ainda não tenha recebido o histórico escolar, no momento da matrícula, deve ser apresentado o atestado que conste a provável conclusão até o dia 10 de fevereiro de 2025, com carimbo e assinatura da escola; Certidão de Nascimento/Casamento/Divórcio; Carteira de Identidade (não utilizar CNH ou outro documento equivalente); Cadastro de Pessoas Físicas (CPF); Título Eleitoral; Comprovante de Alistamento Militar ou Certificado de Reservista; Comprovante de Endereço Atualizado (não é necessário estar em nome do candidato); e para menores de 18 anos, CPF e e-mail do responsável legal para assinatura do contrato de matrícula on-line.
No dia 12 de dezembro, às 21h, será divulgada no site do vestibular a 1ª Chamada de Suplentes. Seguindo o calendário do edital, as matrículas dos suplentes desta chamada poderão ser feitas no dia 16 de dezembro, das 13h30 às 17h. O calendário completo pode ser conferido no Manual do Candidato.
A Unijuí realizou neste domingo, 8 de dezembro, o Vestibular de Medicina. Junto ao campus Ijuí da Universidade, foram recebidos cerca de 400 candidatos, que disputaram as 30 vagas direcionadas aos inscritos que optaram por realizar a prova. Outras 10 vagas estão sendo disputadas pelos candidatos que optaram por participar do processo seletivo por meio do aproveitamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A prova do Vestibular de Medicina 2025 foi composta por uma redação e 40 questões objetivas sobre quatro áreas do conhecimento: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Nesta edição, o tema da redação foi “Preceitos éticos da biotecnologia”.
Segundo a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, o tema traz uma reflexão necessária para os futuros médicos para que eles possam pensar como a biotecnologia, considerando a velocidade em que ela vem se desenvolvendo a partir da geração de conhecimento e de pesquisas, tendo como exemplo o que ocorreu na pandemia de covid-19, mas também observando o outro lado que impõe, na atuação e formação profissional na área da saúde, debater as questões éticas relacionadas às novas tecnologias que vão surgindo.
“O nosso convite é que os candidatos tragam suas reflexões sobre os preceitos éticos para o desenvolvimento e uso da biotecnologia nestes cenários atuais e futuros considerando a humanidade e os desafios globais. Então este é um tema desafiador mas importante e necessário, especialmente, aos candidatos que se propõe a ingressar nesta profissão que é tão significativa para a nossa sociedade, que é a formação médica”, frisou a vice-reitora.
A estrutura da Unijuí também foi apresentada aos candidatos e seus familiares, que foram recepcionados no hall da Biblioteca Mario Osorio Marques. Diversas visitas guiadas foram realizadas para que eles pudessem conhecer os Laboratórios de Análises Clínicas (Unilab) e de Anatomia, e o Complexo 2 da Unijuí Saúde, em que muitas aulas do curso de Medicina são ministradas, e no qual estão localizados os Laboratórios de Simulação Realística.
Além disso, no hall de entrada também ocorreram atividades dos cursos de Graduação da Unijuí, bem como imobiliárias e bancos parceiros para que os familiares pudessem tirar suas dúvidas e se informar sobre aluguéis e financiamentos, por exemplo.
O gabarito será divulgado amanhã, segunda-feira, dia 9, a partir 15h, e a lista de classificados na quarta-feira, 11 de dezembro, a partir das 17h. Já as matrículas dos aprovados podem ser feitas no dia 12 de dezembro. Mais informações também podem ser conferidas junto ao Manual do Candidato, disponível no site unijui.edu.br/vestibular-medicina.
Foto: Aplicação do Vestibular de Medicina (ilustrativa)
Ocorre neste domingo, 8 de dezembro, o Vestibular de Medicina da Unijuí. São esperados cerca de 400 candidatos, que disputam as 30 vagas disponíveis para esta forma de ingresso, o que equivale a 13 candidatos por vaga. Além disso, 10 vagas são destinadas aos candidatos que optaram pelo aproveitamento das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A prova do Vestibular de Medicina será aplicada no campus da Unijuí em Ijuí, das 13h às 17h, e será composta por uma redação e 40 questões objetivas sobre quatro áreas do conhecimento: Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias e Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Os candidatos poderão acessar o local onde as provas serão aplicadas a partir das 12h15. A divulgação das salas de provas ocorre nesta sexta-feira, 6 de dezembro, até às 17h, no site unijui.edu.br/vestibular. Vale lembrar que, para realizar o vestibular, é necessário apresentar um documento oficial com foto, original e atualizado, como Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho e Carteira de Identidade Profissional (CRO, OAB, CREA, CRM, etc). Não serão aceitos documentos de identificação ilegíveis e/ou danificados.
Durante a prova, os candidatos só podem utilizar caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente. Quem estiver portando equipamento eletrônico; lápis, estojo ou caneta não própria; óculos, boné ou touca, terá que guardar os itens em um pacote entregue pelos fiscais.
Enquanto os candidatos realizam a prova, os familiares serão recepcionados no hall da Biblioteca Mario Osorio Marques, onde poderão fazer uma visita guiada para conhecer os Laboratórios de Análises Clínicas e de Anatomia, e o Complexo 2 da Unijuí Saúde, em que muitas aulas do curso de Medicina são ministradas, e no qual estão localizados os Laboratórios de Simulação Realística.
Além disso, no hall de entrada também estarão os coordenadores dos cursos de Graduação da Unijuí, bem como imobiliárias e bancos parceiros para que os familiares possam tirar suas dúvidas e se informar sobre aluguéis e financiamentos, por exemplo.
O gabarito será divulgado na segunda-feira, dia 9, a partir 15h, e a lista de classificados na quarta-feira, 11 de dezembro, a partir das 17h. Já as matrículas dos aprovados podem ser feitas no dia 12 de dezembro.
Estudantes da turma IX do curso de Medicina da Unijuí, sob tutoria da professora Daniela Chitolina Casagrande, realizaram uma ação educativa em saúde, chamada de Gincana do Coração, em parceria com a Unidade Básica de Saúde do bairro Tancredo Neves, tendo como público-alvo os estudantes do 4º e 5º Anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Centenário. A atividade é mais uma das ações realizadas pelo curso e que visam qualificar a formação médica, uma vez que o estudante é inserido em uma vivência real, de sua futura atuação profissional, articulando a aquisição e ampliação de habilidades, atitudes e competências médicas.
Até o dia da gincana, realizada em 18 de junho, o Cardiomêtro, que é o indicador do número de mortes por doenças cardiovasculares no País, criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, registrava 187.372 mortes desde o início de 2024. Diante deste quadro, e considerando que as doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de morte no país, torna-se importante que crianças de 9 e 10 anos já sejam capazes de reconhecer os fatores de risco e de proteção contra essas patologias.
A atividade foi desenvolvida em quatro momentos: primeiro, foi realizada uma conversa educativa acerca dos fatores de risco e de proteção cardiovascular. Depois, aconteceu o Bingo da Saúde do Coração, que envolveu a realização de um jogo com cartelas que continham imagens dos fatores de risco e de proteção. Posteriormente, foi realizado o Jogo da Memória Alimentar, em busca de pares que eram classificados em alimentos e bebidas para preferir e evitar. E por fim, foi realizado o Jogo do Tabuleiro do Coração, no qual, a partir de um dado gigante, os jogadores andavam pelo grande tabuleiro de 10 metros e realizavam as atividades interativas sobre os fatores apresentados.
Os alunos estiveram organizados em oito equipes, sendo que, no final, a equipe do coração vermelho alcançou o maior número de pontos, tornando-se a vencedora. Conforme a turma IX do curso de Medicina, as emoções vivenciadas pelos estudantes da escola dão forma à cognição e à aprendizagem, permitindo que os mesmos se tornem capazes de modificar hábitos e atitudes. Isso gera mais consciência de saúde, além de impactar no núcleo familiar, uma vez que eles foram estimulados a compartilhar e exercer comportamentos que geram a modificação de fatores de risco, assumindo sua responsabilidade com os fatores de proteção cardiovasculares. Os estudantes levaram folders informativos da Semana do Coração para suas casas.
A turma buscou, por meio lúdico e mobilizando a participação ativa dos estudantes, transformar a realidade dos sujeitos através do conhecimento, o que impacta na ampliação do número de pessoas capazes de identificar fatores de risco e de proteção em suas vidas, para que a mortalidade pela causa cardiovascular seja reduzida no país. A Medicina aliando-se com a Unidade Básica de Saúde e com uma escola criativa gerou uma fórmula inteligente para melhorar a qualidade de vida das populações.
Participaram da ação os estudantes Jonatas Zeni Klafke, Mariane Arnoldi da Silva, Alexandre Luís Froner, Ana Kelly de Costa, Eduardo Barbi Köhler, Giovana Bessi da Silva Barcellos, Jociéli da Silva, Laura Cadore, Nicole Ritter Voloski, Rafaela Scherer de Souza e Sarah Mocelini Von Muhlen; a enfermeira Gabriela Ceretta Flôres (UBS – Tancredo Neves) e o diretor da Escola Centenário, professor Rodrigo Moreira, com sua equipe pedagógica e docente.
O curso de Medicina da Unijuí, em parceria com o banco de sangue do Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) e do projeto de extensão Educação em Saúde, realizou, na tarde desta sexta-feira, 14 de junho, na Praça da República em Ijuí, uma ação de conscientização em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue.
A atividade, que partiu da iniciativa dos estudantes do 5º semestre do curso de Medicina, na disciplina de Unidade Integradora, teve como objetivo divulgar informações sobre a doação de sangue e destacar a importância do ato para a saúde de toda a comunidade, onde foram entregues folhetos, informativos e brindes à população que passou pelo local. Além disso, também foram feitas ações como aferição de pressão arterial e verificação de sinais vitais, feitas por estudantes dos cursos da área da Saúde da Unijuí.
“Essa atividade foi muito importante, em especial para nós que seremos profissionais da área da Saúde, pois é uma ação voltada à prevenção e promoção da saúde, que é fundamental. É algo grande, que valeu a pena, pois mobiliza a todos para incentivar mais a doação de sangue”, comenta o acadêmico Marco Arthur Dessoy Weiler, que foi um dos organizadores da atividade.
Conforme a professora do curso de Medicina, Cheila Meincke Eickhoff, que também atua no banco de sangue do HCI, a ação foi uma ótima iniciativa, tendo em vista que foi feita para agradecer àqueles que são doadores de sangue e se dispõe a ajudar, e conscientizar toda a população sobre a importância desse ato. “O sangue não tem substituto e é utilizado em muitas situações para cuidar e salvar a vida das pessoas. Essa iniciativa é muito linda e partiu dos nossos estudantes, o que é muito importante, principalmente para lembrar a sociedade de fazer bem ao próximo”, destaca.
O curso de Medicina da Unijuí promove, nesta sexta-feira, 14 de junho, uma ação em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue. A atividade acontecerá na Praça da República, em Ijuí, a partir das 13h30, e é uma promoção dos estudantes do 5º semestre, na disciplina de Unidade Integradora, em parceria com o banco de sangue do Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) e o projeto de extensão de Educação em Saúde.
Conforme a acadêmica Breenda Klidzio, a proposta da ação é de divulgar informações sobre a doação de sangue e destacar a importância do ato para a saúde de toda a comunidade. “Convidamos toda a população para participar e prestigiar este evento”, ressalta.
O estudante Marco Arthur Dessoy Weiler destaca que, além da divulgação e repasse de informações sobre a doação de sangue, serão realizadas ações de promoção à saúde, como aferição de pressão arterial e verificação de sinais vitais.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.