No último sábado, 29 de março, o curso de Medicina da Unijuí, em parceria com o Centro Acadêmico de Medicina (CentraMed), promoveu o III Simpósio Interligas da Medicina, realizado no Centro de Eventos da Universidade.
O Simpósio Interligas é um evento que reúne as Ligas Acadêmicas do Curso de Medicina, proporcionando um espaço para aprendizado e troca de experiências. O objetivo é que cada Liga convide um palestrante para abordar temas relevantes dentro de sua especialidade, permitindo aos participantes uma visão ampla e aprofundada sobre as diversas áreas da Medicina. Além de enriquecer o conhecimento teórico e prático dos acadêmicos, o simpósio oferece uma oportunidade única para o contato com profissionais renomados e para o esclarecimento de dúvidas sobre diferentes especialidades.
Com sua primeira edição realizada em 2022, o evento chega à sua terceira edição, consolidando-se como um espaço privilegiado para o desenvolvimento acadêmico. A proposta de integrar as diferentes especialidades médicas visa despertar o interesse dos acadêmicos por áreas específicas, incentivando a participação nas ligas acadêmicas que exploram esses temas. Ao longo do simpósio, busca-se inspirar os futuros médicos, ampliando seus horizontes e motivando-os a aprofundar seus conhecimentos nas diversas vertentes da Medicina.
Para o estudante de Medicina e Presidente do Centro Acadêmico de Medicina, Víthor Backes, um dos grandes diferenciais do evento é a possibilidade de explorar o conteúdo abordado pelas ligas acadêmicas, que desempenham um papel crucial na complementação do ensino médico. “A interação entre palestrantes e estudantes permite a troca de experiências e conhecimentos, criando um ambiente de aprendizado dinâmico e enriquecedor. Além disso, ao trazer temas emergentes e avanços na Medicina, o simpósio incentiva os futuros profissionais a se manterem atualizados e a refletirem sobre a evolução das práticas clínicas”.
O evento contou com a participação de 13 médicos, que tiveram cerca de 30 minutos para apresentar suas palestras.
Neste sábado, 29 de março, o curso de Medicina da Unijuí, em parceria com o Centro Acadêmico de Medicina (CentraMed), promoverá o III Simpósio Interligas da Medicina, que será realizado no Centro de Eventos, nas salas 102 e 201.
O Simpósio Interligas é um evento que reúne as Ligas Acadêmicas do Curso de Medicina, proporcionando um espaço para aprendizado e troca de experiências. O objetivo é que cada Liga convide um palestrante para abordar temas relevantes dentro de sua especialidade, permitindo aos participantes uma visão ampla e aprofundada sobre as diversas áreas da Medicina. Além de enriquecer o conhecimento teórico e prático dos acadêmicos, o simpósio oferece uma oportunidade única para o contato com profissionais renomados e para o esclarecimento de dúvidas sobre diferentes especialidades.
Com início às 8h05, o evento contará com a participação de 13 médicos, que terão cerca de 30 minutos para apresentar suas palestras. Entre os participantes estão os médicos Alencar Júnior Proença, Bruno Luiz Guidolin, Julia Nunes Malmann, Carlos Henrique Ramires François, Evandro Andrade Sperotto, Emanuelle Gobbo Simon, Greici Taiane Gunzel, Heron Gomes Correia, João Carlos Lisbôa, Leticia Y Castro, Norberto Weber Werle, Shana Segatto Vendruscolo e Sheila Krüger Carvalho.
Para realizar sua inscrição, basta acessar o site unijui.edu.br/eventos.
O coordenador do curso de Medicina da Unijuí, Dario Gervasio Ronchi, concluiu no último sábado, dia 22 de março, a etapa final de sua especialização em preceptoria e docência. Ele fez parte da primeira turma do Curso de Especialização em Desenvolvimento de Competências Pedagógicas para a Prática da Preceptoria e Docência, promovido pela Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), e defendeu o trabalho intitulado "Programa de desenvolvimento de docentes, preceptores e tutores do Curso de Medicina da Unijuí: Projeto preliminar".
A especialização, iniciada em abril do ano passado, teve duração de 12 meses e uma carga horária de 390 horas, sendo realizada de forma híbrida. O programa segue os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para cursos de graduação na área da Saúde. Destinado a educadores que atuam como docentes, preceptores, tutores e supervisores em cursos de Medicina e programas de Residência Médica credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), o curso busca aprimorar a formação de profissionais envolvidos na educação médica no país.
Além de coordenar o curso de Medicina da Unijuí, Dario também atua como ginecologista e obstetra na Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí. Sua participação na especialização reforça o compromisso com a qualificação docente e a implementação de um projeto de formação para educadores na instituição, fruto de seu trabalho no curso da ABEM.
A Unijuí tem se destacado pelo incentivo à formação continuada de seus professores, investindo na excelência do ensino médico e contribuindo para a melhoria da educação em saúde na região.
Helen Luiza Bledow Rozin
No último semestre, as estudantes do curso de Medicina da Unijuí, Helen Luiza Bledow Rozin e Nathallie dos Santos Appel, tiveram uma experiência única ao realizarem o estágio prático em Clínica Cirúrgica na Universidade do Porto, em Portugal.
Segundo a assessora do Internato de Medicina, Laís Sartor, o Estágio Curricular Eletivo é um dos dez estágios realizados durante o período de internato do curso de Medicina. Ele permite que o acadêmico escolha uma área de formação médica de seu interesse em uma instituição conveniada — nacional ou internacional -, com o objetivo de desenvolver e aprimorar habilidades, competências e atitudes médicas, sempre sob supervisão. Durante o estágio, são trabalhados aspectos técnico-científicos, éticos, humanísticos, sociais e legais da profissão.
Atualmente, a Unijuí mantém convênios com 12 instituições brasileiras, que oferecem estágios em diversas áreas da Medicina, além de parcerias internacionais estabelecidas por meio do Escritório de Relações Internacionais (ERI).
Para a acadêmica Helen, participar do intercâmbio transformou a sua maneira de enxergar o mundo e a Medicina. “Durante esse período no Hospital São João, tive a oportunidade de mergulhar em práticas médicas na área cirúrgica, em um ambiente de excelência. Mais do que isso, vivi uma valiosa troca cultural, fiz novas amizades e criei memórias que levarei para o resto da vida”, ressaltou. Ela destaca que a experiência a ensinou a valorizar ainda mais a diversidade e a importância de se adaptar a novas realidades.
“Cada aprendizado, cada troca e cada desafio contribuíram não apenas para o meu crescimento profissional, mas também para o meu amadurecimento pessoal. Sou profundamente grata ao ERI e à Unijuí pelo suporte e pela oportunidade de vivenciar essa experiência, que foi, sem dúvida, um divisor de águas na minha trajetória”, afirmou.
Para Nathallie, essa foi a experiência mais marcante de sua vida. “Desde o hospital e os preceptores, até os colegas da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, todos foram excepcionais. Foram seis semanas intensas entre ambulatórios e cirurgias no estágio de Clínica Cirúrgica I, que exigiram muito esforço e dedicação, mas que agregaram conhecimentos e aprendizados para toda a vida”, relatou.
A estudante ressalta, ainda, que o intercâmbio foi muito além da Medicina, tornando-se uma jornada de autoconhecimento e amadurecimento. “Posso dizer que voltei com uma versão completamente diferente de mim mesma, com novos sonhos e propósitos, tanto pessoais quanto profissionais. Sou eternamente grata à minha mãe, que me apoiou e encorajou desde o princípio, e à Unijuí, por me proporcionar essa experiência única”, finalizou.
Nathallie dos Santos Appel
Como já é tradicional na Unijuí, as aulas do curso de Medicina começaram nesta segunda-feira, 10 de fevereiro, uma semana antes dos demais cursos, que retornarão às atividades no dia 17, nos quatro campi da Instituição.
Para marcar o ingresso de 40 novos estudantes de Medicina, uma recepção especial foi realizada no prédio 38, sala 07, reunindo professores, a coordenação do curso, a reitoria e veteranos. Os calouros foram recepcionados pela Cia Cadagy e receberam as boas-vindas da vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, que destacou a satisfação da Universidade em acolher uma nova turma.
“Estamos muito comprometidos com a formação de médicos na Unijuí. No fim do último ano, tivemos a formatura da primeira turma do curso de Medicina, e muitos egressos já foram aprovados em programas de residência ou estão inseridos nas redes de saúde de suas cidades. Esse é um caminho que vocês começam a trilhar hoje”, afirmou.
O novo coordenador do curso de Medicina, professor Dario Ronchi, ressaltou que a Unijuí se destaca por manter uma relação próxima entre estudantes e professores, o que permite avaliar constantemente o andamento do curso e implementar melhorias quando necessário. “Todo início de semestre nos deparamos com este mesmo cenário: novos rostos, novos sonhos. Saibam que estaremos aqui para ajudá-los”, disse o professor.
A Unijuí teve um novo avanço no processo de implantação do curso de Medicina em Santa Rosa. No final da tarde desta sexta-feira, 31 de janeiro, a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (SERES/MEC) divulgou o resultado preliminar do Edital nº 01, de 4 de outubro de 2023, que coloca a Unijuí como instituição habilitada para a oferta do curso.
O resultado preliminar corresponde à análise de admissibilidade e de capacidade econômico-financeira das mantenedoras das instituições. As propostas admitidas e habilitadas seguirão para a análise de mérito. Já as instituições que não passaram por essa fase poderão encaminhar recurso entre os dias 3 e 14 de fevereiro. O julgamento destes recursos será divulgado no dia 14 de março.
A Unijuí participa do edital Mais Médicos do Governo Federal, que selecionará até quatro instituições no Rio Grande do Sul para oferta do curso.
Para concorrer, a Unijuí precisou cumprir uma série de requisitos regulatórios do edital, além de preencher os indicadores de mérito da proposta - itens que serão na sequência avaliados. Entre eles estão: projeto pedagógico de curso de graduação em Medicina (P1); plano de formação e desenvolvimento da docência em saúde (P2); plano de infraestrutura da Instituição de Educação Superior (P3); plano de contrapartida à estrutura de serviços, ações e programas de saúde do Sistema Único de Saúde do município e/ou da região de saúde do curso de Medicina (P4); plano de implantação de residência médica (P5); e plano de oferta de bolsas para alunos (P6).
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