Desde o início da sua graduação em Design na Unijuí, Diogo Luft, desejava criar um produto que ganhasse vida após a sua formação. Neste sentido, ele aproveitou o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para colocar em prática esse sonho. “Eu já estava decidido que o TCC seria a oportunidade de criar algo que pudesse ser inserido no mercado ou que tivesse grande potencial”, contou.
Diogo realizou o trabalho Design de identidade: Criação de baralho para o jogo “Truco Gaudério”. O agora egresso explicou que a ideia surgiu durante a realização de um intercâmbio em Portugal. “Ao jogar truco com alguns amigos de outras regiões do Brasil, percebi que, apesar de todos conhecerem o jogo truco, as cartas e o baralho espanhol em si, eles não conheciam a versão gaúcha. A partir disso, surgiu a primeira percepção de que o truco gaúcho carecia de um baralho próprio para uma cultura que é tão autêntica e forte”.
A partir disso, Diogo resolveu fazer algo exclusivo. “Foi a oportunidade de criar algo novo, diferente do comum e que tivesse um propósito por trás. Assim surgiu a ideia de criar um baralho autêntico para o jogo truco gaudério, com naipes, ilustrações e representações que remetem a vida gaúcha, com símbolos que se conectem aos jogadores e transmitam a nossa cultura”.
O projeto passou por várias etapas, onde Luft precisou fazer uso de recursos de análise e pesquisas bibliográficas, baseando-se na metodologia de Design Thinking, que é voltada para o usuário. “Inicialmente foram definidos quais os naipes e os elementos que iriam representar a cultura gaúcha, fazendo uma relação com o baralho espanhol, evitando um impacto sensorial muito grande. Depois foram feitas pesquisas de referências, para definir o estilo de ilustração, cores e tipografia. Por fim, foram ilustrados os elementos e os naipes para criação das cartas, também foi desenvolvida a embalagem e criado o logotipo, além da impressão do produto”.
Para Diogo, o resultado foi satisfatório. “Fiz um baralho único, que representa a cultura gaúcha, que inclui a figura feminina e que está sendo bem avaliado pelo público. Esse projeto revelou a complexidade na criação de um produto físico, desde a concepção inicial até as fases de produção. Mas o resultado foi satisfatório pois consegui envolver o conhecimento adquirido em várias disciplinas do curso de Design”, pontuou.
Agora, o egresso do curso de Design pretende voltar para a Europa e se especializar em Branding e Design de Produtos, além de seguir desenvolvendo o Truco Gaudério, que já está inserido no mercado e pode ser conferido no Instagram @otrucogauderio.
O curso de Design Gráfico da Unijuí, que é ofertado no campus de Ijuí, no turno da noite, está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo até o dia 19 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas no site unijui.edu.br/vestibular. A formação é a opção certa para aqueles estudantes que buscam se qualificar e atuar nos mais diversos segmentos.
A graduação tem como foco preparar o acadêmico para ser capaz de desenvolver planejamentos e projetos, assim como fazer o desenvolvimento em si de produtos gráficos como identidade visual, projeto de embalagem, design editorial, projeto de sinalização e soluções digitais, design de interação, entre outras. O profissional egresso pode atuar em agências de Publicidade e Marketing e Escritórios de Design, com interfaces digitais, em editoras, no setor cultural e de entretenimento, mídias sociais, no setor de Educação, em eventos e exposições, ou como freelancer.
O curso, que é de nível superior de curta duração (tecnólogo), tem dois anos de duração, e foi recentemente lançado pela Unijuí. Ele se caracteriza por ser organizado em módulos, com as disciplinas ofertadas considerando essa modularidade e a relação entre os conteúdos abordados, bem como a sua articulação nos Projetos Integradores.
Entre os diferenciais, o curso propõe uma formação por competências, onde o estudante trabalha em projetos envolvendo situações reais. Além disso, o corpo docente possui experiência na realização de Projetos Integradores e no desenvolvimento de estudos de caso com parceiros da comunidade, preparando o estudante para o mercado de trabalho. O curso também conta com uma excelente estrutura de laboratórios voltada à realização de atividades práticas de ensino, envolvendo recursos de computação gráfica e tratamento digital de imagens, entre outros. Há, ainda, o incentivo ao envolvimento dos acadêmicos em atividades interdisciplinares, projetos de pesquisa e extensão.
De acordo com a professora Diane Meri Weiller Johann, a área do Design Gráfico proporciona uma grande inserção no mercado e conta com a possibilidade de se atuar em home office, a partir de estágios, ou após a formação, atuando tanto em empresas locais quanto nacionais e internacionais. “Temos toda uma experiência na área do Design aqui na Unijuí. Estamos preparados para que o estudante tenha uma formação de qualidade, com aprendizados em disciplinas práticas e teóricas, onde ele poderá vivenciar situações reais e se sentir preparado para atuar em qualquer ramo do Design Gráfico”, salienta.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.