O curso de Fisioterapia da Unijuí promoveu, nesta quinta-feira, 13 de março, o IntegraFisio. Com a proposta de ser uma integração entre os novos estudantes, veteranos e professores do curso, o evento foi realizado no estacionamento do Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual (CER III - Unir),
A atividade contou com distribuição de pipoca e algodão-doce aos estudantes, além de um momento de brincadeira e gincana realizada pelos acadêmicos veteranos com os calouros, que foram pintados, se apresentaram e foram recepcionados.
O momento também foi de apresentação dos professores do curso aos estudantes, que desejaram um bom percurso durante a sua formação.
O curso de Fisioterapia da Unijuí promoveu, na última sexta-feira, 29 de novembro, uma comemoração em razão dos 25 anos de criação do curso. Além de celebrar a história, o evento também buscou oferecer um espaço de discussão de temas relacionados à área de atuação do fisioterapeuta entre estudantes, professores e profissionais, propiciando reflexão e atualização.
A atividade, que contou com a participação de estudantes do curso, egressos e professores, teve homenagens, com a apresentação de um vídeo e fotos que contam a história do curso. A coordenadora do curso, professora Simone Zeni Strassburger, destacou a trajetória do curso, as conquistas e o compromisso da formação para a transformação da comunidade. “Celebrar 25 anos é reafirmar o compromisso de seguir renovando, crescendo e qualificando cada vez mais nossos profissionais. Que venham mais desafios, conquistas e mais histórias a contar”, comentou.
Uma das fundadoras do curso de Fisioterapia na Unijuí, professora Heloisa Eickhoff, ressaltou a luta e a caminhada até a consolidação da formação na Unijuí, e as conquistas que vieram a seguir. “Estamos muito felizes. Conquistamos tudo com muito trabalho e construímos muitas coisas. Ver estudantes aqui presentes reforça o quão importante foi criarmos o curso, o que só foi possível pois tivemos um grupo muito engajado que lutou muito por cada espaço que oferecemos agora”, disse.
Reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg reforçou a importância da comemoração pelos 25 anos de história do curso de Fisioterapia. “Os 25 anos são uma data exuberante, pois é uma data que se estabelece e permite sonhar com responsabilidade de olhar para frente. Festejar isso significa que nesta trajetória, até agora, foram intensamente vividos. Parabenizo a todos”, concluiu.
Estudantes dos cursos de Fisioterapia da Unijuí e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS) participaram, no último sábado, 23 novembro, da XIII Jornada Gaúcha de Fisioterapia Respiratório, Cardiovascular e Terapia Intensiva, promovida pela Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir). A atividade ocorreu no Hospital de Clínicas Ijuí, com apoio da Unijuí.
Além dos acadêmicos, também participaram professores do curso de Fisioterapia da Universidade Eliane Roseli Winkelmann, Heloisa Eickhoff, Pollyana Windmoller e Fernanda Sartori, que atuam nas áreas de cardiorrespiratória, além de profissionais egressos e estudantes do PPGAIS que atuaram como moderadores ou palestrantes do evento.
Mestrando em Atenção Integral à Saúde e professor do curso de Medicina da Unijuí, o médico pneumologista Carlos Henrique François promoveu uma palestra, onde abordou a temática do tratamento medicamentoso em pacientes exacerbados com Doença Pulmonar Crônica (DPOC). Durante o evento, também foram abordados temas como a ultrassonografia à beira do leito para fisioterapeutas, recursos fisioterapêuticos respiratórios para pacientes pediátricos, reabilitação pulmonar para DPOC, entre outros.
Segundo uma das organizadoras, a professora Eliane Roseli Winkelmann, este foi o primeiro evento feito pela Assobrafir. “Este evento proporcionou reunir nossos estudantes e egressos com representação de fisioterapeutas que atuam nos hospitais do Rio Grande do Sul, com grande ênfase em nossa região. Ficamos muito felizes e com certeza foi um evento que permitiu o fortalecimento da área em nossa região”, destaca.
A Clínica Escola de Fisioterapia da Unijuí é um importante espaço de acesso facilitado à comunidade no atendimento a serviços de fisioterapia cardiovascular, pélvica e neurofuncional, tanto para crianças quanto para adultos, e na área de traumato-ortopedia. Localizado junto ao Complexo 3 da Unijuí Saúde, a Clínica conta com atendimentos feitos por acadêmicos, que são orientados por professores para auxiliar nos diversos casos de reabilitação dos pacientes.
Em 2023, a Clínica Escola de Fisioterapia prestou um total de 1.735 atendimentos à comunidade nas diferentes áreas de estágio. Ao todo, 140 pessoas foram atendidas. As principais demandas foram em atendimentos voltados à fisioterapia em traumato-ortopedia (casos de lombalgias, pré e pós operatórios, lesões no esporte, lesões ocupacionais, amputações), na fisioterapia pélvica (incontinência urinária, gestantes e puérperas) e na fisioterapia cardiovascular e respiratória (cardiopatias e doenças respiratórias).
De acordo com a coordenadora do curso de Fisioterapia, professora Simone Zeni Strassburger, os atendimentos prestados pela Clínica são de grande importância, pois garante o acesso da comunidade. “É um acesso facilitado para um serviço vinculado à fisioterapia atualizada e que tem supervisão direta de professores especializados em suas áreas de atuação, garantindo um atendimento completo aos pacientes”, comenta.
Como avanços, a Clínica em 2023 ampliou os atendimentos nos casos de pós-operatório imediato na área de traumatologia. Também foi adquirido um aparelho de laser de última geração, que auxilia e acelera o processo de cicatrização e reparo dos tecidos lesados, o qual é usado em complicações de ferida operatória de todos os tipos, inclusive nas cesarianas.
A participação acadêmica, conforme a coordenadora, é um ganho importante para a formação dos profissionais, que passam a ter contato direto com a prática. “É um espaço que proporciona aos alunos vivências de casos clínicos variados e diferentes durante sua formação. É uma oportunidade deles trocarem experiências com os profissionais e expandir o conhecimento. Buscamos para este ano a ampliação dos serviços.”, destaca.
Para acessar os serviços prestados pela Clínica Escola de Fisioterapia, a comunidade pode fazer agendamento de forma individual e particular. O paciente passará por uma avaliação e receberá um plano de tratamento e acompanhamento. Há, ainda, como ter acesso aos serviços prestados via convênio com a Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí e o Consórcio Intermunicipal de Saúde (Cisa). Interessados em fazer agendamento ou buscar mais informções podem entrar em contato pelo telefone (55) 3332-0204.
A última semana foi bastante especial para a equipe da Unijuí Saúde, em especial, para o curso de Fisioterapia. De acordo com a professora Eliane Winkelmann, foram finalizados os estágios do curso em diversas áreas, a exemplo da Fisioterapia Cardiorrespiratória, que atendeu diversos pacientes que tiveram complicações em razão da covid-19 e necessitaram de reabilitação respiratória e/ou motora.
“No segundo semestre de 2021, os pacientes encaminhados ao serviço foram incluídos no programa de reabilitação pós-covid-19. Muitos pacientes tinham sido acometidos no primeiro semestre pelo vírus, foram hospitalizados e tiveram alta hospitalar, mas não deram continuidade à reabilitação fisioterapêutica e não conseguiram a recuperação total. Desta forma, procuraram o serviço”, explicou a professora, que é especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória e coordenadora do serviço de reabilitação pós-covid. Ela explica que outros pacientes ingressaram no programa no primeiro semestre, porém, necessitavam dar continuidade ao processo de reabilitação por um período maior que a média, de 6 a 8 semanas.
Contando com a colaboração de mestrandos da área da saúde, o programa de reabilitação colaborou com a melhora da qualidade de vida dos pacientes, que se sentem emocionados no momento da alta da fisioterapia. “O mesmo sentimento ocorre com os profissionais da saúde do serviço e os estagiários do curso de Fisioterapia. Com certeza foi um grande diferencial na formação destes acadêmicos, que receberam uma formação qualificada e com responsabilidade. A Unijuí é uma universidade comunitária e exerceu com muita seriedade o papel social frente à pandemia, neste projeto e também nas diferentes frentes exercidas na Instituição e nos seus serviços de saúde”, destacou a professora.
O dia tão esperado pelos acadêmicos, professores e funcionários da Clínica Escola de Fisioterapia chegou e foi marcante. O evento Fisioterapia em Festa: recuperação pós-covid ocorreu na manhã desta segunda-feira, dia 29 de novembro, no Complexo III da Unijuí Saúde, com a presença de pessoas que venceram a covid-19 e contaram com auxílio da equipe na realização do tratamento fisioterapêutico.
Inicialmente, o professor e músico Oséias Machado apresentou-se aos pacientes. Na sequência, os convidados foram conduzidos pelos acadêmicos para o playground inclusivo, ao lado do Complexo III, onde realizaram exercícios de alongamento para, enfim, iniciar a caminhada pelo campus da Unijuí ou realizar atividades de respiração e alongamentos.
A professora e supervisora do estágio na Clínica Escola de Fisioterapia, na área de reabilitação cardiorrespiratória, professora doutora Eliane Roseli Winkelmann, afirma que foi muito bom reencontrar as pessoas que foram ajudadas e que elas merecem o ambiente de festa que foi proporcionado. “É realmente gratificante ver os pacientes recuperados e voltando hoje para agradecer, afinal, elas são vencedoras”, comentou.
Na avaliação da acadêmica Aline Blume, é muito importante que haja esse retorno dos recuperados. “Aqui a gente escuta os pacientes. Além de devolver a qualidade de vida, viramos amigos deles. Para nós, colher esses relatos das pessoas que ajudamos nos traz crescimento pessoal e profissional, porque há pacientes que chegam aqui muito debilitados. É com nosso trabalho que eles se recuperam e isso é muito gratificante”, reforçou.
Confira alguns relatos de pacientes:
Daniel de Morais dos Reis
“Vim de Triunfo-RS, porque meu pai faleceu, e peguei covid-19 trabalhando com o meu irmão. Me tratei na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), porém, o quadro que deveria ter evoluído, infelizmente piorou. Não conseguia caminhar e quando tentava, desmaiava por falta de ar. Alguns dias depois consegui reagir, ganhei alta, mas a doença deixou sequelas e uma das soluções encontradas foi procurar atendimento na Unijuí Saúde. Depois que comecei a fazer as sessões de fisioterapia com a professora Eliane e os acadêmicos, aí tudo ficou melhor, foram dois meses melhorando gradativamente. Consegui arrumar um emprego e hoje estou aqui. Se existir uma receita para recuperação eu digo que é Deus, a minha família, o auxílio dos fisioterapeutas e muita força de vontade.”
Dinora Rodrigues
“Cheguei em março deste ano, fui encaminhada pela Estratégia de Saúde do meu bairro para fazer fisioterapia na Unijuí Saúde. Lembro que no início das sessões eu possuía muita dificuldade de respirar e dores no pulmão, sem contar a tosse, que era interminável. Hoje em dia consigo participar de caminhadas como essa, mas desde que não tenha tanto esforço. Além disso, estou sempre elogiando os estudantes de fisioterapia pelo carinho, fui sempre bem atendida e estou recuperada.”
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.