A área das Ciências Contábeis tem uma ampla gama de oportunidades e possibilita o acesso ao conhecimento e à prática profissional desde os primeiros passos na carreira. É isso que detalha o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unijuí, professor Marcelo Didoné. Conforme ele, desde o primeiro semestre da formação o estudante já pode se inserir em laboratórios especializados e vivenciar na prática como é a profissão.
“A prática desde o início da formação é um dos nossos diferenciais. Temos o Laboratório de Contabilidade no nosso curso, no qual os acadêmicos podem frequentar e se especializar. Lá são realizadas diversas atividades que são semelhantes ao que é feito em escritórios contábeis, como folha de pagamento, ações na área tributária, entre outros, que inserem os estudantes em contato com as empresas desde o início”, destaca o professor.
A prática no início da formação faz com que empresas reconheçam a excelência do profissional formado pela Unijuí. De acordo com a professora Stela Maris Enderli, 95% dos estudantes formados estão atuando. “O curso tem ótima avaliação e uma experiência de longa data. Tentamos trabalhar o currículo, trazer inovações e sempre nos atualizar”, comenta.
A docente lembra que há possibilidades, ainda, de se inserir na pesquisa e extensão, onde são feitos trabalhos junto com as escolas de região, fortalecendo a ligação com alunos do Ensino Médio e o currículo dos acadêmicos do curso.
Um destaque do curso é o convênio com a Receita Federal do Brasil, no qual o Laboratório de Contabilidade atua como um Núcleo de Atendimento Contábil e Fiscal da Receita Federal e presta serviço através dos estudantes do curso, que atendem de forma voluntária. Atualmente, mais de 30 entidades sem fins lucrativos são atendidas pelo curso.
O curso de Ciências Contábeis está com inscrições abertas no Vestibular de Inverno da Unijuí. As vagas são para os campi de Ijuí e Santa Rosa e as inscrições podem ser feitas até o dia 29 de julho pelo site unijui.edu.br/vestibular. Mais informações sobre o curso acesse o site da Unijuí.
Com foco em prestar serviços para entidades sem fins lucrativos, Microempreendedores Individuais (MEIs) e pessoas físicas, o Laboratório de Contabilidade da Unijuí, vinculado ao curso de Ciências Contábeis, teve uma atuação importante no último ano. Ao todo, foram 23 entidades atendidas em Ijuí, outras cinco em Panambi e três em Santa Rosa. Também foram atendidos 14 MEIs e sete ligas universitárias do curso de Medicina.
“O ano de 2023 ficou marcado para o Laboratório de Contabilidade por atender a várias entidades sem fins lucrativos, mas um fato novo foi a realização de cursos com o tema de imposto de renda para produtores rurais, ministrados através de parcerias com cooperativas da região”, comenta o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Marcelo Didoné.
Além de atender entidades, o Laboratório de Contabilidade tem uma parceria com a Receita Federal do Brasil, a partir do Núcleo de Assessoramento Contábil e Fiscal (NAF), que recebe demandas do órgão para a resolução e presta serviços a partir do trabalho exercido por estudantes do curso de Ciências Contábeis, os quais atendem de forma voluntária, o que, segundo o docente, é o principal diferencial, em especial para a formação dos acadêmicos participantes.
“Os estudantes são convidados a participar das atividades de forma voluntária no Laboratório desde o primeiro semestre, pois é um espaço que complementa as competências que são desenvolvidas em sala de aula. Os estudantes voluntários têm a oportunidade de efetuar lançamentos contábeis, gerar relatórios contábeis, efetuar análise de demonstrativos contábeis, enviar obrigações acessórias tributárias e calcular a folha de pagamento. Lembrando que todas as atividades são realizadas por meio de um software contábil com a supervisão de uma contadora”, detalha Didoné.
As principais demandas recebidas pelos Laboratórios de Contabilidade estão voltadas para o atendimento ao Microempreendedor Individual (MEI), atendimento a entidades sem fins lucrativos, pessoas isentas do Imposto de Renda e também na emissão de guias de regularização. O Laboratório de Contabilidade também atua voltado a quem deseja realizar o cadastro na plataforma do governo federal.
Neste ano, o principal objetivo a ser alcançado pelo laboratório, conforme o coordenador do curso, é voltado a um projeto que tem a proposta de atender também a entidades com fins lucrativos. “Queremos diversificar as modalidades de empresas que prestaremos serviços”, comenta. O Laboratório de Contabilidade está disponível nos campi de Ijuí, Santa Rosa e Panambi. O atendimento é feito nos turnos da tarde e da noite.
Teve início nesta segunda-feira, 27 de maio, no campus Santa Rosa a Semana Acadêmica dos cursos de Gestão e Negócios da Unijuí. A atividade, que é promovida pelos cursos de Administração e Ciências Contábeis, em parceria com o Sebrae-RS, a Receita Federal do Brasil, ocorre de forma itinerante nos três campi de atuação dos cursos.
O evento de abertura contou com grande público formado por acadêmicos dos cursos de graduação da Universidade e estudantes do Instituto Estadual de Educação Visconde de Cairú, da Escola Estadual de Educação Básica Cruzeiro e EEEB CIEP, professor Joaquim José Felizardo. Ao todo, em torno de 150 pessoas participaram da atividade, que tem como tema a “Inteligência Artificial aplicada na Gestão de Negócios".
Em Santa Rosa, a atividade foi marcada pela palestra “Desvendando a I.A: Como Aproveitar oportunidades e Inovar em seu Negócio”, que foi ministrada pelo consultor em educação empreendedora para o Sebrae-RS, Douglas Pereira, que abordou as diversas facetas das Inteligências Artificiais, principais desafios e tirou dúvidas a respeito com a plateia presente.
A presidente do Sindicontábil de Santa Rosa, Cláudia Mares Scherer Kuhn, em seu pronunciamento, deu as boas-vindas aos estudantes participantes da Semana Acadêmica. O mesmo foi feito pela delegada do Conselho Regional de Contabilidade do RS, Nívea Goldschmidt, que saudou e dedicou um bom evento aos presentes e reforçou a importância da atividade.
O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unijuí, professor Marcelo Luis Didoné, durante a sua fala, ressaltou a importância do tema, voltado às inteligências artificiais. “Esta temática é importante e foi pensada por nós e nossos parceiros com objetivo de trazermos à academia essa discussão. As inteligências artificiais chegaram aos nossos lares, mas também às empresas, negócios e já vem impactando, por isso temos que tratar deste tema com carinho”, destacou.
O professor do curso de Administração, Ariosto Sparemberger, valorizou o debate do tema proposto e salientou que é importante colocá-lo em discussão, uma vez que todas as pessoas estão sendo ou serão impactadas. “Seja nas profissões ou nas atividades das nossas vidas, as coisas estão mudando. Jamais pensava que iríamos conversar com as máquinas e hoje estamos aí. Neste sentido, é importante que haja essa abordagem junto aos nossos estudantes.”
Já a coordenadora do campus Santa Rosa, professora Taciana Enderle, comentou sobre a importância do evento e evidenciou que eventos como este são fundamentais, uma vez que são feitos para os estudantes. “São eles quem nos inspiram a buscarmos cada vez mais valorizar o ensino”, relatou.
O vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, que foi o mediador da palestra, ressaltou em seu pronunciamento as diversas opções que a Unijuí têm e que pode oferecer. Também falou sobre a pós-graduação, intercâmbios, pesquisa feita na Universidade e salientou a importância da palestra e do tema da Semana Acadêmica, levando em conta as diversas situações que a Inteligência Artificial pode aparecer.
Nesta quarta-feira, 29 de maio, a Semana Acadêmica dos cursos de Gestão e Negócios da Unijuí tem mais uma atividade. Será promovida a palestra “Cruzamento de Dados e Inteligência Artificial na Receita Federal do Brasil”, conduzida pelo delegado da Receita Federal do Brasil em Santo Ângelo, Arlei Carlos Schons, sob mediação da delegada do Conselho Regional de Contabilidade do RS, Nívea Goldschmidt.
O curso de Ciências Contábeis da Unijuí realizou nesta quinta-feira, 9 de maio, uma palestra sobre educação financeira para o grupo Maturidade Ativa Ijuí do Sesc. Cerca de 80 idosos estiveram presentes no auditório do Sesc acompanhando o evento que contou com a participação do coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unijuí, professor Marcelo Didoné e pela professora e analista do Laboratório de Contabilidade, Taís Pinto.
Ao longo da palestra, os professores trouxeram informações sobre o Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) como, obrigatoriedade do imposto de renda, rendimentos tributários, isenções, despesas dedutíveis, rendimentos da aposentadoria e situações voltadas aos interesses dos idosos. "Tivemos vários questionamentos sobre os rendimentos isentos e tributáveis. Também abordamos sobre a plataforma GOV.BR, fundo dos idosos e a destinação do imposto de renda e canais oficiais de doações”, explicou o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Marcelo Didoné.
O curso de Ciências Contábeis da Unijuí realizou, na manhã do último sábado, 27 de abril, mais uma ação para esclarecer dúvidas sobre a declaração de Imposto de Renda. A atividade foi promovida na Praça da Bandeira, em Santa Rosa, e teve boa adesão da comunidade local.
A ação foi realizada em parceria o curso do Sindicato dos Contabilistas de Santa Rosa (Sindicontábil), o Conselho Regional do Rio Grande do Sul (CRC-RS) e a Receita Federal, e teve como proposta tirar as principais dúvidas da população de Santa Rosa sobre o Imposto de Renda para Pessoas Físicas (IRPF) e dar informações sobre como dar prosseguimento à declaração.
“Foi uma ação muito legal, onde tivemos mais de 20 atendimentos. Foi um movimento bem bacana no sentido de mostrar à comunidade do município que o curso de Ciências Contábeis está à disposição para orientar em relação a dúvidas de toda a população e que estamos de portas abertas”, ressaltou o coordenador do curso, professor Marcelo Didoné, que esteve na ação no sábado pela manhã.
Entre os atendimentos realizados, o docente destacou as questões relacionadas ao trabalho, declaração em si, a quem possui alguma renda além da aposentadoria, e questionamentos relacionados à compra de imóveis na declaração. Houve, ainda, orientação para quem não estava conseguindo acessar a plataforma Gov.br, que é destinada a fazer o cadastro e efetuar a declaração.
“Atendemos a todos da melhor forma possível. Tivemos a presença dos profissionais e a presidente do Sindicontábil, Nívea Goldschmidt, professores do curso, egressos, além da coordenadora do campus Santa Rosa, professora Taciana Enderle”, completou Didoné.
Acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unijuí participaram, nesta semana, de uma atividade integrada, dentro da disciplina de Projeto Integrador: Governança e Finanças. O objetivo foi elencar e abordar como são geridas as finanças na América Latina, em especial no Brasil e na Argentina. A atividade contou com a participação de professores e estudantes da Universidad Gastón Dachary, da Argentina, que participaram de forma remota.
Conforme explica o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Marcelo Didoné, a proposta foi propor aos acadêmicos uma pesquisa sobre as questões norteadoras sobre o tema das finanças, onde a seguir foram montados slides e apresentados pelo professor da disciplina, Isoé Nicolas Schneider. Em seguida foram feitos debates entre os estudantes.
“A ideia era que os nossos acadêmicos pesquisassem e preparassem as apresentações para evidenciar como são feitos os investimentos financeiros no nosso país”, comenta o professor Didoné, que lembra que essa é uma atividade importante, pois promove a internacionalização dos dois cursos e potencializa a pesquisa realizada pelos estudantes.
Durante a apresentação, foram tratadas questões envolvendo como são feitos os investimentos, o uso dos aplicativos móveis, plataformas de negociação online que existem, uso de robôs, acessórios, junto com a disseminação das tecnologias emergentes. “A partir dos trabalhos pudemos mostrar como essas questões moldam o futuro dos investimentos e como estão transformando a maneira de como as pessoas investem”, ressalta o professor Isoé.
O docente complementa que a partir das pesquisas foi possível evidenciar que há maior acesso a investimentos e novas tecnologias e que cada vez mais pessoas estão se inserindo no mercado financeiro.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.