Estudantes do curso de Direito participaram, na noite desta quinta-feira, 31 de outubro, de uma atividade prática. Foi realizada uma audiência simulada, com o objetivo de orientar e instruir sobre como funciona uma audiência na prática, com a participação dos acadêmicos da turma de Prática Jurídica Penal. A atividade foi ministrada pela professora da disciplina, Patrícia Marques Oliveski.
Na audiência simulada, os acadêmicos tinham que agir conforme uma audiência penal real, atuando como juízes, advogados de defesa e defensores públicos. Cada grupo tinha 30 minutos de apresentação, com abertura, depoimentos, interrogatório do réu, debates orais e sentença do juiz.
A atividade foi realizada no campus Ijuí e contou com a presença de estudantes do curso de Direito e docentes do curso.
O campus Santa Rosa da Unijuí recebeu, na última semana, o Consulado Argentino para a segunda edição do Consulado Itinerante. A atividade ocorreu no Escritório Modelo e foi voltada à prestação de assistência a estrangeiros e brasileiros com vínculo com a Argentina, com a realização de diversos trâmites.
Foram feitos o registro de Documento de Identidade (DNI) e de Passaporte (Toma do Trámite); comprovante de antecedentes criminais; certificados de matrícula e filiação; certificados diversos; Apostila de Haia; e outras várias consultas. Durante a atividade, estudantes do curso de Direito fizeram acompanhamento e participaram da elaboração e expedição dos documentos.
Acadêmicos do curso de Direito - campus Três Passos participaram, na última semana, de uma atividade diferenciada, que contou com a participação de quatro pessoas refugiadas, oriundas da Venezuela, que estão residindo e trabalhando no município, além da representante da Secretaria de Assistência Social de Três Passos, Rosane Nascimento, que destacou as atividades desenvolvidas pelo Município.
A atividade ocorreu na disciplina de Direito Internacional e Mundo Globalizado, ministrada pelo professor Marcelo Loeblein dos Santos, que aborda, entre outros temas, a condição jurídica do estrangeiro, a partir da Lei de Migração, e outros documentos nacionais e internacionais sobre a matéria.
Durante a atividade, os estudantes tiveram a oportunidade de conversar com os refugiados, entender a realidade do seu país de origem, a documentação necessária para ingressar, bem como a documentação que recebem para permanecerem no Brasil. Os refugiados relataram que foram muito bem recebidos no Brasil, já vieram a Três Passos empregados e, posteriormente, tiveram a oportunidade de organizar a vinda de familiares.
“Refugiados são pessoas que estão fora de seu país de origem devido a fundados temores de perseguição relacionados a questões de raça, religião, fome, pertencimento a um determinado grupo social ou opinião política, como também devido à grave e generalizada violação de direitos humanos e conflitos armados”, destaca o professor.
Conforme explica o professor, a Venezuela passa por uma crise econômica que desencadeou uma inflação muito alta, gerando desemprego e fome. “Isso faz com que seus habitantes busquem dignidade de vida em outros países. Salienta-se ainda que, além dos refugiados venezuelanos, o Brasil tem concedido vistos humanitários a pessoas afetadas pelas situações de crises no Afeganistão, na Síria, no Haiti e na Ucrânia, Palestina, entre outros.
Ao fim do encontro, os estudantes, juntamente com o Centro Acadêmico de Direito, fizeram a entrega de alimentos arrecadados na comunidade para as famílias participantes.
O curso de Direito da Unijuí - campus Santa Rosa, realizou, nesta terça-feira, 15 de outubro, uma atividade de mediação simulada com os estudantes do segundo semestre da graduação. A atividade contou com a participação das mediadoras judiciais que integram o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de Santa Rosa (Cejusc), Rosa Angela Lazzaretti Avozani e Adriana Flores Henchen.
O objetivo, conforme explica a coordenadora do curso, professora Fernanda Serrer, foi de permitir uma imersão dos acadêmicos em uma prática jurídica, que foi a mediação de conflitos. A prática vem ao encontro do tema gerador do Módulo 2 do curso de Direito, que é “Relações Negociais, Jurisdição e Formas Alternativas de Solução de Conflitos”.
Conforme explica a professora, a oportunidade de receber profissionais para realizar a mediação simulada é de extrema importância, pois aproxima os estudantes da prática real. “Esta imersão na prática jurídica, em especial na mediação de conflitos, permite um maior aprendizado, experiência e vivências, as quais são importantes na realização desse tipo de atividade”, comenta.
Estudantes do curso de Direito da Unijuí participaram, nesta semana, de uma aula aberta entre universidades. Promovida pela Universidad Gastón Dachary, da Argentina, a aula aberta teve o objetivo de promover a internacionalização dos estudantes e professores participantes.
O curso de Direito participou de forma remota, com turmas dos três campi de atuação do curso: Santa Rosa, Três Passos e Ijuí. A coordenadora do curso de Direito dos campi de Santa Rosa e Três Passos, professora Fernanda Serrer, explica que a atividade contou com a apresentação de trabalhos de acadêmicos e professores das instituições participantes, com foco no tema “Sociedad y Derecho Empresarial: Compliance - Mediación y Arbitraje”.
O campus Três Passos da Unijuí recebeu, nesta quinta-feira, 3 de outubro, a Maratona Jurídica. Promovida pelo curso de Direito da Universidade, a atividade envolveu estudantes de cinco escolas de Ensino Médio de Três Passos e da região, e teve como objetivo promover uma espécie de imersão para os alunos, que puderam conhecer as práticas jurídicas e suas diversas modalidades de atuação.
Ao todo, participaram em torno de 25 estudantes das escolas José de Anchieta, de Bom Progresso, Instituto Fagundes Varela, de Miraguaí, Colégio Ipiranga, Instituto Érico Veríssimo e Águia de Haia, de Três Passos. Também estiveram presentes professores do curso de Direito, egressos e estudantes da graduação.
Entre as atividades, no turno da manhã, foram realizadas três oficinas de simulação com os estudantes. A primeira delas consistiu em uma simulação de audiência trabalhista, onde foi apresentado um caso envolvendo a discussão e acerto entre as partes envolvidas. Em seguida foi feita a simulação de uma sessão de mediação civil, com abordagem a um caso de conflito entre vizinhos. A terceira oficina foi a simulação de um tribunal do júri, onde os alunos das escolas puderam ser jurados de um crime fictício.
Já na parte da tarde foi realizada a Maratona. Os estudantes montaram equipes e tinham uma hora para cumprir o desafio de criar estratégias que buscassem enfrentar o problema das fake news e que debatessem a liberdade de expressão, com foco nas redes sociais. O trabalho vencedor foi o feito pelos alunos da escola Águia de Haia, que teve como título “Discurso de ódio causa suicídio”. A equipe recebeu como prêmio um rodízio de pizza.
Os trabalhos foram avaliados por uma banca formada pelas egressas do curso de Direito do campus Três Passos, a advogada Lídia Ritter, que é presidente da Comissão Mulher Advogada da subseção da OAB do município; pela escrivã da Polícia Civil, Bianca Caciamani; e pela assessora da presidência da Câmara de Vereadores, a advogada Carine Jahn.
A coordenadora do curso de Direito no campus Três Passos, professora Fernanda Serrer, destaca que a Maratona Jurídica foi um momento importante para os jovens participantes, pois proporcionou um verdadeiro contato com o curso e com as diversas áreas de atuação.
“Foi um dia bastante intenso, de muitas trocas e aprendizados, onde nossos professores e estudantes da graduação contribuíram para que os estudantes do Ensino Médio pudessem realmente ter uma imersão. Todos estiveram muito conectados durante todo o dia e conseguiram apresentar um resultado muito interessante no curto espaço de tempo que eles tinham para a tarefa”, detalha.
Já o coordenador do campus Três Passos, o professor André Giovani de Castro, ressalta que proporcionar essa imersão para os estudantes é fundamental, pois a Unijuí busca, cada vez mais, a integração com a comunidade local.
“A Maratona Jurídica foi um evento que fez com que a Universidade esteja presente na comunidade e o curso de Direito se insira nas escolas, incentivando a possibilidade de virem ao Ensino Superior, se qualificarem e se inserirem no mercado. Esse evento também é uma condição de possibilidade para que esses alunos realizem os seus sonhos. Nós como Universidade comunitária e regional temos o compromisso de estarmos próximos da comunidade e esse evento foi importante para estreitar esses vínculos e incentivar a formação desses estudantes”, salienta o professor.
Ao final da atividade, os estudantes ainda puderam fazer uma visita guiada e conhecer o Balcão do Consumidor e o Escritório Modelo, com os trabalhos realizados pelos dois setores, voltados à comunidade.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.