O curso de Direito da Unijuí - Campus Ijuí abriu oficialmente as atividades acadêmicas de 2025 com sua aula inaugural, realizada na noite desta segunda-feira, 31 de março, no Salão de Atos da Universidade. O evento, que reuniu professores e alunos, foi promovido em parceria com o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito e o Centro Acadêmico do Curso de Direito (Cadi).
Com o objetivo de dar as boas-vindas aos estudantes, calouros e veteranos, a aula inaugural também teve a intenção de promover reflexões e debates sobre questões jurídicas contemporâneas. "Este momento simbólico não marca apenas o início das atividades letivas, mas também busca fomentar discussões importantes, como a necessária interface entre Direito e Tecnologia", destacou a coordenadora do curso, professora Francieli Formentini.
O evento teve como tema "Os danos das redes sociais sob o olhar criminológico: violências contra a democracia", que foi explorado por Felipe de Veiga Dias, pós-doutor em Ciências Criminais pela PUC/RS e doutor em Direito pela Unisc, com período de doutorado sanduíche na Universidad de Sevilla, na Espanha. A mediação foi conduzida pelo professor Maiquel Ângelo Wermuth, coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) da Unijuí.
Será realizada na próxima segunda-feira, 31 de março, a aula inaugural do curso de Direito da Unijuí - Campus Ijuí. O evento acontecerá no Salão de Atos, a partir das 19h30.
Estudantes e professores vão acompanhar um debate sobre “Os danos das redes sociais sob o olhar criminológico: violências contra a democracia”, tema que será trabalhado por Felipe de Veiga Dias. O convidado é pós-doutor em Ciências Criminais pela PUC/RS e doutor em Direito pela Unisc, com período de doutorado sanduíche na Universidad de Sevilla, na Espanha.
A mediação do evento estará a cargo do coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) da Unijuí, professor Maiquel Ângelo Wermuth.
O curso de Direito - campus Santa Rosa firmou uma parceria com a Câmara de Vereadores do município. Em encontro realizado nesta quarta-feira, 26 de março, no plenário do Legislativo entre os parlamentares, a coordenadora do curso, professora Fernanda Serrer, e a professora do módulo 1, Milena Cereser da Rosa, foi feito o alinhamento e como deve ser realizado o trabalho.
A parceria consiste na execução dos trabalhos do Projeto Integrador do 1º Módulo, que tem como tema “Estado, Sociedade e Constituição”, no qual três grupos farão a revisão da lei do Código de Posturas do Município. “Eles analisarão e farão um parecer jurídico que deve ser entregue ao fim do semestre”, explica a professora Fernanda.
Nesta quinta-feira, 20 de março, acontecerá a Aula Inaugural do curso de Direito do campus Três Passos. O evento será às 19h30, na sala 106, e contará com duas palestras.
O tema “Pena no Sistema de (In)Justiça Criminal?” será abordado por Roberta Duboc Pedrinha, advogada, pós-doutora em Criminologia e Direito Penal pela UERJ e professora adjunta na UFF.
Já Fernando Antônio Sodré de Oliveira, atual chefe da Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul, doutor e pós-doutorando pela Unijuí, abordará a temática “O Plano Pena Justa e o Enfrentamento ao Racismo Estrutural no Sistema Carcerário Brasileiro”.
A mediação será feita por André Giovani de Castro.
Estudantes do terceiro semestre do curso de Direito dos campi de Ijuí, Três Passos e Santa Rosa participaram, nesta semana, de diversos painéis sobre a “Atuação das Instituições que integram o Sistema de Justiça Criminal”.
A atividade, que visa trabalhar as competências do módulo 3 - Crime, Sociedade e Poder Punitivo, reuniu autoridades policiais, juízes, advogados e representantes do sistema carcerário e da segurança pública.
Em Três Passos, participaram o tenente da Brigada Militar, Ébio Bastos; o delegado da Policia Civil, Marion Volino; a promotora de Justiça de Tenente Portela, Milena Oliveira; o defensor público de Três Passos, Anderson Röder; o advogado Luiz Gustavo Sarmento; a juíza de Campo Novo, Luciana Porath; e o diretor do presídio de Três Passos, Sérgio Franciscon.
Já em Santa Rosa, os convidados foram a comandante do 4º BPAF a tenente-coronel Vanessa Peripolli; a delegada da Delegacia da Mulher, Josiane Froehlich; promotor de Justiça da comarca de Santa Rosa, Leandro Capaverde Pereira; o defensor público Leonardo Bagatini; a advogada criminalista Valentine Carpenedo; e a diretora do Presídio Estadual de Santa Rosa, Letícia Cella.
Em Ijuí, a atividade teve como convidados o major da Brigada Militar Juliano Cadó Soares; o delegado da Delegacia da Mulher de Ijuí, Amilcar de Souza Neto; o delegado da Draco, Antônio Soares; a promotora Diolinda Hannusch; o defensor público, André Girotto; a advogada criminalista, Petra Fracaro; o juíz da 1ª Vara Criminal de Ijuí, Eduardo Giovelli; a assessora jurídica da Penitenciária Modulada de Ijuí, Patrícia Maders; e o diretor do Instituto Penal de Ijuí, Diego Zimmermann.
A egressa do curso de Direito da Unijuí - campus Três Passos, Brenda Rachel Lopes, foi empossada como procuradora do Estado do Rio Grande do Norte. A solenidade de posse ocorreu em 19 de fevereiro deste ano, em Natal, capital do Estado, com a presença da governadora Fátima Bezerra.
A egressa, que residia em Sede Nova, conquistou a vaga após ser aprovada em concurso público promovido em 2024 pela Procuradoria Geral do Estado. Ao todo, o concurso contou com 4.570 inscritos concorrendo a 19 vagas. Ela formou-se em Direito em 2021 e, após a formação, fez pós-graduação em Direito Administrativo e Gestão Pública e Processo Civil.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.