O curso de Direito - campus Três Passos realizou uma audiência pública simulada da Corte Interamericana de Direitos Humanos. A atividade foi promovida com a participação de estudantes do 3º Ano do Ensino Médio do Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo, de Três Passos, e faz parte dos resultados dos trabalhos realizados durante o semestre na disciplina de Projeto Integrador: Direitos Humanos e Fundamentais no Mundo Globalizado.
O objetivo da audiência simulada foi apresentar o Sistema Interamericano de Direitos Humanos, do qual fazem parte a Comissão e a Corte Interamericana de Direitos Humanos, enquanto mecanismo internacional de proteção dos direitos humanos, e compartilhar os trabalhos desenvolvidos em sala de aula pelos acadêmicos, a fim de sensibilizar sobre a importância, o papel e a presença dos direitos humanos na realidade da comunidade.
Além da audiência, também foram produzidos pareceres jurídicos e trabalhados, durante o semestre, casos reais em tramitação junto à Corte Interamericana de Direitos Humanos contra o Brasil.
Com o objetivo de desenvolver competências argumentativas e de comunicação a partir de assuntos atuais com a orientação de professores e estudantes do curso de Graduação, o curso de Direito - campus Três Passos, a partir do Centro Acadêmico de Direito (CADi) promoveu, nesta quarta-feira, 11 de dezembro, o evento Clube de Debate: Vozes do Amanhã.
A atividade, que contou com a participação de estudantes do ensino médio e do ensino superior, foi conduzida pelo coordenador do campus, professor André Giovane de Castro, e teve a iniciativa de introduzir os membros na atividade, apresentando a proposta, expondo técnicas e compartilhando ideias sobre debate.
Segundo o presidente do CADi, o acadêmico Abílio de Mello Fernandes, a intenção foi oferecer um ambiente de interlocução entre os estudantes da Universidade e os alunos da educação básica. “Conseguimos discutir temas atuais, complexos e polêmicos relacionados ao Direito e à sociedade. Por isso, um cronograma de encontros será construído a partir do primeiro semestre de 2025 para darmos prosseguimento às atividades”, destaca.
O primeiro encontro contou com a presença também da coordenadora do curso de Direito, a professora Fernanda Serrer, e da professora Yana Voos. Segundo destacaram, trata-se de um movimento importante do CADi para aprofundar os conhecimentos produzidos na Instituição e fortalecer o relacionamento com a comunidade escolar, além de evidenciar o comprometimento dos graduandos com a sua própria formação com o desenvolvimento de uma série de competências.
O curso de Direito - campus Três Passos realiza, na próxima quarta-feira, 11 de dezembro, o evento Clube de Debate: Vozes do Amanhã. A atividade é voltada a estudantes do Ensino Médio, com o objetivo de desenvolver competências argumentativas e de comunicação a partir de assuntos atuais com a orientação de professores e estudantes do curso de Graduação.
A atividade acontecerá no campus da Universidade em Três Passos, a partir das 19h. Os interessados podem inscrever-se gratuitamente até esta quinta-feira, 5 de dezembro, pelo link bit.ly/VozesDoAmanha.
O curso de Direito da Unijuí - campus Santa Rosa, promoveu na última semana, a partir da turma de Prática Jurídica Penal, uma simulação de um julgamento pelo Tribunal do Júri com os alunos da Escola Estadual de Ensino Médio Pedro Meinerz. A atividade foi coordenada pelo professor da disciplina, Thiago Silva, e teve o objetivo de ser uma ação imersiva para os estudantes da escola sobre a prática jurídica.
O júri simulado foi composto pelos estudantes do curso, que participaram como réu, juiz, vítima, advogados e promotores de Justiça, e pelos alunos da escola, que formaram o corpo de jurados do caso exposto, o qual era baseado em um caso de crime verdadeiro, adaptado com nomes e locais fictícios dos envolvidos.
O júri simulado abordou um homicídio qualificado por motivo fútil em que o réu foi acusado de matar a tiros a vítima, o qual mantinha uma relação extraconjugal com a esposa do réu. A Acusação foi realizada pelas promotoras de justiça, as estudantes Fabiane Finger e Giulia Andolhe, que pleiteou pela condenação do réu, postulando que a razão do crime foi por ciúmes da traição da vítima com sua esposa.
A Defesa, feita pelos advogados, os estudantes Felipe dos Santos e Matheus Schmitt, trouxe a tese defensiva da legítima defesa. O Conselho de Sentença, formado pelos alunos da escola, decidiu condenar o réu. A juíza do caso foi a estudante Alessandra Mainardi.
O curso de Direito da Unijuí promoveu, nesta sexta-feira, a Maratona Jurídica no campus Ijuí. A atividade teve como objetivo promover uma imersão para estudantes de escolas de Ensino Médio do município e da região, que puderam conhecer mais sobre as práticas jurídicas praticadas e repassadas no decorrer do curso e as diversas modalidades de atuação na área do Direito.
Durante o evento, foram realizadas oficinas de júri simulado, que abordou um caso de homicídio fictício no qual os participantes determinavam ou não a condenação do réu. Em seguida, também ocorreu uma audiência simulada. Os professores do curso também fizeram uma apresentação aos estudantes das escolas e conduziram uma visita aos espaços onde acontecem as aulas e as atividades práticas da formação.
“Momento importante para falarmos do curso, apresentar atividades que fazemos e fazer com que os estudantes possam conhecer e ir se preparando, caso optem por estudar conosco”, destaca a coordenadora do curso de Direito no campus Ijuí, professora Francieli Formentini.
Os estudantes participantes, ao fim da atividade, receberam um certificado e mais um vale hambúrguer pela participação e dedicação na Maratona Jurídica.
O curso de Direito da Unijuí promoveu uma oficina de atualização e cadastramento no site gov.br para os imigrantes de outros países que residem em Santa Rosa. A atividade foi realizada a partir da disciplina de Projeto Integrador: Direitos Humanos e Fundamentais no Mundo Globalizado, ministrada pela professora Gabrielle Scola Dutra.
Durante a oficina, foi feita a distribuição de material informativo com o objetivo de conscientizar e informar os imigrantes sobre a importância do sistema do governo federal para o acesso aos serviços públicos. A oficina foi, segundo a professora, uma solução prática e eficiente para contribuir com a população na efetivação dos direitos humanos fundamentais e promover a inclusão social na comunidade local.
“O cadastramento e a regularização no sistema gov.br facilita o acesso aos serviços públicos e contribui para a proteção e respeito aos direitos humanos fundamentais dos imigrantes, fortalecendo sua integração no contexto local e garantindo maior equidade no atendimento às suas necessidades básicas”, destaca Gabrielle, que reforça que para os acadêmicos a atividade contribuiu no processo de ensino-aprendizagem, unindo a teoria vista em sala de aula, com a prática.
“Ao longo do semestre, os acadêmicos da disciplina desenvolveram essa proposta de intervenção social na comunidade que busca a solução para desafios reais existentes no contexto local, incorporando o tema gerador do módulo aliado à questão migratória, que desencadeia as competências a serem desenvolvidas e os conhecimentos a serem apreendidos pelos estudantes ao longo do semestre”, completa a docente.
A atividade contou com o apoio do projeto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul - Fapergs, “Saúde e Gênero: limites e possibilidades de mediação sanitária enquanto mecanismo de efetivação do direito humano à saúde para mulheres migrantes no Estado do Rio Grande do Sul”. O demandante foi o Rotary Club Terra da Soja que também contribuiu com o desenvolvimento das atividades ao longo do semestre, tendo como mentora a mestranda Cláudia Marília França Lima Marques, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito - PPGD.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.