O curso de Design Digital da Unijuí busca formar profissionais capazes de atuar em áreas como web design, animação e design de interação. Com duração de dois anos, o curso, que é tecnólogo, é organizado em módulos e as disciplinas são ofertadas considerando esta modularidade e a relação entre os conteúdos abordados. A formação é ofertada no campus de Ijuí, no turno da noite e está com inscrições abertas no Vestibular de Inverno, até o dia 29 de julho. As inscrições podem ser feitas no site unijui.edu.br/vestibular.
“No curso de Design Digital o estudante vai trabalhar e aprender conteúdos para atuar com redes sociais, que hoje sabemos que é uma necessidade do mercado. O design é uma área extremamente versátil, que se encaixa na área de comunicação, na área gráfica, na área de comunicação visual com marcas, jogos e animações, então dá uma gama de possibilidades para o profissional”, destaca a professora do curso, Simone Lehnhart Vargas.
De acordo com a professora Bárbara Gündel, o curso é pensado para trazer tudo que há de novo no mercado e fazer com que os estudantes consigam se inserir nessa nova realidade. “Hoje, as agências precisam cada vez mais de profissionais capazes e diferenciados, que sejam profissionais em suas áreas. Com o tecnólogo buscamos uma formação mais rápida, e entendemos que os estudantes busquem algo neste sentido, e assim alimentamos o mercado com profissionais qualificados”, ressalta.
A coordenadora do curso de Design Digital, professora Diane Meri Weiller Johann, ressalta que a Unijuí tem uma estrutura completa para a formação dos estudantes na área. “O curso de Design tem 24 anos, e a gente vem melhorando as estruturas sabendo o que é necessário realmente para o designer. E essa estrutura está disponível para todos esses estudantes”, detalha.
A professora Diane comenta que a área tem se tornado cada vez mais versátil, com opções de fazer atendimentos e atuar até em home-office. “Nosso estudante pode ingressar no mercado ainda durante a formação, uma vez que existem uma infinidade de estágios que possibilitam a atuação antes mesmo do fim da graduação. Isso é muito bom para o nosso estudante”, relata.
Ficou interessado e quer saber mais sobre o curso? Acesse o site da Unijuí e saiba mais sobre atuação, detalhes sobre o curso, laboratórios e como a formação prepara o estudante para o mercado.
O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) está com uma programação especial em comemoração à Semana Nacional dos Museus. Diversas atrações estão sendo promovidas e projetos colocados em prática. Um dos projetos teve início nesta quarta-feira, 15 de maio, foi o “Você se conecta com a nossa história”, o qual apresenta o acervo disposto à comunidade de uma forma inovadora, a partir do uso da realidade aumentada.
A proposta consiste na visualização de peças expostas no Museu em três dimensões, a partir da leitura de um QR Code, que leva até um filtro manipulável no Instagram. Conforme explica o assistente do Madp, Fabrício de Souza, o projeto faz parte de uma série de ações que vêm sendo implementadas, as quais buscam conversar com a virtualidade e se adequar aos novos tempos, impulsionando, assim, o uso de novas tecnologias que incentivam a interação com o patrimônio cultural de maneiras criativas e significativas.
“Deve-se considerar que cada instituição é única, tem suas limitações e suas finalidades, porém observa-se que Museu também é local de futuro e a atualização permanente dessas instituições se faz necessária. Ao mesmo tempo, existem desafios para romper discursos comuns que subjugam estes espaços como ultrapassados e que se centram unicamente no objeto, ignorando toda a história, sua materialidade e imaterialidade, sua carga simbólica e de comunicação que os artefatos carregam”, ressalta Fabrício.
A produção do projeto de realidade aumentada foi feita pelo estudante do curso de Design Digital, Diego Azambuja, que comenta que tudo foi pensado no início deste ano, a partir da ideia de mostrar os objetos expostos no Madp e possibilitar que a comunidade possa conhecer e visualizá-los de uma maneira diferente. “A ideia é que todos possam ver como são esses materiais, possam visualizar em outros espaços e, a partir disso, atrair mais visitantes e pessoas para o Museu”, detalha.
Na noite de quarta-feira, os primeiros a conhecerem o projeto e interagirem com as peças de forma virtual foram os estudantes do curso de Design Digital, sob coordenação da professor Diane Johann, na disciplina de História da Arte e do Design. Além de aprenderem um pouco mais sobre a história local, os acadêmicos visualizaram como era feito o trabalho de Design no passado e tiveram uma visita guiada para ver como era a implementação de marcas e propostas gráficas ao longo do tempo.
Segundo a professora Diane, aproximar o Museu da sala de aula é importante para que os acadêmicos tenham um contato e saibam da importância do espaço, do propósito e da história. “A iniciativa busca fazer com que eles conheçam a parte gráfica que existia em Ijuí e na região. Todo material que há no Museu é muito importante para eles refletirem como será a partir de agora”, salienta.
A docente destaca que ao verificar os conteúdos, os estudantes possam compreender e como propor produtos que possam comunicar de forma digital e alcançar o público em uma era onde a internet tem acesso rápido e em qualquer local. “Penso que isso também vem de encontro com o que o Museu está fazendo e que terá de fazer para também estar no digital, como expor e se adaptar a essa nova realidade”, completa.
Na busca por formar profissionais capazes de atuar em áreas como web design, animação e design de interação, o curso de Design Digital da Unijuí qualifica os estudantes, desde o início do curso, em uma área que vem crescendo ao longo do tempo.
Com duração de dois anos, o curso, que é tecnólogo, foi recentemente lançado pela Universidade. Sendo de nível superior, ele é organizado em módulos e as disciplinas são ofertadas considerando esta modularidade e a relação entre os conteúdos abordados. A formação é ofertada no campus de Ijuí, no turno da noite e está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo até o dia 19 de fevereiro. As inscrições podem ser feitas no site unijui.edu.br/vestibular.
A graduação conta com diferenciais que incluem a formação por competências, onde o estudante trabalha em projetos que envolvem situações reais. Além disso, a formação possui um corpo docente com experiência na realização de Projetos Integradores e no desenvolvimento de estudos de caso com parceiros da comunidade, o que prepara os acadêmicos para o mercado de trabalho.
Conforme explica a professora de Design Digital, Diane Meri Weiller Johann, o curso dá experiência em uma área nova, onde o estudante vai aprender sobre redes sociais, experiências visuais (UX Design), Design de Interface (UE Design) e terá conhecimentos para desenvolver jogos digitais. “Os estudantes que ingressarem no curso de Design Digital têm a sua disposição uma boa infraestrutura para adquirirem experiência nas aulas práticas. Nesses laboratórios, os acadêmicos vão passar por situações reais e quando se formarem, vão estar bem preparados para o que o mercado de trabalho”, destaca.
A professora ressalta que um dos diferenciais encontrados nesta nova área é a possibilidade de atuação em home office, no qual os estudantes podem atuar desde o período de estágio ou depois de concluída a formação, em qualquer ambiente.
O curso de Design na Unijuí se reinventou para 2024. A partir do primeiro semestre do próximo ano, o curso se divide em três tecnólogos: Design de Ambientes, Design Gráfico e Design Digital; cada uma das ofertas com dois anos de duração.
Para os que optarem pelo curso de Design de Ambientes, a formação será voltada para formar profissionais capacitados para atuar no projeto de móveis e ambientes, internos e externos, como planejador, executor e/ou gestor, considerando seus aspectos funcionais, estéticos, ecológicos, ergonômicos, econômicos, sociais e culturais.
Já o curso de Design Gráfico é voltado tanto para o planejamento e projeto quanto para o desenvolvimento de produtos gráficos, como identidade visual, projeto de embalagem, design editorial, projeto de sinalização e soluções digitais, como web design e design de interação, entre outras, podendo projetar para funcionalidade e experiência do usuário, desenvolver soluções gráficas interativas e eficazes.
O curso de Design Digital capacita profissionais para atuar em diversas áreas, como web design, animação, design de interação, entre outras, podendo projetar para funcionalidade e experiência usual, desenvolver interfaces digitais interativas e eficazes, bem como na área de jogos digitais.
Os cursos são organizados em módulos e as disciplinas são ofertadas considerando essa modularidade e a relação entre os conteúdos abordados, bem como a sua articulação nos Projetos Integradores. A matrícula em blocos oportuniza que o estudante integre efetivamente seu percurso formativo no tempo previsto e tenha maior tranquilidade na matrícula, acessando sua pré-matrícula no portal e confirmando. O estudante realizará imersão profissional, bem como estágios curriculares, vivenciando o ambiente de trabalho e a aplicação das habilidades e competências desenvolvidas em situações práticas reais, que poderão acontecer de forma presencial ou home office, em qualquer local do mundo.
As inscrições para o Vestibular Verão 2024 estão abertas. Interessados nos cursos de Design de Ambientes, Design Gráfico e Design Digital podem realizar a inscrição até o dia 20 de novembro, pelo site www.unijui.edu.br/vestibular. Para quem optar pela seleção presencial, a prova, que é composta por uma redação, acontece no domingo, dia 26 de novembro, em um dos quatro campi da Universidade. Já para quem optar pela prova online, poderá realizá-la no site do vestibular Unijuí, de 24 a 26 de novembro.
A Unijuí abriu nesta terça-feira, 10 de dezembro, o prazo para interessados concorrerem a bolsas de estudos para o curso de Matemática da Unijuí, via Programa Professor do Amanhã. A seleção complementar oferece quatro vagas que contam com bolsas de estudos para o curso de Matemática, onde além de realizar a graduação de forma gratuita, o acadêmico receberá como benefício adicional uma bolsa mensal de R$ 800.
Conforme o edital, o número de repasses das bolsas remanescentes, considera a utilização dos estudantes que cancelaram o curso. Ou seja, há vagas com: 47, 45, 41 e 40 repasses.
Para concorrer, o candidato deve ter cursado o Ensino Médio em escola da rede pública, ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, além de ter participado do Enem e obtido no mínimo 400 pontos. Também podem participar professores da rede pública estadual, sem diploma de graduação, que tenham pelo menos três anos de exercício da profissão. Eles também devem ter participado do Enem e obtido no mínimo 400 pontos nas provas.
As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de janeiro no site www.unijui.edu.br/professor-do-amanha. Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail vestibular@unijui.edu.br, telefone 0800 646 7100 ou (55) 3332 0557 e WhatsApp (55) 3332-0200.
Quer cursar licenciatura em Matemática, mas perdeu o prazo para participar do Programa Professor do Amanhã? Calma que você tem uma nova chance: nesta segunda-feira, 8 de abril, a Unijuí lançou o processo seletivo complementar do programa, com a oferta de uma vaga para o curso de Matemática.
Assim como para os demais estudantes já aprovados, o aluno selecionado receberá uma bolsa mensal de permanência, no valor de R$ 800,00, e a isenção das mensalidades.
Para concorrer à vaga, o candidato deve ter cursado o Ensino Médio em escola da rede pública, ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, além de ter participado do Enem e obtido no mínimo 400 pontos. Também podem participar professores da rede pública estadual, sem diploma de graduação, que tenham pelo menos três anos de exercício da profissão. Eles também devem ter participado do Enem e obtido no mínimo 400 pontos nas provas.
Interessados em ingressar no curso de Matemática, por meio do Programa Professor do Amanhã, podem se inscrever neste link, até a sexta-feira, dia 12 de abril. O resultado da seleção será divulgado no dia 15 de abril.
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