A egressa do curso de Nutrição da Unijuí, Suzana Aparecida dos Santos, buscou apresentar em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) uma proposta para o desenvolvimento de uma plataforma online de comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar na região de Ijuí.
O trabalho recebeu o título de “Pesquisa de Mercado para Desenvolvimento de uma Plataforma Online de Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar na Região Intermediária de Ijuí/RS”. O tema foi escolhido devido ao desenvolvimento de um projeto empreendedor feito na disciplina de Gestão em Organizações de Alimentos e Nutrição.
A proposta, conforme explica Suzana, foi de criar um projeto de impacto social, com ênfase no desenvolvimento sustentável. “A partir desse contexto surgiu a ideia da criação de uma plataforma digital especializada no comércio de produtos provenientes da agricultura familiar local, incentivando um circuito alimentar curto de produção e consumo, além do fortalecimento e permanência da agricultura familiar na região”, destaca.
Suzana comenta que foi necessária a realização de uma pesquisa de mercado, a qual tinha o objetivo de analisar a viabilidade de uma plataforma online para comercializar esses produtos, bem como identificar tendências do mercado. Para a construção do TCC, a recém graduada usou pesquisas bibliográficas que apresentavam exemplos de empreendimentos semelhantes na área do E-commerce agrícola.
Também foi desenvolvida pesquisa de campo, contando com ferramentas online para a sua aplicação e quantificação, que teve como participantes os estudantes dos cursos de Nutrição, Agronomia e Medicina Veterinária da Unijuí. “Este público específico foi escolhido como parcela representativa da pesquisa de mercado, pois são áreas de trabalho ligadas à produção de alimentos e relacionados ao meio rural local”, explica.
Segundo ela, o processo de produção foi desafiador, devido ao prazo para se obter, analisar e sintetizar os dados, além de precisar adequar o método de pesquisa utilizado. “Apesar dos contratempos, foi muito gratificante poder construir esse projeto abordando um tema tão importante para o desenvolvimento local.”
Como resultados, foi constatado que 84,2% dos participantes adquirem produtos da agricultura local. Destes, 61,8% conhecem e comercializam diretamente com produtores rurais, o que evidenciou a relação entre agricultores e consumidores através dos mercados de proximidades, que já está muito bem consolidada. Outros 47% responderam que utilizariam uma plataforma digital para adquirir produtos da agricultura familiar, porém, a dificuldade de inclusão da produção dos pequenos agricultores ao comércio formal ainda é um desafio a ser superado.
A egressa salienta que agora pretende atuar próxima à área de gestão e empreendedorismo, buscando fazer uma especialização. “O curso de Nutrição me propiciou inúmeras vivências e possibilidades em diversas áreas de atuação como a clínica hospitalar, saúde coletiva e docência, que conquistaram meu coração, mas neste momento pretendo me especializar na gestão e empreendedorismo, no qual estou mais próxima”, finaliza.
Acadêmicos do curso de Nutrição da Unijuí, a partir da disciplina de Projeto Integrador: Ciências e Tecnologia de Alimentos, fizeram a apresentação de produtos autorais desenvolvidos, nessa quarta-feira, 26 de junho. Os produtos foram pensados a partir do desafio lançado pela empresa Cisbra Agroindustrial, que propôs o desenvolvimento dos estudantes a partir de ingredientes como painço, casca de soja, farinha de linhaça, entre outros.
As apresentações foram feitas em formato de pitch, onde os acadêmicos defenderam suas propostas a uma banca avaliadora. “Os grupos fizeram pesquisas para pensar produtos alimentícios que pudessem ser utilizados pela indústria no futuro e que pudessem ser feitos com baixo custo. Também fizeram análises sensoriais e de intenção de compra, com a proposta de verificar se os produtos seriam aceitos ou não pelos consumidores”, explica a professora da disciplina, Eilamaria Vieira.
A atividade contou com o apoio da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec) que proporcionou ensinamentos para os estudantes sobre tecnologias na áreas de inovação e de desenvolvimento de produtos. “Foi um desafio importante para os estudantes pois trabalharam a partir de todos os componentes curriculares do módulo cinco do curso, desde a ciência e tecnologia de alimentos, à análise de diversos fatores. Foi uma costura muito interessante construída”, ressalta a docente.
Conforme a gerente comercial da Cisbra, Débora Schmidt, o projeto proposto foi inovador em muitos aspectos, em especial, pois a proposta foi de desenvolver novidades a partir de ideias dos estudantes. Foram feitas mentorias e indicados produtos que ainda não se tinha uma ideia se seriam aplicados ou não, que não se sabia se haveria demanda e que se buscava incentivo para a industrialização.
O responsável pelo Marketing da empresa, Thiago Ferrazza, complementa afirmando que é importante que haja essa aproximação entre a Cisbra e a Unijuí. “É muito bacana investir na questão social e trazer para os estudantes a prática de se trabalhar em uma indústria, incentivando-os a trazer novos produtos. Todos ficamos felizes de dar essas oportunidades.”
Ao todo, cinco trabalhos foram apresentados, que envolveram receitas com a utilização de granola, painço, farinha de girassol, farinha de linhaça desengordurada e casca de soja. O primeiro lugar ficou com o grupo que produziu um alimento à base de painço, o que segundo os representantes da empresa, é uma inovação que deverá ser adaptada para a utilização em larga escala na agroindústria. Todos os cinco grupos receberam premiação em valores da empresa para incentivo.
Na quarta-feira, dia 24 de abril, estudantes do curso de Nutrição da Unijuí, integrantes do Estágio em Saúde Coletiva, realizaram uma atividade de Educação Alimentar com os pacientes estomizados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A disciplina é coordenada pelas professoras Franciéli Aline Conte e Maristela Busnello.
Conforme explica a professora Franciéli, a atividade buscou abordar os cuidados com a alimentação nas diferentes estomias - estomias jejunais e estomias na porção do íleo e cólon. Os acadêmicos realizaram um momento de conversa com os pacientes, mencionando os principais pontos de cada uma das porções onde se localizam as estomas, os principais nutrientes que são absorvidos e os cuidados gerais da alimentação, que incluem a mastigação adequada, o cuidado com os alimentos fermentados e flatulentos, o consumo adequado de fibras, entre outros pontos.
“O Estágio em Saúde Coletiva estimula e possibilita o início das primeiras práticas de Nutrição na saúde pública. Muitos dos estudantes, no futuro, atuarão nestes espaços de saúde coletiva, perpassando, entre outros espaços, o SUS, que engloba a prática clínica e o desenvolvimento de ações educativas com grupos e coletividades. Enquanto a sala de aula prepara os alunos para a prática nos estágios, é por meio dos estágios que os estudantes concretizam a teoria e a prática”, reforçou a professora Franciéli.
Na noite desta quarta-feira, 24 de abril, o curso de Nutrição da Unijuí promoveu a sua aula inaugural com o tema “Nutrir, colher e inspirar”. O evento foi realizado junto ao auditório do Espaço + Inovação da Unijuí.
Os estudantes puderam conhecer a trajetória de cinco nutricionistas, que compartilharam desafios, primeiros passos na profissão, expectativa quanto à área de Nutrição e por quais qualificações já passaram. Os convidados foram Cristiane Reips, Isabel Villa Real, Kelvin Hass, Daiara de David e Raquel Dal Ri.
Em sua fala, a coordenadora do curso de Nutrição, professora Karina Ribeiro Rios, destacou o quão motivador foi rever os profissionais que, até pouco tempo, estavam em formação. “É muito bom vê-los se descobrindo, se redescobrindo e se inspirando naqueles que vocês acolhem, que nutrem vocês com suas histórias. Não foi à toa que escolhemos estes cinco profissionais para compartilharem suas histórias”, destacou a professora.
O evento foi organizado pelo curso de Nutrição em parceria com o Centro Acadêmico.
Nesta quarta-feira, 24 de abril, o curso de Nutrição da Unijuí vai promover sua aula inaugural com o tema “Nutrir, colher e inspirar”. O evento terá início às 19h15, junto ao auditório do Espaço + Inovação.
Após a abertura oficial, os estudantes vão acompanhar palestras com os nutricionistas Cristiane Reips, às 19h30; Isabel Villa Real, às 19h50; Kelvin Hass, às 20h10; Daiara de David, às 20h30; e Raquel Dal Ri, às 20h50. Para fechar, haverá um coffee break interativo, às 21h10.
A recém graduada do curso de Nutrição da Unijuí, Gisele Penteado Nunes, abordou em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a importância de o estudante de Nutrição se inserir e ter em seu currículo a participação em projetos de extensão junto a comunidade. O TCC recebeu o título de “Inserção da Extensão Universitária na Formação do Nutricionista”.
O tema, de acordo com ela, foi escolhido de acordo com a experiência vivenciada durante a sua formação no projeto de extensão Educação em Saúde, que possibilitou amplo conhecimento e a curiosidade sobre o que vem sendo realizado pelo projeto de extensão. O projeto busca desenvolver ações de educação em saúde que englobam a prevenção a doenças, tratamento e reabilitação de pacientes.
Conforme explica, o seu TCC foi feito a partir das atividades realizadas durante o projeto. Ele foi construído a partir de referências bibliográficas para discutir as atividades desenvolvidas na sua atuação e como se dá a importância das curricularização da extensão no contexto acadêmico.
“Todo o processo de produção envolveu compilar e relatar todas as atividades que foram desenvolvidas, levando em consideração a educação alimentar e nutricional. Todos os resultados obtidos evidenciaram a importância que a extensão tem para as comunidades locais e a diferença que estes projetos fazem, podendo promover a saúde para a população em geral”, destaca Gisele.
Agora egressa, Gisele pretende atuar de forma autônoma no atendimento ao público com atividades nutricionais.
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