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Destaques do Comunic@

Já estão abertas as inscrições para o IV Seminário “Políticas Públicas de Acesso à Justiça e Direitos Humanos: interlocuções necessárias sobre diversidade, inclusão e trabalho a partir da Agenda 2030”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) da Unijuí, a partir do grupo de pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos e do Núcleo de Educação e Informação em Direitos Humanos (NEIDH), com apoio da RedeFem e Fapergs. O evento será realizado nos dias 16 e 17 de maio, de forma híbrida, com encontros presenciais no 2º andar do Centro de Eventos da Universidade. O seminário surge da importância e da necessidade de se debater sobre os desafios, entraves e perspectivas sobre o acesso à justiça e às políticas públicas de concretização dos direitos humanos das pessoas com deficiência, mulheres e mulheres negras, prospectando um olhar para a diversidade, inclusão e trabalho, com base na Agenda 2030. O evento terá sua abertura às 13h45 do dia 16, com o painel “Desafios na efetividade da Agenda 2030”, com palestra sobre os “Neurodireitos: transversalidades entre gênero e afetos na percepção da capacidade sexual e afetiva das pessoas com deficiência”, a cargo da doutora Carolina Valença Ferraz, da UNICAP - Recife. Às 14h30, ocorrerá um segundo painel sobre os “Desafios na efetividade da Agenda 2030”, com a doutora Fernanda da Silva Lima (UNESC). A partir das 15h30, três palestras serão realizadas dentro do painel “Direitos Humanos, diversidade e transformações no mundo do trabalho”. A primeira será sobre “Direitos Humanos e Reforma Laboral na Argentina e enfoques críticos tutelares nas relações laborais”, a cargo do doutor Mario Luis Gambacorta (UNLZ E UBA da Argentina); a segunda ocorrerá a partir do tema “A violência doméstica e familiar contra a mulher e seus impactos no mercado de trabalho”, que será conduzida pela palestrante Tereza Germano Lopes de Azevedo; e a terceira será sobre “Trabalho, cuidado e gênero: intersecções”, a cargo da doutora  Gabriela Maia Rebouças (Universidade Tiradentes Aracaju/ SE e RedeFem). As discussões seguem à noite, a partir do painel “O protagonismo das diversidades nas políticas públicas inclusivas e de acesso à justiça”. A primeira palestra terá como tema “A mulher nos espaços de poder e o enfrentamento da violência doméstica”, a cargo da deputada Nadine Tagliari Farias Anflor; a segunda vai abordar "A importância das ouvidorias das mulheres no combate a violência doméstica”, sob responsabilidade da doutora Tânia Regina Silva Reckziegel (Unijuí); e a terceira vai discutir o


Já estão abertas as inscrições para o IV Seminário “Políticas Públicas de Acesso à Justiça e Direitos Humanos: interlocuções necessárias sobre diversidade, inclusão e trabalho a partir da Agenda 2030”, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) da Unijuí, a partir do grupo de pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos e do Núcleo de Educação e Informação em Direitos Humanos (NEIDH), com apoio da RedeFem e Fapergs. O evento será realizado nos dias 16 e 17 de maio, de forma híbrida, com encontros presenciais no 2º andar do Centro de Eventos da Universidade. O seminário surge da importância e da necessidade de se debater sobre os desafios, entraves e perspectivas sobre o acesso à justiça e às políticas públicas de concretização dos direitos humanos das pessoas com deficiência, mulheres e mulheres negras, prospectando um olhar para a diversidade, inclusão e trabalho, com base na Agenda 2030. O evento terá sua abertura às 13h45 do dia 16, com o painel “Desafios na efetividade da Agenda 2030”, com palestra sobre os “Neurodireitos: transversalidades entre gênero e afetos na percepção da capacidade sexual e afetiva das pessoas com deficiência”, a cargo da doutora Carolina Valença Ferraz, da UNICAP - Recife. Às 14h30, ocorrerá um segundo painel sobre os “Desafios na efetividade da Agenda 2030”, com a doutora Fernanda da Silva Lima (UNESC). A partir das 15h30, três palestras serão realizadas dentro do painel “Direitos Humanos, diversidade e transformações no mundo do trabalho”. A primeira será sobre “Direitos Humanos e Reforma Laboral na Argentina e enfoques críticos tutelares nas relações laborais”, a cargo do doutor Mario Luis Gambacorta (UNLZ E UBA da Argentina); a segunda ocorrerá a partir do tema “A violência doméstica e familiar contra a mulher e seus impactos no mercado de trabalho”, que será conduzida pela palestrante Tereza Germano Lopes de Azevedo; e a terceira será sobre “Trabalho, cuidado e gênero: intersecções”, a cargo da doutora  Gabriela Maia Rebouças (Universidade Tiradentes Aracaju/ SE e RedeFem). As discussões seguem à noite, a partir do painel “O protagonismo das diversidades nas políticas públicas inclusivas e de acesso à justiça”. A primeira palestra terá como tema “A mulher nos espaços de poder e o enfrentamento da violência doméstica”, a cargo da deputada Nadine Tagliari Farias Anflor; a segunda vai abordar "A importância das ouvidorias das mulheres no combate a violência doméstica”, sob responsabilidade da doutora Tânia Regina Silva Reckziegel (Unijuí); e a terceira vai discutir o


Com foco em preparar futuros profissionais para atuar na Educação Infantil, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, o curso de Pedagogia da Unijuí é a formação certa para quem busca ingressar e atuar na área da Educação. O curso, além do presencial, também  é ofertado pela Universidade na modalidade de Ensino a Distância (EaD).  O curso de Pedagogia EaD privilegia diferentes situações de aprendizagem, que inclui atividades práticas, estagiários obrigatórios e voluntários, seminário temático, ciclo de estudos, entre outros. A formação é organizada em 12 trimestres, com três disciplinas ofertadas por trimestre, e busca a capacitação de profissionais capazes de atuarem reflexivamente em relação à educação de crianças, jovens e adultos por meio de estudos que visam a formação pedagógica, humanista e inclusiva.  Os estudantes têm aulas por meio do Moodle, um ambiente virtual de aprendizagem, interativo e com material dinâmico que facilita a aprendizagem. Quanto ao sistema de avaliação, o curso é focado na aprendizagem, de forma diagnóstica, formativa e somativa que, em caso de reprovação, permite a recuperação dos estudos ao longo do próximo trimestre e nova oportunidade avaliativa. Tanto os acadêmicos da modalidade presencial quanto do EaD têm a possibilidade de utilizar espaços de aprendizagem no seu processo de formação para fortalecer a interlocução dos estudantes e professores e com as Escolas da Educação Básica, por meio do Laboratório de Ensino e Aprendizagem (Leap), organizado em dois ambientes: Laboratório de Práticas Pedagógicas e a Brinquedoteca; e Laboratório Virtual. Os estudantes também contam com o Núcleo de Formação de Professores, cujas disciplinas que o estruturam são distribuídas entre os diferentes âmbitos de formação. Mais detalhes e informações sobre matrículas, o curso e outras formações ofertadas na modalidade EaD podem ser acessadas no site da Unijuí.


Na última segunda-feira, 15 de abril, foi aprovado na Câmara Municipal o Projeto de Lei Ordinária (PLO) nº 39/2024, que acrescenta ao calendário do município a Semana de Conscientização sobre os Direitos das Gestantes. Esta passará a ser comemorada anualmente, na semana do dia 15 de agosto, data que marca o Dia da Gestante. A proposta foi encaminhada pelo Poder Executivo a partir de um anteprojeto de lei apresentado pela vereadora Alexandra Lentz, elaborado em conjunto e a partir de um desafio apresentado ao Projeto Integrador “Direitos Humanos e Fundamentais no Mundo Globalizado”, do curso de Direito da Unijuí.  Tendo como coordenadora a professora doutora Joice Graciele Nielsson, o PI foi integrado pelos estudantes Annamel Lüdtke, Arthur Langner, Carolina da Michael, Jéssica Vallau, Júlia Rauber e Luisa da Luz Cardoso. Eles receberam mentoria da mestranda em Direitos Humanos da Unijuí, a médica ginecologista Scheila Carvalho, e iniciaram o trabalho pesquisando acerca da dificuldade de efetivação e desconhecimento acerca dos direitos humanos garantidos às mulheres no período gestacional, parto e puerpério.  Foi neste momento em que o grupo verificou que há uma série de legislações garantindo direitos, que nem sempre são cumpridos, desencadeando uma série de dificuldades às mulheres e até situações de violência. “A ideia da criação de uma semana de conscientização vem justamente no sentido de tentar amplificar o alcance e o conhecimento, tanto por parte da gestante, quanto por parte dos profissionais responsáveis pelo seu atendimento, sobre o que as legislações nacional e internacional já preconizam, buscando, assim, garantir que este período da vida seja vivenciado com o máximo de bem-estar pela gestante e seus familiares”, destacou a professora Joice. O projeto aprovado prevê que, durante a Semana de Conscientização, sejam promovidos pelo Poder Executivo atividades, eventos e programas que visem educar e informar a comunidade sobre os direitos da gestante, como palestras e workshops sobre direitos legais e acesso a cuidados pré-natais; distribuição de materiais informativos sobre nutrição, saúde e bem-estar durante a gravidez; sessões de aconselhamento e orientação; eventos de sensibilização sobre as questões de saúde mental durante a gravidez; e parcerias com instituições de saúde para oferecer check-ups gratuitos para as gestantes. “Eu, como professora, me sinto extremamente orgulhosa pelo trabalho que foi desenvolvido pelo grupo, assim como por todos os grupos durante os Projetos Integradores da Unijuí. Tenho visto pesquisas, resultados e produtos de excelência serem entregues para a comunidade, a partir do trabalho comprometido dos nossos alunos,


Em reconhecimento à sua trajetória profissional, a professora do curso de Fonoaudiologia da Unijuí, Vanessa Deusche-Araújo, recebeu do Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio Grande do Sul o título de Embaixadora da Fonoaudiologia de 2024. Essa conquista foi evidenciada na sessão solene da Câmara de Vereadores de Ijuí, na segunda-feira, 15 de abril, quando Vanessa foi homenageada pelo feito, com indicação do vereador Rodrigo Noronha. Para a professora, receber o título foi uma honra. “O Conselho nomeia o profissional que mais se destacou no ano e foi muito legal receber essa indicação, pois é um prêmio dado pelos próprios colegas. Fiquei muito contente, foi uma grata surpresa. Também agradeço a homenagem feita pelo Poder Legislativo evidenciando a profissão”, destacou. Segundo ela, seu trabalho na comissão que implantou o curso de Fonoaudiologia da Unijuí contribuiu para isso. “Acredito que a indicação tenha relação com a implantação do curso de Fonoaudiologia na Unijuí. Trabalhar para isso foi uma experiência inovadora e o resultado é magnífico. Conseguimos montar um curso bem estruturado para formar profissionais de excelência”, relatou. Com quase duas décadas de experiência profissional, Vanessa comenta sobre a sua fase atual e sobre o fato de ser a primeira professora fonoaudióloga do curso da Unijuí. “É algo fenomenal. Sinto que estou em um momento especial da minha carreira com 18 anos de atuação, sendo 10 deles em Ijuí e agora, professora do curso de Fonoaudiologia da Unijuí e embaixadora”, finaliza. 


Proporcionar debates a partir de temas contemporâneos, com o uso de linguagens diversas que envolvem o fenômeno jurídico. Com essa proposta, o curso de Direito da Unijuí deu início, na noite dessa terça-feira, 16 de abril, à sua Semana Acadêmica. A atividade é promovida pelos cursos e centros acadêmicos dos campi de Ijuí, Três Passos e Santa Rosa, além do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos (PPGD), e se estende até esta quinta-feira, 18 de abril, com atividades online e presenciais.  A Semana Acadêmica é uma atividade que busca proporcionar aos estudantes do curso de graduação em direito atividades complementares à formação acadêmica. Ela também marca o início das atividades  do projeto “Cinema e Direitos Humanos”, que recebeu  recursos oriundos da Lei Paulo Gustavo para a qualificação de suas atividades no Município.  A abertura da Semana Acadêmica ocorreu na noite de ontem, com a palestra “Os Desafios na Era da Execução Penal 4.0”, a qual foi ministrada pela doutora e mestra em Ciências Criminais pela PUCRS, Thayara Castelo Branco.  De acordo com a coordenadora do curso de Direito nos campi de Santa Rosa e Três Passos, professora Fernanda Serrer, a iniciativa em organizar a Semana Acadêmica tem o objetivo de proporcionar aos estudantes momentos complementares à formação acadêmica para capacitá-los tecnicamente para atuar com o Direito.  “As Semanas Acadêmicas são pensadas nos nossos acadêmicos, com dedicação e cuidado, tanto na escolha dos temas quanto no convite aos palestrantes, pois é nosso compromisso possibilitar a todos momentos e conhecimentos como esses. Queremos oportunizar reflexões sobre fragilidades e buscar de modo criativo e inovador soluções para as interações com a realidade, que cada vez mais é diversa, complexa e dinâmica”, ressalta.  Já o coordenador do PPGD, professor Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, salienta que a discussão dos temas escolhidos para esta edição da Semana Acadêmica do curso de Direito é relevante. “A discussão de temas, como a Execução Penal, é de grande importância, pois têm despertado muito interesse em vários níveis. Como coordenador do PPGD, fico muito feliz em podermos tratar e discutir isso no meio acadêmico. Espero que tenha sido uma excelente oportunidade para interagir e aprender mais com nossos convidados”, detalha.  Na noite desta quarta-feira, 17 de abril, a programação segue com a exibição do documentário Retratos do Cárcere, com posterior debate em cada campus. Já nesta quinta-feira, 18 de abril, o campus Ijuí terá um painel, denominado “Racismo, estigma e Direito Penal”, com a


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