O curso de Biomedicina da Unijuí realizou, nesta terça-feira, 19 de novembro, uma palestra em comemoração ao Dia do Biomédico. A atividade, promovida no Salão de Atos da Universidade, abordou “A atuação do Biomédico na pesquisa básica e pesquisa clínica”, com foco em preparar os estudantes para se aperfeiçoarem cada vez mais nas áreas de atuação. A palestra contou com a participação dos profissionais Raquel Bester Liszbinski e Fábio André Franke, e teve a mediação do coordenador do curso, professor Vitor Antunes de Oliveira. A atividade é ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 3 (ODS 3), Saúde e Bem-Estar. “Este é um momento de todos adquirirem conhecimento. Este que é um evento feito com muito carinho para todos os presentes e que reforça a importância da profissão e do nosso curso, o qual está no caminho certo e não para de evoluir. Isso só é possível com o empenho de todos, estudantes, professores e da Unijuí”, destaca o coordenador do curso de Biomedicina, professor Vitor Antunes de Oliveira.
O curso de Biomedicina da Unijuí realizou, nesta terça-feira, 19 de novembro, uma palestra em comemoração ao Dia do Biomédico. A atividade, promovida no Salão de Atos da Universidade, abordou “A atuação do Biomédico na pesquisa básica e pesquisa clínica”, com foco em preparar os estudantes para se aperfeiçoarem cada vez mais nas áreas de atuação. A palestra contou com a participação dos profissionais Raquel Bester Liszbinski e Fábio André Franke, e teve a mediação do coordenador do curso, professor Vitor Antunes de Oliveira. A atividade é ligada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 3 (ODS 3), Saúde e Bem-Estar. “Este é um momento de todos adquirirem conhecimento. Este que é um evento feito com muito carinho para todos os presentes e que reforça a importância da profissão e do nosso curso, o qual está no caminho certo e não para de evoluir. Isso só é possível com o empenho de todos, estudantes, professores e da Unijuí”, destaca o coordenador do curso de Biomedicina, professor Vitor Antunes de Oliveira.
Estudantes de graduação e pós-graduação, além de egressos de até um ano de formação na Unijuí, têm a oportunidade de estudar em Londres no próximo semestre. Estão sendo ofertadas bolsas parciais de estudo para programa de curta duração. As bolsas são de até 70% do curso e são da Bayswater College London, através de uma parceria entre a Unijuí e a International Business School (IBS). Os cursos oferecidos são voltados às áreas de Administração e Negócios, mas são amplos para contemplar estudantes de todas as áreas, com o objetivo de, também, desenvolver a proficiência na língua inglesa, através de uma experiência internacional. Os cursos têm curta duração, com até três semanas, podendo ser feitos em janeiro ou julho, com aulas e atividades em período integral. As inscrições podem ser feitas até o dia 1ª de dezembro e podem ser feitas pelo site da International Business School (IBS), preenchendo o formulário. Os selecionados terão acesso a preços subsidiados na hospedagem, teste gratuito de proficiência em inglês e outras orientações, além da bolsa de estudos. Os interessados podem obter mais informações sobre os cursos e critérios de concessões de bolsas através dos endereços de e-mail: infosul@ibs-americas.com ou rbritto.usp@profbritto.com Os interessados também podem entrar em contato com o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí através do e-mail eri@unijui.edu.br, ou presencialmente, na sala localizada no 2º andar do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, no campus da Unijuí em Ijuí.
O curso de Psicologia da Unijuí promoveu, nesta segunda-feira, 18 de novembro, a Jornada da Clínica Escola de Psicologia. O evento, organizado pelos estagiários da Clínica, ocorreu no campus Santa Rosa e teve como temática principal a “Infância e Clínica: o brincar e a escuta na constituição do sujeito”, sendo destinado a estudantes, professores, psicólogos que atuam na região e comunidade em geral. A Jornada contou com a participação de psicólogas egressas do curso que promoveram discussões sobre problemáticas envolvendo a infância na sociedade contemporânea. A atividade iniciou com a palestra “A Escuta na Clínica com Crianças”, que teve a participação das psicólogas Jaqueline Zuk, Laura Malaquias e Juliane Meneguini, e a mediação da professora Kenia Spolti Freire. Também foi promovida a palestra “O Brincar e a Construção da Experiência”, ministrada pela psicóloga Inajara Erthal, com mediação da professora Elisiane Felzke Schonadie. O tema abordado buscou provocar o pensar a infância e como atualmente esse período de tempo de vida é frequentemente visto como um momento de preparação para um futuro ideal, onde crianças devem se ajustar a padrões de sucesso econômico e social impulsionados pela chamada “economia da atenção”. Durante o evento foi apresentado o livro “Utopia do Infantil em Georges Perec e a Infância na Psicanálise”, feito pela palestrante e egressa da Unijuí, Inajara Erthal. A Jornada também contou com o apoio do Diretório Central dos Estudantes Paulo Freire (DCE).
Foi transferida a abertura da exposição “Presépios: 8 séculos de história, cultura e religiosidade”, organizada pelo Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp). O evento, que aconteceria nesta terça-feira, será realizado no sábado, dia 23 de novembro, às 18h. O evento contará com a presença de autoridades; com a reflexão sobre a história dos presépios, a partir da fala do professor Jaime Callai; e com a apresentação do Coro Metodista de hinos natalinos. Será possível, ainda, apreciar e conversar com os autores dos presépios. No dia 8 de novembro, a equipe do Madp fez uma visita ao Mosteiro da Transfiguração, em Santa Rosa, para selecionar peças que irão compor a exposição. A parceria com o Mosteiro traz ao público uma coleção única de presépios, com diversas representações do nascimento de Cristo, que estarão disponíveis para visitação até 15 de dezembro. As peças selecionadas fazem parte de um acervo diversificado, refletindo a história e a cultura do presépio, desde sua origem até as adaptações mais modernas. Visitas para grupos podem ser agendadas pelo telefone (55) 3332-0257 ou pelo e-mail madp@unijui.edu.br.
Na última terça-feira, dia 12 de novembro, foi realizado o Encontro de Egressos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde - PPGAIS Unicruz/Uri Erechim/Unijuí. O encontro foi realizado presencialmente na URI Erechim e transmitido de forma remota às instituições associadas e a todos convidados. O evento, que contou com a presença de egressos, mestrandos e doutorandos, além de docentes do programa, teve como objetivo consolidar o processo contínuo de acompanhamento de egressos com o intuito de aproximá-los do programa para compartilhar suas experiências profissionais e/ou acadêmicas e, também, incentivá-los a continuar sua formação. A coordenadora geral do PPGAIS, professora Adriane Cristina Kolankiewicz, deu as boas-vindas a todos, falou da trajetória do programa, que completou 10 anos em 2024, e parabenizou todo grupo pela formação de 180 mestres. Após, foi realizada a palestra “Inteligência Artificial na Saúde: Desafios, Oportunidades e Impactos” pelo professor doutor Cássio Luciano Baratieri, da URI Erechim, que apresentou desde a conceituação da Inteligência Artificial (IA) até as possibilidades de uso da IA na área da saúde. Segundo o professor Cássio, “a Inteligência Artificial tem transformado de forma significativa a área da saúde ao melhorar o diagnóstico, aprimorar tratamentos e potencializar a personalização dos cuidados de saúde nas mais diversas áreas. No futuro, espera-se que a IA evolua com mais transparência e assertividade para oferecer soluções ainda mais integradas e éticas, como o uso de algoritmos que aprendam com o comportamento e a resposta dos pacientes ao tratamento, integrando um caráter multiprofissional”. No universo acadêmico, a titulação de mestre e doutor representa um marco importante, não apenas pelo conhecimento técnico que oferece, mas pela transformação que gera nas trajetórias profissionais e acadêmicas dos seus alunos. Após a palestra, os egressos presentes puderam relatar suas experiências profissionais e acadêmicas após a conclusão do mestrado. Para as coordenadoras do programa, professoras Adriane Kolankiewicz e Fernanda Camera, momentos como este são muito importantes, tanto para os egressos quanto para os discentes e docentes, pois promovem a aproximação com egressos e proporcionam trocas de experiências. “Reconectando com antigos colegas e professores, ampliamos redes de contato profissional e acadêmico, o que promove futuras colaborações de pesquisa e, até mesmo, continuidade da formação”, avaliaram.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.