Escritório de Relações Internacionais (ERI) promoveu, nesta semana, reuniões para orientar estudantes que vão fazer intercâmbio internacional no primeiro semestre de 2025. Os acadêmicos farão intercâmbio em instituições de ensino superior de Portugal, França e Estados Unidos. O encontro contou com a participação dos acadêmicos e familiares, que receberam informações e dicas sobre o período que passarão no exterior. Para Portugal, no Instituto Politécnico de Leiria, vai a estudante do curso de Engenharia Civil, Ana Paula de Oliveira Antonello. Para os Estados Unidos, na Universidade da Flórida, vai a acadêmica do curso de Agronomia, Maria Eduarda Schmidt, que terá um período de estudos de Língua Inglesa no Canadá e, posteriormente, irá para a Universidade da Flórida, onde realizará estágio. Para a França, após o curso de Gastronomia estreitar um convênio com a La Provence, que permite aos seus estudantes a realização de estágios práticos remunerados em restaurantes renomados na França, os estudantes Filipe Kissmann e Luísa Wagner de Souza serão os primeiros a realizar seis meses de estágio prático, o qual vai ocorrer no restaurante L’Opidom. A coordenadora do curso de Gastronomia, professora Karina Ribeiro Rios, destaca o pioneirismo dos dois estudantes em fazer este tipo de estágio no país, considerado o “berço da alta gastronomia". A oportunidade de um estágio prático remunerado na França certamente elevará o nível de formação desses jovens. Nosso curso ainda é novo, porém audacioso ao buscar parcerias renomadas como a empresa La Provence, que está intermediando essa oportunidade. Espera-se que a experiência faça com que o curso de Gastronomia da Unijuí seja reconhecido em muitos países pelo projeto qualificado e inovador.” Entre as informações repassadas aos estudantes, a assessora de Relações Internacionais, Vanderléia de Andrade Haiski, detalhou sobre documentação necessária, segurança, seguro saúde, além de características culturais de cada país. Os acadêmicos também receberam dicas sobre alimentação e outras informações pertinentes aos locais para onde vão. “É uma grande responsabilidade e um passo importante para a Universidade. Ficamos muito felizes quando nossos estudantes manifestam interesse e buscam o intercâmbio, pois é uma oportunidade que poucas instituições podem ofertar aos nossos estudantes e temos isso na Unijuí. Com certeza, isso é reflexo da dedicação no curso de cada um e ficamos muito alegres em dizer que vocês vão para instituições renomadas que temos vínculos importantes”, comenta a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi. Também participou da reunião a professora Angélica Moreira, que é interlocutora das cooperações com universidades portuguesas e
Escritório de Relações Internacionais (ERI) promoveu, nesta semana, reuniões para orientar estudantes que vão fazer intercâmbio internacional no primeiro semestre de 2025. Os acadêmicos farão intercâmbio em instituições de ensino superior de Portugal, França e Estados Unidos. O encontro contou com a participação dos acadêmicos e familiares, que receberam informações e dicas sobre o período que passarão no exterior. Para Portugal, no Instituto Politécnico de Leiria, vai a estudante do curso de Engenharia Civil, Ana Paula de Oliveira Antonello. Para os Estados Unidos, na Universidade da Flórida, vai a acadêmica do curso de Agronomia, Maria Eduarda Schmidt, que terá um período de estudos de Língua Inglesa no Canadá e, posteriormente, irá para a Universidade da Flórida, onde realizará estágio. Para a França, após o curso de Gastronomia estreitar um convênio com a La Provence, que permite aos seus estudantes a realização de estágios práticos remunerados em restaurantes renomados na França, os estudantes Filipe Kissmann e Luísa Wagner de Souza serão os primeiros a realizar seis meses de estágio prático, o qual vai ocorrer no restaurante L’Opidom. A coordenadora do curso de Gastronomia, professora Karina Ribeiro Rios, destaca o pioneirismo dos dois estudantes em fazer este tipo de estágio no país, considerado o “berço da alta gastronomia". A oportunidade de um estágio prático remunerado na França certamente elevará o nível de formação desses jovens. Nosso curso ainda é novo, porém audacioso ao buscar parcerias renomadas como a empresa La Provence, que está intermediando essa oportunidade. Espera-se que a experiência faça com que o curso de Gastronomia da Unijuí seja reconhecido em muitos países pelo projeto qualificado e inovador.” Entre as informações repassadas aos estudantes, a assessora de Relações Internacionais, Vanderléia de Andrade Haiski, detalhou sobre documentação necessária, segurança, seguro saúde, além de características culturais de cada país. Os acadêmicos também receberam dicas sobre alimentação e outras informações pertinentes aos locais para onde vão. “É uma grande responsabilidade e um passo importante para a Universidade. Ficamos muito felizes quando nossos estudantes manifestam interesse e buscam o intercâmbio, pois é uma oportunidade que poucas instituições podem ofertar aos nossos estudantes e temos isso na Unijuí. Com certeza, isso é reflexo da dedicação no curso de cada um e ficamos muito alegres em dizer que vocês vão para instituições renomadas que temos vínculos importantes”, comenta a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi. Também participou da reunião a professora Angélica Moreira, que é interlocutora das cooperações com universidades portuguesas e
No dia 18 de dezembro, data em que é comemorado o Dia do Museólogo, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) celebrou uma conquista especial. Leonilda Maria Preisler, que atuou como diretora do Museu de 1971 a 2007, recebeu a Medalha do Mérito Museológico, concedida pelo Conselho Federal de Museologia (Cofem). Essa distinção é destinada a profissionais que contribuem de maneira excepcional para o campo museológico, reforçando a importância da preservação da memória e da atuação museal. No Madp, Leonilda liderou o processo de classificação e organização do acervo museológico, inaugurou módulos de exposições permanentes e coordenou o resgate de patrimônios fotográficos essenciais para a memória de Ijuí. Entre essas iniciativas, destaca-se a aquisição e preservação dos acervos fotográficos de renomados profissionais da região, como Seu Beck e Jausem, cujas imagens contam a história de Ijuí e seu desenvolvimento. Leonilda foi uma figura central na história do Madp, consolidando a Instituição como referência no interior do Rio Grande do Sul. Sua gestão visionária não apenas expandiu a relevância regional do Museu, mas também promoveu uma Museologia do Mercosul, fortalecendo parcerias entre profissionais brasileiros e de países vizinhos, como Uruguai, Argentina e Paraguai. Além disso, a dedicação da ex-diretora do Museu Antropológico Diretor Pestana foi também essencial para o fortalecimento da profissão de museólogo no Estado, visto que ela participou ativamente da criação do Sistema Estadual de Museus, da articulação com o Sistema Federal e da organização de encontros que capacitaram profissionais da área. Leonilda também foi uma das primeiras profissionais reconhecidas oficialmente como museóloga no país.
Estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Design da Unijuí desenvolveram soluções práticas e criativas para atender às demandas reais da cervejaria Schweds Bier, de Ijuí. Os projetos foram realizados no contexto dos Projetos Integradores (PIs), que unem teoria e prática para proporcionar vivências profissionais significativas aos acadêmicos. Nesta quinta-feira, 19 de dezembro, o curso de Engenharia Mecânica, do campus Panambi, fez a entrega oficial de um carrinho de carga e descarga de barris de chope. O projeto, iniciado no primeiro semestre de 2024, teve como objetivo facilitar o transporte dos barris, proporcionando mais eficiência, segurança e ergonomia ao processo produtivo. A principal necessidade identificada pela demandante foi a criação de uma solução mais eficiente e segura para o transporte de barris de chopp dentro da cervejaria, já que o processo anterior exigia esforço manual excessivo, além de ser propenso a danos aos barris e ao ambiente de trabalho. "Nós tínhamos a demanda quanto à questão de elevação de barris e chopeiras durante o nosso dia a dia, tanto dentro da distribuição quanto no atendimento aos clientes. Procuramos várias soluções e acabamos percebendo que no mercado não existia nada que atendesse essa demanda; coisas semelhantes, mas nada específico para esse trabalho. Então, procuramos a Unijuí e, através do Projeto Integrador, foi repassada a necessidade e temos aí o resultado. Estamos muito ansiosos para colocar em prática e ver como vai ser nosso dia a dia agora com a solução encontrada", destacou Fabiane Schwede, proprietária da empresa. O projeto foi orientado pelo professor Edomir Schmidt, que acompanhou todo o processo de desenvolvimento, com a participação dos estudantes Carlos Rohenkohl, Guilherme Pena, Kleyton Pinto e Lucas Scheer. Para eles, essa foi uma excelente oportunidade de aplicar o conhecimento adquirido ao longo do curso em uma solução real e de impacto para uma empresa local. Além disso, o projeto proporcionou uma experiência enriquecedora, permitindo aos estudantes vivenciarem o processo de desenvolvimento de um produto, trabalhando em equipe e superando desafios técnicos. "É importante para os acadêmicos que eles façam o projeto e, depois, passem para a fabricação. Nem sempre, na fabricação, o funcionamento está de acordo com o projeto, então eles identificam essas falhas e conseguem corrigir, fazendo uma nova versão. Eu vejo que o aprendizado dos alunos é importante, porque na indústria também funciona assim: você trata com o cliente, entende as necessidades e projeta em cima disso. Mas aí você testa para ver se, na prática,
Nos meses de novembro e dezembro, foram realizadas as rodadas de conexões do segundo ciclo do Programa Startup Lab - região Noroeste e Missões: o ciclo Cooperando para Inovar. Na região, o projeto conta com a coordenação de Maria Odete Palharini, coordenadora da Criatec da Unijuí. As rodadas ocorreram no formato on-line, sob a condução da gestora de Inovação e Tecnologia do Startup Lab, Juliana Capssa Sausen, e tiveram como finalidade conectar demandas de cooperativas locais inscritas no programa, com soluções inovadoras apresentadas por startups de diversos municípios do Rio Grande do Sul e outros estados. Esse primeiro ciclo do Startup Lab teve um total de seis cooperativas participantes: Coopatrigo, Cotripal, Cotrirosa, Sicredi das Culturas RS/MG, Sicredi União RS/ES e Unimed Fronteira Noroeste. Sete desafios de inovação aberta foram lançados nas áreas Comercial, Logística, Recursos Humanos, Produção e Sustentabilidade. Além disso, 20 startups apresentaram suas soluções, sendo eles: Academia dos Campeões, Bertic, Code Script Tecnologia, DixHealth, ESG Now, Flow.er, Growdev Tecnologia, Insight Academy, Latromi Technology, Lef Digital, Missão Criativa, Multilab, Nirtech Solutions, Onne, Pix Force, Play2Make Studios, Potenciologia, SousaDG, Soufie Investor Game e TellUs. Obteve-se um total de 30 soluções inovadoras apresentadas. No momento, as cooperativas participantes estão em contato direto com as startups para amadurecimento das propostas apresentadas e definições de possibilidades de desenvolvimento de projetos de inovação. Cabe destacar que as articulações e resultados alcançados nesse ciclo têm contribuído para fomentar a inovação aberta, o empreendedorismo e o desenvolvimento da região Noroeste e Missões. Slide 1 Lacinia neque maecenas integer imperdiet cras sociis torquent conubia. Slide 2 Curae cras mus nullam euismod magna in ligula hendrerit metus ante. Slide 3 Nisi nunc mus vehicula primis ridiculus nisl senectus, a praesent nascetur blandit proin.
A egressa do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde, Laís Sartor, apresentou os resultados da pesquisa desenvolvida por ela durante o curso de Mestrado, em um hospital de Ijuí. A pesquisa foi realizada entre outubro de 2023 e fevereiro de 2024, sendo orientada pela professora Adriane Kolankiewicz. O estudo buscou avaliar os fatores de risco de adoecimento de profissionais que atuam no na instituição de saúde e terá continuidade a partir da análise da primeira etapa, a fim de construir e implementar estratégias de intervenção para amenizar os riscos. Para a coleta de dados, foram utilizados um questionário sociodemográfico elaborado pelas pesquisadoras e o Inventário de Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA). Participaram do estudo 240 profissionais de enfermagem, em sua maioria do sexo feminino (88,3%), com média de idade de 37,7 anos. De acordo com os resultados, os profissionais com idade entre 18 e 29 anos e que fazem uso de medicação contínua apresentam indicadores de risco crítico para custo humano no trabalho, principalmente quanto àqueles relacionados ao cognitivo e afetivo. Isso mostra que os profissionais enfrentam situações potencialmente desgastantes decorrentes de sua profissão como risco de morte dos pacientes, perigo constante, decisões imediatas que demandam alta responsabilidade, as quais contribuem para a elevação dos riscos no trabalho. Os fatores de prazer e sofrimento, bem como de danos decorrentes do trabalho apresentaram-se mais positivos. Dentre os participantes, 75% evidenciaram realização profissional e 67,5% consideraram que são reconhecidos profissionalmente. Estes indicadores contribuem beneficamente para a saúde dos trabalhadores, ao considerar que o trabalho é constituidor identitário Embora 66,3% dos respondentes tenha avaliação mais positiva em relação aos danos relacionados ao trabalho, a avaliação mais grave estava associada aos trabalhadores que faziam uso de medicação contínua (52,6%) e que já possuíam doença ou disfunção psíquica (26,3%). Já os trabalhadores que residem na cidade onde atuam profissionalmente, com escolaridade técnica e que possuem dependentes que necessitam cuidados especiais, evidenciaram avaliação moderada à crítica para sofrimento no trabalho. “A partir da conclusão do Mestrado em Atenção Integral à Saúde expresso o quão enriquecedor foi poder contribuir com informações oriundas deste estudo, e de uma temática que trabalho há mais de 12 anos. A partir dele, pode-se levantar as variáveis sociodemográficas e laborais que influenciam nos riscos de adoecimento, o que evidencia a importância de implementar medidas preventivas nas instituições de saúde para melhorar a qualidade de vida dos profissionais que atuam em uma profissão
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