Os cursos de Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Engenharia Química da Unijuí promoveram, nesta segunda-feira, 7 de abril, o evento de abertura da Semana Acadêmica das Engenharias do campus Ijuí. A atividade de abertura ocorreu no auditório do Espaço + Inovação e contou com a participação de estudantes dos cursos, professores e egressos.
A Semana Acadêmica das Engenharias tem o objetivo de aprofundar conhecimentos e promover a integração entre estudantes, professores e profissionais convidados, a partir de palestras, mesas redondas e oficinas.
Na abertura do evento, foram promovidas duas palestras, a primeira com a presença do presidente do Sindicato dos Engenheiros (Senge), Cezar Henrique Ferreira, que abordou o funcionamento, estrutura e tirou dúvidas dos estudantes. Em seguida, foi a vez do representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Rene Reinaldo Emmel Júnior, que abordou as características do Conselho, bem como deu dicas aos participantes. Foram entregues brindes e apresentados vídeos sobre o funcionamento dos dois órgãos.
Durante a semana, as atividades seguem. O curso de Engenharia Civil terá em sua programação a palestra "Concreto Celular Autoclavado: a solução sustentável para construções eficientes, econômicas e produtivas", a qual ocorre nesta terça-feira, 8 de abril, e será conduzida pelo analista de Pesquisa e Desenvolvimento, Tiago Fontanella Pereira. Amanhã, 9, serão realizados dois minicursos: Modelagem 3D, ministrado pela mestre em Engenharia Civil, Paula Weber Prediger; e Renderização de Projetos, conduzido por acadêmicos e bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET).
Já no dia 10, acontecerá a palestra "Soluções em produtos para impermeabilizações", com o especialista em Ciência e Engenharia de Materiais, Jeziel Junior Pereira; e no dia 11, será realizada a competição VI EnTORTAndo as Estruturas, uma atividade desenvolvida pelo Centro Acadêmico da Engenharia Civil (CAEC).
O curso de Engenharia Química terá em sua programação, nesta terça-feira, a palestra on-line “Adsorção de gases: aplicação em purificação de gás natural e biogás”, conduzida pelo professor e engenheiro químico Leonardo Hadlich de Oliveira. Já na quarta-feira haverá a palestra “Empreendendo na Engenharia Química”, com a engenheira Fabiana Didoné.
No dia 10, será feita a oficina de “Software de Simulação: Introdução ao CoCo: Simulação para Engenharia Química”, conduzida pelo engenheiro Matias Schadeck Netto. E no dia 11, haverá uma confraternização e uma palestra com o tema “A inovação Transformando a Indústria”, ministrada pelo engenheiro João Carlos Segatto.
O auditório do Espaço + Inovação será a sede, entre os dias 7 e 11 de abril, da Semana Acadêmica do curso de Engenharia Civil da Unijuí. Com início às 19h30, o evento contará com uma série de atividades, como palestras, minicursos e gincanas.
Com o intuito de aprofundar conhecimentos e promover a integração entre estudantes, professores e profissionais convidados, a Semana Acadêmica terá início no dia 7, com a palestra do presidente do Sindicato dos Engenheiros (Senge), Cezar Henrique Ferreira, e do representante do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea), Rene Reinaldo Emmel Júnior.
No dia 8, a palestra "Concreto Celular Autoclavado: a solução sustentável para construções eficientes, econômicas e produtivas" será conduzida pelo analista de Pesquisa e Desenvolvimento, Tiago Fontanella Pereira.
Na quarta-feira, dia 9, serão realizados dois minicursos: o primeiro, de Modelagem 3D, será ministrado pela mestre em Engenharia Civil, Paula Weber Prediger; o segundo, de Renderização de Projetos, será conduzido por acadêmicos e bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET).
No dia 10, acontecerá a palestra "Soluções em produtos para impermeabilizações", com o especialista em Ciência e Engenharia de Materiais, Jeziel Junior Pereira.
Para encerrar, no dia 11, será realizada a competição VI EnTORTAndo as Estruturas, uma atividade desenvolvida pelo Centro Acadêmico da Engenharia Civil (CAEC).
Para inscrições e mais informações, acesse unijui.edu.br/eventos.
Um mercado que possibilita um leque grande de atuação e que é de extrema importância para a sociedade. É com o propósito de preparar os futuros profissionais para este mercado que a Unijuí oferta o curso de Engenharia Civil, o qual é ofertado nos campi de Ijuí e Santa Rosa.
Conforme o coordenador do curso, o professor Diorges Carlos Lopes, a Engenharia Civil possibilita que o profissional atue não só em projetos, mas também na administração de obras, consultoria de instituições, na avaliação de imóveis, pode fazer perícias em alguma obra, obras da geotecnia, estradas, entre outros. “A nossa área sempre contou com uma ampla gama de atuação. Esta é uma profissão que traz muito desafio diário, onde se conversa com pessoas, há trabalho de convencimento para tomar decisões e mexemos com vidas, por isso nosso trabalho é muito importante e precisamos ser muito assertivos”, comenta o docente.
Segundo o professor, o curso de Engenharia Civil conta com vários diferenciais. Até hoje, foram mais de 1.000 profissionais formados em uma trajetória de 25 anos, os quais passaram por laboratórios e aprenderam com profissionais capacitados durante a formação. “Temos uma infraestrutura robusta, preparada para formar o profissional. Temos professores de alta qualidade, que estão preocupados em formar profissionais preparados para já saírem do curso e estarem atuando”, destaca.
Como diferenciais, o curso oferece a prática em diversos laboratórios, como o Laboratório de Química, Laboratório de Física, Laboratório de Informática, Laboratório de Topografia, Laboratório de Geotecnia, Laboratório de Pavimentação, Concreto, Cerâmica e Resistência dos Materiais. Outro diferencial é que o acadêmico pode se inserir em pesquisas e atividades de extensão, atuando ainda como bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET).
Há, ainda, o Laboratório de Engenharia Civil, que é uma ferramenta a mais onde o estudante pode aprender na prática como são feitas as consultorias das empresas. “O mercado entende que o que fazemos no laboratório é essencial, por isso nos procuram. Nós auxiliamos com serviços de avaliação de concretos que chegam para as obras, se possuem resistência, entre outros padrões. É um trabalho fundamental e o nosso laboratório faz isso”, completa o professor Diorges.
Quer saber mais sobre o curso? Acesso o site da Unijuí e fique por dentro de outros detalhes. O curso está com inscrição aberta no Vestibular de Inverno da Unijuí, a qual pode ser feita até o dia 29 de julho, pelo link unijui.edu.br/vestibular.
Com mais de 25 anos de atuação, o curso de Engenharia Civil da Unijuí busca formar profissionais capacitados para atuarem nos mais diversos campos e segmentos voltados para o desenvolvimento econômico e estrutural das cidades, levando em conta o bem-estar social e ambiental das comunidades.
A formação prepara os estudantes para atuarem com a montagem de projetos, execução e fiscalização de edificações residenciais e comerciais; instalações industriais e rurais; estradas, pistas de rolamentos e aeroportos; sistema de transportes, abastecimento de água e de saneamento; portos, rios, canais, barragens e diques; drenagem e irrigação; construção de pontes e grandes estruturas; entre outros, com qualidade, segurança, funcionalidade, conforto e economia.
O curso já formou mais de 1.000 engenheiros civis e tem como diferenciais uma estrutura completa, com laboratórios de Química, Física, Informática, Topografia, Geotecnia, Pavimentação, Concreto, Cerâmica e Resistência dos Materiais, os quais preparam os acadêmicos com aulas práticas desde o início da graduação, possibilitando que eles possam estar preparados para as mais diversas atuações.
Além dos laboratórios, os estudantes têm a possibilidade de fazer estágios remunerados e supervisionados, que incentivam, desde o início da formação, um contato com a realidade profissional. O outro diferencial é que eles podem se inserir em pesquisas e atividades de extensão, atuando como bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET).
O coordenador do curso de Engenharia Civil, Diorges Carlos Lopes, destaca que a formação oferece inúmeras oportunidades para os acadêmicos se desenvolverem e serem profissionais completos na área. “Na Engenharia Civil, o estudante poderá ter contato com a teoria e a prática, que é feita dentro dos nossos laboratórios. Também fazemos visitas técnicas em obras de construção civil, possibilitando o contato com profissionais que já atuam na área. Temos, ainda, professores 100% empenhados em passar o conhecimento dentro da nossa área de atuação”, ressalta.
O curso de Engenharia Civil é ofertado nos campi de Ijuí e Santa Rosa, no turno da noite, e está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo até o dia 19 de fevereiro. Elas podem ser feitas no site unijui.edu.br/vestibular.
Acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica da Unijuí - campus Santa Rosa - realizaram, nesta semana, uma visita técnica à Itaipu Binacional e às Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, no Paraná.
A viagem, conforme explica o professor Eder Claro Pedrozo, foi organizada pelos centros acadêmicos dos cursos com apoio da Unijuí e oportunizou aos alunos conhecerem o Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), onde assistiram a palestras, fizeram passeios guiados e puderam visitar laboratórios, biblioteca e o LabMaker existente no local.
Os estudantes também conheceram a usina hidrelétrica de Itaipu, que possui cerca de 8 quilômetros de extensão e 196 metros de altura. Os estudantes fizeram uma visita técnica e conheceram a infraestrutura completa da usina, desde o seu topo, até a sua central de controle, passando pelas unidades geradoras de energia. Em seguida, também visitaram o Parque das Aves e o Parque das Cataratas, onde realizaram trilhas ecológicas.
Segundo o professor Eder, a viagem foi positiva pois possibilitou aos acadêmicos ampliarem seus conhecimentos em áreas importantes. “Os alunos puderam ter uma profunda imersão nas suas áreas de conhecimento, a partir de uma inserção em espaços com alto grau de desenvolvimento tecnológico. Também puderam entender o que é desenvolvimento sustentável na prática, ao interagirem com a natureza em locais extremamente preservados”, destaca.
Mariana Bamberg Amaral, egressa do curso de Engenharia Civil da Unijuí, iniciou sua trajetória profissional em 2021 na Intertechne, uma empresa com mais de 30 anos de história. Atualmente, a engenheira civil coordena diversos projetos importantes em todo o Brasil.
Após concluir sua graduação na Unijuí em 2015, Mariana continuou sua formação acadêmica por meio do Mestrado em Engenharia e Reutilização de Resíduos na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ao concluir o curso, Mariana teve a oportunidade de ingressar em um emprego que envolvia energia eólica. "Em 2021, iniciei minha jornada na Intertechne, comecei com alguns projetos menores e também em um projeto de energia termossolar, que é uma área relativamente nova. Foi um desafio, mas proporcionou um grande aprendizado", relata.
Na metade do projeto do Complexo Solar Janaúba, localizado no Norte de Minas Gerais, Mariana teve a oportunidade de assumir a coordenação do projeto. Esse complexo possui 1,5 milhão de placas solares instaladas e tem como objetivo integrar energia renovável à rede de transmissão nacional. "Essa foi uma grande oportunidade para conquistar novos projetos na Intertechne. Com o tempo, adquiri experiência e passei a coordenar o projeto Jaíba V. Atualmente, estou na coordenação da Usina Solar de Mauriti e da Usina Solar de Arinos, ambos são grandes empreendimentos em fase de projeto executivo, onde estou responsável pelo contato com o cliente e pela interface da obra".
Para Mariana, sua formação acadêmica foi de grande importância para conquistar oportunidades profissionais. "A Universidade e os professores maravilhosos que encontrei ao longo da minha jornada foram fundamentais em cada conquista e oportunidade que tive em minha carreira. Sempre recebi um grande incentivo para a pesquisa, a busca por mais conhecimento e a exploração de novos horizontes. A Unijuí desempenhou um papel significativo em todas essas realizações que obtive ao longo do caminho", conclui.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.