Estudantes de graduação e pós-graduação, além de egressos de até um ano de formação na Unijuí, têm a oportunidade de estudar em Londres no próximo semestre. Estão sendo ofertadas bolsas parciais de estudo para programa de curta duração. As bolsas são de até 70% do curso e são da Bayswater College London, através de uma parceria entre a Unijuí e a International Business School (IBS).
Os cursos oferecidos são voltados às áreas de Administração e Negócios, mas são amplos para contemplar estudantes de todas as áreas, com o objetivo de, também, desenvolver a proficiência na língua inglesa, através de uma experiência internacional. Os cursos têm curta duração, com até três semanas, podendo ser feitos em janeiro ou julho, com aulas e atividades em período integral.
As inscrições podem ser feitas até o dia 1ª de dezembro e podem ser feitas pelo site da International Business School (IBS), preenchendo o formulário. Os selecionados terão acesso a preços subsidiados na hospedagem, teste gratuito de proficiência em inglês e outras orientações, além da bolsa de estudos. Os interessados podem obter mais informações sobre os cursos e critérios de concessões de bolsas através dos endereços de e-mail: infosul@ibs-americas.com ou rbritto.usp@profbritto.com
Os interessados também podem entrar em contato com o Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí através do e-mail eri@unijui.edu.br, ou presencialmente, na sala localizada no 2º andar do prédio da Biblioteca Mario Osorio Marques, no campus da Unijuí em Ijuí.
Foi transferida a abertura da exposição “Presépios: 8 séculos de história, cultura e religiosidade”, organizada pelo Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp). O evento, que aconteceria nesta terça-feira, será realizado no sábado, dia 23 de novembro, às 18h.
O evento contará com a presença de autoridades; com a reflexão sobre a história dos presépios, a partir da fala do professor Jaime Callai; e com a apresentação do Coro Metodista de hinos natalinos. Será possível, ainda, apreciar e conversar com os autores dos presépios.
No dia 8 de novembro, a equipe do Madp fez uma visita ao Mosteiro da Transfiguração, em Santa Rosa, para selecionar peças que irão compor a exposição. A parceria com o Mosteiro traz ao público uma coleção única de presépios, com diversas representações do nascimento de Cristo, que estarão disponíveis para visitação até 15 de dezembro. As peças selecionadas fazem parte de um acervo diversificado, refletindo a história e a cultura do presépio, desde sua origem até as adaptações mais modernas.
Visitas para grupos podem ser agendadas pelo telefone (55) 3332-0257 ou pelo e-mail madp@unijui.edu.br.
Com o objetivo de debater e buscar melhorias para a rede de proteção de crianças e adolescentes, foi promovido nesta segunda-feira, 18 de novembro, o Seminário Estadual: Desafios e Perspectivas da Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes. A atividade foi realizada no auditório do campus Três Passos da Unijuí, e reuniu centenas de pessoas entre estudantes, conselheiros tutelares, profissionais do Direito e a comunidade em geral.
A iniciativa foi promovida pelo Observatório de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes, em parceria com a Unijuí, Prefeitura de Três Passos, OAB-RS, MPRS, câmara dos deputados, conselho tutelar de Três Passos, Amuceleiro, Colégio Ipiranga e Instituto Estadual de Educação Érico Veríssimo. O evento marca os 10 anos da Lei Menino Bernardo, a qual estabelece o direito da criança e do adolescente de serem educados e cuidados sem o uso de castigos físicos ou de tratamento cruel ou degradante.
A coordenadora do Observatório de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes, Mônica Facio, destaca que a lei Menino Bernardo foi um marco importante para ajudar no combate à violência. “Falar de uma lei tão importante não é simplesmente falar de legislação, é falar de uma mudança de paradigma que exige transformações, tanto sociais quanto culturais imensas. É entender que crianças e adolescentes têm direitos e que os gestores atuais devem pensar em cuidados para o futuro desse público”, comenta.
Em sua fala, o reitor da Unijuí, professor Dieter Rugard Siedenberg, ressalta que a Universidade faz questão de receber eventos como este, principalmente pela importância da temática. “É papel da Universidade oferecer este espaço para debatermos os direitos e a segurança de crianças e adolescentes, que se colocam na porta da Universidade. Fizemos questão de receber a todos com muito carinho e responsabilidade, pois este é um espaço de discussão. Através do diálogo vamos conseguir chegar nos objetivos.”
Durante o evento foi realizado um painel com a participação da deputada federal Maria do Rosário, que foi a autora da Lei Menino Bernardo, da promotora de Justiça de Três Passos, Bárbara Bisogno Paz, da advogada e mestre em Direito, Juliana Tietböhl, da secretária Nacional dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes, Marta Volpi, e do mestre em Direitos Humanos, servidor da Justiça do Trabalho do Rio Grande do Sul e professor da Unijuí, Francisco Dion Cleberson Alexandre.
Ao fim do seminário, foi apresentada uma carta compromisso para o fortalecimento da rede de proteção de crianças e adolescentes.
Estudar hoje em dia um curso de alta qualidade no nível superior está cada vez mais fácil e acessível. Na Unijuí, a modalidade de Educação a Distância (EaD) é uma das formas mais práticas e está ao alcance dos estudantes que queiram ingressar no ensino superior e contar com a mesma excelência no aprendizado que em um curso presencial, uma vez que a modalidade conta com um quadro de professores altamente qualificado e uma estrutura completa disponível aos acadêmicos.
De acordo com o coordenador do EaD da Unijuí, o professor Robson Borges, a modalidade de Educação a Distância da Unijuí alia a qualidade na formação profissional, com flexibilidade e autonomia nos estudos de seus acadêmicos. Conforme explica, essa união é efetivada por meio de atividades didático-pedagógicas, as quais são mediadas pelas tecnologias de informação e comunicação, definidas e coordenadas pelos professores dos componentes curriculares, em alinhamento ao projeto pedagógico de curso, o que proporciona uma participação ativa dos acadêmicos no estudo, com o suporte de tutores.
“Desta forma, os acadêmicos estudantes que ingressam em curso EaD aprendem na condição de protagonistas de sua aprendizagem a partir das devolutivas e do caminho indicado pelos docentes, com acompanhamento dos tutores”, destaca o professor.
Todo o conteúdo e as aulas são disponibilizadas pelo Moodle, que é o ambiente virtual de aprendizagem. Neste espaço, os estudantes podem acessar fóruns, videoaulas, trocar informações e tirar dúvidas com professores em tempo real, além de receberem auxílio dos tutores, terem acesso a livros digitais interativos, fazer atividades avaliativas e diagnósticas, e ter encontros práticos.
Na modalidade EaD, o estudante tem à disposição suporte total de tutores e, em especial, dos docentes. De acordo com o professor Robson, uma diferença marcante em relação às ofertas de instituições é que na Unijuí os tutores realizam esclarecimentos e encaminhamentos sobre dúvidas dos estudantes a respeito dos “processos” e não sobre os conteúdos. “Essa última tarefa é atribuição dos professores regentes, que são doutores e mestres experientes, que interagem constantemente com os estudantes”, completa.
As inscrições para o Vestibular EaD da Unijuí estão abertas e podem ser feitas até o dia 14 de fevereiro, no site unijui.edu.br/ead.
Ainda dá tempo de realizar a sua inscrição para os cursos de Mestrado e Doutorado da Unijuí. O período encerra-se na próxima segunda-feira, 18 de novembro. Para se inscrever o candidato deverá acessar, no site unijui.edu.br/mestrado-doutorado a página do Programa em que tem interesse e realizar a sua inscrição.
A Universidade possui seis Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu, em diferentes áreas do conhecimento. Sendo eles: Atenção Integral à Saúde (Mestrado e Doutorado); Desenvolvimento Regional (Mestrado e Doutorado); Direito com área de concentração em Direitos Humanos (Mestrado e Doutorado); Educação nas Ciências (Mestrado e Doutorado); Modelagem Matemática e Computacional (Mestrado e Doutorado); e Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (Mestrado).
O Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) promoveu, nesta terça-feira, 12 de novembro, mais um encontro ligado à atividade "Encontros no Museu: História e Memória". O evento ocorre de forma mensal, em parceria com a Associação de Amigos do Museu, e abordou nesta edição a “História Ambiental de Ijuí”.
Quem abordou a temática foi o doutor em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e professor no Programa de Pós-graduação em História da Universidade de Passo Fundo (UPF), Marcos Gerhardt, que explicou sobre a formação ambiental e as mudanças com o passar do tempo e da colonização na região.
Os encontros buscam compartilhar com o público pesquisas desenvolvidas a partir do acervo do Museu, dentro das diferentes temáticas que são investigadas por meio dos diversos suportes e gêneros documentais preservados pelo Madp.
A Unijuí promoveu, a partir do Diretório Central dos Estudantes Paulo Freire (DCE), a retomada dos Jogos Universitários para os estudantes dos cursos de graduação do campus Santa Rosa. As disputas ocorreram na segunda e terça-feira, 11 e 12 de novembro, no ginásio do Sest Senat de Santa Rosa, reunindo acadêmicos, professores e comunidade regional.Nos dois dias de jogos, ocorreram as disputas nas modalidades de voleibol misto e de futsal com equipes formadas por todos os cursos instalados no campus.
Conforme explica a presidente do DCE, Verônica Tewes Lunkes, os Jogos Universitários eram esperados por todos estudantes. “Essa retomada marca não só a importância do esporte como meio de integração, mas, também, reflete o compromisso do DCE em fortalecer o vínculo entre os cursos, promovendo momentos de lazer, competição saudável e união entre os estudantes, professores, funcionários e comunidade”, comenta.
Ela também destaca que este foi um passo importante para reativar a cultura esportiva no campus e criar memórias que unam a comunidade. “Agradecemos imensamente à universidade, aos professores e aos colaboradores que apoiaram essa iniciativa e acreditaram no trabalho do DCE. Estamos ansiosos para ver todos juntos, torcendo e celebrando mais essa conquista para os nossos estudantes. Esperamos que esses jogos marquem o início de muitas edições”, completa Verônica.
A coordenadora do campus Santa Rosa, professora Taciana Paula Enderle, ressalta a importância dos Jogos para a integração e união entre os estudantes. “Estamos muito felizes com a realização dos jogos. Foi encantador ver nossos estudantes se divertindo e compartilhando este momento. Parabenizo o DCE Paulo Freire pela organização e empenho. As ações que eles vêm fazendo são inovadoras e motivadoras”, ressalta.
Estão abertas as inscrições para o curso "Solidworks para Projetistas - Módulo Iniciante", voltado para capacitação no uso de ferramentas de modelagem paramétrica. O curso ofertado pela Unijuí, será realizado no campus Santa Rosa, e visa formar projetistas especializados na área metalmecânica, com foco na criação de modelos de peças mecânicas, montagem de sistemas e subsistemas e detalhamento 2D.
Os participantes aprenderão a construir peças e sistemas de maneira precisa, facilitando futuras simulações computacionais para o desenvolvimento de projetos complexos. A qualificação é destinada a estudantes de Engenharia, projetistas, desenhistas, técnicos e demais profissionais do setor metalmecânico.
As inscrições podem ser feitas até o dia 23 de novembro, neste link. Para mais informações sobre esta e outras qualificações, acesse unijui.edu.br/estude/educacao-continuada/qualificacao-profissional ou entre em contato pelo telefone (55) 3332-0553, WhatsApp (55) 99180-6755 ou pelo e-mail estude@unijui.edu.br.
Em comemoração aos 40 anos de reconhecimento da Unijuí como uma Universidade Comunitária, foram lançados programas de descontos para a campanha de Vestibular de Verão 2025. São descontos a partir de 40% nos cursos de graduação da Unijuí para incentivar o ingresso da comunidade regional no Ensino Superior.
Entre eles está o Programa de Desconto para Ingresso de Diplomados que prevê 40% de desconto nos cursos de graduação presencial, com exceção de Medicina e Fonoaudiologia. Já para quem tem 40 anos ou mais, a Universidade lançou o 40+ na Unijuí: sua idade vale o seu desconto, que prevê um percentual de desconto equivalente a idade do estudante ingressante ao longo de todo o curso.
Para quem pretende estudar nos campi de Panambi, Santa Rosa e Três Passos, há o Desconto Especial de 40% para vestibulandos nas mensalidades do primeiro semestre contratado. O desconto não se aplica aos cursos de Direito, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Farmácia, Biomedicina e Tecnologia em Gestão do Agronegócio, ofertados no campus Santa Rosa.
Já quem precisou interromper sua graduação e deseja retomar os estudos em 2025, há a Campanha de Recuperação de Estudantes, que oferece 40% de desconto para os cursos presenciais, exceto Medicina, no campus Ijuí, e Direito, Fonoaudiologia, Fisioterapia, Farmácia, Biomedicina e Tecnologia em Gestão do Agronegócio, no campus Santa Rosa. O reingresso com desconto é válido para evadidos há mais de um ano.
A Unijuí conta ainda com o Desconto Plus para o curso de Direito de Santa Rosa, onde os ingressantes ganham 40% de desconto em todo o curso. Além disso, há o Indique e Ganhe, onde o estudante matriculado no curso de Direito - campus Santa Rosa, ganha mais 10% de desconto ao indicar um novo acadêmico para o curso, com desconto válido enquanto o amigo indicado estiver matriculado.
E não para por aí. As facilidades na Unijuí são inúmeras e contam ainda com bolsas e financiamentos. As inscrições para o Vestibular de Verão 2025 estão abertas no site unijui.edu.br/vestibular, com três formas de ingresso: realização da prova on-line, composta por uma redação que pode ser feita entre os dias 8 de outubro e 27 de fevereiro de 2025, na página do Vestibular; aproveitamento da nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou aproveitamento da nota de redação de um vestibular anterior promovido pela Unijuí.
Neste ano, diferentemente das outras edições, é possível realizar a matrícula assim que o resultado da aprovação for divulgado. Neste sentido, a orientação da Vice-Reitoria de Graduação é que os vestibulandos façam a matrícula o quanto antes para garantir a sua vaga no curso desejado.
Para além do Vestibular de Verão, estão abertas as inscrições para o Vestibular de Medicina 2025, até o dia 1º de dezembro, no site unijui.edu.br/vestibularmedicina. O candidato pode optar por uma das formas de seleção disponíveis, que são: o aproveitamento de notas do Enem, desde que realizado entre 2019 e 2023; e a Prova Presencial, que consiste em uma redação e questões objetivas, que acontecerá no dia 8 de dezembro de 2024, no campus Ijuí.
A Unijuí recebeu, na última sexta-feira e no sábado, 8 e 9 de outubro, o Hackathon Agro e Saúde. A atividade, que contou com expressiva participação, foi promovida pelo Impulsa Ijuí - ecossistema de inovação local, em parceria com a Universidade, Criatec, Prefeitura Municipal de Ijuí, ACI, Sebrae e Citi Hub, e ocorreu no Centro de Eventos da Instituição.
O evento teve o objetivo de propor o desenvolvimento de soluções aplicáveis ao Agronegócio e à Saúde, a partir dos desafios de cada segmento na região. O primeiro dia foi destinado para a divisão das equipes, orientações, oficinas e apresentação dos desafios. Já o segundo dia foi de palestras, bem como continuação dos trabalhos e, por fim, as apresentações, feitas em formato de pitch, e avaliados por uma banca avaliadora.
Foram apresentados dois desafios. O primeiro, voltado à área do agronegócio, buscava resolver o questionamento “Como criar uma solução de rastreabilidade agrícola que traga mais valor e aumente a adesão do produtor rural?”. Já o segundo, na área da Saúde, buscava responder “Como transformar a saúde de Ijuí com o uso mais eficiente das informações compartilhadas dos pacientes?”.
Na área do Agronegócio, a equipe Agrosync Solutions levou o primeiro lugar e a Origem Verde - Consultoria Agrícola ficou com a segunda colocação. Na área da Saúde, a equipe Unifica Saúde conquistou o primeiro lugar, enquanto que a equipe ProntLink – Sua Saúde é a Sua História ficou em segundo lugar. Todas as equipes vencedoras receberam premiação em dinheiro.
Os desafios foram apresentados por representantes da Cisbra Agroindustrial, pelo presidente do Hospital de Clínicas Ijuí, Douglas Uggeri, e pelo secretário municipal de Saúde de Ijuí, Márcio Strassburger, e foram determinados uma vez que os setores do agronegócio e da saúde são fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico da economia local e regional.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.