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Projeto Física para Todos leva ensinamentos sobre astronomia à Escola Rui Barbosa, em Ijuí

O projeto de extensão Física para Todos da Unijuí participou, na última semana, das comemorações dos 130 anos da Escola Estadual Rui Barbosa (Ruizinho). O evento, chamado de “Um olhar diferente para o Céu: Ruizinho 130 anos”, buscou apresentar aos estudantes e comunidade em geral conteúdos sobre astronomia a partir de uma exposição feita nas dependências do ginásio de esportes da escola. 

A participação do projeto Física para Todos se deu a partir da exposição visual de banners sobre astronomia e com uma mostra sobre o sistema Solar em escala de tamanho, com informações completas sobre cada planeta, luas, e o Sol. Ao todo, mais de 1,3 mil pessoas passaram pela exposição nos dois dias de atividades. 

Conforme o coordenador do Física para Todos, professor Nelson Toniazzo, a atividade foi importante para a divulgação do projeto e, também, para a proposta que ele tem em apresentar os diversos ramos da ciência. “Atividades dessa natureza vem ao encontro do objetivo do projeto que é de promover a difusão e a popularização da Física para todos os segmentos da sociedade seja pessoas escolarizadas e não escolarizadas”, destaca. 


Projeto de extensão Energia Amiga aproxima estudantes da comunidade escolar

Desenvolvido pelo curso de Engenharia Elétrica da Unijuí, o projeto de extensão Energia Amiga é um importante aliado da comunidade no repasse de informações básicas de consumo e cuidado com a eletricidade. A principal atividade do projeto é de levar, em especial a crianças e jovens, conhecimentos sobre o tema, a partir do desenvolvimento de atividades que buscam a conscientização da comunidade. 

O conteúdo e informações são levados pelos estudantes da Unijuí, que participam ativamente das atividades. Bolsista do projeto de extensão desde março de 2023, a acadêmica do 6º semestre do curso de Design, Letícia Laís Braun Elias relata que atuar no projeto é uma experiência diversificada e enriquecedora durante a graduação. 

Segundo ela, a atuação no projeto possibilitou adquirir conhecimentos de outras áreas e proporcionar a integração entre a Universidade e a comunidade. “Com o projeto pude colocar em prática muitas teorias estudadas em sala de aula, além de conviver e trocar ideias com outras áreas de conhecimentos. Pude também ter contato com alunos do Ensino Fundamental e Médio, onde pude espalhar os conhecimentos e ideia do projeto em si, adquirindo, em contrapartida, diversas experiências”

De acordo com Letícia, o projeto é importante por uma série de fatores, mas destaca-se pelas ações realizadas, as quais são fundamentais para a comunidade, em especial a escolar. “É com as interações que tive com esse público, por meio do Quiz da Energia Amiga, por exemplo, que percebi que muito ainda precisa ser dito e ensinado sobre as questões ecológicas e energéticas. Nessa faixa etária os jovens estão dispostos a aprender e colocar em prática esses ensinamentos”, salienta. 

Conforme a estudante, as ações feitas junto às escolas são importantes, pois além de ensinar o que acontece com os resíduos eletrônicos, há como os alunos analisarem por conta própria locais onde é feito o descarte inadequado desses materiais. 

Letícia ressalta que a atuação no projeto marcou o seu desenvolvimento enquanto estudante de graduação, pois seu trabalho foi reconhecido e aprovado. “Fui elogiada por pessoas e professores de fora do projeto. Fora as questões técnicas, o que marca é a alegria e a diversão de estar com o público aplicando o Quiz, mas também recebendo conhecimento e maravilhosas experiências”, completa. 


Projeto de extensão Programe seu Futuro desafia acadêmicos a ensinarem programação na rede básica de ensino

O projeto de extensão Programe seu Futuro, ligado aos cursos de Engenharia de Software e Ciência de Computação da Unijuí, busca desenvolver ações nas áreas de tecnologia e inovação com foco no desenvolvimento do pensamento computacional e na programação junto a estudantes e professores de escolas públicas e privadas de toda a região. Todo o conhecimento na área é repassado pelos estudantes da graduação, que atuam como professores nas salas de aula com os alunos da rede básica. 

Estudante do segundo semestre do curso de Ciências da Computação, Gabriel Bilibio Mundins é um dos voluntários do projeto desde junho de 2023. Conforme explica, poder atuar de uma forma diferenciada foi uma experiência desafiadora, mas que agregou muito para a sua formação. “A minha experiência no projeto foi melhor do que eu esperava. No começo do projeto sentia que não conseguiria dar as aulas e que mesmo que conseguisse, não iria fazer os alunos entenderem. São experiências novas, aprendi muita coisa que acredito ser importante, além de me mostrar novos lados profissionais”, ressalta. 

O acadêmico avalia o projeto como inovador e importante. Segundo ele, crianças e adolescentes terem acesso a conteúdos vinculados à lógica de programação, assim como a criação de aplicativos, jogos e coisas do tipo desde cedo é um grande diferencial. “Considerando que o mundo atual está direcionado à tecnologia, o projeto tem um diferencial muito grande para os alunos e acredito que prepara muito bem para conteúdos avançados, além de ajudar a despertar a criatividade desses jovens”, destaca. 

De acordo com Gabriel, o projeto proporciona muitas coisas marcantes, mas o que mais chamou a sua atenção e que ele relata ser um grande diferencial para seu futuro é a maneira como precisou organizar o seu dia a dia para desenvolver o projeto. “Tive que preparar as aulas, as atividades e cronogramas, para no fim do dia os alunos conversarem comigo, entenderem o conteúdo e se divertirem. É gratificante poder se divertir com os alunos e garantir que tenham entendido os conteúdos, contribuindo com os projetos pessoais deles”, completa. 


Projeto de extensão incentiva o estudo de robótica na educação básica

A integração entre a Universidade e a comunidade local, a partir de projetos de extensão, é uma forma de oferecer experiências diversificadas e experiências para fomentar o aprendizado dos estudantes. Neste sentido, o projeto de extensão em Robótica Educacional da Unijuí atua com o propósito de influenciar os acadêmicos da instituição a desenvolverem aprendizados que propiciem a alunos da educação básica adquirirem conhecimento em tecnologia. 

O Robótica Educacional é um projeto que tem o intuito de apresentar regras básicas da linguagem de programação e a montagem de circuitos e dispositivos robóticos. O principal objetivo é promover a criatividade e o estudo de conceitos multidisciplinares para ser introduzido junto a estudantes do Ensino Fundamental e Médio. 

O bolsista e acadêmico do 2º semestre de Engenharia Elétrica, Felipe da Silva Rigo, atua no projeto como voluntário desde maio de 2023. Segundo ele, a experiência foi satisfatória para o seu desenvolvimento como estudante. “Atuar com a parte de educação e tecnologia sempre foi meu objetivo ao cursar Engenharia Elétrica. Penso que este projeto tem muito a agregar à sociedade”, ressalta. 

O discente destaca que o projeto de extensão envolve questões que podem beneficiar tanto a sua passagem pelo meio acadêmico, a partir do desenvolvimento de pesquisas na área de eletrônica e robótica, quanto na sua formação pessoal. “Acredito que o Robótica Educacional é, sim, um diferencial para a minha formação, já que o curso de Engenharia Elétrica é mais voltado para a atuação industrial e a bolsa atua em um ramo que engloba a comunicação e o desenvolvimento de atividades, visando ensinar outras pessoas sobre o conteúdo e a tecnologia”, comenta. 

Mesmo sendo voluntário há pouco tempo, o acadêmico destaca que o projeto também já auxiliou na sua caminhada no Ensino Superior, pois proporcionou uma apresentação de artigo durante o Salão do Conhecimento. “Este foi o momento mais marcante durante o período como bolsista”, finaliza. 


Projeto de Extensão Educação em Saúde une diferentes áreas de atuação na realização de ações voltadas à comunidade

Todos os estudantes da Unijuí têm a possibilidade de participar de projetos de extensão universitária, que aproximam a comunidade do que é produzido dentro da Universidade. E uma das iniciativas em desenvolvimento é o Projeto de Extensão Educação em Saúde, que visa, como o próprio nome sugere, desenvolver ações de educação em saúde que englobam desde a prevenção de doenças e agravos até o tratamento e a reabilitação de pacientes. 

Eduarda Bohn Oliveira, estudante do 8º semestre do curso de Fisioterapia, atuou como voluntária do projeto entre os anos de 2020 e 2022 e, em 2023, tornou-se bolsista. Uma iniciativa que, segundo a acadêmica, coloca os alunos em um ritmo diferente e em contato com diferentes áreas da saúde, que compartilham experiências e contribuem para a realização das atividades.

“Acredito que o projeto de extensão seja de extrema importância, visto que trabalha a nossa atuação em comunidade e nos permite vivenciar situações que, talvez, somente com as práticas de um curso, não seria possível. Assim, o projeto nos ‘lança’ para a comunidade externa com vários desafios e responsabilidades, que serão muito utilizados em nossa vida profissional. Isso acaba nos tornando mais próximos de nossa futura atuação”, explica a estudante. 

Para Eduarda, o que mais marcou sua experiência no projeto foram as visitas domiciliares. Testes e questionários foram aplicados à população idosa, que, por sua vez, recebeu os estudantes com carinho, tornando os momentos de aprendizado muito mais leves. “Com certeza, participar do projeto de extensão, tanto como voluntária quanto como bolsista, me transformou, principalmente se falarmos em humanização e empatia durante os atendimentos. Além disso, o projeto nos permite o contato e uma maior percepção da atuação de outras profissões da área da saúde”, finalizou.

O Projeto Educação em Saúde é vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Atenção Integral à Saúde e tem como coordenador o professor doutor Vítor Antunes de Oliveira.




Comitê Institucional de Extensão da Unijuí apresenta projetos em andamento à vice-reitoria

O Comitê Institucional de Extensão da Unijuí esteve reunido com o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, na última semana. A proposta do encontro foi de apresentar o planejamento da extensão em 2024, todos os projetos que estão em andamento e os novos a serem iniciados para que o novo vice-reitor pudesse conhecer melhor cada um deles.

A reunião também serviu para se discutir sobre a distribuição dos bolsistas de iniciação e como se dará a busca por recursos externos para os projetos, a partir da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí (Agit).

 Em outro momento foi feita a apresentação dos eventos que serão desenvolvidos na Incubadora Tecnológica da Unijuí (Criatec) neste ano, como o Hackathon, além da articulação dos projetos de extensão com a inovação, com o objetivo de levar a experiência de inovação entre os projetos. 

“Foi um encontro muito positivo, onde pudemos conhecer os projetos de extensão da nossa Universidade, perspectivas futuras, além de fazer a articulação sobre projetos de extensão, bolsistas de extensão, buscando ter inovação”, destacou o professor Daniel Baggio. 


Plamedic da Unijuí promove segunda rodada de pesquisa voltada à saúde de agricultores expostos ao uso de agrotóxicos

A Unijuí promoveu, nesta semana, a segunda rodada da pesquisa voltada ao cuidado com agricultores que têm contato recorrente com agrotóxicos em suas atividades. A pesquisa, que é chamada de “Estudo de biomarcadores de efeitos através das alterações de proteínas exossomais plasmáticas e da epigenética em expostos ocupacionais a agentes químicos”, é executada pelo projeto de pesquisa em Plantas Medicinais e Medicamentos da Unijuí - Plamedic, em parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e apoio da Prefeitura Municipal de Ijuí.  

A segunda ação voltou a acontecer na Estratégia em Saúde da Família (ESF) Meio Rural, e contou com a participação de um total de 68 agricultores. Durante a atividade, todos passaram por entrevistas com bolsistas do projeto de pesquisa, estudantes do mestrado e acadêmicos da UFRGS, as quais buscam identificar os hábitos alimentares, frequência de uso de agrotóxicos, quais os que eles usam mais seguidamente e se já tiveram algum problema pela exposição com os materiais. 

Em seguida, os agricultores participantes passaram por aferição de pressão arterial, tiraram as medidas corporais e fizeram coleta de exames de sangue, urina e saliva. Os resultados dos exames serão encaminhados ao posto de saúde, que entrará em contato com os agricultores que participaram da pesquisa em caso de problemas de saúde detectados. 

Inicialmente estavam previstas duas rodadas da pesquisa, mas devido à procura, uma terceira etapa será realizada. Ela irá ocorrer no dia 22 de maio e os interessados devem entrar em contato com a mestranda do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS), Viviane de Melo, pelo whatsapp (55) 99980-2825 para fazer o agendamento. 


Plamedic da Unijuí inicia pesquisa com agricultores expostos ao uso de agrotóxicos

A Unijuí iniciou, na manhã dessa quarta-feira, 24 de janeiro, uma pesquisa voltada ao cuidado com agricultores que têm contato recorrente com agrotóxicos em suas atividades. A ação recebeu o nome de “Estudo de biomarcadores de efeitos através das alterações de proteínas exossomais plasmáticas e da epigenética em expostos ocupacionais a agentes químicos”, e é executada pelo projeto de pesquisa em Plantas Medicinais e Medicamentos da Unijuí - Plamedic, em parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e apoio da Prefeitura Municipal de Ijuí.  

A parceria com a UFRGS possibilitou à mestranda Viviane de Melo, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS) a desenvolver sua pesquisa, avaliando a relação da alimentação com a saúde dos agricultores. 

Ao todo, cerca de 70 agricultores participaram da atividade, que ocorreu na Estratégia em Saúde da Família (ESF) Meio Rural. Eles foram chamados previamente pelas equipes de saúde e passaram por entrevista com bolsistas do projeto de pesquisa, estudantes do mestrado e acadêmicos da UFRGS. A proposta da entrevista, conforme a coordenadora do Plamedic, professora Christiane Collet, é de identificar os hábitos alimentares de cada agricultor, frequência de uso de agrotóxicos, quais os que eles usam mais seguidamente e se já tiveram algum problema pela exposição com os materiais. 

Após a entrevista, os agricultores passaram por aferição de pressão arterial, foram tiradas as medidas corporais e feitas coletas de exames de sangue, urina e saliva. A análise dos exames será feita nos laboratórios da Unijuí, da UFRGS e outras universidades de forma terceirizada. Os resultados dos exames serão encaminhados ao posto de saúde, que entrará em contato com os agricultores que participaram da pesquisa em caso de problemas de saúde detectados. 

Esta foi a primeira ação da pesquisa, que terá nova rodada de exames realizados no dia 7 de fevereiro. “As pessoas que tiverem este perfil e quiserem participar ainda temos vagas disponíveis para participação na pesquisa. Basta entrar em contato com a ESF e buscar mais informações. Caso a procura for grande, é possível fazermos uma terceira coleta de exames com os participantes”, destacou a professora Christiane Collet. 


Projeto de Extensão Conflitos Sociais e Direitos Humanos permite que estudantes se aprofundem em diferentes realidades e problemas

Em desenvolvimento há 11 anos na Unijuí, o Projeto de Extensão “Conflitos Sociais e Direitos Humanos: alternativas adequadas de tratamento e resolução” já beneficiou, de forma gratuita, centenas de pessoas em toda a região. Vinculado ao curso de Direito da Unijuí e prestando serviços por meio do Escritório Modelo e do Balcão do Consumidor, o projeto realiza atividades junto aos municípios de Ijuí, Santa Rosa e Três Passos. 

O trabalho é realizado por professores do curso, a partir da coordenação da professora Francieli Formentini, e conta com a participação de estudantes, a exemplo da acadêmica do segundo módulo do curso de Direito e bolsista do projeto desde julho de 2023,  Maria Eduarda Muller Hahn.

A estudante conta que, desde que ingressou no projeto e começou a trabalhar diretamente com o público e com a resolução de seus problemas, conseguiu desenvolver suas habilidades sociais e de orientação, especialmente em casos em que estava sob pressão. “O projeto me possibilitou estar em contato com diversas realidades, incluindo idosos e pessoas com deficiência, visto que o Balcão do Consumidor é um serviço público e que protege todos os cidadãos”, comenta. 

A experiência possibilitou que a jovem aprendesse a como proceder diante de diferentes fornecedores de produtos e serviços, sabendo como conduzir, por exemplo, reclamações envolvendo casos de empréstimos pessoais e consignados. “Os conhecimentos sobre Direito do Consumidor foram fundamentais tanto para a minha formação acadêmica quanto para a vida pessoal. Além disso, pude verificar como o Judiciário pode atuar fora dos conflitos litigiosos, por meio de audiências de mediação e contatos extrajudiciais com as fornecedoras para a resolução de problemas de consumidores vulneráveis, de modo viável e objetivo”, relata a estudante, que também conseguiu desenvolver suas habilidades em escrita e oratória.

Na avaliação de Maria Eduarda, os projetos desenvolvidos pela Universidade são de extrema importância para o desenvolvimento dos estudantes, ajudando-os a incorporar os aprendizados em sala de aula, em artigos científicos e práticas sociais. “No meu caso, aprendi muito a lidar com os diferentes públicos e a procurar a solução mais viável para os seus problemas, conhecendo, ao mesmo tempo, as diversas realidades. Além disso, fazer parte, mesmo que de forma pequena, da melhoria de vida das pessoas me deixou muito feliz e satisfeita, principalmente quando a demanda era resolvida com êxito”, finaliza.


Projeto de Extensão Programe o seu Futuro encerra atividades com a entrega de certificados aos estudantes

O auditório do Espaço + Inovação da Unijuí foi sede na tarde desta terça-feira, 5 de dezembro, do encerramento do Projeto de Extensão Programe o seu Futuro. A sétima turma do projeto concentrou estudantes do Instituto Municipal de Ensino Assis Brasil (Imeab) e da Escola Municipal de Ensino Fundamental Soares de Barros, que participaram de oficinas ao longo do ano, culminando com a socialização dos trabalhos na tarde de hoje, e também com a certificação dos participantes.

Ligado aos cursos de Engenharia de Software e Ciência da Computação, o Projeto de Extensão Programe o seu Futuro foi realizado pela Unijuí em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Ele se insere na comunidade por meio da interação de professores e bolsistas em oficinas, que buscam fomentar o interesse pelas ciências exatas e o aperfeiçoamento do raciocínio lógico, além de instigar o espírito empreendedor, que pode ser utilizado na rotina diária dos alunos da educação básica, bem como na rotina de suas famílias.

Conforme destacou a assessora pedagógica em Tecnologias Educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Camila Martins, o projeto vem incluindo os estudantes socialmente e digitalmente na sociedade, onde há, cada vez mais, o consumo de tecnologia. “Aos pais que permitiram que os estudantes participassem do projeto, saibam que eles iniciaram uma caminhada para, quem sabe, um dia serem desenvolvedores de tecnologia. Algo que não é fácil e que depende de muito estudo e dedicação. Mas saibam que vocês abriram um universo de possibilidades a eles, em um mercado de trabalho que está em plena expansão”, afirmou.

Complementando a fala de Camila, o coordenador do Espaço + Inovação, professor Peterson Cleyton Avi, destacou que saber utilizar a tecnologia não vai ser um diferencial nos próximos anos. No entanto, saber desenvolver tecnologia abrirá portas aos estudantes. “Não serão uma ou duas profissões impactadas pela tecnologia. Serão várias, e isso já começa a ser observado agora”.

Conforme explicou a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, durante o projeto, os estudantes também tiveram oficinas para desenvolver suas habilidades empreendedoras, onde foram trabalhadas competências como comunicação e formas de vender suas ideias - algo que foi explorado durante esta tarde, na apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos. 

A assessora da Vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Sirlei Noemi Schneider, parabenizou os estudantes e deu um conselho: para que eles aproveitem todas as oportunidades de ensino ofertadas, como as oficinas ofertadas de forma de gratuita pelo projeto de extensão. “Lembrem-se que conhecimento nunca é demais”, finalizou.

Após a apresentação dos trabalhos, foram certificados os estudantes Arthur Ataides da Silva, Nicolas Henckemaier Casagrande, Dandara Rochinheski Appel, Kauana Alexandra Rangel Eischner, Eduardo Grizotti Meotti, Miguel Megier Zielinski, Enzo Metz Burdzinski, Isadora Vianna Barboza, Lorenzo Da Rosa Da Rocha, Julia Bodnar Wurfel e Maria Vittoria Bortolini.


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