Começou, na última semana, o ciclo 2024/2025 para bolsistas de pesquisa selecionados por edital para trabalharem em projetos de extensão no período entre o segundo semestre de 2024 e o primeiro semestre de 2025. O primeiro encontro foi marcado por uma reunião de alinhamento sobre as atividades a serem desenvolvidas no período.
Para este ciclo, através de participação de editais externos e contrapartida da Unijuí, 122 bolsas para pesquisa, com um investimento de R$ 976.800,00 divididos em 12 meses, tempo de duração das bolsas. Ao todo, de forma mais detalhada, há 15 bolsas via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), que totaliza investimento de R$ 126 mil; 40 bolsas ofertadas pela Unijuí, com investimento de cerca de 336 mil; 57 bolsas CNPq, equivalente a R$ 478 mil; e 10 bolsas CNPq para estudantes de Ensino Médio, ao valor de R$ 36 mil.
Houve aumento de quatro bolsas adicionais para o Ensino Médio, que proporcionou ampliar o quadro de escolas participantes dos projetos: Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Padilha; Escola Estadual de Ensino Médio Otavio Caruso Brochado Da Rocha; Escola Estadual de Ensino Médio São Geraldo; e Escola Técnica Estadual 25 de Julho.
A Unijuí - campus Panambi recebeu, nesta segunda-feira 28 de outubro, o projeto Ciência para Todos. Ao todo, cerca de 500 estudantes participaram da atividade, que integra a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e teve o objetivo de promover a divulgação, educação e popularização da ciência na comunidade regional, com foco especial nos professores e estudantes, desde a Educação Básica até o Ensino Superior.
Durante todo o dia, os estudantes participaram de diversas oficinas realizadas por 12 projetos de extensão da Unijuí, como o Física para Todos, Energia Amiga, Meninas que Engenham o Futuro, AppGo, Robótica Educacional, Educação em Saúde, Conflitos Sociais e Direitos Humanos, Programe o Seu Futuro, Gestão Social e Cidadania, Traças Digitais, Cidadania para Todos, e Comunicação, Tecnologia e Empreendedorismo.
Além dos projetos de extensão, o Ciência para Todos no campus Panambi contou com ações do Instituto Agregar, que realizou as atividades “Match Perfeito: Como a IA atua no processo seletivo?”, em parceria com as empresas Brunning e Tromink; “Alinhando Habilidades e Propósitos: O caminho para o sucesso pessoas e profissional”, em parceria com a Cotripal e a Fockink; “Primeiros passos na carreira: Descubra os programas de estágio e trainee”, com a Kepler Weber e Bruning; e Conquiste Seu Espaço: Dicas para brilhar e conquistar seu lugar”, junto com Saur, Tromink e Kepler Weber.
As empresas parceiras Bruning, Cotripal, Fockink, Kepler Weber Saur, Tromink e a Associação de Comércio e Indústria de Panambi (ACI) também estiveram presentes no Ciência para Todos com exposições. O Ciência para Todos está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, que visa garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
O projeto é uma iniciativa da Unijuí, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. E conta com o apoio da Prefeitura de Santa Rosa, Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Instituto Agregar, 36ª Coordenadoria Regional de Educação, 17ª Coordenadoria Regional de Educação, Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI), União das Etnias de Ijuí (Ueti), Associação Comercial e Industrial de Panambi (ACI) e Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Panambi.
Com o objetivo de ampliar a interdisciplinaridade, os projetos de extensão Energia Amiga e Robótica Educacional criaram a ação Energia Amiga e Robótica Educacional - Vivências, Experiências e Práticas. A ação expressa o compromisso social da Unijuí com todas as áreas, em especial a Educação, Meio Ambiente e Tecnologia, em consonância com as políticas ligadas às diretrizes para a educação ambiental.
Conforme explica a professora Caroline Daiane Radüns, o objetivo da ação é a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade, por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões sobre a educação ambiental e desenvolvimento tecnológico. “A ação também está alicerçada no estímulo dos estudantes do ensino fundamental, a pensarem sobre os recursos naturais, hídricos e energéticos e proporem soluções através da robótica, que visam o uso racional da água, a eficiência energética e a promoção de cidades e comunidades sustentáveis.”
Uma das escolas participantes foi a Barão do Rio Branco, de Catuípe. A inscrição foi feita pelas professoras Tatiani Kramer Camera e Eliza Franco, e os alunos do 9º Ano puderam participar de palestras e oficinas. Dentro do projeto, eles desenvolveram uma lixeira inteligente, que auxilia na identificação dos resíduos e correto descarte. O trabalho foi inscrito no Desafio Robótica Challenge Escolar, promovido pela 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e apresentado durante a ExpoFest Ijuí deste ano.
O desafio teve como objetivo incentivar alunos da rede estadual a desenvolver soluções inovadoras baseadas em robótica que atendam um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, promovendo o aprendizado prático e teórico. Como resultado, o projeto recebeu duas premiações na categoria Anos Finais, sendo o de Melhor Projeto e Impacto Social. A premiação de Melhor Projeto representa a equipe com o projeto mais bem avaliado nos critérios gerais, e o Impacto Social representa o projeto com maior potencial de impacto social.
As professoras Caroline Daiane Raduns e Luana Obregon de Carvalho, integrantes dos projetos Energia Amiga e Robótica Educacional, reiteram a importância da extensão universitária da Unijuí. “Confirma o compromisso com o desenvolvimento regional sustentável, através da prática da cidadania e a consequente construção de uma sociedade justa, solidária, responsável e desenvolvida”, ressalta Caroline.
Ainda, as professoras comentam que o sucesso da ação Energia Amiga e Robótica Educacional - Vivências, Experiências e Práticas – 2024 só foi possível, devido o apoio das instituições parceiras, como a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e a Ceriluz.
Como parte da programação do Salão do Conhecimento, ocorreram, na noite desta terça-feira, 24 de setembro, as apresentações dos trabalhos do Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX) - Jornada de Extensão. A atividade reuniu professores, estudantes e bolsistas, e os trabalhos foram apresentados em formato de videoconferência à comunidade acadêmica.
Ao todo, foram apresentados 48 trabalhos, desenvolvidos dentro dos 15 projetos de extensão da Unijuí, que estão divididos em cinco áreas distintas: Programa Atenção à Saúde; Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade; Direitos Humanos, Cidadania e Desenvolvimento Social; Educação e Formação de Professores; e Inovação e Tecnologia.
“Este foi um importante momento, onde os bolsistas apresentaram os resultados dos projetos. É um momento de compartilhamento das informações das execuções dos projetos ao longo de 2023 e 2024, com a amostragem dos resultados obtidos que foram compartilhados com a sociedade e causaram impactos na comunidade como um todo”, ressalta o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Knebel Baggio.
Neste ano, a Jornada de Extensão contou com a participação de membros da comunidade, que foram avaliadores externos dos trabalhos. Eles foram responsáveis por avaliar, sistematizar e refletir sobre as ações e os impactos gerados. Foram sete avaliadores externos participando das salas on-line.
A Unijuí, por meio da Vice-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, está selecionando novos Projetos de Extensão, na modalidade de ações comunitárias, para serem contemplados pelo Fundo Institucional de Extensão pelo período de 2025 a 2026. O edital VRPGPE nº 22/2024, tem como referência cinco áreas divididas em Programas de Extensão: Educação e Formação de Professores; Direitos Humanos, Cidadania e Desenvolvimento Social; Atenção à Saúde; Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade; e Inovação e Tecnologia.
Neste sentido, estão sendo disponibilizadas cinco vagas, sendo uma para cada Programa, para receber a concessão de horas de extensão subsidiadas pelo Fundo Institucional. O objetivo é apoiar os projetos que privilegiam a interação com a sociedade na perspectiva de melhor entender e inserir-se na dinâmica do desenvolvimento regional, de modo a desenvolver e socializar conhecimentos, técnicas e procedimentos, além de apontar as potencialidades e problemas que poderão ser aprofundados na pesquisa e no ensino em articulação com os cursos de Graduação e de Pós-Graduação da Instituição.
Podem participar da seleção, professores do quadro efetivo da Unijuí, com tempo integral ou parcial, com jornada de trabalho igual ou superior a 28h semanais; e ter título de mestre ou doutor. O docente não poderá estar em mais de uma equipe de projeto que concorre ao edital. Também não podem participar professores contemplados no Edital referente aos anos de 2024/2025.
Os projetos podem ser cadastrados junto com os anexos necessários até o dia 30 de setembro, no link “Projetos de Pesquisa e Extensão - Projeto Novo” no Portal do Funcionário, disponível no site da Unijuí. Mais informações podem ser obtidas junto ao edital, disponível no site unijui.edu.br/extensao/editais.
O projeto de extensão Cidadania para Todos, da Unijuí, em parceria com a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), deu início a uma série de oficinas para a formação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes e Violência Escolar (Cipaves). O projeto de formação tem o objetivo de colaborar com o processo de qualificação dos integrantes das Cipaves, visando a multiplicação de ações orientadas para a cultura da paz, mediante ações inspiradas em valores e princípios da justiça restaurativa.
O projeto é coordenado pela professora da Unijuí, Ester Eliana Hauser, e representante da 36ª CRE, Angela Linck, e trata de temas centrais que envolvem conflitos, violência e cultura de paz na escola; a comunicação não-violenta na gestão dos conflitos na escola; Direitos Humanos e a questão do bullying no universo escolar; e a violência contra a mulher na família e suas repercussões na escola.
Conforme explica a professora Ester, as Cipaves foram instituídas por meio da Lei Estadual N.º 14.030 e são compostas por representantes de alunos, pais, professores e funcionários da comunidade escolar, tendo atribuições como planejar, propor e recomendar medidas de prevenção de acidentes e violências no âmbito das escolas, bem como acompanhar a sua execução.
Participam do projeto representantes das escolas de Ensino Médio São Geraldo, Antônio Padilha, Polivalente, Otávio Caruso Brochado da Rocha e Tiradentes. As oficinas de formação terão sequência nos meses de setembro, outubro e novembro de 2024 e auxiliarão no planejamento de ações conjuntas a serem desenvolvidas durante o ano de 2025, visando a prevenção à violência, a promoção da cultura de paz e os direitos humanos nas escolas.
Teve início, nesta semana, a 3ª Competição MathGo e a 2ª Competição PortGo, promovidas pela Unijuí, a partir do projeto “AppGO: Desenvolvimento e Implementação de Softwares Educacionais”, pelas Secretarias Municipais de Educação de Ijuí e Santa Rosa, além das Coordenadorias Regionais de Educação (CREs) dos dois municípios: 36ª CRE de Ijuí e 17ª CRE de Santa Rosa.
Ambas as atividades têm a proposta de estimular o estudo da Matemática e da Língua Portuguesa, a partir do uso de aplicativos. Da competição de Matemática, estão participando estudantes de 5º a 9º Anos do Ensino Fundamental, além de alunos do Ensino Médio das escolas públicas municipais e estaduais, e das particulares, enquanto que da competição de Língua Portuguesa estudantes de Ensino Médio participam.
As competições seguem até 16 de agosto, e os estudantes mais bem posicionados no ranking serão premiados. Os primeiros colocados de cada competição receberão como prêmio um celular Samsung Galaxy A05. Os segundos colocados, receberão um) Alexa Echo Pop e a escola com a maior pontuação receberá um Notebook. Todos os alunos participantes também receberão certificado de participação digital.
A cerimônia de premiação será feita durante a 8ª Mostra Interativa da Produção Estudantil em Educação Científica e Tecnológica (8ª MoEduCiTec) e II Mostra de Extensão Unijuí, no dia 27 de setembro, no campus da Unijuí.
Na última semana, foram realizados dois encontros para alinhar a competição. Um deles entre a comissão organizadora e representantes da Secretaria Municipal de Educação de Ijuí e a outra com representantes da 36ª Coordenadoria Regional de Educação de Ijuí.
“A ideia é que com as nossas competições façamos com que os alunos, dentro da sala de aula, consigam utilizar o software e com o auxílio dos professor, possam ter um processo de aprendizagem mais facilitado. Entendemos que com os nossos aplicativos (MathGo e PortGo) conseguimos instigar o estudante a estudar de uma forma divertida e lúdica”, destaca a professora Bárbara Gundel, integrante do projeto de extensão AppGo.
A professora, ainda, ressalta que está em planejamento uma nova competição para o próximo ano, o FisiGo, que busca levar a proposta para questões envolvendo a disciplina de Física.
Ambos os eventos atendem à chamada CNPq/MCTI/FNDCT SNCT 2023 - Semana Nacional de Ciência e Tecnolgogia - do projeto “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.
O Centro de Educação Básica Francisco de Assis - EFA, em parceria com o Projeto de Extensão Física para Todos da Unijuí, realizaram para os estudantes, no dia 4 de junho, uma Exposição Interativa de Experimentos de Física, junto ao auditório da escola. A mostra, que também esteve disponível para a comunidade, reuniu mais de 40 experimentos que exploraram diferentes áreas da física, como Mecânica, Eletricidade, Magnetismo, Óptica, Física Moderna e Astronomia.
A exposição, que tem como objetivo despertar a curiosidade e o interesse pela ciência, proporcionou aos visitantes uma experiência imersiva e interativa. Através de experimentos práticos e lúdicos, os participantes puderam aprender sobre diversos conceitos físicos de forma divertida e acessível, indo ao encontro da proposta do Projeto de Extensão.
"A física está presente em tudo ao nosso redor, desde o funcionamento do nosso corpo até as tecnologias que utilizamos no dia a dia", explica o professor Nelson Toniazzo, coordenador do Projeto Física para Todos. "Com essa exposição, queremos mostrar que a física não é uma disciplina abstrata e difícil, mas, sim, uma área do conhecimento que pode ser compreendida por todos, de forma divertida e interessante."
A Exposição Interativa de Física é uma iniciativa que contribui para a difusão da cultura científica e tecnológica na comunidade. Ao promover o aprendizado de forma lúdica e interativa, a exposição desperta a curiosidade e o interesse pela ciência, especialmente entre os jovens.
O Programa de Melhoramento Genético de Plantas da Unijuí realizou, na última quarta-feira, 29 de maio, a primeira reunião do ano do comitê, formado pelos professores Ivan Ricardo Carvalho, Emerson Pereira, Gerusa Massuquini Conceição, o coordenador do Programa de Pós-graduação em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade (PPGSAS), professor José Antonio Gonzales da Silva, além da coordenadora da Agência de Inovação e Tecnologia da Unijuí (Agit), Fabiana Simon, e o vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio.
O objetivo da reunião, segundo a professora Gerusa, foi de fazer um alinhamento para este ano sobre o Programa de Melhoramento Genético de Plantas e apresentar o que vem sendo realizado nos últimos semestres. Também teve o intuito de definir as próximas atividades e ações a serem desenvolvidas.
Os municípios de Ijuí e Santa Rosa já começam a receber as atividades do Projeto de Extensão Programe o seu Futuro, da Unijuí, que é realizado em parceria com as respectivas Secretarias Municipais de Educação. O projeto tem o intuito de ampliar as capacidades da criança e do adolescente na área da tecnologia, por meio do ensino básico da programação, criação de jogos e programas para celulares.
Conforme destacou um dos coordenadores do projeto, professor Marcos Cavalheiro, em Santa Rosa, o trabalho ficará focado na linguagem de programação Scratch, para o desenvolvimento do pensamento computacional. Já em Ijuí, serão trabalhados dois módulos: inicialmente, os estudantes também vão trabalhar o Scratch e, depois, o Kodular - uma ferramenta para o desenvolvimento de aplicações para smartphones. Em ambas as cidades, também vão acontecer oficinas de programação, robótica e de empreendedorismo, com a participação da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec).
Especificamente em Ijuí, o Projeto Programe o seu Futuro é ofertado para todas as escolas municipais que oferecem o Ensino Fundamental nos Anos Finais, com foco principalmente nos estudantes do 8º e 9º Anos. “Cada escola selecionou dois alunos representantes. Em 2024, apenas duas escolas não vão conseguir participar do projeto devido a questões organizacionais, principalmente relacionadas ao transporte no dia das aulas. A seleção dos alunos é realizada pela equipe diretiva de cada escola participante, levando em consideração o desempenho dos alunos na disciplina de Matemática”, explicou a coordenadora pedagógica em Tecnologias Educacionais na Secretaria de Educação de Ijuí, Camila Martins.
A partir deste mês, os estudantes de Ijuí passam a ter oficinas todas as terças-feiras à tarde, das 13h30 às 17h, até o mês de dezembro, junto ao Espaço + Inovação Unijuí. “O projeto é uma iniciativa promissora e está sendo bem recebida, já que oferece uma oportunidade valiosa para os alunos do 8º e 9º Ano das escolas municipais de Ijuí. A participação de quase todas as escolas com os Anos Finais indica um interesse significativo na integração da tecnologia e da programação na educação básica. A escolha dos alunos com base no desempenho em Matemática garante que os participantes estejam bem preparados e motivados para aproveitar ao máximo as oficinas”, destacou Camila.
A coordenadora completa que a expectativa, para este ano, é que o projeto continue a crescer e a se consolidar. “Com a maioria das escolas conseguindo participar, esperamos que os alunos desenvolvam habilidades essenciais em programação e tecnologia, que serão valiosas para o futuro acadêmico e profissional. Além disso, a participação contínua e o envolvimento dos professores e diretores são fundamentais para o sucesso do projeto”, completou Camila.
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