Nos dias 18 e 19 de fevereiro, o professor da Unijuí e coordenador do Projeto Anísio, Fernando Jaime González, participou do Seminário de Acompanhamento dos Projetos do Programa de Extensão na Pós-Graduação (Proext-PG), promovido pela Capes em parceria com a Secretaria de Educação Superior (Sesu/MEC). O seminário ocorreu na Universidade do Estado de Santa Catarina - Udesc, em Florianópolis, e reuniu coordenadores de projetos de 43 instituições da região Sul.
O evento teve a proposta de apresentar e discutir o andamento das atividades desenvolvidas pelos projetos apoiados pelo programa. No Brasil, são 191 projetos contemplados e a Unijuí é uma das que fazem parte deste grupo, com o projeto Anísio, o qual é uma iniciativa dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade e que busca a formação científica de estudantes do Ensino Médio
“Durante o seminário, foi um privilégio poder compartilhar as experiências e resultados gerados pelo nosso projeto. Além disso, foi muito interessante conhecer as experiências de outras instituições e ver como cada universidade está desenvolvendo seu projeto. Parabenizo a Capes e a Sesu/MEC pelo apoio e incentivo a iniciativas como essa, que ampliam o papel da universidade na sociedade”, destaca o professor Fernando.
A Unijuí promoveu, nesta terça-feira, 18 de fevereiro, o Seminário da Extensão 2025. A atividade, conduzida pela Vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, teve a proposta de apresentar os resultados dos projetos realizados durante o ano de 2024 e definir futuras metas para este ano.
Em um primeiro momento, a atividade focou em apresentar um pouco dos 15 projetos de extensão desenvolvidos ao longo do ano passado. Foram evidenciados características, desafios encontrados, números alcançados e detalhes significativos das ações conduzidas pelos professores e bolsistas. Em seguida, foi feita a apresentação das metas e debatidas propostas para avançar na extensão da Universidade.
“Nossa proposta foi de ter um momento de integração, apresentação e de poder pensar no futuro dos nossos projetos. Vamos começar no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e temos metas a serem atingidas, por isso este momento para podermos construir junto aos coordenadores de cada projeto ideias para avançar”, destaca o vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Knebel Baggio.
De acordo com o professor, a ideia é conseguir avançar de forma integrada para obter as metas e potencializar cada um dos projetos. “Fico encantado com a Extensão, onde tivemos resultados espetaculares no último ano. Por isso parabenizo a todos pelas conquistas”, detalha. Ele ressalta também a importância de eventos e mostras para qualificar o trabalho realizado, como o Ciência Para Todos e outras atividades que foram fundamentais durante o último ano.
O projeto de extensão Física Para Todos promoveu uma série de ações durante o ano de 2024. Cerca de 6 mil pessoas puderam participar das atividades do projeto, que busca a difusão e popularização da ciência, com a perspectiva de inclusão social por meio da ampliação da cultura científica da população.
De acordo com coordenador do projeto, o professor Nelson Toniazzo, o projeto atingiu todos os seus objetivos durante o ano, onde esteve presente em eventos como o Ciência Para Todos que ocorreu nos campi de Santa Rosa, Ijuí e Panambi, a 8ª MoEduCiTec, a II Mostra de Extensão da Unijuí; e o “Um olhar Diferente para o Cèu: Ruizinho 130 anos”, promovido pela Escola Estadual de Ensino Fundamental Rui Barbosa, em Ijuí.
“Em termos de impacto acadêmico, os objetos desenvolvidos pela equipe do projeto envolveram conhecimentos teóricos e práticos de diferentes áreas do conhecimento o que possibilitou, especialmente para os estudantes bolsistas dos mais diversos cursos, uma aprendizagem interdisciplinar”, destaca o professor.
Além dos eventos, o projeto de extensão promoveu ações como exposições de objetos e banners relacionados à astronomia, à física e à Educação para o Trânsito. Também foi produzida a proposta de estacionamento no campus da Unijuí, que se refere a um projeto arquitetônico conectado à física, com foco na educação para o trânsito.
“Para 2025 o projeto prevê a produção de novos equipamentos e experimentos para compor o acervo do projeto, assim como a organização e participação de eventos que visam a difusão e popularização da ciência”, completa o professor Nelson Toniazzo.
O Coral Unijuí contribuiu de forma relevante para a promoção da cultura e da música na região Noroeste do Rio Grande do Sul em 2024. Foram realizadas diversas apresentações ao longo do ano, que levaram música, espetáculos diferenciados e o canto coral a várias cidades e eventos promovidos na região. Ao todo, o Coral Unijuí conta com 27 membros, sendo sete sopranos, sete contraltos, sete tenores e cinco barítonos, um pianista e um integrante que realiza funções voltadas ao marketing.
Entre os eventos promovidos pela Coral Unijuí, destaca-se o espetáculo Let’s Rock - 2ª edição, realizado a partir de financiamento via Lei de Incentivo à Cultura Paulo Gustavo, que contou com a participação de crianças e jovens do Coro Cênico do Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA), do Coro Infantil Ateliê Sonare, do Coro Infantil do Colégio Evangélico Augusto Pestana (CEAP) e do Coro Cênico do Colégio Evangélico de Panambi, além da banda Excellence.
Outro espetáculo de destaque foi o Come Together, um tributo à banda Beatles, realizado em parceria com a Rádio Unijuí FM, com apresentação em conjunto com a The Magical Mystery Band.
O Coral Unijuí também esteve presente no 16º Encontro Regional das Servas LSLB - Região Missioneira, participando também da Expofest Ijuí e da Fenasoja 2024, em Santa Rosa, e promoveu apresentações dos concertos de Natal na Igreja do Relógio, em conjunto com a orquestra do Colégio Evangélico Augusto Pestana (CEAP), e a abertura da Vila de Belém na Igreja Evangélica Luterana Concórdia- IELB, também o Natal dos usuários da Aapecan, todos em Ijuí.
“Em 2024 abrimos inscrições para a seleção simplificada de vozes e instrumentistas, visando renovar e ampliar seu quadro de integrantes. Uma das principais inovações foi a realização de oficinas de técnicas vocais com a ilustre presença da preparadora vocal Cintia de los Santos. Este foi um momento muito produtivo e de muitos aprendizados para o coro”, comenta a regente do Coral Unijuí, Lizandra Rodrigues
Segundo a regente, neste ano, a ideia é desenvolver o coro ainda mais, em especial no quesito canto coral. “Estamos planejando outras dinâmicas de técnicas vocal para 2025. Pretendemos, ainda, levar o Let's Rock para toda a comunidade de Panambi e região e contar cada vez mais com a integração musical regional. Teremos também o Concerto Cantos e Contos Kids, que explorará o repertório infantil nacional, bem como contos, parlendas e poemas, mesclando o teatro e a música”, destaca Lizandra.
Há, também, o desejo de levar o Coral Unijuí a festivais renomados como o Festival de Corais de Gramado e o Festival de Corais Três Fronteiras. O Coral mantém uma presença ativa nas redes sociais, onde compartilha momentos dos ensaios, apresentações e destacando seus membros. Recentemente, foram publicados vídeos apresentando os cantores, permitindo uma conexão mais próxima com o público.
Estão abertas as inscrições para a seleção de novos integrantes para o Coral Unijuí. Conforme o edital, há vagas para vozes femininas e masculinas, e para cantores instrumentistas que tocam teclado, bateria, violão, baixo e percussão. Podem participar estudantes da Unijuí, egressos, funcionários da Fidene/Unijuí e demais pessoas da comunidade externa.
Entre os requisitos necessários para os futuros integrantes estão ter ter disponibilidade de tempo para participar dos ensaios, que ocorrem às sextas-feiras, às 18h, aos sábados, no turno da manhã, e ensaios extras (quando necessário); ter assiduidade às atividades previstas no plano de ensaio; estudar em casa e apresentações do Coral; e em caso de menores de idade, o responsável deverá acompanhar a audição bem como assinar um termo de compromisso para que o menor possa participar dos ensaios, eventos e viagens do grupo.
As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de janeiro, através do preenchimento do formulário disponível neste link. A entrevista coletiva será realizada no dia 25 de janeiro, no prédio 01, sala 310, na Sede Acadêmica da Fidene. Já a audição será realizada de forma individual, através de agendamentos.
Os critérios de avaliação e demais informações sobre o processo seletivo podem ser consultados no edital, disponível no site www.unijui.edu.br/extensao/editais/editais-cultura.
Estão abertas as inscrições para a seleção de novos integrantes para a Cia Cadagy - Corpo e Movimento. Interessados têm até o dia 15 de janeiro para se inscrever, conforme determina o edital, disponível em https://www.unijui.edu.br/extensao/editais/editais-cultura. Estão sendo selecionados integrantes para as áreas de dança, ginástica geral, lutas, artes cênicas, arte circense, confecção de figurinos e cenografia e equipe técnica de som e luz.
Para se inscrever, é necessário enviar a ficha de inscrição, disponível no edital, preenchida para o e-mail cia.cadagy@unijui.edu.br. O candidato deve colocar como assunto do e-mail e nome do documento a seguinte descrição: Nome do candidato (mais) Inscrição Cadagy (mais) Unijuí 2025 (mais) Linguagem artística escolhida. Exemplo: João Silva – Inscrição Cadagy – Unijuí 2025 – Ginástica.
Entre os pré-requisitos estão ter disponibilidade de tempo para participar dos ensaios, que são realizados nas terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, e sábados, das 8h às 12h, além das demais atividades do grupo; ser integrante das comunidades acadêmica ou externa; e participar assiduamente das atividades previstas no plano de ensaio, estudo em casa e apresentações. Em caso de menor de idade, o responsável deverá assinar um termo de compromisso para que ele possa participar dos ensaios bem como de eventos e viagens promovidas pelo grupo.
O processo seletivo será realizado no dia 18 de janeiro, na sala dos espelhos, na Sede Acadêmica, às 19h. A seleção ocorre em quatro etapas: apresentação de portfólio e entrevista individual; performance artística; teste físico, flexibilidade e força; e treino intensivo que acontecerá nas noites 20, 21, 22 e 23 de Janeiro, das 19h às 21h. O resultado será divulgado em até 15 dias após a realização das entrevistas.
O Projeto de Extensão Programe o seu Futuro, da Unijuí, realizou no dia 3 de dezembro, a conclusão das atividades de 2024, com a formatura dos alunos da rede municipal de ensino de Ijuí. O evento ocorreu no Auditório do Espaço + Inovação Unijuí, onde foram prestigiados os trabalhos realizados pelos participantes no programa de desenvolvimento de aplicativos FlutterFlow, além da entrega dos certificados.
Desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, o Programe seu Futuro tem como objetivo ensinar o pensamento computacional para os estudantes da rede pública, onde são explorados os conceitos de programação, desenvolvimento de software, lógica de programação e empreendedorismo.
Segundo o coordenador do Projeto de Extensão Programe seu Futuro, Marcos Cavalheiro, o evento foi um marco significativo. “Realizamos a entrega de certificados a 24 alunos do Ensino Fundamental, participantes do projeto. A cerimônia destacou as competências adquiridas pelos alunos e o fortalecimento das parcerias entre a Unijuí e as instituições locais”, pontuou.
Começou, na última semana, o ciclo 2024/2025 para bolsistas de pesquisa selecionados por edital para trabalharem em projetos de extensão no período entre o segundo semestre de 2024 e o primeiro semestre de 2025. O primeiro encontro foi marcado por uma reunião de alinhamento sobre as atividades a serem desenvolvidas no período.
Para este ciclo, através de participação de editais externos e contrapartida da Unijuí, 122 bolsas para pesquisa, com um investimento de R$ 976.800,00 divididos em 12 meses, tempo de duração das bolsas. Ao todo, de forma mais detalhada, há 15 bolsas via Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), que totaliza investimento de R$ 126 mil; 40 bolsas ofertadas pela Unijuí, com investimento de cerca de 336 mil; 57 bolsas CNPq, equivalente a R$ 478 mil; e 10 bolsas CNPq para estudantes de Ensino Médio, ao valor de R$ 36 mil.
Houve aumento de quatro bolsas adicionais para o Ensino Médio, que proporcionou ampliar o quadro de escolas participantes dos projetos: Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Padilha; Escola Estadual de Ensino Médio Otavio Caruso Brochado Da Rocha; Escola Estadual de Ensino Médio São Geraldo; e Escola Técnica Estadual 25 de Julho.
A Unijuí - campus Panambi recebeu, nesta segunda-feira 28 de outubro, o projeto Ciência para Todos. Ao todo, cerca de 500 estudantes participaram da atividade, que integra a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e teve o objetivo de promover a divulgação, educação e popularização da ciência na comunidade regional, com foco especial nos professores e estudantes, desde a Educação Básica até o Ensino Superior.
Durante todo o dia, os estudantes participaram de diversas oficinas realizadas por 12 projetos de extensão da Unijuí, como o Física para Todos, Energia Amiga, Meninas que Engenham o Futuro, AppGo, Robótica Educacional, Educação em Saúde, Conflitos Sociais e Direitos Humanos, Programe o Seu Futuro, Gestão Social e Cidadania, Traças Digitais, Cidadania para Todos, e Comunicação, Tecnologia e Empreendedorismo.
Além dos projetos de extensão, o Ciência para Todos no campus Panambi contou com ações do Instituto Agregar, que realizou as atividades “Match Perfeito: Como a IA atua no processo seletivo?”, em parceria com as empresas Brunning e Tromink; “Alinhando Habilidades e Propósitos: O caminho para o sucesso pessoas e profissional”, em parceria com a Cotripal e a Fockink; “Primeiros passos na carreira: Descubra os programas de estágio e trainee”, com a Kepler Weber e Bruning; e Conquiste Seu Espaço: Dicas para brilhar e conquistar seu lugar”, junto com Saur, Tromink e Kepler Weber.
As empresas parceiras Bruning, Cotripal, Fockink, Kepler Weber Saur, Tromink e a Associação de Comércio e Indústria de Panambi (ACI) também estiveram presentes no Ciência para Todos com exposições. O Ciência para Todos está alinhado com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4, que visa garantir o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
O projeto é uma iniciativa da Unijuí, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. E conta com o apoio da Prefeitura de Santa Rosa, Secretaria Municipal de Educação de Ijuí, Instituto Agregar, 36ª Coordenadoria Regional de Educação, 17ª Coordenadoria Regional de Educação, Associação Comercial e Industrial de Ijuí (ACI), União das Etnias de Ijuí (Ueti), Associação Comercial e Industrial de Panambi (ACI) e Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Panambi.
Com o objetivo de ampliar a interdisciplinaridade, os projetos de extensão Energia Amiga e Robótica Educacional criaram a ação Energia Amiga e Robótica Educacional - Vivências, Experiências e Práticas. A ação expressa o compromisso social da Unijuí com todas as áreas, em especial a Educação, Meio Ambiente e Tecnologia, em consonância com as políticas ligadas às diretrizes para a educação ambiental.
Conforme explica a professora Caroline Daiane Radüns, o objetivo da ação é a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade, por meio da troca de conhecimentos, da participação e do contato com as questões sobre a educação ambiental e desenvolvimento tecnológico. “A ação também está alicerçada no estímulo dos estudantes do ensino fundamental, a pensarem sobre os recursos naturais, hídricos e energéticos e proporem soluções através da robótica, que visam o uso racional da água, a eficiência energética e a promoção de cidades e comunidades sustentáveis.”
Uma das escolas participantes foi a Barão do Rio Branco, de Catuípe. A inscrição foi feita pelas professoras Tatiani Kramer Camera e Eliza Franco, e os alunos do 9º Ano puderam participar de palestras e oficinas. Dentro do projeto, eles desenvolveram uma lixeira inteligente, que auxilia na identificação dos resíduos e correto descarte. O trabalho foi inscrito no Desafio Robótica Challenge Escolar, promovido pela 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e apresentado durante a ExpoFest Ijuí deste ano.
O desafio teve como objetivo incentivar alunos da rede estadual a desenvolver soluções inovadoras baseadas em robótica que atendam um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – ODS, promovendo o aprendizado prático e teórico. Como resultado, o projeto recebeu duas premiações na categoria Anos Finais, sendo o de Melhor Projeto e Impacto Social. A premiação de Melhor Projeto representa a equipe com o projeto mais bem avaliado nos critérios gerais, e o Impacto Social representa o projeto com maior potencial de impacto social.
As professoras Caroline Daiane Raduns e Luana Obregon de Carvalho, integrantes dos projetos Energia Amiga e Robótica Educacional, reiteram a importância da extensão universitária da Unijuí. “Confirma o compromisso com o desenvolvimento regional sustentável, através da prática da cidadania e a consequente construção de uma sociedade justa, solidária, responsável e desenvolvida”, ressalta Caroline.
Ainda, as professoras comentam que o sucesso da ação Energia Amiga e Robótica Educacional - Vivências, Experiências e Práticas – 2024 só foi possível, devido o apoio das instituições parceiras, como a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e a Ceriluz.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.