Estudantes do 2º semestre do curso de Medicina da Unijuí estão tendo a oportunidade de realizar atividades práticas já no início da graduação. Por meio da Unidade de Ensino Aprendizagem de Saúde Coletiva: Diagnóstico de Saúde da Comunidade, estão sendo feitas visitas domiciliares aos idosos que são atendidos pela Atenção Básica de Saúde de Ijuí.
O projeto é realizado por meio de uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí com o objetivo de coletar dados para subsidiar o planejamento de ações voltadas à população idosa ijuiense, visto que a região tem um alto índice de envelhecimento populacional.
De acordo com a professora responsável pela Unidade de Ensino, Ana Paula Pillatt, o projeto de avaliação do perfil da população idosa atendida pela Atenção Básica de Saúde, está sendo feito a partir do mapeamento situacional. “Realizamos encontros teóricos em sala de aula e a prática, que é desenvolvida nos territórios vinculados às Unidades Básicas de Saúde, ao longo do semestre. As visitas contam com o auxílio das enfermeiras das UBSs para o acesso aos prontuários e com as visitas que são feitas em conjunto com os agentes comunitários de saúde”, explicou.
Neste semestre as atividades são realizadas em oito Unidades de Saúde situadas nos bairros Luiz Fogliatto, Pindorama, Glória, Centro Social Urbano 7 e 8, Boa Vista, Mundstock e Colonial. De acordo com a professora Ana Paula, a ideia é que o trabalho seja continuado abrangendo toda a área urbana do município.
Para a professora, esse tipo de ação agrega muito à formação acadêmica. “A interação ensino-serviço tem como foco proporcionar ao estudante o contato com a realidade e com as necessidades da população, para a melhor compreensão dos determinantes do processo saúde-doença e esta experiência é de suma importância para a formação médica”, frisou.
Bhianca Donatto, estudante da disciplina, relata que participar destas atividades é uma amostra daquilo que vivenciará após a conclusão do curso. “Eu sempre tive pra mim que a medicina não é só curar as pessoas com receitas e medicamentos. A empatia, o olhar ao próximo, muitas vezes pode ser o que falta. Nas visitas fugimos da nossa realidade, conhecemos a pessoa de perto, onde podemos perceber suas dificuldades, anseios e podemos ver que nem sempre a resposta está no medicamento. Não é só a aplicação de um questionário, mas uma oportunidade de sair do nosso dia a dia, e colocar em prática o conhecimento adquirido”, contou
Segundo a secretária adjunta de Saúde de Ijuí, enfermeira Elisângela Saggioratto Lucchese, nas questões que envolvem às necessidades da população idosa, a ação ”amplia a aplicação da Avaliação Multidimensional da Saúde do Idoso com o objetivo de propiciar o cuidado integral em domicílio, englobando aspectos físicos, funcionais, cognitivos e sociais, com intervenções interdisciplinares capazes de melhorar a autonomia e a independência do idoso, envolvendo as famílias e os cuidadores na execução do plano de cuidados, dando ênfase ao autocuidado, à melhoria da qualidade de vida e prevenindo o declínio funcional”.
Elisângela avalia ainda a atividade como positiva e destaca que a presença dos estudantes cria um ambiente de intercâmbio de saberes e práticas, propiciando maior resolutividade do serviço e, consequentemente, satisfação dos usuários. “A integração ensino-serviço-comunidade proporciona um diferencial importante na formação destes estudantes e fortalece a Atenção Primária à Saúde (APS) quanto à promoção da saúde, a prevenção de doenças e o trabalho interdisciplinar. O atendimento de qualidade dos acadêmicos e as visitas domiciliares como rotina, são também uma oportunidade para a aproximação entre a equipe de saúde e a comunidade”, finaliza.