Na última semana, os estudantes de Arquitetura da Unijuí, receberam em sua aula inline de “História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo II” do Curso de Arquitetura e Urbanismo, a participação do Prof. Dr. Mateus Rosada, da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, para compartilhar sua vivência sobre “Barroco e Rococó no Brasil”, tema vivenciado na trajetória acadêmica, especialmente na sua tese “Igrejas Paulistas da Colônia e do Império: Arquitetura e Ornamentação”, a qual foi premiada pela Capes e pela USP. O professor também compartilhou sua trajetória profissional, na qual atualmente leciona nas áreas de história da arquitetura, história da arte e patrimônio cultural.
O palestrante articulou sobre o contexto social brasileiro quando houve as produções artísticas de estilo barroco e rococó. Na sequência comentou cada um dos estilos introduzindo não apenas arquitetura, mas escultura, pintura e música, envolvendo os alunos nas mais diversas manifestações culturais do período.
Para a professora da disciplina, Bruna Fuzzer esse foi um momento valioso de colaboração. "Momentos assim vêm agregar na formação dos nossos estudantes e principalmente despertar a consciência crítica e possibilidades de ouvir outros professores e profissionais que não da própria instituição, aumentando os horizontes em relação ao tema. A noite foi extremamente rica, pois os exemplos foram majoritariamente brasileiros, alguns conhecidos por alguns alunos e sempre que possível o palestrante remetia a realidade do sul do Brasil, que provavelmente será o local de trabalho de boa parte dos alunos, enquanto egressos", explicou.
Por fim, o Prof. Mateus interagiu com as perguntas dos estudantes e finalizou comentando “que os estudantes devem usar a história para tirar boas experiências do passado ou lógicas de composição para usar em projetos contemporâneos, que este é o grande legado que a história tem para nos deixar”.
O Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária da Unijuí está com inscrições abertas para o período letivo de fevereiro de 2021 a março de 2022. O programa tem a duração de 13 meses, e o Edital VRPGPE Nº 13/2020 prevê a oferta de três (3) vagas para a área de Clínica Médica de Pequenos Animais; duas (2) vagas para a área de Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais; duas (2) vagas para área de Anestesiologia Veterinária; e uma (1) vaga para área de Diagnóstico por Imagem.
Podem inscrever-se no processo seletivo profissionais graduados num período de tempo de até três anos e já registrados, candidatos em fase de conclusão do curso de graduação, desde que a comprovação de sua colação de grau ocorra até o primeiro dia do período letivo de ingresso no Programa de Aprimoramento.
As inscrições de candidatos interessados seguem até o dia 10 de janeiro de 2021, exclusivamente pela Internet, no Portal da Unijuí, o valor da taxa de inscrição é de R$ 150,00.
A listagem com a homologação das inscrições será divulgada no dia 18 de janeiro de 2021, no Portal da Universidade.
Confira o Edital e outras informações.
O Programa de Aprimoramento em Medicina Veterinária da Unijuí está com inscrições abertas para o período letivo de fevereiro de 2021 a março de 2022. O programa tem a duração de 13 meses, e o Edital VRPGPE Nº 13/2020 prevê a oferta de três (3) vagas para a área de Clínica Médica de Pequenos Animais; duas (2) vagas para a área de Clínica Cirúrgica de Pequenos Animais; duas (2) vagas para área de Anestesiologia Veterinária; e uma (1) vaga para área de Diagnóstico por Imagem.
Podem inscrever-se no processo seletivo profissionais graduados num período de tempo de até três anos e já registrados, candidatos em fase de conclusão do curso de graduação, desde que a comprovação de sua colação de grau ocorra até o primeiro dia do período letivo de ingresso no Programa de Aprimoramento.
As inscrições de candidatos interessados seguem até o dia 10 de janeiro de 2021, exclusivamente pela Internet, no Portal da Unijuí, o valor da taxa de inscrição é de R$ 150,00.
A listagem com a homologação das inscrições será divulgada no dia 18 de janeiro de 2021, no Portal da Universidade.
Confira o Edital e outras informações.
Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015 – Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008) – Traz as diretrizes que fundamentam uma política pública voltada à inclusão escolar, consolidando o movimento histórico brasileiro.
Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005 – Regulamenta a Lei nº 10.436/02, visando à inclusão dos alunos surdos, dispõe sobre a inclusão da Libras como disciplina curricular, a formação e a certificação de professor, instrutor e tradutor/intérprete de Libras, o ensino da Língua Portuguesa como segunda língua para alunos surdos e a organização da educação bilíngüe no ensino regular.
Decreto nº 5.296 de 2 de dezembro de 2004 – Regulamenta as leis nº 10.048/00 e nº 10.098/00, estabelecendo normas e critérios para a promoção da acessibilidade às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida (implementação do Programa Brasil Acessível).
Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008 – Institui diretrizes operacionais para o atendimento educacional especializado na Educação Básica, que deve ser oferecido no turno inverso da escolarização, prioritariamente nas salas de recursos multifuncionais da própria escola ou em outra escola de ensino regular. O AEE pode ser realizado também em centros de atendimento educacional especializado públicos e em instituições de caráter comunitário, confessional ou filantrópico sem fins lucrativos conveniados com a Secretaria de Educação (art.5º).
Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012 – Institui a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista; e altera o § 3º do art. 98 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990
O Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional se organiza a partir de programas conforme as demandas.
Programa Permaneça;
Nivelamento Acadêmico,
Orientação profissional,
Psicologia Educacional (saúde mental)
Inclusão de Pessoas com Deficiência.
O Programa Permaneça, busca identificar as causas das dificuldades de aprendizagem , orientar as dificuldades encontradas e criar estratégias de melhor aprendizagem a partir do atendimento educacional especializado e/ou acompanhamento psicológico quando necessário. Além disso, aposta também na possibilidade de orientação profissional aos acadêmicos que estão em dúvidas ou que não encontraram respostas sobre sua trajetória profissional analisando o baixo aproveitamento das disciplinas e cursos. Analisa situações de reingresso, transferência e/ou (reopção) de curso no sentido de orientar sua escolha.
O Programa Permaneça caracteriza-se, inicialmente, por ações que visam monitorar o rendimento e assiduidade discente, entendendo que estes são fatores que interferem e podem justificar a evasão da Instituição. Tal identificação permite-nos orientar e acompanhar estes discentes a fim de que permaneçam e acompanhem a graduação pretendida.
O programa de Inclusão das pessoas com deficiência, em relação aos estudantes é oferecido orientação aos professores, acessibilidade a sala de aula, intérprete de Libras e/ou guia vidente adaptações ao material conforme a necessidade do estudante, construção do plano de atendimento individualizado, intérpretes em sala de aula e atendimento educacional especializado em turno inverso.
O programa de psicologia educacional ( saúde mental) apoia os estudantes com serviços de acolhimento, orientação e acompanhamento psicológico e pedagógico, desenvolvendo estratégias de prevenção e promoção da saúde mental considerando casos de estudantes em sofrimento psíquico. Oferece escuta, acolhimento e compreensão desse sofrimento. O atendimento ocorre na forma de acolhimento, em um processo breve e focal, que se configura em um espaço seguro, pautado no respeito, na confidencialidade e no compromisso social da profissão.
A preocupação com a saúde mental dos acadêmicos incentiva o desenvolvimento de ações que promovam o bem-estar e a qualidade de vida desses sujeitos. A vida universitária desencadeia pressões emocionais consideráveis que impactam no processo de ensino e aprendizagem. Ocorre em um ambiente ético e empático, proporcionando momentos reflexivos sobre os vários aspectos em relação à aprendizagem, às dificuldades de adaptação ao contexto universitário, de convivência, de relacionamentos e estratégias de estudo, ansiedades, medos e inseguranças.
O programa de Nivelamento ou Monitoria Acadêmica oferece oportunidade ao estudante para retomar conteúdos, rever conceitos estruturantes das disciplinas, desenvolvendo atividades de forma orientada por docentes no “programa aluno voluntário” (PROAV) e também através das disciplinas que possuem estudantes monitores, os quais acompanham os colegas que possuem dificuldades. Para os estudantes que apresentam dificuldades de aprendizagem, oriundas de deficiência ou não, são desenvolvidas oficinas de acompanhamento e reforço pedagógico e de sensibilização sobre temas do cotidiano.
Com o aumento da demanda por esse serviço, novos projetos estão sendo pensados com o objetivo de ampliar as possibilidades de intervenção e acompanhamento que favoreçam a formação pessoal/profissional e fortaleçam o sentimento de pertencimento institucional.
Você pode dirigir-se pessoalmente ao prédio 60 que está localizado no prédio da Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques, no Campus Ijuí, e por meio dele ter atendimento e direcionamentos para todos os campi e mantidas da FIDENE.
Extensão para a Psicologia Educacional no prédio do Complexo da Saude II, predio 57
Contatos:
saai@unijui.edu.br - Ramais 2023 e 2024
psicologia.educacional@unijui.edu.br - Ramal 3245
O SAAI está ligado à Vice-reitoria de Graduação da Unijuí e tem por finalidade apoiar e orientar as ações que envolvem o acesso (processos seletivos), a permanência e desenvolvimento pessoal e acadêmico de estudantes, docentes e técnicos administrativos a partir de suas necessidades específicas decorrentes ou nao de sua deficiência, garantindo a acessibilidade pelas ações de ensino, pesquisa, extensão, serviços e infraestrutura.
A fim de concretizar tais ações, as mesmas são organizadas/distribuídas entre os diferentes profissionais: educadora especial, intérpretes de Libras, instrutor surdo, psicóloga, pedagoga, assistente social e demais colaboradores das áreas de recursos humanos e tecnologias. Desta maneira, a equipe multidisciplinar envolvida subdivide-se em ações e responsabilidades, a fim de otimizar e alcançar os diferentes sujeitos e espaços institucionais.
Document
→ Deficiência física ou motora: As pessoas com deficiência física-motora ressentem-se de uma variedade de condições neurossensoriais que as afetam em termos de mobilidade, de coordenação motora geral ou da fala, como decorrência de lesões nervosas, neuromusculares e osteoarticulares ou, ainda, de má-formação congênita ou adquirida. Dependendo do caso, as pessoas que têm problemas de locomoção conseguem movimentar-se com a ajuda de prótese, cadeira de rodas ou outros aparelhos auxiliares.
→ Deficiência visual: pessoas cegas, pessoas com baixa visão;
→ Deficiência auditiva: Geralmente utilizam aparelho auditivo e não usam Libras para se comunicar;
→ Surdez: Aquelas que utilizam a Língua Brasileira de Sinais – Libras como forma de comunicação por possuir uma deficiência profunda na audição
→ Deficiência Intelectual: Pessoa que apresenta limitações nas habilidades mentais gerais. Funcionamento intelectual significativamente inferior à média; dificuldade no funcionamento adaptativo em comparação com indivíduos pareados por idade, gênero e condição sóciocultural
→ Transtorno do espectro Autista: Pessoas com transtorno do neurodesenvolvimento que se caracteriza por deficits comunicativos e sociais, comportamentos repetitivos e interesses restritos.
→ Transtorno do Déficit de Atenção: O TDA é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade associados ou não.
→ Verificar no e-mail o recebimento de orientações para as aulas: adaptação de material metodologias, avaliações, encaminhamentos, presença de profissionais nas aulas (específica para cada deficiência).
→ Incluir o profissional intérprete de libras ou guia vidente nas plataformas de ensino e comunicação (Classroom, Moodle e grupo de WhatsApp);
→ Durante as aulas, com auxílio dos profissionais capacitados garantir a acessibilidade e eliminar todas as barreiras existentes que impeçam a comodidade, locomoção e comunicação;
→ Comunicar com antecedência quando houver troca de sala, ou encaminhamento de atividades fora do espaço de rotina.
→ Verificar nos e-mails orientações sobre adaptação de sistematizações ou tempo adicional para os mesmos;
→ Observar a necessidade de reserva de sala extra para a realização da prova individualmente.
DEFICIÊNCIA |
ADAPTAÇÃO |
EAD |
---|---|---|
PESSOA SURDA |
LEGENDA Transcrição de áudio em texto nos filmes, vídeos e novelas e programas de TV em geral. Voltada para o público surdo, a legenda aparece em geral no canto inferior da tela em branco. INTÉRPRETE DE LIBRAS: Os intérpretes de Libras, são responsáveis por facilitar a comunicação das pessoas surdas, garantindo o acesso à informação para a pessoa que se comunica por meio da Língua Brasileira de sinais. |
Ao postar vídeos na plataforma de aprendizagem, atente-se para que os mesmos sejam legendados (ou com janela em Libras) para que o aluno surdo possa acompanhar com a mesma qualidade dos demais. Ao postar um comunicado no aplicativo de comunicação Whatsapp, evite usar a ferramenta de áudio |
PESSOA CEGA |
BRAILLE: Direcionado para as pessoas com deficiência visual, o código Braille, trata-se de uma combinação de pontos dispostos em colunas e linhas, por meio da combinação destes símbolos, a pessoa com deficiência pode realizar leituras e a escrita de qualquer tipo de texto. AUDIODESCRIÇÃO: Também direcionado para cegos e pessoas com baixa visão, a audiodescrição consiste em, via áudio, traduzir em palavras o que está em uma imagem. Funciona para filmes, obras de arte, teatro, fotos, etc. AUTODESCRIÇÃO: É utilizado para que pessoas se descrevam para pessoas com deficiência visual. Ela diz respeito a características físicas: altura, cor da pele, do cabelo, roupas, entre outros. GUIA VIDENTE: É uma das estratégias mais utilizadas nos ambientes escolares em se tratando da locomoção de pessoas cegas. Essa estratégia, quando bem executada, oferece à pessoa cega segurança física e contribui para o reconhecimento e a familiarização dos ambientes |
Ao postar vídeos na plataforma de aprendizagem, atente-se para que seja dublado e que haja audiodescrição de itens importantes, como gráficos, tabelas, imagens, etc. Ao enviar e-mail, o faça sem imagem, ou com a descrição da mesma. |
Textos objetivos, com linguagem clara, sem erros de ortografia ou de gramática;
Fontes sem serifas;
Bons contrastes entre fonte, fundo e demais elementos do layout;
Imagens com nitidez e alta qualidade;
Imagens com descrição adequadas para cegos, com informações claras e objetivas;
Vídeos sempre com legenda ou janela com intérprete de Libras
Leitores de tela para deficientes visuais: Virtual Vision, JAWS e Dosvox;
O professor ao optar por apoio pedagógico (audiovisual) para legendar, deve solicitar inclusão de legenda (com antecedência mínima de 15 dias) junto ao SAAI, pelo e-mail saai@unijui.edu.br
Lembrando que da mesma forma que há necessidade de interpretação da língua oral, a língua escrita também pode necessitar de auxílio.
Para uma melhor organização de eventos institucionais elencamos alguns requisitos que devem ser observados para a acessibilidade.
O evento deve ser minuciosamente planejado pela Comissão Organizadora, de modo que todas as pessoas possam participar, sejam elas com/sem deficiência ou mobilidade reduzida.
Levar em consideração:
→ Estrutura do local, se possuem: rampas, corrimão, banheiro adaptado, elevador, lugares reservados , estacionamento,....).
→ Público alvo (Todo evento deve conter uma ficha de inscrição para melhor organização - No próprio formulário do evento, inserir opções para marcar se necessita ou não de auxílio, destacando sua deficiência, e expressando quais são suas demandas, caso as precise).
Consultar de forma antecipada o palestrante se a apresentação é acessível, provendo o necessário para tal. Solicitar os slides aos palestrantes, para que a pessoa cega possa utilizar o leitor de tela do celular;
Contratar um tradutor de libras, a solicitação deve ser feita com antecedência mínima de quarenta e oito horas ÚTEIS;
Para eventos online necessita-se que o mesmo tenha acesso as tecnologias assistivas. No caso dos eventos online, as mais comuns são a possibilidade de aumentar a tela, disponibilizar ícones grandes e inserção de contraste para pessoas com deficiência visual.
Uma prática que pode ser adotada desde o momento da divulgação do seu evento são as imagens descritas, ou seja, ao postar uma imagem ou um vídeo nas redes sociais coloque na legenda a descrição com a #pracegover, isso pode ser feito através da ferramenta de texto alternativo. Vale para todos os posts relacionados ao seu evento!
E em caso de vídeos, opte por contratar um tradutor de LIBRAS – a Linguagem Brasileira de Sinais – que transmita para o público o que está sendo falado pelo apresentador. Isso vale até mesmo para atrações durante o evento, pode-se ter um ou mais intérpretes para que todos tenham acesso ao conteúdo. As legendas automáticas são uma boa forma de trazer mais acessibilidade aos conteúdos. Uma outra boa prática é disponibilizar materiais em formato de PDFs ou Word, pois eles podem ser facilmente escaneados pelos leitores de tela.
Acompanhamento aos processos seletivos da Universidade em todos os níveis acadêmicos para os estudantes com deficiência garantindo as condições de acesso;
Avaliação e acompanhamento psicológico e pedagógico;
Atendimento Educacional Especializado para os estudantes com deficiência;
Orientação Profissional;
Formação continuada - promoção de cursos e eventos;
Oferta de curso de Libras para técnicos Administrativos, Docentes e estudantes;
Disponibilização de intérprete/tradutor de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para estudantes e docentes surdos em sala de aula, reuniões e eventos institucionais;
Adequação de material para estudantes cegos, baixa visão e deficiência física/motora;
Formação de monitores para acompanhamento de estudantes em sala de aula quando necessário, pelas demandas das necessidades educacionais especiais;
Reuniões com docentes e coordenadores de curso para discussão de casos e apresentação de estratégias/sugestões para o trabalho com os estudantes com deficiência e ou necessidades educacionais especiais;
Contratação e acompanhamento de profissionais com deficiência na instituição com edital permanente em conjunto com Recursos Humanos da Instituição;
Guia vidente/Apoio para deslocamentos em trajetos vinculados às atividades da Universidade.
Ledor e Transcritor para apoio para leitura e escrita nos casos de dificuldade ou impossibilidade (dislexia, transtornos de déficit de atenção, entre outros).
A Unijuí busca, com projetos de extensão, estabelecer uma relação com a comunidade para que o conhecimento e a pesquisa promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida local.
A atividade de extensão universitária aponta potencialidades e problemas que poderão ser aprofundados na pesquisa e trabalhados por quadros profissionais preparados pelo ensino. Estas atividades incluem ações de cunho educacional, sociocultural, artístico e tecnológico, realizadas de forma sistemática e continuada.
Além disso, a Universidade incentiva os projetos de extensão pela concessão de bolsas para estudantes, realização de convênios com instituições e entidades comunitárias e produção de materiais de divulgação do conhecimento, dentre outros.
A Unijuí assume como uma de suas responsabilidades primeiras, enquanto instituição universitária, contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do País através da pesquisa. A Unijuí investe no fortalecimento dos Grupos de Pesquisa incentivando a interação regional, a formação de redes de pesquisadores, a interação com empresas e a cooperação científica nacional e internacional.
Comprometida com a inclusão social de acadêmicos no ensino superior, a Unijuí oferece um conjunto de programas de bolsas e créditos educacionais, que possuem como fontes a União e a própria Universidade.
Estes benefícios tem sua ação voltada a auxiliar o estudante, durante sua permanência na Universidade, estabelecendo o diálogo com os órgãos institucionais e sua integração à vida universitária.
Eles são divididos nas seguintes categorias:
A UNIJUÍ como promotora do desenvolvimento regional se constitui um espaço de articulação de iniciativas em diversas áreas, entre elas, a prestação de serviços. A seguir, conheça os serviços prestados pela Universidade para a comunidade.
A FIDENE desenvolve através da Assessoria e Serviços Comunitários (ASC) atividades voltadas às ações e aperfeiçoamento de órgãos de caráter público e privado, através da qualificação e capacitação de gestores públicos municipais, com a programação de cursos, oficinas, palestras, seminários entre outros a fim de implementar uma gestão eficiente e eficaz , também especializada no desenvolvimento e execução de concursos públicos e processos seletivos, com ampla experiência no segmento, tendo como princípios administrativos, a Legalidade, Impessoalidade, Publicidade, Moralidade e Eficiência.
Responsável também, pela preparação de recursos humanos para atuar nos Centros de Formação de Condutores (CFCs), em convênio com o DETRAN RS – Departamento Estadual de Trânsito do RS, denominado Instrutor de Trânsito.
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