Todas as notícias - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Comunic@

Biblioteca Universitária realiza ações de incentivo à leitura

Em alusão ao Dia Mundial do Livro, a Biblioteca Mario Osorio Marques da Unijuí promoveu a ação “Conheça a sua Biblioteca: a maior da Região Noroeste do Rio Grande do Sul”. A atividade ocorreu na Bumom do campus Ijuí e foi voltada ao público interno, contemplando os profissionais que atuam na Instituição. Segundo a coordenadora da Biblioteca, Laura Dalpiaz, o objetivo foi incentivar a leitura. 

“Ensinamos a localizar exemplares para que eles possam desfrutar do que temos aqui na Universidade. No encontro, falamos sobre a organização da Biblioteca, possibilidades que os profissionais têm enquanto colaboradores da Unijuí, como empréstimos, renovações e acesso ao acervo. Também mostramos curiosidades, como obras raras, o menor livro e o mais antigo da Bumom”, explicou Laura.

A Biblioteca Mario Osorio Marques é considerada a maior da região Noroeste do Rio Grande do Sul. “No total, são cerca de 300 mil itens bibliográficos que estão à disposição dos estudantes, professores, técnicos administrativos e de apoio e para a comunidade, nos quatro campi da Unijuí - Ijuí, Panambi, Santa Rosa e Três Passos e na Sede Acadêmica, localizada junto à Fidene”, pontuou.

Para o designer gráfico da Assessoria de Marketing da Unijuí, Rafael Fischer, a visita guiada à Biblioteca foi muito interessante. “Tanto para conhecer o funcionamento e a estrutura desse setor, quanto para podermos interagir com obras raras e pouco usuais, presentes no acervo. Além disso, saber como utilizar as bases de dados que a Bumom disponibiliza é essencial para o nosso desenvolvimento profissional e acadêmico”, frisou.

Além disso, outras atividades foram realizadas pela Biblioteca. Nesta semana, foi feita uma ação referente ao livro infantil junto ao Centro de Educação Básica Francisco de Assis (EFA); e no campus Três Passos, foi feita uma roda de leitura com contação de histórias, exposição dos livros dos autores Ziraldo, Monteiro Lobato e Maurício Sousa; cuidados com os livros e entrega de marcadores de página para os estudantes da Rede Estadual de Educação presentes.


17ª Reunião Técnica Estadual de Plantas Bioativas tem início com ampla programação

Promovida pela Unijuí, em parceria da Emater-RS, teve início, na noite dessa terça-feira, 23 de abril, no Salão de Atos do campus Ijuí a 17ª Reunião Técnica Estadual de Plantas Bioativas. O evento tem o objetivo de incentivar o debate e oferecer oportunidades para qualificação sobre o tema das plantas bioativas, que estão presentes no cotidiano dos brasileiros e englobam as plantas medicinais, aromáticas, condimentares, inseticidas, repelentes, tóxicas, bactericidas, fungicidas e, até mesmo, aquelas de cunho místico ou religioso.

Nesta edição o tema é “Do uso sustentável ao uso racional”. O evento busca fortalecer a cadeia produtiva e a rede de entidades envolvidas, aproximando todas as etapas da produção, proporcionando trocas de experiências, qualificação técnica, atualização, motivação, fortalecimento de parcerias e promoção de ações integradas. Serão feitas palestras, oficinas, mesas redondas e exposição de trabalhos.

“É a primeira vez que recebemos a Reunião Técnica Estadual de Plantas Bioativas e é uma alegria ter ela sendo realizada aqui. Para a Unijuí, esse evento passa a ser muito importante, pois é uma grande oportunidade de desenvolver e incentivar a pesquisa na nossa instituição. Saúdo a todos que contribuíram para que pudéssemos promover este evento e que todos tenhamos uma excelente experiência”, destaca o vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Daniel Baggio. 

O gerente do escritório regional da Emater de Ijuí, Fábio Pasqualoto, estendeu as boas-vindas aos participantes do evento e valorizou a Reunião, que acontece pela primeira vez na região de Ijuí. “É um prazer estarmos aqui sediando esse evento. Pela primeira vez conseguimos trazer para cá e agradeço a todos pela presença. Parabenizo a todos que se mobilizaram com o suporte necessário para que ele acontecesse”, ressalta. 

O secretário de Meio Ambiente de Ijuí, Yuri Pilissão, salienta a importância de a Unijuí e a Emater estarem promovendo um evento deste porte no município. “É extremamente significativo recebermos essa reunião aqui em Ijuí, uma vez que desenvolve o trabalho de pesquisa na área de plantas bioativas, a qual é uma cadeia importante. Espero que todos tenham muito aprendizado”, completa. 

A palestra de abertura foi ministrada pelo engenheiro agrônomo da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Lin Chau Ming, que abordou como tema as "Plantas Medicinais e suas diversas dimensões de uso, produção, pesquisa e comercialização". Nesta quarta-feira, 24 de abril, estão sendo promovidas mesas redondas, cursos, oficinas, exposição de trabalhos, e outras atividades. A programação completa pode ser conferida no site do evento.


Editora Unijuí e Ruyzão promovem Talk em comemoração ao Dia Mundial do Livro e aniversário da escola

Na tarde desta terça-feira, dia 23 de abril, a Editora Unijuí promoveu um bate-papo sobre “A vida e obra de Mario Osorio Marques”, em parceria com a Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa (Ruyzão). A “Talk” fez parte dos 60 anos do educandário e também marcou o Dia Mundial do Livro, celebrado ontem. 

Junto ao espaço de convivência do Ruyzão, foram recebidas 11 turmas, do 1º ao 3º Ano do Ensino Médio. Para debater o tema, foram convidados os professores da Unijuí José Pedro Boufleuer, mestre e doutor em Educação, e Walter Frantz, doutor em Ciências Educativas: Sociologia, Pedagogia e Ciências Políticas. A mediação ficou a cargo da professora da escola, Rosana Barros. 

Para fechar, a Rádio Unijuí FM também promoveu a sua Hora do Recreio com o sorteio de brindes aos estudantes. 


Projeto Física para Todos leva conhecimento a diversas áreas e enriquece estudos dos estudantes da Unijuí

A participação de acadêmicos em projetos de extensão, além de oferecer experiências diversificadas aos alunos, também dá experiência e fomenta o aprendizado em diversas áreas do conhecimento a partir do contato e relação com a comunidade local. No projeto Física para Todos da Unijuí, essa proposta não é diferente, onde o objetivo é de aproximar a comunidade do estudo da física e despertar a curiosidade para outras descobertas científicas. 

A formanda do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, Juliana Meincke Eickhoff, atua como bolsista no projeto desde 2019, onde ingressou sendo voluntária. De acordo com ela, a experiência foi extremamente enriquecedora com o passar do tempo. “É singular, pois traz ensinamentos tanto para quem está atuando como bolsista quanto para a comunidade. É uma experiência que proporciona aprendizados, contato com diferentes áreas e desafios”, salienta. A acadêmica relata que o que mais marcou em seu período como bolsista foram as exposições. “É muito interessante ver as reações das crianças e até mesmo adultos, explorando os experimentos e tentando entender como os mesmos funcionam.”

Juliana destaca que o projeto de extensão tem grande importância, uma vez que possui um acervo que abrange diversas áreas da Física, mesmo que seja preciso se reinventar em alguns momentos. “Isso é resultado de mais de 20 anos de atuação, deste modo sempre se teve como objetivo levar a informação de maneira a explorar a curiosidade. Para o projeto permanecer sendo um diferencial e atrativo, muitas vezes é necessário reinventar-se e permanecer na busca da difusão e popularização da física, seja através das exposições ou até mesmo nas redes sociais.”

Segundo a estudante, o Física para Todos consegue contribuir muito com o seu desenvolvimento e com a sua formação. Ela ressalta que devido ao projeto incluir bolsistas de diferentes cursos que trabalham pelo mesmo objetivo, se torna uma experiência que permite o desenvolvimento pessoal e acadêmico. “É um espaço onde novas ideias são ouvidas e discutidas, onde quase tudo pode virar um experimento. Participar do projeto me desafiou a explorar diferentes áreas da Arquitetura e Urbanismo e a olhar para o mundo através da Física”, enfatiza. 


Desafio de Inovação Socioambiental premia melhores projetos desenvolvidos pelos estudantes participantes

O Desafio de Inovação Socioambiental, promovido pela Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica da Unijuí (Criatec), em parceria com a Vice-reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (VRPGPE) e as empresas Novatech Agro e 3 Tentos foi encerrada na tarde dessa segunda-feira, 22 de abril, com a apresentação e premiação aos times vencedores. 

O evento contou com a participação de cerca de 60 pessoas, incluindo estudantes do 3º Ano do Ensino Médio e acadêmicos bolsistas de projetos da Unijuí. A proposta do Desafio foi fomentar a criação de possíveis soluções que poderiam causar impacto socioambiental,  incentivar o empreendedorismo e dar experiência de desenvolvimento de um negócio entre o público jovem.

A equipe vencedora do Desafio de Inovação foi a Black Solutions, composta pelos estudantes Eduardo Voigt Kroth, Gabriel Bortoli Buron, Andrei Albrecht e Laura Capssa, que montaram o projeto com base na separação de sólidos e líquidos. “Participar do Desafio de Inovação foi interessante e desafiador. Nós quatro somos de uma área focada em tecnologia e tivemos que fazer o projeto em cima de um problema de química. Passamos a semana toda basicamente estudando do que aplicando o projeto em si. Foi difícil, mas deu tudo certo”, comenta Eduardo.

Os vencedores receberam R$ 1 mil como premiação. O segundo colocado foi o time Solum - Soluções Ambientais, formado por Eduarda Lima, Martina Neubauer, Leonardo Adamy e Nadini Bandeira. Eles receberam R$ 800 como premiação. Já o terceiro lugar ficou com o time SêniorCare, formado por William Anderson Steglich Bernardi, Tamires dos Santos, Luiz Fernando Capelli, Eduarda Mondadori Moura e Vitória Palharini. 

“Hoje encerramos a edição 2024 do Desafio de Inovação Socioambiental. Nosso objetivo foi proporcionar uma experiência inovadora para a comunidade acadêmica, em especial aos bolsistas dos nossos projetos de extensão. Também para pensar algumas soluções ligadas aos objetivos de desenvolvimento sustentável tendo em vista o compromisso com a sustentabilidade ambiental e social,  e estamos bem felizes com o resultado”, comenta a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini. Ela lembra que a atividade aproximou as empresas da Criatec, em especial no assunto da responsabilidade social e ambiental. 

O evento contou com oficinas e dinâmicas, além da apresentação dos desafios das empresas com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para que os times pudessem estruturar as suas ideias com o apoio de diversos mentores. 


Unijuí oferta qualificação em Marketing Estratégico

Se você é um profissional que atua ou que deseja atuar com marketing, ou mesmo um estudante que quer aprofundar os conhecimentos na área, estão abertas as inscrições para a qualificação em Marketing Estratégico na Unijuí. Ofertado na modalidade Educação a Distância (EaD), o curso tem o objetivo de apresentar aos participantes as principais decisões que envolvem o planejamento estratégico de marketing e os passos necessários para a sua elaboração.

Ao longo das 40h de curso, serão abordados aspectos relacionados à análise de mercado e identificação de tendências, bem como diretrizes para a elaboração de metas e da formulação de estratégias e ações de marketing que permitam aumentar a competitividade das empresas e obter melhor proveito das oportunidades de mercado.

São objetivos da qualificação compreender o papel do marketing estratégico para as empresas e a importância da análise de cenários e tendências de mercado; contextualizar o processo de planejamento de marketing e as principais etapas para sua elaboração; e presentar os elementos que integram cada uma das etapas relacionadas ao plano de marketing, sendo elas: estratégica, tática e operacional.

Podem se inscrever no curso empresários, profissionais liberais, executivos de organizações, gerentes e líderes de equipes, além de estudantes de Administração, Comunicação Social, Design, Ciências Contábeis, Economia, tecnólogos e demais áreas afins.

Para mais informações ou inscrições, clique aqui


Dia do Livro Infantil é comemorado na EFA com ação da Bumom

Em comemoração ao Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado em 18 de abril, a Biblioteca Universitária Mario Osorio Marques (Bumom) e a EFA prepararam um presente especial para as crianças da Educação Infantil e dos Anos Iniciais: um teatro mágico com a peça "A Vida sem Livros".

Inspirada em uma encenação de professores de São Paulo, a peça encantou a criançada com uma história divertida e reflexiva sobre a importância da leitura. As atrizes que deram vida à história, no Auditório da EFA, foram professoras da Escola e funcionárias da Biblioteca: Chapeleiro Maluco, professora Joice Lemanski, do 3º ano; Chapeuzinho Vermelho, professora Mariane Bach, do 5º ano; Lobo Mau, professora Silvana Marchioro, de Educação Física; Branca de Neve, Yasmim Martins - auxiliar pedagógica; Emília, Rosane Arones, atendente da biblioteca da EFA; Menina, Lenice Guterres, atendente da Bumom; Mãe, Cristina Libert, bibliotecária da Bumom;  e a narradora Laura Dalpiaz, coordenadora da Biblioteca.

Nesta semana, a EFA continuará as celebrações do Dia Mundial do Livro com mais atividades literárias, valorizando a leitura e a formação leitora.


Projeto Hora do Recreio da Unijuí FM inicia visitas às escolas

Na última quarta-feira, 17 de abril, a Rádio Unijuí FM retomou as atividades do projeto Hora do Recreio, quando aconteceu a primeira visita escolar no Colégio Evangélico Augusto Pestana - CEAP. As dinâmicas passam a acontecer semanalmente em escolas de Ensino Médio de Ijuí e região, com o intuito de levar a Rádio e a Universidade para a educação básica, despertando o interesse por assuntos culturais, musicais e questões de conhecimentos gerais.

Em 2024, o projeto apresenta uma proposta diferente aos estudantes, que visa a interatividade e o envolvimento dos alunos nas atividades promovidas pela Rádio. Em parceria com o curso de Engenharia Elétrica da Unijuí, foi desenvolvido um novo sistema de perguntas e respostas, reafirmando a importância da inserção de mecanismos inovadores no cotidiano.

Segundo a coordenadora de Comunicação do CEAP, Lara Silva, o projeto possui diferenciais significativos. “Ele desperta nos alunos a importância do aprendizado e do saber, porque traz brincadeiras que estimulam o conhecimento, além da oportunidade de levar para casa os brindes dos parceiros do projeto. Antes os alunos levantavam a mão e respondiam às perguntas, agora a atividade ficou dinâmica com o novo sistema”.

Os alunos participantes concorrem a brindes dos apoiadores do Hora do Recreio, sendo eles: Totem Vestibulares Ijuí, Aiqfome Ijuí e Yázigi. Os registros movimentam as redes sociais da Unijuí FM, assim como também acontece a cobertura no rádio, onde são veiculadas entrevistas com alunos e direção escolar.


Madp e Agit recebem recursos oriundos de emenda parlamentar

A Fidene, em especial o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) e a Agência de Inovação e Tecnologia (Agit) da Unijuí, foi contemplada, na manhã desta sexta-feira, 19 de abril, um importante repasse de recursos a partir de uma emenda parlamentar do deputado estadual Rafael Braga. Com o montante de R$ 100 mil, os recursos são divididos igualmente entre o Madp e a Agit, e serão usados para a implementação de projetos de custeio, entre outras ações. 

O repasse foi oficializado no Madp, com a presença do deputado Rafael Braga, dos vereadores Bíra Erthal e Ricardo Adamy; da coordenadora da Agit, Fabiana Simon; da coordenadora da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), Maria Odete Palharini; da diretora do Museu, Iselda Sausen Feil; e do vice-reitor de Administração da Unijuí, professor Edson Padoin. 

De acordo com o vice-reitor, o repasse de recursos e a visita do deputado é fundamental para ajudar tanto o Madp quanto a Agit. “Temos que agradecer o apoio do vereador Bíra Erthal que buscou articular a visita do deputado que nos concedeu essa emenda parlamentar que é bem significativa. É um recurso que vem muito a ajudar onde poderemos fazer um conjunto de melhorias para o Museu e incentivar novas iniciativas pensando em inovação, parcerias da Unijuí com empresas já incubadas e outras atividades dentro desse contexto da Agit e Incubadora”, destaca Padoin.

Coordenadora da Agit, Fabiana Simon ressalta que o recurso será muito importante para que sejam possíveis novos investimentos. “Todo recurso que vem é muito bom, pois possibilita investimentos em inovação e empreendedorismo, em especial para a nossa cidade, que tem um movimento cada vez mais crescente, e à Unijuí como agente local de inovação, que é uma das grandes atores no ecossistema. Tudo que vem fortalece, é reconhecimento do nosso trabalho, então estamos muito felizes”, comenta. 

Já a diretora do Museu, Iselda Sausen Feil, detalha que o recurso vai ajudar bastante o espaço. “Como tudo que recebemos, tentamos devolver em produtos, resultados, que são frutos do nosso trabalho. Essa emenda é um ato simbólico, pois significa que somos vistos, lembrados e reconhecidos. Penso que não só o Museu que ganhou com o investimento, mas toda a comunidade.”

“Estamos sempre tentando trabalhar com a cultura e a educação, por isso é um prazer estar aqui. Não se faz educação e cultura sem recursos, por isso vamos encaminhar esses R$ 100 mil para a Fidene. Sabemos que não é muito recurso,mas que todo recursos é muito bem-vindo. Tentamos todos os anos isso, pois não vemos o desenvolvimento regional sem melhorar a educação e a  cultura do povo. Contem comigo com recursos e políticas públicas para buscar isso”, completa o deputado Rafael Braga. 


Unijuí sedia a 17ª Reunião Técnica Estadual Sobre Plantas Bioativas na próxima semana

A Unijuí vai sediar pela primeira vez uma Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas. O evento está em sua 17ª edição e terá início na próxima terça-feira, 23 de abril.  Ele é uma promoção da Universidade, com a Emater e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, e ocorre no campus Ijuí. 

Com o tema “Do uso sustentável ao uso racional”, a 17ª Reunião Técnica Estadual sobre Plantas Bioativas tem o objetivo de promover o debate e oferecer oportunidades para qualificação sobre as plantas bioativas, as quais estão presentes no cotidiano dos brasileiros e englobam as plantas medicinais, aromáticas, condimentares, inseticidas, repelentes, tóxicas, bactericidas, fungicidas e até mesmo aquelas de cunho místico ou religioso.

O evento contará com palestras, oficinas, mesas redondas e exposição de trabalhos. A abertura oficial vai ocorrer no Salão de Atos da Unijuí, a partir das 19h. A primeira palestra será com o tema "Plantas Medicinais e suas diversas dimensões de uso, produção, pesquisa e comercialização", a qual será ministrada pelo engenheiro agrônomo Lin Chau Ming da Universidade Estadual Paulista (Unesp).

Mais informações sobre programação, horários de eventos e inscrições podem ser obtidas por meio do site do evento




Sub-categorias

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.