Núcleo de Inovação e Tecnologia
Sua principal missão que é a interação universidade empresa, vislumbrando com isso, gerar benefícios concretos para a UNIJUI e toda a sociedade por meio dos conhecimentos produzidos na Universidade. Conheça algumas das atividades desenvolvidas:
- Fomento ao desenvolvimento tecnológico: promoção de uma cultura inovadora, através da organização de eventos para alunos e público regional a fim de fomentar a cultura empreendedora, para que inovações e tecnologias sejam desenvolvidas.
- Proteção à propriedade intelectual: através do registro da propriedade industrial e dos direitos autorais, junto aos órgãos nacionais e internacionais, assim como do acompanhamento para a manutenção dos registros. É de fundamental importância para todo pesquisador que, ao conceber uma ideia de projeto, entre em contato com o NIT/AGIT para receber assistência necessária para garantir o sucesso da pesquisa.
- Transferência de tecnologia: foco na negociação do processo de transferência de tecnologia da Universidade para o setor produtivo, sendo responsável pelos encaminhamentos administrativos e jurídicos. Também compreendem os processos de transferência de tecnologia para a sociedade e para outras instituições/centros de pesquisa.
Polos Tecnológicos
Constituem-se projetos do Programa de Apoio aos Polos Tecnológicos, criado em 1989 e coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT) do Rio Grande do Sul e têm por finalidade estimular a integração das atividades da Universidade com o setor produtivo da região. A inovação tecnológica nos processos produtivos - resultado das pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas pela UNIJUÍ em parceria com empresas - contribui para o desenvolvimento economicamente viável, socialmente justo e ecologicamente sustentável da região Noroeste do Rio Grande do Sul.
Enquanto Unidade Gestora dos Polos da Região Noroeste do Estado, a UNIJUÍ tem desenvolvido, de forma sólida, muitas iniciativas de grande relevância para a comunidade regional e para o setor produtivo local.
Áreas prioritárias de atuação dos Polos Noroeste Colonial e Fronteira Noroeste:
- Metal-mecânica (Panambi)
- Eletroeletrônica (Ijuí)
- Informática (Ijuí)
- Alimentos (Santa Rosa)
- Construção Civil (Santa Rosa)
- Oleoquímica (Três Passos)
- Piscicultura (Ijuí, Ajuricaba e Santo Augusto)