Termina nesta quinta-feira, 25 de julho, o prazo para interessados realizarem a sua inscrição para o curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, via Programa Professor do Amanhã. O processo seletivo complementar oferta uma vaga onde o aluno selecionado ganhará uma bolsa de estudos gratuita que contempla uma bolsa mensal de permanência, no valor de R$ 800,00, e a isenção das mensalidades para realizar o curso na Unijuí.
Para concorrer à vaga, o candidato deve ter cursado o Ensino Médio em escola da rede pública, ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, além de ter participado do Enem e obtido no mínimo 400 pontos. Também podem participar professores da rede pública estadual, sem diploma de graduação, que tenham pelo menos três anos de exercício da profissão. Eles também devem ter participado do Enem e obtido no mínimo 400 pontos nas provas.
As inscrições podem ser feitas no site unijui.edu.br/professor-do-amanha. Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail vestibular@unijui.edu.br, telefone 0800 646 7100 ou (55) 3332 0557 e WhatsApp (55) 3332-0200.
Com uma formação bastante plural, o curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí possibilita uma ampla gama de atuação aos egressos, seja na área da Educação, como docente a partir do ensino de línguas (português e inglês) e de Literatura, ou em escolas de idiomas, e até mesmo com empreendedorismo. A graduação em Letras está com inscrições abertas no Vestibular de Inverno até o dia 29 de julho.
De acordo com a coordenadora do curso, a professora Taíse Neves Possani, a formação em Letras: Português e Inglês conta com diferenciais únicos em uma área que cada vez mais precisa de profissionais, em especial na docência, como, por exemplo, possibilitar que o egresso atue com aptidão no ensino de duas línguas e amplie as atividade dentro do espaço profissional. Outro diferencial é possibilitar que os futuros profissionais atuem como coordenadores pedagógicos, como diretores de escolas, entre outras áreas.
A professora ressalta que o egresso do curso de Letras é preparado para as mais diversas situações e que ele é o expoente quando se fala no ensino de línguas, em especial as estrangeiras. “Embora muitas pessoas busquem aprender um idioma diferente para uso pessoal, possibilitar que esse ensinamento seja de qualidade, a partir de métodos e técnicas que o nosso profissional egresso adquire é um grande diferencial na área. Na graduação o estudante aprende a organizar conteúdos para que outras pessoas aprendam, então é uma grande responsabilidade.”
Taíse reforça que o campo profissional atual é bastante rico, com grande potencial. “O céu é o limite. Diria que no curso de Letras, oferece muitas opções, dependendo daquilo que você anseia. Há quem gosta de idiomas, do intercâmbio, da conexão com o mundo, outros já buscam mais a literatura, a criação, a arte e o ensino da língua e da literatura.”
O curso conta com laboratórios especializados, sendo o Laboratório de Ensino de Línguas da Unijuí (LELU) um de destaque por ser um espaço que fomenta o desenvolvimento, o ensino e a aprendizagem de línguas para a comunidade acadêmica e também para a comunidade regional, atendendo, inclusive, intercambistas com o ensino da língua portuguesa.
Ficou interessado? Acesse unijui.edu.br/letras e saiba mais sobre o curso, mercado de atuação e outros detalhes. Para se inscrever no Vestibular de Inverno 2024 da Unijuí acesse unijui.edu.br/vestibular/.
A Unijuí lançou nesta terça-feira, 2 de julho, o edital do processo seletivo complementar do Programa Professor do Amanhã, com a oferta de uma vaga para o curso de Licenciatura em Letras: Português e Inglês. As inscrições podem ser realizadas até o dia 25 de julho, no site unijui.edu.br/professor-do-amanha.
O programa é promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul e oferece bolsa de estudos gratuita. Dessa forma, o aluno selecionado receberá uma bolsa mensal de permanência, no valor de R$ 800,00, e a isenção das mensalidades para cursar Letras: Português e Inglês na Unijuí.
Para concorrer à vaga, o candidato deve ter cursado o Ensino Médio em escola da rede pública, ou em instituições privadas na condição de bolsista integral, além de ter participado do Enem e obtido no mínimo 400 pontos. Também podem participar professores da rede pública estadual, sem diploma de graduação, que tenham pelo menos três anos de exercício da profissão. Eles também devem ter participado do Enem e obtido no mínimo 400 pontos nas provas.
Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail vestibular@unijui.edu.br, telefone 0800 646 7100 ou (55) 3332 0557 e WhatsApp (55) 3332-0200.
Com o objetivo de qualificar a formação acadêmica dos estudantes, os cursos de graduação de Letras Português-Inglês, Letras: Português, Pedagogia, Matemática, História e Educação Física (Licenciatura e Bacharelado), da Unijuí, deram início, nesta segunda-feira, 20 de novembro, à Semana Acadêmica de Educadores da Unijuí. A atividade ocorre de forma integradora nos campi da Universidade, nas modalidades presencial e EaD, se estendendo até a próxima sexta-feira.
Durante os cinco dias de evento, serão promovidas palestras, mesas redondas, oficinas e outras atividades onde os alunos poderão interagir e debater com professores que atuam na Unijuí e em outras instituições de ensino. A proposta busca também levantar temas atuais e de relevância para a formação profissional e pessoal dos estudantes e docentes.
Durante a solenidade de abertura, a coordenadora dos cursos de Letras, Pedagogia e História da Unijuí, professora Taíse Neves Possani, destacou a importância da atividade para que os estudantes possam trocar experiências e buscar conhecimento. “É uma alegria promover esta semana acadêmica. Já estamos há bastante tempo promovendo essas ações de forma integrada. É um evento que foi pensado há bastante tempo, com foco em atender às demandas dos estudantes”, frisou.
A coordenadora dos cursos de bacharelado e licenciatura em Educação Física da Universidade, professora Eloísa Bohrer, reforçou o discurso e salientou a união entre os cursos para a realização da Semana Acadêmica. “Esta semana acadêmica foi pensada em trazer assuntos que são do interesse e mexem com a motivação e curiosidade dos nossos alunos. Tudo que foi e será apresentado na programação foi proposto após identificarmos as principais demandas que eles buscam. Será um momento que agregará, promoverá a socialização e nos aproximará”, completa. ou
Já o coordenador do curso de Matemática da Unijuí, professor Gerson Battisti, lembrou da importância da participação dos acadêmicos em eventos como este. “Os alunos nos movem. Desejo que esta semana seja de inspiração a todos. Temos um grupo participante, entre estudantes e professores, que são apaixonados pela educação e esperamos que isso nos leve a um momento gratificante e que, até o final da semana, possamos dizer que conseguimos produzir uma sinergia muito interessante em todas as áreas”, ressaltou.
Após a solenidade de abertura, foi promovida uma mesa redonda com o tema “Desafios de educar na diversidade”, que teve como palestrantes a professora Fabiane Prestes; professora Joice Andressa Dreff; professora Cauana Peyrot; doutora Solange Beatriz Billing Garces; a acadêmica do curso de Pedagogia, Júlia Herter Schneider; e o acadêmico do curso de Letras: Portugues e Inglês, Christian Couto.
As atividades acontecem no Centro de Eventos, até sexta-feira, sempre no turno da noite. Hoje, a partir das 19h30, serão promovidas uma aula aberta sobre o tema “Avaliação postural e as implicações na sala de musculação”; uma noite de integração, que está a cargo do curso de Educação Física; o seminário com o tema: “Estágio Curricular na Formação do Professor de Matemática: O que e como ensinar? O que aprendo?”; e uma mesa redonda com a temática: “Os desdobramentos da educação especial nas redes de ensino da Educação Básica”.
A programação completa da Semana Acadêmica de Educadores da Unijuí pode ser acessada no site do evento, no Portal da Unijuí.
A recém-formada no curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, Laura Scherer Cezar, realizou no seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), uma análise do Projeto Acolher, que tem por objetivo auxiliar venezuelanos refugiados que chegam a Ijuí, com a aprendizagem da Língua Portuguesa, para que eles possam retomar suas atividades, seja de trabalho ou estudo, em uma comunidade totalmente diferente da qual são originários.
O projeto é viabilizado por meio de atividades de extensão da Unijuí, que conta com o envolvimento de cursos de graduação - a exemplo do curso de Letras: Português e Inglês e do curso de Psicologia da Universidade, e com a parceria da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e da Prefeitura de Ijuí. Como imigrantes, em sua grande maioria, nunca tiveram contato com o idioma, o projeto realiza aulas de Português como Língua de Acolhimento (PLAc), caracterizadas por uma abordagem mais equilibrada, sem imposições e de primeiros passos para a comunicação no Brasil.
Para avaliar o trabalho desenvolvido no projeto, a estudante realizou o TCC “Língua Portuguesa como língua de acolhimento: Um olhar acerca do Projeto Acolher da Unijuí”. “Utilizei a pesquisa bibliográfica, bem como uma breve análise dos materiais produzidos para as aulas do projeto. Também foi feita uma explicitação sobre os seus participantes e as suas experiências nas aulas como um todo”, explica.
Laura avalia que através do TCC foi possível mostrar que o ensino de Língua Portuguesa vai além do que é ensinado na rede básica de Educação. “A língua pode e deve ser trabalhada para acolher e incluir na sociedade aqueles que buscam em nossa nação um refúgio ou novo lar. O que foi comprovado a partir da experiência e relato dos alunos que fizeram parte da primeira turma do Projeto Acolher”, enfatiza.
Com o curso concluído, Laura pretende continuar pesquisando sobre a problemática do ensino de Português como língua de acolhimento, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação nas Ciências da Unijuí. “É importante o estudo contínuo sobre essa nova área dentro da educação visando sempre o sujeito que procura a especificidade da aula de Língua Portuguesa como acolhimento”.
Com espaços planejados para desenvolverem suas competências para atuação em sala com criatividade e profissionalismo, os acadêmicos dos cursos de licenciatura da Unijuí têm à disposição um total de oito laboratórios distribuídos entre os campi de Ijuí, Santa Rosa e a Sede Acadêmica da Universidade. Um destes espaços é o Núcleo de Estudos das Licenciaturas (Neli), também conhecido como sala do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), é um espaço destinado a todos os licenciados da Universidade. No local os acadêmicos da Graduação e Pós-Graduação e os bolsistas do Programa convivem, realizando seus estudos, interações e trabalhando com a proposição de materiais didáticos pedagógicos, sendo esse um espaço rico para essa troca de experiências e estudo.
Com uso compartilhado e disponível a todos acadêmicos da Unijuí, o Laboratório de Ensino de Línguas (Lelu) está situado no campus Ijuí e é destinado às aulas do curso de Letras, mas também é onde ocorrem as aulas do curso Inglês no Campus. Também é o local onde acontecem os estágios, as monitorias e os projetos de extensão. A sala é planejada para promover a conversação e a interação entre os estudantes, estimulando a prática de novos idiomas, em especial o inglês.
O Laboratório de Pedagogia fica localizado ao lado do Lelu, e foi pensado para que acadêmicos de Pedagogia possam concretizar seus estudos. O Laboratório conta com jogos, materiais didáticos e pedagógicos para que os estudantes possam elaborar seus próprios materiais pedagógicos. O ambiente integra também a brinquedoteca da Universidade.
Localizado na Sede Acadêmica da Universidade, o Laboratório de Matemática é um espaço caracterizado pelas práticas de ensino, pesquisa e extensão. Tem como objetivos contribuir no processo de formação dos professores da área, contribuir com a comunidade escolar interna e externa no ensino da matemática e promover a aproximação das relações entre estudantes e matemática.
Em Santa Rosa, a Unijuí possui mais uma sala ambientada para receber os estudantes de Pedagogia. O ambiente contém diversos materiais pedagógicos como brinquedos, jogos, livros e recursos lúdicos, possibilitando que os estudantes desenvolvam soluções criativas para elaborar novas metodologias de ensino.
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Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
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