A Unijuí formou no sábado, 3 de agosto, a primeira turma do curso de Pedagogia pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). No total, foram 25 pedagogos formados na solenidade ocorrida no Salão de Atos Argemiro Jacob Brum. A coordenadora institucional do Parfor, professora Taise Neves Possani, celebrou a graduação da primeira turma.
“Estamos muito felizes em poder concretizar a formação deste grupo de professores fazendo a sua segunda licenciatura. É uma grande alegria e também uma sensação de dever cumprido, pois a primeira turma do Parfor foi bastante desafiadora, por se tratar de um programa que, até então, era novo para nós. Porém, agora ele nos mostra um caminho muito frutífero e produtivo”, destacou.
O Parfor é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que visa contribuir para a adequação da formação inicial de professores que estão em atuação junto à rede pública da Educação Básica, por meio da oferta de cursos de licenciatura que correspondam à área em que atuam, além de estimular o acesso à pesquisa, a atualização e a aproximação entre a Educação Básica e o Ensino Superior.
A coordenadora avalia a importância do Programa em duas dimensões. “Com o Parfor reafirmamos o compromisso da Unijuí como Instituição Comunitária que está comprometida com a formação na nossa região. Além disso, ele possibilita a qualificação de professores para que possam seguir atuando em escolas de Educação Básica, ainda mais qualificados”, finalizou.
A Pedagogia é uma ciência do educador. É assim que define a área a coordenadora do curso na Unijuí, professora Taíse Neves Possani. De acordo com ela, há uma ciência por trás de todo o contexto envolvendo a formação, que busca compreender os processos pedagógicos com foco na educabilidade humana e no quanto isso é imprescindível para a organização social.
Conforme a docente, o curso de Pedagogia abre um leque de possibilidades e tem um grande diferencial, que é a oportunidade de atuar em diversas frentes. “Muitas pessoas pensam e reduzem a Pedagogia a atuar junto a crianças, mas há vários espaços sociais em que os pedagogos atuam e transmitem um olhar pedagógico e educativo dentro das mais diversas organizações. É possível atuar em hospitais, em organizações não governamentais, entre outros tantos espaços”, destaca.
Taíse ressalta que a atuação profissional do pedagogo tem uma demanda alta, em especial na educação infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, que é a principal atuação. De acordo com ela, as famílias estão trabalhando cada vez mais, o que influencia na inserção das crianças no meio escolar. “Os alunos estão indo cada vez mais cedo para a escola, então o curso de Pedagogia da Unijuí tem se adequado a essa nova realidade e buscado repassar aos acadêmicos as formas de ensinar e desenvolver a partir do cuidado e sobre esse processo que da educação”, comenta
Com intuito de formar profissionais capacitados, o curso de Pedagogia conta com espaços educativos como a Brinquedoteca e o Núcleo de Estudos das Licenciaturas, os quais possibilitam atividades práticas e de aprendizagem. Além disso, a formação incentiva e possibilita aos graduandos a realização de estágios e contratos já a partir do terceiro ano de curso, mesmo antes de se formar, com oportunidades de uma carreira sólida e com progressão salarial.
O curso está com inscrições abertas no Vestibular de Inverno da Unijuí. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de julho, pelo site unijui.edu.br/vestibular/. Mais informações sobre o curso, detalhes sobre atuação, oportunidades e possibilidades ofertadas para o ensino na graduação podem ser obtidas no site da Unijuí.
Na manhã do último sábado, 22 de junho, aconteceu o Seminário de Estágio na Educação Infantil, realizado pela Turma 2 do curso de Pedagogia da Unijuí, ofertado por meio do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Realizado no Centro de Eventos, o seminário teve como tema “Currículo e Docência na Educação Infantil”.
Coordenado pela professora Eulália Beschorner Marin, do curso de Pedagogia, e pela professora convidada da rede municipal de ensino, Aline Copetti, o seminário contou com a apresentação das vivências dos estudantes nas escolas, por meio dos seus estágios. “O dia foi dedicado ao brincar, à contação de histórias, mas também a um bate-papo sobre educação e sobre o fazer docente. Sobre o que podemos fazer para continuar tendo uma educação de qualidade”, explicou a professora Aline, destacando que os trabalhos apresentados, contando com fotos e relatos, demonstraram a rica vivência dos estudantes em sala de aula.
Na mesma linha, a professora Eulália elogiou a produção dos estudantes e o esforço que todos estão demonstrando ao cursarem a segunda graduação em Pedagogia. “Todos aqui já têm uma graduação, possuem especializações, e decidiram se desafiar a cursar Pedagogia, buscando dar um retorno ainda maior ao sujeito em sala de aula. O esforço que todos tiveram para manter a qualidade do trabalho é o que torna este sábado ainda mais rico”, completou.
No próximo sábado, dia 29, às 8h30, ocorrerá o Seminário de Estágio dos Anos Iniciais da Turma 1 do Parfor, também no Centro de Eventos.
Estudantes da primeira e segunda turma do curso de Pedagogia da Unijuí pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) foram recepcionados no sábado, dia 2 de março, com uma aula inaugural. A atividade ocorreu no Centro de Eventos da Universidade, localizado no campus Ijuí.
Com o tema “Reflexões sobre crianças e educadores constituindo-se no cotidiano da Educação Infantil”, o evento contou com a palestra do Grupo de Estudos Pensadores da Infância, com Aline Copetti, Bruna Amorin, Diovana Silva, Géssica Hermes, Lúcia Friedhein e Taciele Fidêncio.
Iniciando a programação, os acadêmicos foram convidados a pintar uma faixa que simbolizava o momento de acolhida. A coordenadora do curso de Pedagogia da Unijuí pelo Parfor, professora Marta Estela Borgmann, deu as boas-vindas aos estudantes e destacou o planejamento para a formatura da primeira turma e a busca constante pelo aperfeiçoamento do curso.
Já a coordenadora institucional do Parfor, professora Taise Neves Possani, desejou um ótimo ano e destacou a importância do Programa para o aprimoramento dos educadores. “O Parfor tem um impacto social muito grande porque ele oportuniza que professores que já estão em atuação nas redes de ensino da Educação Básica possam seguir se qualificando. Para isso, ao longo da graduação, são oportunizadas muitas atividades, experiências e contatos com práticas exitosas, além de capacitações e viagens de estudos”, pontuou.
Logo após, o Grupo de Estudos Pensadores da Infância realizou uma dinâmica com música e interação entre os participantes, antecedendo a palestra que debateu o cotidiano da Educação Infantil.
O Parfor é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que visa contribuir para a adequação da formação inicial de professores que estão em atuação junto à rede pública da Educação Básica, por meio da oferta de cursos de licenciatura que correspondam à área em que atuam, além de estimular o acesso à pesquisa, a atualização e a aproximação entre a Educação Básica e o Ensino Superior.
Ocorrerá no próximo sábado, dia 2 de março, a aula inaugural das turmas do curso de Pedagogia da Unijuí pelo Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). A atividade será realizada no Centro de Eventos da Universidade, localizado no campus Ijuí, a partir das 8h30.
Com o tema “Reflexões sobre crianças e educadores constituindo-se no cotidiano da Educação Infantil”, o evento contará com a palestra do Grupo de Estudos Pensadores da Infância, com Aline Copetti, Bruna Amorin, Diovana Silva, Géssica Hermes, Lúcia Friedhein e Taciele Fidêncio.
O Parfor é um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que visa contribuir para a adequação da formação inicial de professores que estão em atuação junto à rede pública da Educação Básica, por meio da oferta de cursos de licenciatura que correspondam à área em que atuam, além de estimular o acesso à pesquisa, a atualização e a aproximação entre a Educação Básica e o Ensino Superior.
A área de Educação tem cada vez mais ofertado vagas no mercado de trabalho, que favorecem àqueles que têm o desejo de ensinar e transmitir o conhecimento. Neste sentido, o curso de Pedagogia da Unijuí é o curso certo para o estudante que busca ingressar nessa área e estar preparado para os desafios que encontrar.
O curso tem duração de 4 anos e é focado em formar profissionais capazes de atuar em diversos setores educacionais, desde a docência na Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, até áreas onde é necessário ter conhecimento pedagógicos, tais como empresas, organizações não-governamentais, lares de acolhimento a crianças, jovens adultos e crianças, sistema prisional, Vara da Infância e da Juventude, hospitais, no desenvolvimento de pedagogias educacionais para o atendimento do direito das crianças em internação, entre outros.
O curso é estruturado a partir da integração com os cursos de formação de professores em Matemática, Pedagogia, Educação Física, História, apresentando uma formação de professores atual e em acordo com as necessidades reais da educação básica. Ele é ofertado no campus de Ijuí, no turno da noite, e está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo até o dia 19 de fevereiro. Elas podem ser feitas no site unijui.edu.br/vestibular.
Com intuito de formar profissionais capacitados, o curso de Pedagogia conta com espaços educativos como a Brinquedoteca e o Núcleo de Estudos das Licenciaturas, os quais possibilitam atividades práticas e de aprendizagem. Além disso, a formação incentiva e possibilita aos graduandos a realização de estágios e contratos já a partir do terceiro ano de curso, mesmo antes de se formar, com oportunidades de uma carreira sólida e com progressão salarial.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Taíse Neves Possani, a graduação em Pedagogia forma profissionais com competências e habilidades necessárias à atuação docente contemporânea. “Todos os estudantes passam pelo laboratório de pedagogia, onde desenvolvem habilidades e materiais didáticos que vão utilizar em suas aulas. Hoje, o pedagogo é um profissional que tem alto grau de empregabilidade”, destaca.
A professora também lembra que há uma série de possibilidades para os acadêmicos, que incentivam os estudos na área, como as bolsas de pesquisa e de extensão, assim como a possibilidade de continuar a sua formação em programas de mestrado e doutorado, como o de Educação nas Ciências, ofertado pela Universidade.
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