Ao longo do curso de Fisioterapia da Unijuí, a agora egressa, Mariele Margutti Rosa, percebeu, em contato com os pacientes, o grande número de indivíduos que sofreu de Acidente Vascular Cerebral - AVC e que passou a viver com limitações funcionais nas atividades de vida diárias. Ela identificou que havia uma grande necessidade de serem explorados métodos de tratamento de baixo custo e fácil aplicabilidade, a exemplo da Terapia Espelho e do enfaixamento.
Essas observações a motivaram a desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre os “Benefícios da Terapia Espelho associada ao enfaixamento na recuperação motora e funcional de indivíduos hemiparéticos”. Para o trabalho, Mariele inicialmente rastreou os pacientes que frequentavam o Centro Especializado em Reabilitação Física, Intelectual e Visual (CER III - Unir) da Unijuí, e que se encaixavam dentro dos critérios de inclusão da pesquisa.
“Entrei em contato com os pacientes e realizei uma avaliação para captação de dados pessoais básicos e informações sobre o AVC, com uma ficha elaborada por mim, além da aplicação de testes teóricos e práticos para verificação do nível de funcionalidade e força (Inventário Chedoke, medida de independência funcional e força de preensão manual). Posteriormente, foram cerca de dois meses de intervenções, com frequência de duas sessões semanais, baseadas em um protocolo de intervenção de elaboração própria. Ao final, os mesmos testes foram reaplicados para a comparação dos valores”, explicou.
Após as análises estatísticas, foi possível observar, segundo Mariele, que ocorreram melhoras nos aspectos de amplitude de movimento, força de preensão manual, sensibilidade superficial e profunda e melhora nas pontuações de escalas referentes à funcionalidade, além da aquisição de movimentos antes inexistentes e o relato do progresso dos próprios pacientes.
Graduada no mês de março, Mariele pretende trabalhar na área hospitalar, auxiliando os pacientes de forma mais empática, buscando sempre promover a sua independência e qualidade de vida.
A Unijuí promove nesta terça e quarta-feira, dias 27 e 28 de agosto, a 19ª edição da Jornada de Estudos em Fisioterapia (Joesfi) em parceria com o Hospital de Clínicas de Ijuí. O primeiro dia contou com atividades realizadas no Auditório do HCI, iniciando pelo workshop sobre Eletroestimulação e laserterapia, ministrado por Mauro Reck de Oliveira e Kaciane Brambatti. Além disso, ocorreram as palestras sobre Atendimento ao paciente pós Acidente Vascular Cerebral (AVC) - Protocolo Fisioterapêutico, com Roger Zanandréa e Ana Cristina Barth; e Ventilação não invasiva, com o palestrante Vitor Augusto Fronza.
Nesta quarta-feira, 28 de agosto, as atividades ocorrerão no Centro de Eventos da Unijuí, a partir das 14h, com a palestra Construindo juntos: potencializando resultados através da colaboração interdisciplinar na definição de metas e objetivos, com Laís Schwarz Borré. Na sequência, será promovida a Mesa redonda: A Fisioterapia no Home Care, com os palestrantes Luciana Pretto, Marcos Andrei da Silva e José Leonardo. Finalizando a programação, às 19h, Workshop Avaliação Funcional, com Nathan Nunes.
Segundo a coordenadora da Jornada de Estudos em Fisioterapia, Pollyana Windmöller, professora do curso de Fisioterapia da Unijuí e coordenadora do serviço de Fisioterapia do HCI, a programação foi pensada de forma diversificada. “A ideia foi trazer na qualificação temáticas que possam ser interessantes aos estudantes e aos fisioterapeutas. Dentro de um hospital nós temos uma complexidade no atendimento de pacientes. Neste sentido, a Jornada agrega também para que os estudantes possam realizar seus estágios, por exemplo, além de ajudar no seu desenvolvimento acadêmico e profissional como um todo”.
Para a coordenadora do curso de Fisioterapia da Unijuí, professora Simone Strassburger, a Jornada, que acontece há quase 20 anos, agrega muito conhecimento aos acadêmicos da Unijuí e aos profissionais formados. "Este é um evento voltado a profissionais e estudantes onde podemos proporcionar uma reflexão sobre as novidades relacionadas à fisioterapia em um momento fora da sala de aula. Somente no primeiro dia, contamos com mais de 80 inscritos no evento e isso nos deixa bastante feliz", analisou.
Estudantes do 5º semestre do curso de Fisioterapia da Unijuí realizaram ao longo do primeiro semestre de 2024 intervenções na comunidade de Ijuí através do Projeto Integrador “Avaliação, Diagnóstico e Recursos Terapêuticos em Fisioterapia”. A demanda foi apresentada pela Secretaria Municipal de Saúde de Ijuí que propôs o desafio ao curso para que desenvolvesse um manual de exercícios de assistência fisioterapêutica para diferentes grupos terapêuticos da Rede de Atenção Básica à Saúde.
Segundo a professora responsável pelo projeto, Eliane Winkelmann, os estudantes realizaram vivências nos grupos de exercícios das Unidades Básicas do município e identificaram por meio de um levantamento, as patologias mais recorrentes.
“Como a demanda pelo atendimento fisioterapêutico na saúde pública é maior que a disponibilidade de recursos e profissionais e os grupos não realizam exercícios específicos para as patologias de cada usuário, o objetivo foi elaborar um protocolo de exercícios direcionados para quatro patologias musculoesqueléticas como a fibromialgia, artrose, lombalgia e tendinite de ombro”, explicou a professora.
Eliane destaca a importância do Projeto Integrador para o desenvolvimento dos futuros profissionais. “O PI promove atitude pró-ativa para o reconhecimento e elaboração de alternativas que contribuam para a solução de problemas reais e que permitam que o estudante atue com uma visão de equipe e utilize habilidades específicas”.
Como forma de divulgar os trabalhos, foram feitos materiais impressos e vídeos. Além disso, também foram feitas dicas de saúde na Rádio Unijuí FM. Os protocolos estão disponíveis para aplicação e foram entregues à Secretaria de Saúde de Ijuí.
Estudantes do curso de Fisioterapia da Unijuí, que realizam o Estágio Hospitalar na área de Maternidade, participaram na manhã desta quinta-feira, 6 de junho, de um workshop no Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI), que também contou com a presença de fisioterapeutas da Instituição. A capacitação, sob responsabilidade da professora da Unijuí, professora Daniela Dreher, debateu o uso do laser no ambiente hospitalar.
“Aqui no HCI, temos muitas pós-cirurgias e lesões por pressão. Neste sentido, buscamos fazer uma atualização sobre os recursos existentes. O laser não é um recurso novo, especialmente para a Fisioterapia, mas a tecnologia avançou muito nos últimos anos. Isolado, o laser não é suficiente, mas é um coadjuvante importante no processo de reabilitação”, explicou a docente.
O laser, como explica Daniela, tem um efeito cicatrizante ou bactericida, dependendo do modo como é utilizado. “Os principais diferenciais do laser é que ele auxilia na diminuição da dor e ajuda a acelerar o processo de cicatrização”, destaca a professora que, além de ser responsável pela disciplina de Recursos Eletrofísicos, também utiliza muito o laser em sua prática profissional.
A docente também destaca a importante relação entre o HCI e a Unijuí, especialmente para a formação dos estudantes. “Muitos dos profissionais que atuam no Hospital, hoje, são egressos da Unijuí. Mas, mais do que isso: desde o início do curso, os acadêmicos têm contato com o HCI, que é um importante espaço de formação. Em contrapartida, podemos realizar eventos como este, compartilhando conhecimentos e experiências com nossos estudantes e profissionais já formados, e atuantes na Instituição”, completa a professora, lembrando que, neste ano, a Jornada de Estudos em Fisioterapia da Unijuí deverá será realizada em parceria com o HCI.
Marcando o início das comemorações dos seus 25 anos, o curso de Fisioterapia da Unijuí promoveu na noite desta quinta-feira, 14 de março, sua aula inaugural, integrando professores, veteranos e calouros.
A noite contou com acolhimento aos bixos, apresentação de professores e estudantes, e com uma fala da assessora de Relações Internacionais da Unijuí, Vanderléia Haiski, que abordou as possibilidades de intercâmbio existentes na Universidade.
“O curso de Fisioterapia comemora 25 anos neste ano, com mais de 550 profissionais formados. E para nós, é um orgulho falar do sucesso de muitos egressos, que atuam não só na região, em outros Estados, mas também fora do Brasil”, destacou a coordenadora do curso, professora Simone Strassburger, que também reforçou a relevância do curso para as redes de saúde.
“Por meio do curso, nós conseguimos qualificar a assistência fisioterapêutica em vários municípios da região, através de uma formação preocupada com o todo. Nosso curso instiga vocês, estudantes, a sempre olharem o paciente como um todo e o que há por trás da dor, da disfunção que ele apresenta. Essa é a nossa essência e é algo que nunca devemos perder”, completou a professora.
Diversas ações estão sendo organizadas para os próximos meses, em comemoração ao aniversário. Uma delas é a Noite de Prata do Curso de Fisioterapia, que acontecerá no dia 27 de setembro, junto ao Open de Ijuí.
O curso de Fisioterapia da Unijuí vai promover, na próxima quinta-feira, 14 de março, a sua aula inaugural. A atividade vai ocorrer no segundo piso do Centro de Eventos, a partir das 19h10.
Neste ano, a aula inaugural será voltada às comemorações dos 25 anos de criação do curso, com a proposta de ser um momento de integração, recepção e acolhimento a todos os estudantes da graduação. O momento terá distribuição de pipoca aos acadêmicos, que poderão levar seu chimarrão.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.