Foto ilustrativa do curso/Arquivo Unijuí.
A ozonioterapia é pratica integrativa e complementar de baixo custo, segurança comprovada e reconhecida, que utiliza a aplicação de uma mistura dos gases oxigênio e ozônio, por diversas vias de administração, com finalidade terapêutica, já utilizada em vários países como Itália, Alemanha, Espanha, Portugal, Rússia, Cuba, China, entre outros, há décadas.
Alguns setores de saúde adotam regularmente esta prática em seus protocolos de atendimento, como a Biomedicina Estética, Odontologia, a Neurologia e a Oncologia, dentre outras. O Ministério da Saúde reconheceu o uso da Ozonioterapia como Prática Integrativa e Complementar em Saúde, em 21 de março de 2018 teve publicado a Portaria nº702. Atento à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde, o Conselho Federal de Biomedicina regulamentou, em 16 de junho de 2020, que o biomédico poderá exercer a ozonioterapia como prática integrativa complementar de sua atividade profissional. Veja a íntegra da resolução, neste link.
Mais sobre a prática
Há algum tempo, o potencial terapêutico do ozônio ganhou muita atenção em razão da sua forte capacidade de induzir o estresse oxidativo controlado e moderado quando administrado em doses terapêuticas precisas. A molécula de ozônio é molécula biológica, presente na natureza e produzida pelo organismo, sendo que o ozônio medicinal (sempre uma mistura de ozônio e oxigênio), nos seus diversos mecanismos de ação, representa um estimulo que contribui para a melhora da saúde, uma vez que pode ajudar a recuperar, de forma natural, a capacidade funcional do organismo humano e animal.
Em razão da pandemia, o curso de Biomedicina da Unijuí iniciou, no mês de maio, uma programação especial de Lives. Os eventos são realizados de forma totalmente gratuita e transmitidos pelas redes sociais. Com esta ferramenta, os estudantes tiveram a oportunidade de se conectar com outros estudantes e profissionais de instituições de todo o Brasil.
Com uma programação promovida pelo primeiro semestre do curso, já foram realizadas três lives abertas, envolvendo mais de 600 participantes de oito estados diferentes. O Curso conectou, em alguns momentos, na mesma sala virtual, mais de 150 pessoas, algo fisicamente impossível nas salas de aulas habituais. A próxima será no dia 19 de junho, sobre a Atuação do Biomédico na Fisiologia do Esporte, com o Dr. Turíbio de Barros.
Olha o que já rolou nas lives:
Diagnóstico por Imagem à COVID-19: Relato de um Biomédico Imagenologista
Além dos testes de diagnóstico, os biomédicos estão presentes em outra importante etapa no combate ao novo coronavírus: os exames de imagem. A Biomédica Imagenologista Tássia Machado Medeiros falou sobre a atuação do Biomédico na área de imagenologia. Além disso, quais exames estão sendo recomendados e os principais achados nas imagens de pacientes com covid-19.
Escultura Labial: planejamento, técnicas e execução
A Biomédica Esteta Bianca Carvalho falou sobre a atuação do Biomédico na área de Biomedicina Estética e sobre os procedimentos de Estética Avançada e Procedimentos Invasivos para escultura labial: planejamento, técnicas e execução.
Atuação do Biomédico no diagnóstico laboratorial sorológico e molecular da COVID-19
Os biomédicos estão à frente de uma das principais etapas de combate ao novo coronavírus: os testes de diagnóstico. O biomédico Vlademir Cantarell, PhD em Microbiologia e Consultor da Americam Society for Microbioly, falou sobre o diagnóstico laboratorial sorológico e molecular que estão sendo realizados no Brasil.
Próximo evento
O curso de Biomedicina da Unijuí utiliza metodologias de ensino que estimulam o estudante a refletir sobre a realidade social em que está inserido. Este projeto interdisciplinar visa proporcionar aos estudantes um aprofundamento temático, o estímulo à investigação científica, a convivência com as problemáticas locais e regionais, promovendo o aprimoramento da capacidade de interpretação crítica e reflexiva, contribuindo para a formação profissional, social e cidadã.
Dessa forma, está em desenvolvimento no curso o Projeto Integrador, que é uma estratégia de ensino e aprendizagem que possibilita o desenvolvimento de habilidades para atuação em situações-problemas, capacitando os estudantes ao enfrentamento de situações reais no exercício futuro da profissão, segundo a professora Bruna Comparsi, que está conduzindo as atividades. Estudantes do Curso estão desenvolvendo o Projeto Integrador “Controle de Qualidade e Segurança Laboratorial”. Na noite de terça-feira, 11, participaram de uma visita guiada aos laboratórios de ensino/pesquisa, entre eles: Laboratório Escola de Análises Clínicas – Unilab e Central Analítica, laboratórios de nível de biossegurança 1, nível de biossegurança 2 e um laboratório que possui seu sistema de gestão da qualidade estruturado de acordo com os requisitos da norma NBR ISO/IEC 17025, respectivamente.
“Nos campos de estudo, eles podem observar a realidade e identificar pontos chave para o desenvolvimento de boas práticas e procedimentos operacionais pautados na biossegurança e qualidade. As atividades do projeto seguirão ao longo do semestre e, ao final, após o estudo da situação problema, os estudantes poderão perceber a base para um sistema de gestão abrangente da Qualidade e Biossegurança em um Laboratório”, complementa a professora Bruna.
O curso de Biomedicina da Unijuí realizou, no mês de agosto, dois cursos de qualificação, com o objetivo de atender a demanda dos estudantes.
"Coleta e Processamento de Amostras Biológicas": curso teórico-prático relacionado a coleta de amostras biológicas, sobre seu processamento e o controle de qualidade em todas as etapas pré-analíticas.
“Leitura e Interpretação de Laminas de Gram”: curso teórico-prático para qualificar a técnica e metodologia para coloração de Gram, assim como o controle de qualidade para uso de coloração em laboratórios. O curso abordou o diagnóstico laboratorial através da interpretação crítica dos resultados.
No mês de novembro está previsto um novo curso, intitulado "Implementação do BrCAST". Em breve mais informações sobre o curso serão divulgadas.
Com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde, além de qualificar estudantes de cursos da área, o Laboratório de Análises Clínicas (Unilab) da Unijuí, que fica no Campus Ijuí, realiza análises a partir de demandas do município, por meio do Sistema Único de Saúde. Usuários dos serviços de Atenção Básica de Ijuí podem buscar o serviço após solicitação de exames.
O Laboratório já atendia demandas do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Noroeste do Rio Grande do Sul (CISA) e agora também atende a Rede Municipal de Saúde de Ijuí. O UNILAB realiza diversos tipos de exames, como: hemograma completo, glicose, colesterol total, colesterol HDL, triglicerídeo, ácido úrico, ureia, creatinina, TGO e TGP, entre outros.
Segundo o coordenador do curso de Biomedicina da Unijuí, Matias Nunes Frizzo, o Laboratório visa atender os pacientes com excelência, qualidade e segurança, trabalhando também na instalação de uma maior infraestrutura, garantido credibilidade a todos os pacientes. “Nós temos um compromisso com a qualidade, com a agilidade e com a segurança dos pacientes, que é a nossa marca institucional, tornando também um ambiente de prática para que nós possamos formar profissionais competentes, que tenham esta experiência como um diferencial na formação”, salienta.
Ainda segundo o professor, todos os serviços prestados pelo UNILAB são realizados por uma experiente biomédica, responsável técnica, para garantir a segurança e confiabilidade dos pacientes. As atividades também ocorrem com a supervisão de professores do Departamento de Ciências da Vida (DCVida), garantindo uma alta qualidade na prestação dos serviços.
Mais informações e contato para agendamento no número (55) 3332-0554 ramal 3216.
Na noite de segunda-feira, 18 de março, o curso de Biomedicina da Unijuí realizou a Aula Inaugural do primeiro semestre de 2019. Na oportunidade os estudantes do curso assistiram a palestra “Atuação do Biomédico: um panorama do CRBM5”, realizada pelo presidente do conselho Regional de Biomedicina 5ª Região, Renato Minozzo.
Segundo o coordenador do curso, professor Matias Nunes Frizzo, a palestra foi direcionada para um breve histórico do curso de Biomedicina e, em seguida, foram abordadas e explanadas aos as 35 habilitações do Biomédico. Também foi abordada sobre a pesquisa na área biomédica. “Estes dois tópicos da palestra foram abordados a fim de direcionar os alunos do curso de Biomedicina em seus projetos interdisciplinares”, observa.
No segundo momento o professor Renato abordou a pesquisa na área biomédica, ressaltando que a criação de curso estava relacionada com a necessidade de formação de um profissional com este perfil. “Este momento foi muito importante, pois os alunos do terceiro semestre do curso estão desenvolvendo um projeto interdisciplinar com a temática da pesquisa na área biomédica. Ao fim da palestra houve uma confraternização do curso”, complementa o professor.
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