Em uma iniciativa inovadora, a Unijuí está ofertando 74 vagas, de forma gratuita, para os cursos de Matemática e Letras: Português e Inglês, por meio do programa Professor do Amanhã, promovido pelo governo do Estado do Rio Grande do Sul. Esta parceria visa fortalecer a formação de profissionais da educação, onde além de serem cursos gratuitos, os estudantes receberão como benefício adicional uma bolsa mensal de R$800,00 ao longo da graduação.
Para o curso de licenciatura em Matemática, estão sendo disponibilizadas 37 vagas. O curso foi avaliado com nota 5, conceito máximo pelo Ministério da Educação, o que corrobora a qualidade do ensino ofertado na Universidade. Sua duração é de quatro anos, com aulas no turno da noite, e corpo docente composto por mestres e doutores, estabelecendo uma sólida conexão com as redes de Educação Básica.
Além disso, contribuindo diretamente para a proposta do curso e enriquecendo a formação dos licenciandos, os professores são especialistas nas áreas de Modelagem Matemática e Educação Matemática, duas linhas de pesquisa alinhadas com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular.
Segundo a professora do curso de Matemática da Unijuí, Cátia Maria Nehring, a excelência da Universidade, aliada a uma infraestrutura qualificada de laboratórios, proporciona aos estudantes experiências únicas de aprendizado. “O curso utiliza diferentes espaços do campus para formação prática, permitindo que os acadêmicos vivenciem situações de experimentação, simulação e manipulação de materiais. Estamos comprometidos em formar professores com sólidos conhecimentos específicos e saberes docentes. A proposta do curso de Matemática da Unijuí integra aspectos tecnológicos e pedagógicos do conteúdo, seguindo as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular", destaca a professora.
Se você busca uma formação diferenciada e alinhada com as demandas contemporâneas da educação, inscreva-se para o curso de licenciatura em Matemática da Unijuí via Programa Professor do Amanhã, no site unijui.edu.br/professor-do-amanha. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de março, e o resultado final dos candidatos aprovados será divulgado no dia 19 de março.
Para ter direito à bolsa, o estudante deve atender a alguns critérios, como ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtendo média mínima de 400 pontos. O candidato também precisa ter cursado o Ensino Médio completo em escolas da rede pública ou em instituições privadas como bolsista integral; ou ser professor efetivo da rede pública estadual e não ter diploma de graduação.
Outra exigência será a realização de estágio em escolas públicas a partir do segundo semestre do curso. Após o término da graduação, ao menos 1.920 horas de atividades docentes deverão ser exercidas na rede pública estadual. Mais informações podem ser buscadas no Edital do processo seletivo, disponível em unijui.edu.br/arquivos/vestibular/profamanha2024/Edital-Vestibular-Professor-do-Amanha2024-1-Assinado.pdf.
Uma das novidades do Ensino a Distância (EaD) da Unijuí para 2023, é a oferta do curso de Matemática. Com duração de quatro anos, o curso prepara seus acadêmicos para atuar de forma propositiva diante dos diversos desafios que fazem parte do contexto escolar, tendo a flexibilidade do EaD e a excelência acadêmica já conhecida da proposta presencial do percurso formativo da Unijuí.
Dessa forma, o objetivo é preparar o estudante para atuar como professor de Matemática no Ensino Fundamental e Médio, desenvolvendo formas de leitura crítica da realidade, na busca de novos tipos de relações entre a sociedade, a educação, a tecnologia e o ambiente, de forma a contribuir para a construção de uma vida melhor para todos os sujeitos envolvidos no processo educativo e onde este se reflete.
Segundo a coordenadora do Núcleo de Prospecção e Captação Estudantil da Unijuí, Vivian Stroschein, o curso de Matemática vem para complementar a oferta de licenciaturas EaD. “Os acadêmicos poderão ampliar seus estudos participando de Projetos de Pesquisa e Extensão, o que é um diferencial para o mercado de trabalho”, explicou Vivian destacando que a Universidade também preparou um presente para os novos estudantes. “Quem ingressar no segundo módulo de 2023 do curso de Matemática EaD, receberá 50% de desconto nas mensalidades nos primeiros 6 meses”.
Formação nota máxima do MEC
O curso proporciona uma excelente formação, tendo em sua base curricular a mesma base pensada para o curso presencial e o mesmo corpo docente que recebeu conceito 5 no Índice Geral de Conceito de Conceito de Cursos do Ministério da Educação no ano de 2023. Essa proposta curricular é baseada em uma formação geral com base sólida e uma atualizada formação científica em Matemática, articuladamente à formação pedagógica, desenvolvendo uma visão crítica sobre a Matemática e sobre o seu ensino em contexto escolar.
Além disso, o curso busca formar profissionais qualificados e capacitados para a atuação em ambientes não formais de aprendizagem, como aulas particulares, aulas em cursos preparatórios, entre outros. Os estudantes, mesmo no EaD, também vivenciam o uso das tecnologias digitais como ferramentas nos processos de ensino e aprendizagem.
Você também pode conhecer mais sobre o curso de Matemática EaD da Universidade conversando com a coordenação e os professores. Basta entrar em contato pelo e-mail estude@unijui.edu.br e agendar uma conversa.
Inscrições abertas
As inscrições para o segundo módulo já estão abertas e podem ser feitas até o dia 26 de maio, no site unijui.edu.br/ead. Quem prestar o vestibular e se matricular até o dia 30 de abril, vai concorrer a 50 caixas com diversos brindes. As caixas serão entregues nos endereços dos estudantes contemplados na semana do início das aulas e contarão com inúmeros brindes da Unijuí. Em algumas delas, terão as Echo Dots, mais conhecidas como assistente virtual Alexa, para auxiliar nos estudos.
Para ingressar, há a opção de realizar o vestibular, que consiste em uma prova, composta por uma redação, que pode ser feita online, no dia e horário de sua preferência. Além disso, há a possibilidade de utilizar a nota de redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), válida a partir de 2010; ou a nota de redação de outros vestibulares realizados na Unijuí, feitos a partir do ano de 2005.
A Unijuí vai ofertar, a partir do segundo trimestre de 2023, o curso de Matemática na modalidade Ensino a Distância. Com duração de quatro anos, o curso prepara seus acadêmicos para atuar de forma propositiva diante dos diversos desafios que fazem parte do contexto escolar, tendo a flexibilidade do EaD e a excelência acadêmica já conhecida da proposta presencial do percurso formativo da Unijuí.
Segundo a professora mestre Angela Patricia Grajales Spilimbergo, a Unijuí possui tradição de mais de 40 anos formando professores de Matemática. “Esse comprometimento continuará a ocorrer com o curso na modalidade EaD, possibilitando que estudantes de diferentes regiões possam buscar sua formação conosco aqui na Unijuí”, afirma.
O curso se diferencia dos demais pela sua formação qualificada de professores, já considerando a oferta de disciplinas que atendem aos percursos formativos do Novo Ensino Médio. O curso também facilita o processo de aprendizagem de seu acadêmico por meio de metodologias ativas que viabilizam aprendizagens efetivas ao futuro professor de Matemática.
Também faz parte do percurso do estudante o uso das tecnologias digitais como ferramenta nos processos de ensino e de aprendizagem, além de aulas gamificadas com articulação entre a matemática de diferentes realidades e práticas sociais com a matemática escolar. Também são destaques do curso EaD da Unijuí as oportunidades de participar em Projetos de Pesquisa e Extensão e também em estágios.
Conforme a professora, os baixíssimos índices de aprendizagem em Matemática pelos estudantes da Educação Básica apontam a necessidade e a urgência de professores qualificados. “A oferta do curso de Matemática na modalidade a distância justifica-se uma vez que está cada vez mais presente a necessidade de formar profissionais na área, competentes e qualificados para assumir os novos desafios impostos pelos contextos educacionais”, finaliza.
Você pode conhecer mais sobre o curso de Matemática EaD da Universidade conversando com a coordenação e os professores. Basta entrar em contato conosco pelo e-mail estude@unijui.edu.br e agendar uma conversa.
Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
De forma híbrida, será realizada entre os dias 7 e 11 de novembro a Semana Acadêmica de Matemática da Unijuí. A abertura acontecerá na segunda-feira, às 19h15, no auditório do Espaço + Inovação Unijuí, de forma conjunta com o curso de Educação Física, que seguirá sua Semana Acadêmica com uma programação específica, e os cursos de Letras, História e Pedagogia, que têm definidas outras atividades para sua semana.
Na segunda-feira, 7, será realizada a palestra “Pela não violência corporal: o que a educação pode fazer?”, com a professora doutora Maria Simone Vione Schwengber, da Unijuí.
Na terça-feira, 8, pelo Google Meet, os participantes poderão acompanhar o painel “Ensinar Matemática: quais conhecimentos são necessários?”, com a professora do curso de Matemática, Patricia Spilimbergo, às 19h15; a palestra “Conhecimentos do professor no ensino de Matemática”, com a professora do IFRS - Campus Ibirubá e doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí, Ramone Tramontini, às 19h30; e a palestra “A gamificação no ensino de Matemática”, com a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências da Unijuí, Kelly Gabriela Poersch, às 20h15.
Também de forma online, pelo Google Meet, será realizado o seminário “A Matemática nos percursos formativos do Novo Ensino Médio: a Modelagem Matemática como uma possibilidade”, na quarta-feira, 9, às 19h15. Participarão a coordenadora pedagógica da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (36ª CRE), Rosane Menezes; a coordenadora do seminário, professora Isabel K. Battisti; e o coordenador do curso de Matemática da Unijuí, professor Edson Padoin. Às 19h25, será realizado o painel “A Matemática nos percursos formativos do Novo Ensino Médio”, com a assessora referência do Ensino Médio na 36ª CRE, professora Maristela R. Lang; e às 19h45, o painel “A Modelagem Matemática como uma possibilidade metodológica no contexto das trilhas de aprofundamento no Novo Ensino Médio”, com a professora Luana Henrichsen.
Fechando a programação do dia, às 20h45, serão apresentados os Projetos de Aprendizagem “Modelagem Matemática: fazer financiamento ou viver de aluguel”; “Modelagem Matemática e a armazenagem de grãos”; e “Exploração de situações por meio da Modelagem Matemática”. Também haverá discussão e sistematização às 21h30.
Na quinta-feira, 10, às 19h15, acontecerá o Painel “Trabalhando a análise de dados e tomada de decisão sem auxílio de ferramentas computacionais”, com a doutoranda em Educação nas Ciências, Glaucia Luciana Timmermann. A mediação será realizada pela professora Cláudia Piva. Já na sexta-feira, 11, acontecerá uma conversa com os egressos do curso Marcelo Wachter Maroski e Emanoela Alessandra Ernandes. O debate, que encerrará a programação da Semana Acadêmica de Matemática, será mediado pela professora Patrícia Spilimbergo.
Ofertado no campus da Unijuí em Ijuí, o curso de licenciatura em Matemática prepara os estudantes para atuação na Educação Básica, com inovação e protagonismo, como também em áreas científicas, tecnológicas ou em instituições financeiras. Com duração de cinco anos, o curso integra a Graduação Mais, novo modelo de cursos de graduação da Universidade, e conta com alguns diferenciais, como os Projetos Integradores - que aproximam os estudantes dos problemas da comunidade, e as disciplinas de Formação Pessoal e Profissional.
O acadêmico do curso de Matemática tem a possibilidade de discutir temas relevantes e atuais, como Inteligência Artificial; de atuar como bolsista em diferentes programas e projetos de extensão e pesquisa; e de continuar sua formação em cursos de Mestrado e Doutorado.
O egresso do curso de Matemática da Unijuí tem perfil inovador, investigativo, crítico e criativo. Possui competências para, como professor de Matemática, atuar de forma propositiva diante dos diversos desafios que fazem parte do contexto escolar e, assim, intervir positivamente na formação e no desenvolvimento dos estudantes. Como também, de tomar para si a responsabilidade de sua formação profissional. Para desenvolver esse perfil de egresso, o curso, conceito máximo na avaliação do Ministério da Educação (MEC), está projetado em sintonia com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Conselho Nacional de Educação (CNE).
O curso disponibiliza diversos espaços, como o Laboratório de Ensino de Matemática, Laboratório de Multimeios, Laboratório Virtual de Matemática e Laboratório de Informática, espaço com softwares específicos que viabilizam aprender e ensinar Matemática.
A graduação também possui forte integração com os demais cursos de licenciatura da Universidade, além dos cursos de Ciência da Computação e Engenharias.
Para saber mais sobre o curso, acesse este link.
Hoje com 34 anos, Radael de Souza Parolin sempre gostou da disciplina de Matemática e sempre teve admiração pela profissão de professor. E embora tivesse interesse por outros cursos, decidiu graduar-se em Matemática na Unijuí, onde acabou se interessando ainda mais pela área. “Quando iniciei o curso, acabei me identificando e adorando, projetando, inclusive, durante a graduação, a realização da pós-graduação”, explicou.
Atualmente professor na Universidade Federal do Pampa (Unipampa) em Itaqui e atuando principalmente no curso de licenciatura em Matemática, Radael buscou experiências que fossem além da sala de aula e participou de projetos de iniciação científica.
“Avalio de forma muito positiva as escolhas que realizei, dentro das minhas possibilidades financeiras, experiências e interesses. A formação na Unijuí – considerando meus projetos, dedicação e desempenho, tanto na representação discente quanto em semanas acadêmicas e outras atividades realizadas, me oportunizou um profundo envolvimento com o curso e permitiu que eu almejasse a pós-graduação”, reforça o jovem, que é mestre em Modelagem Matemática pela Unijuí e doutor em Modelagem Computacional.
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