Acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica da Unijuí realizaram uma visita técnica à empresa Nelson do Brasil, em Santa Rosa, na última semana. O objetivo da visita foi de conhecer a estrutura organizacional e os processos produtivos desenvolvidos pela empresa no município.
A atividade foi feita com estudantes das disciplinas de Sistemas de Manufatura Inteligente, a qual é ministrada pelo professor Fabiano Weber, e trata especificamente da manufatura e simulação da produção utilizando ferramentas CAD, CAM e CNC e a conectividade entre elas.
Também participou da visita técnica o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, professor Francisco Antonio Kraemer. A atividade foi conduzida pelo colaborador da empresa e acadêmico do curso, Guilherme Volkweis, além do supervisor de melhoria contínua da Nelson do Brasil, Vinicius Lampert.
Com o objetivo de preparar o acadêmico para atuar em setores diversos, como o industrial, público ou privado, em segmentos de projetos, planejamento e de manufatura em indústrias metalmecânica e automobilística, bem como em empresas de consultoria de engenharia, o curso de Engenharia Mecânica da Unijuí se destaca por capacitar os estudantes para serem capazes de elaborar projetos de desenvolvimento de produtos, automação de sistemas, produção e manufatura de máquinas, equipamentos, instalações, veículos e outros produtos das indústrias mecânicas.
A formação tem duração de cinco anos e está estruturada a partir de temas geradores, projetos integradores, formação pessoal e profissional, o que proporciona ao estudante condições de ser um engenheiro diferenciado no mercado de trabalho. As inscrições para o curso estão abertas até o dia 19 de fevereiro, no Vestibular Contínuo, as quais podem ser feitas no site unijui.edu.br/vestibular. A graduação é ofertada nos campi de Santa Rosa e Panambi, no turno da noite.
A graduação conta com diversos laboratórios nas áreas de Ensaios de Materiais, Metrologia e Instrumentação, Projetos, Automação Industrial, Fabricação Mecânica, Ciências Térmicas e Informática, além de diversos núcleos de inovação. O curso desafia o estudante a enfrentar e vivenciar projetos, pesquisas e atividades interdisciplinares.
“Buscamos formar profissionais com qualidade e competências que são necessárias para atuar no mercado de trabalho, seja em indústrias ou em empreendimentos próprios. Dentro de suas grandes áreas, o curso de Engenharia Mecânica habilita os estudantes para trabalhar desde a concepção de projetos, até o cálculos de suas estruturas atuantes, o que é possível pela qualidade dos nossos professores e laboratórios equipados para formar engenheiros mecânicos com qualidade e excelência”, destaca o coordenador do curso, professor Francisco Kraemer.
Estudante de Engenharia Mecânica da Unijuí, Rodrigo Tolazzi Vincensi abordou, em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a “Implementação da manutenção autônoma na linha de produção de aeração de silos na empresa Kepler Weber”. A manutenção autônoma, como explica, é um pilares da manutenção produtiva total, sendo uma ferramenta do Lean Manufacturing, que consiste numa abordagem de manutenção de forma enxuta, onde são incrementados princípios de melhoria contínua a fim de reduzir ao máximo as perdas geradas pelo equipamento, envolvendo o operador nas atividades.
“O Lean Manufacturing era a área em que eu atuava durante o desenvolvimento do TCC, no cargo de assistente lean, portanto, eu já tinha certo conhecimento sobre as ferramentas, sendo o principal gatilho para a escolha do tema. Para definir o equipamento, foi efetuada a análise de dados dos equipamentos da empresa, sendo evidenciada, na Linha de Aeração de Silos, uma queda nos indicadores de performance no ano de 2022 por conta das quebras e paradas geradas ao longo do ano. Além do mais, o equipamento faz parte do fluxo de silos, que atualmente é o carro-chefe da empresa, o que confirmou, para mim, a escolha do tema certo, no equipamento certo, para realizar o estudo de caso”, explicou Rodrigo.
Para o seu embasamento teórico, Rodrigo utilizou diversos artigos e livros sobre o Lean Manufacturing e manutenção, com o propósito de aprofundar seu conhecimento sobre a filosofia, bem como aprender sobre os conceitos de manutenção, os quais não eram vivenciados no seu dia a dia. Já nos resultados, foram realizadas fotografias no período de aplicação da ferramenta, realizado o acompanhamento de indicadores no Power BI para verificar a eficácia, e também entrevistas à equipe que participou da implementação da manutenção autônoma, com o objetivo de receber feedbacks do trabalho, entender as necessidades e efetuar possíveis melhorias.
“Foi um processo bastante desafiador, principalmente durante o desenvolvimento do Projeto de TCC, onde realizamos todo o embasamento teórico, já que este aconteceu em conjunto com mais oito matérias. Já na aplicação do estudo de caso, o maior desafio foi a aplicação da ferramenta na linha de produção, tendo em vista que a linha é contemplada por 12 equipamentos. Na implementação propriamente dita, foi um processo tranquilo. Tive todo o apoio da empresa para superar as dificuldades e dúvidas que surgiam ao longo do projeto. A equipe se mostrou extremamente unida e com foco no objetivo de melhorar a performance da linha de produção”, comentou.
Entre os principais resultados obtidos, segundo Rodrigo, destacam-se o desenvolvimento do senso de autonomia ao operador em relação ao seu equipamento; a criação da cultura de manter o ambiente limpo e organizado com a convicção de que isso resulta diretamente na redução de perdas na linha de produção; a aliança gerada entre a equipe de produção e de manutenção, já que ambas trabalham para um objetivo comum; a melhoria nos indicadores de performance do equipamento (MTBF, MTTR, Disponibilidade, Confiabilidade, Quebras, OEE); o conhecimento técnico proporcionado aos operadores no que tange ao seu próprio equipamento e a obtenção de conhecimento teórico e prático sobre o Lean Manufacturing.
Após a formatura, prevista para o mês de março, Rodrigo pretende iniciar um MBA em Ciência de Dados, já que pretende se especializar na área em que atua atualmente, que é a de analista industrial. “Também pretendo melhorar minhas habilidades na língua inglesa, com o objetivo de, até o fim do próximo ano, adquirir um nível avançado de conversação. Em paralelo, quero realizar cursos com o intuito de aprimorar meu conhecimento no que tange à análise de dados”, finalizou.
Na última terça-feira, 24 de outubro, os estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia de Software e Ciência da Computação participaram de uma palestra com representantes da Stara, no campus Santa Rosa.
A conversa com os estudantes foi realizada pelo professor mestre André Bassani, que também integra o setor de Engenharia de Produto da Stara; pelo supervisor de Planejamento e Controle da Produção, Fabiano Weber; pelo representante de pós-vendas da Stara, Bruno Zambon. O encontro teve como objetivo promover a integração entre a filial da Stara em Santa Rosa e Unijuí, por meio dos cursos de Engenharia e Ciência da Computação.
De acordo com o coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e de Produção, Francisco Antonio Kraemer, a participação dos estudantes foi essencial. “Além de conhecer a Stara, que começou suas atividades em fevereiro deste ano, em Santa Rosa, os estudantes puderam saber mais sobre as oportunidades de atuação e ingresso pelas demandas da própria Stara em parceria com a Universidade. Além de conhecer os produtos e tecnologias que são utilizadas pela empresa”.
Estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica da Unijuí participaram na última sexta-feira, 6 de outubro, da 7ª edição da Semana de Melhoria Contínua, promovida pela unidade de operação AGCO de Santa Rosa. Eles estiveram acompanhados do coordenador dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica da Unijuí nos campi de Santa Rosa e Panambi, professor Francisco Kraemer.
O evento teve como objetivo promover o encontro entre profissionais e empresas que buscam o aperfeiçoamento e excelência em suas operações, através da aplicação do princípio da melhoria contínua.
Para o evento, foram preparadas palestras e cases de sucesso a partir do tema “Como a integração de pessoas, processos e tecnologia impacta positivamente na excelência operacional?”.
“Os estudantes acompanharam as palestras e mostras de melhorias contínuas aplicadas não só na AGCO, mas em empresas da região. O evento teve o intuito de integrar e compartilhar conhecimentos sobre processos de melhoria contínua aplicada aos processos produtivos, atividades que são essenciais e que complementam as disciplinas e formação acadêmica dos estudantes”, explicou o professor Francisco Kraemer.
Após as palestras e atividades, os estudantes foram conduzidos a uma visita técnica à planta da AGCO de Santa Rosa.
Na noite desta segunda-feira, 14 de agosto, uma importante parceria foi lançada pela Unijuí e pela Industrial KF, empresa especializada no desenvolvimento de máquinas agrícolas, com sede no município de Cândido Godói. Por meio da Academia KF, a Unijuí, a partir do campus de Santa Rosa, ofertará o curso de Engenharia Mecânica a uma turma exclusiva, formada por 22 colaboradores da empresa, sendo que as aulas práticas serão desenvolvidas nos laboratórios da Universidade e também no ambiente da organização.
A solenidade de lançamento da parceria contou com a participação dos diretores e sócio-proprietários da empresa, Ademir Jair Kelm e André Daniel Kelm; o diretor geral Simon de Mello Sampedro; a coordenadora de Gestão de Pessoas Bruna Luisa Kalsinger; além dos preceptores e também dos colaboradores que passam a cursar a graduação. Representando a Unijuí estiveram a reitora, professora Cátia Maria Nehring; a vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto; o vice-reitor de Administração, professor Dieter Rugard Siedenberg; a coordenadora do campus Santa Rosa, professora Taciana Enderle; o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, professor Francisco Kraemer; e as professoras do curso Patrícia Pedrali e Paula Prediger. Também estiveram presentes o prefeito de Cândido Godói, Valdi Goldschmidt; a diretora do Instituto Estadual de Educação Cristo Redentor (Academia KF), Vanessa Schardong; e o pastor Douglas Bloch.
Em sua fala, o diretor e sócio-proprietário Ademir Jair Kelm destacou que a parceria é um marco para a empresa e para o município, já que este é o pontapé para que Cândido Godói também desenvolva a educação superior, através da oferta da qualificação profissional, tão importante para o crescimento da empresa e também da cidade. Já o diretor e sócio-proprietário André Daniel Kelm agradeceu a cada colaborador que decidiu se dedicar à qualificação, o que não é simples e exigirá esforço e dedicação ao longo de cinco anos.
Uma breve apresentação do curso foi realizada pelo coordenador, professor Francisco Kraemer, e pela vice-reitora de Graduação, professora Fabiana Fachinetto, que também realizou uma explanação sobre a Graduação Mais, o atual modelo de cursos de graduação da Universidade, que traz diferenciais como as disciplinas de Projeto Integrador e de Formação Pessoal e Profissional.
A reitora da Unijuí, professora Cátia Maria Nehring, fez um agradecimento aos empresários que apostaram na parceria e na Unijuí, uma instituição, como ressaltou, com 66 anos de história e que já formou, somente na graduação, mais de 45 mil profissionais. “Essa noite marca a realização de sonhos. Tenho certeza que a decisão tomada pela empresa, ao fechar a parceria, e pelos colaboradores, ao decidirem se desafiar a realizar um curso de graduação, vai valer muito a pena. Lembrando que a Unijuí não é uma universidade de fora, pois Cândido Godói faz parte da nossa universidade regional e a única diferença é que agora estamos presencialmente no município, utilizando as estruturas da empresa, como diferencial na formação”, ressaltou a reitora.
O diretor geral da empresa, Simon de Mello Sampedro, falou sobre os desafios que teve quando cursou a graduação em Engenharia Mecânica e, sem experiência profissional, teve que ir em busca de uma vaga de emprego após formado, em outro Estado. A experiência foi relatada para mostrar aos colaboradores a oportunidade que eles têm agora de se graduar já estando bem empregados.
Antes da aula inaugural, que foi ministrada pela professora mestra Paula Prediger, a professora doutora Patrícia Pedrali fez uma breve fala sobre a “Engenharia Mecânica e o futuro das indústrias”. Os estudantes seguirão seu ciclo de formação, intercalando o espaço disponibilizado pela Academia KF e a estrutura do campus da Unijuí em Santa Rosa.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.