O egresso do curso de Letras da Unijuí, Thiago Nasi da Silva, foi aprovado com nota máxima em todas as etapas do processo seletivo para ingresso no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O agora mestrando passou por etapas como prova escrita, entrevista, análise de currículo e histórico da graduação durante o processo.
“Este é um programa de muito renome, com nota máxima na Capes (nota 7), então estou muito feliz e animado para estudar lá!”, destaca Thiago. Segundo ele, as aulas começam neste mês, onde fará parte da linha de pesquisa de Estudos Literários Aplicados: Literatura, Ensino e Escrita Criativa. A sua pesquisa vai abordar sobre o papel do escritor e da escrita na obra final de Clarice Lispector - Água viva, A hora da estrela e Um sopro de vida - sob a perspectiva da experiência, em Walter Benjamin e Jorge Larrosa, especialmente.
De acordo com ele, a conquista reflete a qualidade do curso de Letras da Unijuí. “Sem dúvidas, a formação me preparou muito bem para a pós-graduação, pois além de ter como princípio a pesquisa, está alinhado com as pesquisas contemporâneas em Linguística e, com certeza, em Literatura de grandes universidades”, completa Thiago.
O mês de abril foi bastante especial para os estudantes do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí. Ao longo do mês diversas ações beneficentes foram realizadas como parte da acolhida aos calouros do curso por meio do Trote Solidário promovido pelo Centro Acadêmico de Letras.
Nos dias 8 e 11 de abril os estudantes fizeram doação de sangue junto ao Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI). Segundo a presidente do Centro Acadêmico do curso de Letras: Português e Inglês, Giovana Mainardi, o Trote Solidário foi realizado com a intenção de promover o bem. “Doar sangue é doar vida. O HCI é uma referência na região em diversos tratamentos, sendo necessário que o Banco de Sangue esteja com seu estoque em dia. Então, pensamos em fazer o bem para o próximo”, pontuou.
Já no dia 19, ocorreu a recepção dos novos acadêmicos no Auditório do Espaço + Inovação Unijuí, onde foram realizadas dinâmicas, pintura no rosto e braços, além da integração entre os calouros, veteranos e professores. Neste dia, também foi feita a arrecadação de materiais de higiene pessoal que serão doados posteriormente.
“Buscamos auxiliar quem precisa em diferentes situações. O Centro Acadêmico agradece a participação dos novos estudantes nesse movimento de olhar além do conhecimento. Devemos sempre lembrar que a nossa Instituição é comunitária e por isso, precisamos contribuir para o desenvolvimento da comunidade”, destacou Giovana.
A Unijuí está ofertando 74 vagas, de forma gratuita, para os cursos de licenciatura em Matemática e Letras: Português e Inglês, por meio do programa Professor do Amanhã - uma iniciativa do governo do Estado do Rio Grande do Sul, que visa fortalecer a formação de profissionais da educação. Além de os cursos serem gratuitos, os estudantes receberão como benefício uma bolsa mensal de R$ 800, que os ajudará na manutenção dos estudos ao longo de toda a graduação.
Para o curso de Letras: Português e Inglês são disponibilizadas 37 vagas. Avaliado com nota 4 pelo Ministério da Educação, o curso tem duração de quatro anos e é ofertado no turno noturno. Além disso, conta com um quadro docente formado por mestres e doutores que possuem uma forte relação com as redes de educação básica de toda a região.
Conforme destaca a coordenadora do curso, professora Taíse Neves Possani, os estudantes terão contato com professores pesquisadores das áreas de tecnologia da educação, multiletramentos e literatura, além de poderem ter uma forte vivência cultural, intercultural e multimidiática por meio do curso. “Tudo isso com base naquilo que pressupõem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Base Nacional para Formação de Professores. Tenho certeza que com a expertise de uma Universidade conceito 5, como é a Unijuí, que conta uma infraestrutura qualificada, os estudantes terão uma formação de excelência”, destacou a professora.
Se você busca uma formação diferenciada e alinhada com as demandas contemporâneas da educação, inscreva-se para o curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, via Programa Professor do Amanhã, no site unijui.edu.br/professor-do-amanha. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de março e o resultado final, com a lista dos candidatos aprovados, será divulgado no dia 19 de março.
Para ter direito à bolsa, o estudante deve atender a alguns critérios, como ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtendo média mínima de 400 pontos. O candidato também precisa ter cursado o Ensino Médio completo em escolas da rede pública ou em instituições privadas como bolsista integral; ou ser professor efetivo da rede pública estadual e não ter diploma de graduação.
Outra exigência será a realização de estágio em escolas públicas a partir do segundo semestre do curso. Após o término da graduação, ao menos 1.920 horas de atividades docentes deverão ser exercidas na rede pública estadual. Mais informações podem ser obtidas no edital do processo seletivo, disponível neste link.
Na segunda-feira, 26 de fevereiro, será realizada a aula inaugural dos cursos de Letras, Pedagogia e História da Unijuí. O evento, que integrará as modalidades presencial e Ensino a Distância (EaD), acontecerá às 19h, no prédio 14, sala 102.
Durante a aula estará em destaque “A formação de professores e o futuro da educação na era digital”, que será conduzido pela professora do Instituto Federal Farroupilha - campus Panambi e doutora em Educação nas Ciências, Sirlei Rigodanzo.
Estudante do 9º semestre do curso de Letras - Português e Inglês da Unijuí, Thiago Nasi da Silva teve uma importante conquista recentemente: ele foi aprovado no concurso da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) para o cargo de professor de Letras/Inglês e Literatura da Língua Inglesa, na área de abrangência da 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE). Ele não só foi aprovado como ficou em 1º lugar na prova objetiva e 1º lugar na prova de redação.
“Não imaginava que teria esse desempenho na prova. Como foi meu primeiro concurso na área da educação, não tinha experiência com o estilo das questões, nem mesmo imaginava como seriam tratados os conteúdos do edital”, revela o estudante, que é bolsista do Programa Universidade para Todos (ProUni) e hoje também atua junto ao Escritório de Relações Internacionais (ERI) da Unijuí.
Segundo Thiago, o curso de Letras - Português e Inglês foi fundamental para a conquista dos resultados. “Todos os conteúdos presentes na prova foram estudados em algum momento da graduação - tanto os específicos, da área de Língua Inglesa, quanto os pedagógicos e os legislativos”, destacou.
A prova de redação, como exemplifica, que tratava do ensino por competências e do currículo integrado, contou com temas transversais, presentes em todas as disciplinas do curso, das teóricas ao estágio, e algumas até mesmo tratando especificamente do assunto. “Além disso, a participação nos projetos institucionais foi essencial para essa preparação, pois trabalhamos com diversos assuntos de relevância, a exemplo do PIBID, que é ofertado pela Unijuí com o fomento da Capes, do qual fui bolsista por dois anos”, completou.
Com a formatura já prevista para o próximo semestre, Thiago deseja assumir a vaga e trabalhar na Educação Básica. “Quero também seguir realizando mestrado e, posteriormente, o doutorado, para aprofundar minha formação na área de Letras, como professor e pesquisador”, finalizou.
Estudantes do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí tiveram na noite desta segunda-feira, 11 de setembro, uma aula diferenciada dentro da disciplina de Teoria da Literatura. O professor responsável, Anderson Amaral de Oliveira, utilizou o jogo Assassin's Creed para trabalhar a literatura clássica da Grécia Antiga, a exemplo de Édipo Rei de Sófocles, e as teorias de Aristóteles. O jogo permite que seus usuários façam visitas e aprendam ainda mais sobre o mundo antigo.
“O jogo nos permitiu fazer um tour pela Grécia Antiga, expandindo os conhecimentos sobre esse universo fantástico que traz referências profundas sobre a origem da nossa cultura. Foi possível perceber as diversas influências que temos até hoje, tanto na literatura, nas artes, na própria arquitetura, vindas daquela civilização. Inclusive, fizemos comparações com a estrutura da Praça da República, onde podemos ver fortes influências do mundo grego antigo”, explicou o professor.
Conforme explica Anderson, o curso de Letras trabalha muito a transmídia, que é a possibilidade de utilizar recursos tecnológicos a partir de diversos formatos, levando aos estudantes a literatura, o cinema, jogos digitais, jogos de tabuleiro e até séries de TV. “Nós fizemos uma inter-relação entre os conteúdos e os diversos meios de comunicação, aproveitando o que cada um deles têm de melhor. Essa é uma forma de trazer uma experiência imersiva aos alunos, ampliando o universo ficcional e teórico a partir dessas dimensões tecnológicas”, completou o docente.
Como exemplifica o professor, mesmo que a turma tivesse recursos para visitar a Grécia, ainda não seria possível conhecer a Grécia Antiga de Sócrates, por exemplo. “Por meio da tecnologia, a gente consegue fazer uma imersão no mundo antigo, como ele era. É uma forma de potencializar os recursos pedagógicos”, finalizou.
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