Os cursos de Administração e Ciências Contábeis da Unijuí - campus Santa Rosa firmaram parceria com a Cotrirosa e com a ONG Terra Verde para o desenvolvimento de atividades junto aos estudantes na disciplina de Projeto Integrador: Competitividade e Agregação de Valor, do segundo módulo do curso.
Nas últimas semanas, os cursos e os estudantes receberam o presidente da ONG Terra Verde, Clair Leusin, e representantes da Cotrirosa. Segundo o professor Ariosto Sparemberger, os acadêmicos estão trabalhando em desafios definidos e devem apresentar, ao final, um conjunto de proposições para os problemas identificados. Além do professor Ariosto, a docente Thaís Teixeira Pinto também conduz a disciplina.
A Unijuí, a partir do curso de Administração, realizou uma pesquisa voltada ao comportamento do comércio em Santa Rosa. A pesquisa foi feita entre os dias 16 e 5 de julho e teve como objetivo entender o atual momento do comércio no município e verificar o possível impacto da chegada de novos investimentos, em especial das lojas Havan.
Ao todo, 59 empresas dos setores de roupas, vestuário e calçados (35,6%); eletroeletrônicos e eletrodomésticos (22%); bazar, presentes e decoração (22%) e cama, mesa e Banho (20,3%) foram entrevistadas. A pesquisa feita presencialmente nas lojas por meio do contato direto aos gerentes, proprietários e responsáveis pelos estabelecimentos. A pesquisa que foi coordenada pelo professor Ariosto Sparemberger e contou com o apoio do analista de negócios da Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec), Lucas Escher, e das jovens aprendizes Milena Gabrieli de Mattos e Everlin Kauany Conte.
Como resultados, a pesquisa revelou que 66% dos lojistas discordam que o faturamento da sua empresa reduziu mais de 50%. “Esse é um fato positivo que pode estar associado à implementação de estratégias e de inovações que o comércio realizou no período crítico de vendas físicas.”, destaca Ariosto.
Sobre o faturamento, a pesquisa apontou que a maioria dos entrevistados (52%) concordam que o resultado está superior em relação ao ano de 2023. Outros 37,3% ressaltam que está menor, enquanto os demais não apontaram diferença. Isso significa que o comércio vem tendo resultados positivos e que os comerciantes estão conseguindo manter seus negócios atuais.
A pesquisa também avaliou a expectativa do comércio de Santa Rosa para os próximos seis meses. Conforme os dados coletados, 71,2% concordam positivamente que a situação vai melhorar. Com essa expectativa de melhoria, há possibilidade de novos investimentos em estoque, contratação de pessoas, melhorias na infraestrutura, entre outras ações do empresário local.
Para 62%, dos entrevistados, não houve redução de movimentação de clientes na sua loja, com a chegada da Havan em Santa Rosa. Já 20,4% perceberam redução. Os demais se manifestaram indiferentes. E referente ao faturamento, 84,7% dizem que não houve alteração. Da mesma forma, a maioria dos empresários não alterou o horário de atendimento.
O resultado da pesquisa também mostra que 74,5% dos lojistas têm feito mudanças e inovado em termos de aquisição novos produtos, novas linhas, diversificação política de preço mais competitivo, treinamento de funcionários. O levantamento evidencia, ainda, que 76,34% não pretendem mudar a atividade e/ou desistir do negócio da empresa.
“É possível afirmar que o comércio de Santa Rosa percebeu o impacto da Havan. Porém, dentro da normalidade do que geralmente acontece nesta situação. Cabe destacar que a maioria está otimista e realizando inovações e estratégias competitivas para manter o negócio e até ampliá-lo”, avaliou o professor Ariosto.
A Unijuí deu início, na noite desta segunda-feira, 20 de maio, à Semana Acadêmica dos cursos de Gestão e Negócios, no campus Panambi. A atividade contou com grande público formado por estudantes dos cursos de graduação e de Ensino Médio de cinco escolas de Panambi e uma de Condor, além de empresários locais. Ao todo, mais de 180 pessoas participaram da atividade.
A Semana Acadêmica conta com o tema “Inteligência Artificial aplicada na Gestão de Negócios", e ocorre em parceria do Sebrae-RS e da Receita Federal do Brasil, de forma itinerante nos três campi de atuação dos cursos de Administração e Ciências Contábeis. Em Panambi, a atividade foi marcada pela palestra “Desvendando a I.A: Como Aproveitar oportunidades e Inovar em seu Negócio”, que foi ministrada pelo consultor em educação empreendedora para o Sebrae-RS, Douglas Pereira.
Conforme o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Marcelo Didoné, a Semana Acadêmica é uma possibilidade importante de conhecimento, levando em conta o tema proposto para esta edição. “A Inteligência Artificial está impactando em todos nós, seja no meio particular ou nos lares das pessoas. Há coisas que eram inimagináveis disponíveis e isso também está se inserindo nas nossas organizações, por isso resolvemos trazer essa temática para que todos possam conhecer um pouco mais sobre as IAs”, detalha.
O coordenador do curso de Administração, professor Martin Ledermann, complementa, afirmando que o tema é muito importante, pois pode gerar consequências para a vida de todos e para todas as profissões. Também deu as boas-vindas aos participantes e saudou a presença das escolas na atividade.
Já o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Daniel Baggio, que foi o mediador da palestra, salienta as inúmeras opções que a Unijuí possui para os estudantes que estavam presentes e que podem ingressar no Ensino Superior no próximo ano, como intercâmbios, possibilidades de ingresso, bem como a importância da pesquisa feita na Instituição. “Sejam todos muito bem-vindos e que essa atividade seja muito bem proveitosa. Estamos aqui há 16 anos em Panambi ofertando conhecimento, e é isso que queremos proporcionar a todos vocês”, comenta.
O diretor do campus Panambi, professor Paulo Cesar Mayer, agradeceu a presença de todos os estudantes e destacou o quanto a Universidade, em especial no município, tem buscado desenvolver atividades integradas com a comunidade.
A Semana Acadêmica teve, na noite desta terça-feira, 21 de maio, mais uma atividade. Foi promovida a palestra “Cruzamento de Dados e Inteligência Artificial na Receita Federal do Brasil”, conduzida pelo auditor-fiscal da Receita Federal do Brasil e membro da equipe regional de fiscalização de PIS e Cofins, Rafael Henrique Visentini, com mediação do professor Giovani André Plentz.
Na próxima semana, nos dias 20 e 21 de maio, o campus Panambi vai promover a Semana Acadêmica dos Cursos de Gestão e Negócios da Unijuí. A atividade conta com o tema “Inteligência Artificial aplicada na Gestão de Negócios", e ocorrerá em parceria do Sebrae-RS e da Receita Federal do Brasil, no auditório do campus Panambi.
Na segunda-feira, 20 de maio, será realizada a palestra “Desvendando a I.A: Como Aproveitar oportunidades e Inovar em seu Negócio”, a qual será ministrada pelo consultor em educação empreendedora para o Sebrae-RS, Douglas Pereira. Ele é psicólogo graduado pela Universidade de Passo Fundo e possui MBA em Gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, e em Gestão, Empreendedorismo e Marketing pela PUC-RS.
Já na terça-feira, 21 de maio, haverá a palestra “Cruzamento de Dados e Inteligência Artificial na Receita Federal do Brasil”. A atividade será conduzida pelo fiscal da Receita Federal e membro da equipe regional de fiscalização de PIS e Cofins, Rafael Henrique Visentini Auditor, que é bacharel em Ciências Administrativas pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), bacharel em Direito pelo Instituto Cenecista de Ensino Superior de Santo Ângelo (IESA), e especialista em Direito Tributário e Auditoria Fiscal.
A participação ocorre mediante inscrição, que pode ser feita pelo site uniui.edu.br/eventos. Durante o evento será feita a arrecadação de 1 litro de leite entre os participantes, que serão doados às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul.
Não tem tempo para realizar uma graduação de forma presencial, mas gostaria de cursar Administração? A Unijuí, que tem a tradição no ensino da Administração há 48 anos, também oferta o curso na modalidade Ensino a Distância (EaD), com polos espalhados em 15 regiões do Estado.
Com duração de 5 anos, o curso prepara o estudante para atuar com visão estratégica nos negócios, sólida formação teórico-conceitual, capacidade crítico-reflexiva e competência técnica empreendedora em todos os processos de tomada de decisão e, ainda, com competências comportamentais voltadas a uma postura ética, cidadã e sustentável.
O curso é organizado em módulos trimestrais, com no máximo quatro disciplinas por módulo e Projetos Integradores desde o início do curso. Para as aulas, os acadêmicos utilizam o Moodle, que é um ambiente virtual de aprendizagem, totalmente interativo e com material dinâmico que facilita a aprendizagem.
O sistema de avaliação, por sua vez, é focado na aprendizagem, sendo diagnóstica, formativa e somativa que, em caso de reprovação, permite a recuperação dos estudos ao longo do próximo trimestre e nova oportunidade avaliativa.
Assim como os acadêmicos da modalidade presencial, os estudantes do EaD também contam com o apoio do Laboratório de Gestão e Negócios, que apoia no desenvolvimento de atividades práticas ao longo do curso, oportunizando o aprendizado a partir da execução de projetos e assessoria às empresas; e com a Empresa Júnior, que oportuniza ao aluno a aplicação dos conhecimentos e das competências desenvolvidas ao longo do curso por meio de consultorias às empresas conveniadas.
Os estudantes EaD também têm a possibilidade de realizar intercâmbios internacionais, viagens de estudo, oficinas, estágios obrigatórios e não obrigatórios, podendo também participar de projetos de pesquisa e extensão.
O profissional graduado em Administração pode atuar como empresário ou empreendedor e, quando registrado no CRA, estará apto a desempenhar atividades profissionais autônomas, como consultor organizacional. Optando por trabalhar com vínculo empregatício, poderá atuar nos cargos de diretor, gerente, supervisor ou líder de equipes. E estes são apenas alguns campos de atuação.
Para disputar uma vaga no curso de Administração EaD da Unijuí, é necessário realizar o vestibular, com inscrições para o 1º módulo de 2024 abertas até 16 de fevereiro. Para se inscrever ou obter mais informações, acesse unijui.edu.br/ead.
O curso de Administração da Unijuí, em parceria com o Laboratório de Gestão e Negócios, promoveu na noite desta terça-feira, 5 de setembro, uma aula especial em homenagem ao Dia do Administrador, celebrada em 9 de setembro. A atividade aconteceu no Centro de Eventos e contou com transmissão para os demais campi.
O Dia do Administrador surgiu com a Resolução CFA n° 65/68, de 9 de dezembro de 1968, e visa homenagear o profissional responsável por estruturar práticas que garantam o bom gerenciamento de um negócio. Mais do que lidar com o capital financeiro, sua atuação é estratégica em diferentes departamentos para resolver questões de logística, marketing e gestão de pessoas.
Pensando nisso, para marcar a data, foi realizada a palestra “Desenvolvendo pessoas nas organizações: o papel do gestor”, a cargo do administrador, especialista em Psicologia Positiva: ciência do bem-estar e autorrealização e especialista em Coaching e Gestão de Pessoas, Jonas Graffunder. A mediação foi realizada pela professora Adriane Fabricio.
“Quem trabalha nessa área sabe que gestão não se faz com máquinas, mas com pessoas. E este talvez seja o maior desafio: temos, num mesmo espaço, pessoas diferentes, com culturas, com um passado, com perspectivas diferentes. E cabe aos gestores aliar os interesses pessoais com os organizacionais”, destacou o coordenador do curso de Administração e dos tecnólogos da Unijuí, professor Martin Ledermann.
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