Estudantes dos cursos de Jornalismo, Publicidade e Propaganda, e Administração da Unijuí participaram, nesta semana, de uma palestra com o sócio-proprietário da empresa V4 Company, Rodrigo Bayer. A atividade foi realizada na disciplina de Marketing Digital, ministrada pela professora Márcia Almeida, e teve o objetivo de fazer com que os acadêmicos entendessem mais sobre o assunto e trocassem conhecimentos e experiências.
Bayer falou sobre vendas, ações de marketing, tráfego pago, Customer Relationship Management (CRM) e diversos outros temas relevantes. Ele comentou sobre a importância de entender o público consumidor de uma empresa e focar no resultado das ações feitas no ambiente digital. “O digital veio trazer a possibilidade da gente metrificar cada detalhe e resultado de investimentos feitos em marketing”, destaca.
O convidado complementou que, atualmente, anúncios que eram veiculados na televisão aberta estão no digital, no YouTube, por exemplo, onde é possível saber com precisão quantas pessoas assistiram determinado anúncio. Essa metrificação, segundo Bayer, é fundamental para ter resultados claros sobre uma ação de marketing desenvolvida.
O investimento em mídia paga e os caminhos para chegar até o público-alvo no digital também foram abordados, com ênfase na importância de conhecer plataformas e na tomada de decisões estratégicas junto dos clientes.
De acordo com a professora Márcia, esse foi um importante momento para os estudantes. Ela reforçou que o bate-papo trouxe ideias diversificadas e relevantes sobre como otimizar campanhas e acompanhar métricas essenciais para obter o melhor retorno sobre investimento. “Os exemplos práticos ajudaram a entender como ajustar as estratégias e utilizar as ferramentas de análise de forma eficaz”, finalizou.
Por Krislaine Baiotto e Luiza Ribeiro da Rosa, acadêmicas de Jornalismo da Unijuí
Estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí participaram, nesta quarta-feira, 7 de agosto, do evento “Primeira Pauta”, que é um ciclo de palestras com a temática “Tua História Onde o Jornalismo Acontece”, promovido pelo Grupo RBS. A atividade teve como convidados os jornalistas Mateus Rodighero e Tamires Hanke.
Em sua fala, Rodighero, que é jornalista há mais de 20 anos e atualmente é editor-chefe do Grupo RBS na redação integrada das regiões Norte e Noroeste, contou a sua história de ingresso na RBS, frisou a importância Caras Novas, que é anterior ao Primeira Pauta e destacou que os jornalistas precisam estar sempre dispostos a continuar aprendendo, bem como estarem atentos a tudo que está acontecendo no mundo. “A RBS preza muito por pessoas comprometidas, que gostam do Jornalismo e que são, efetivamente, jornalistas o tempo todo”, complementa.
Já Tamires Hanke, que atua como repórter da RBS na região Noroeste, conta que participou do Primeira Pauta em 2017 quando era estudante de Jornalismo, e que, em sua vez, teve a oportunidade de estar inserida na Zero Hora, diferente de hoje, em que os participantes do projeto são integrados a todos os veículos de comunicação do Grupo RBS. “É importante aproveitar esse momento, em que você está na universidade e tem um tempo para se dedicar”, comenta a repórter sobre a importância de estágios como o Primeira Pauta na vida de acadêmicos”, ressalta.
No evento, os estudantes tiveram a oportunidade de fazer perguntas aos jornalistas e tirar dúvidas sobre a prática da profissão. Foi um momento de troca de experiências e aprendizado para todos. As atividades foram encerradas com a entrega de um livro do Grupo de Investigação (GDI) do grupo RBS para os cursos de Comunicação, além do sorteio de mais dois exemplares entre os estudantes presentes.
Sobre o projeto Primeira Pauta
O Primeira Pauta foi criado para reforçar a crença em um jornalismo integrado e multiplataforma. Serão selecionados cinco estudantes para uma semana de imersão na redação do Grupo RBS, com a companhia de profissionais da RBS TV, GZH, Zero Hora, Diário Gaúcho e Rádio Gaúcha.
O projeto conta com duas fases de seleção. Na primeira, o aluno deve preencher um formulário e responder, em vídeo, a pergunta "Por que eu quero participar do concurso jornalístico Primeira Pauta RS". Os 15 melhores se classificam para a segunda etapa, que é o envio de um texto de tema livre. As inscrições já estão abertas para estudantes de Jornalismo do Rio Grande do Sul com mais de 18 anos. A data limite para o envio do vídeo é até 13 de setembro. Saiba mais aqui.
Por Krislaine Baiotto e Luiza Ribeiro da Rosa, acadêmicas de Jornalismo
Acadêmicos dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Jornalismo da Unijuí estão participando do Congresso Regional Brasileiro de Ciências da Comunicação, o Intercom Sul 2024, que é organizado pela Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Neste ano, o evento acontece até o dia 21 de julho, de forma remota, em razão das chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.
Durante o Intercom Sul, acontece também a Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom), que visa premiar os trabalhos produzidos pelos acadêmicos. Ao todo, 17 estudantes da Unijuí estão participando nas categorias Fotografia Artística; Ensaio Fotográfico Artístico; Empreendedorismo em Comunicação; Campanha Publicitária; Estratégia Publicitária para Mídia Digital; Grupo de Trabalho em Estudos culturais e identidades; e Grupo de Trabalho em Estudos Culturais e Identidade
A acadêmica de Publicidade e Propaganda, Manuela De Almeida Machado, participa pela primeira vez do Intercom. Ela está em concorrendo como finalista em duas categorias: na Fotografia Artística, ela concorre com “Solitude Commune”, que é inspirada nas obras de Edgar Degas, já na categoria Ensaio Fotográfico, junto de outros dois colegas, concorre com a obra intitulada “La Peste”.
“O Intercom é um dos mais importantes congressos para o pessoal da comunicação, e saber que meu trabalho está concorrendo é muito gratificante. Para mim significa que estou evoluindo na fotografia e que dentro dos meus trabalhos consigo transmitir pelo menos um pouco de mim mesma, trazendo a minha identidade em cada foto”, destaca a estudante.
Já as estudantes do 8º semestre do curso de Jornalismo, Krislaine Baiotto e Luiza Ribeiro da Rosa, estão apresentando a pesquisa "Hábitos de Consumo Simbólico Atrelados às Práticas de Grupos de Fãs de Artistas Musicais", junto ao Grupo de Trabalho (GT) Estudos Culturais e Identidades. O trabalho foi orientado pela professora Gisele Corrêa Noll e desenvolvido durante o 6º semestre do curso.
O trabalho é derivado de uma pesquisa maior, realizada na disciplina de “Projeto Integrador: Comunicação, Mídia, Cultura e Consumo", com a orientação da professora Rúbia Schwanke, que teve como demandante a 36ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), com o desafio de entender quais são os hábitos de consumo midiático por parte dos alunos de Ensino Médio
“Ser aceita e ter a oportunidade de apresentar um trabalho no Intercom Sul é algo muito válido e importante para a nossa carreira e vivência acadêmica. Na Unijuí, nossas práticas são muito voltadas ao mercado de trabalho e em momentos como o Intercom a gente tem a oportunidade conhecer o lado mais acadêmico do curso e da Comunicação em si. Foi muito interessante assistir outros estudantes e pesquisadores da área apresentando trabalhos de diversos assuntos dentro da mesma temática”, destaca Krislaine, que ressalta que o Intercom é uma oportunidade de conhecer novas pessoas e novas pesquisas, o que nos faz conhecer o que está sendo produzido de forma científica e pensar em novas possibilidades para trabalhos próprios.
Luiza salienta que é uma honra poder participar de um congresso tão grande. “A experiência do Intercom é algo que acredito que todos os alunos deveriam tentar pelo menos uma vez, já que os eventos permitem discussões muito interessantes entre a gente e outros alunos de várias universidades. Criar esses contatos, conhecer outros trabalhos e fazer com que o nosso seja conhecido em um meio acadêmico que vai além da Unijuí é muito importante para a nossa vida e currículo”, completa.
Além das três estudantes, também estão participando do Intercom os acadêmicos Gustavo Maxsuel de Barros, Marciele Camara, Carolina Massalai Gomes, Amanda Buchner do Amaral, Karen dos Santos Crestani, Milena Markiewicz Moureira, Eduardo Henrique da Silva Kanitz, Gabriela Wohlenberg, Ana Carolina Bazana, Vitória Silva da Pieve, Andressa Buchner do Amaral, Maria Eduarda Flores de Oliveira, Nicole Kieling e Kalani Vargas Santos.
Uma visita de estudos ao laboratório de fluxo criativo Stream LAB, em Santo Ângelo, foi realizada pelos estudantes dos cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda da Unijuí na última segunda-feira, dia 17 de junho. As disciplinas de Criação de Campanha Promocional de Marcas e Produção Audiovisual Multiplataforma, ministradas pelas professoras Nilse Maldaner e Daniéli Antonello, respectivamente, foram palco para um momento de integração e bate-papo com a equipe e o idealizador Guilherme da Rocha, sobre criação de conteúdo e a área da comunicação.
A noite imersiva proporcionou aos estudantes a compreensão sobre os processos de atendimento, planejamento e produção de conteúdo aplicado pelo estúdio de criação, ampliando a visão das possibilidades do mercado de trabalho para jornalistas e publicitários.
Quanto à ideia que deu vida ao Stream Lab, Guilherme comenta que criou um laboratório de fluxo criativo. “Busquei um pouco da analogia do fluxo da água, do fluxo de caixa das empresas, ou seja, de criar movimento. Por isso é um laboratório que cria movimento, um laboratório de fluxo criativo”. Para o espaço físico, ele diz que a intenção é criar um ambiente criativo para mentes criativas. O idealizador ainda cita que essa é a tradição do Stream Lab, que hoje é uma marca registrada há 6 anos.
Os estudantes aproveitaram a noite para explorar os ambientes de trabalho de cada setor de criação. Quando questionada sobre a importância de sair do ambiente acadêmico para conhecer espaços profissionais, a aluna de Publicidade, Laura Londero, responde: “Sair do ambiente de sala de aula para conhecer um espaço profissional é muito motivador, principalmente para mim, que futuramente pretendo abrir minha própria empresa na área da publicidade”. Para o estudante de Jornalismo, Adiel Schwab, o que mais impressionou foi o ambiente, “que traz aquela atmosfera que impulsiona a criatividade, o que também é muito importante para o jornalismo.”
Por Martina Neubauer, estagiária da Usina de Ideias.
Egressos do curso de Jornalismo da Unijuí contarão a história da imigração em Ijuí através de um curta-metragem. O projeto "Da diáspora ao acolhimento" está sendo desenvolvido via Lei Paulo Gustavo pelos jornalistas Leonardo Carlini, João Vitor Salla e Crystian Carniel e prevê uma recuperação histórica e documental dos primeiros colonizadores da cidade de Ijuí, mostrando como era a vida, os desafios e a visão da época.
Segundo o diretor do documentário, Leonardo Carlini, o objetivo é mostrar como foi construído o legado dos colonizadores. “Ijuí é uma cidade centenária. Lá no início, a grande colônia de Ijuhy, tinha o objetivo de colonizar o interior do estado do Rio Grande do Sul, não somente com uma ou duas etnias, como foi realizado em outros municípios, mas com várias. O processo iniciado no final do século XIX, trouxe grandes frutos para Ijuí, que se tornou a Capital Mundial das Etnias. A importância histórica do projeto baseia-se no entendimento profundo dos primeiros colonizadores da grande colônia, como vieram para Ijuí, por que vieram e como foi construir todo esse legado”, afirmou.
As gravações estão ocorrendo em locais como o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp), o Parque de Exposições Wanderley Burmann e residências de descendentes de imigrantes que mantêm estruturas ou recordações da época. Os entrevistados serão historiadores e estudiosos do tema, que irão relembrar e refletir sobre as condições da época. Uma vez que, nos primórdios, colonos pobres eram considerados seres incapazes de gerar desenvolvimento.
“O documentário irá contar como eles venceram uma batalha de modernização seletiva que era imposta na época. Essa é a história do nascimento da cidade de Ijuí. Da formação de sua cultura. Da história do seu povo. O principal objetivo da obra audiovisual é retratar e contar essa história. Importante destacar que o documentário terá questões de acessibilidade previstas como legendas e Língua Brasileira de Sinais (Libras)”, pontuou Carlini.
Preparar profissionais multimídias, capazes de trabalhar em plataformas distintas e que possam se inserir no que a área exige atualmente. É com esta proposta que o curso de Jornalismo da Unijuí qualifica o estudante para ingressar no mercado de trabalho e ser um profissional completo e de excelência na área.
O curso está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo, as quais podem ser feitas até o dia 19 de fevereiro no site unijui.edu.br/vestibular. A formação, que tem quatro anos de duração, é ofertada no turno da noite no campus de Ijuí e compreende estudos para desenvolver a capacidade de repassar a informação de maneira criativa, responsável e ética dos acadêmicos, levando em conta fatores como as questões sociais, defesa de ideais democráticos e liberdade de expressão.
Na graduação, o estudante poderá aprender a trabalhar com a coleta de dados, análise, apuração, checagem e disseminação de informações, levando em consideração as inúmeras plataformas e oportunidades que a área possui. O profissional egresso no curso de Jornalismo da Unijuí pode atuar em diversos setores, como em rádios ou na televisão, jornais impressos, revistas, blogs, portais de notícias e assessoria de imprensa. É possível também atuar como gestor e analista de mídias sociais, produtor de conteúdo multimídia, fotojornalismo, em produções audiovisuais, marketing, ou como empreendedor.
“É o curso certo para quem gosta de escrever, é curioso e gosta de estar bem informado. Nós temos vários diferenciais que colocam o curso em destaque, como os laboratórios de áudio, vídeo, redação e fotografia, os quais qualificam nosso estudante e possibilita que ele adquira conhecimentos práticos no decorrer de sua formação, tudo isso sob orientação de professores especializados na área”, destaca a coordenadora do curso de Jornalismo, professora Nilse Maldaner.
A docente comenta que o curso garante inúmeras oportunidades para os acadêmicos interessados em se inserir desde o início do curso na área, como os estágios preparatórios, os quais possibilitam que o graduando conheça o funcionamento de veículos de comunicação, assessorias de imprensa, portais de notícias, entre outros e possam aparecer para o mercado de trabalho desde cedo. Os acadêmicos podem, ainda, fazer estágios em espaços da própria instituição, como a Rádio Unijuí FM, Agência Experimental Usina de Ideias, Núcleo de Eventos e na Assessoria de Marketing.
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