As psicólogas Andressa Dias, Tanara Zimmermann e Anna Berton, egressas do curso de Psicologia da Unijuí, marcaram presença no Congresso Nacional de Saúde Mental, realizado entre os dias 15 e 17 de novembro de 2024, em Belém/PA. O evento, promovido pela Associação Brasileira de Saúde Mental (Abrasme), é um dos mais relevantes na área, reunindo profissionais, estudantes, pesquisadores e militantes da saúde mental de todo o país.
As participantes apresentaram trabalhos vinculados ao Centro de Atenção Psicossocial álcool e drogas (CAPS AD) do Hospital Bom Pastor de Ijuí, reforçando a relevância do conhecimento adquirido durante a formação na Universidade para a produção científica e para o fortalecimento das práticas em saúde mental.
Durante o evento, foram levantadas questões relacionadas aos tratamentos e cuidados que fortalecem as práticas no campo da saúde mental, destacando a importância de ações éticas, políticas públicas, integração de abordagens interdisciplinares e a necessidade de um olhar sensível que respeite a subjetividade de cada sujeito.
Com o tema “Potências do Bem Viver: Ancestralidade, Diversidade e Sustentabilidade”, o congresso trouxe uma programação extensa e diversificada, incluindo 14 minicursos, cinco oficinas temáticas, 74 rodas de conversa, oito mesas redondas, e debates voltados para os desafios e avanços no campo da saúde mental. Além disso, o evento contou com atividades culturais, mostra de fotografias, feira de economia solidária, lançamento de livros e exibição de filmes no cineclube.
As egressas destacaram a importância de eventos como esse para o intercâmbio de conhecimentos e fortalecimento de redes de apoio e atuação, especialmente em tempos de luta pela saúde mental e contra a institucionalização manicomial.
A participação no congresso reafirma o compromisso da Unijuí com a formação de profissionais qualificados e engajados em transformar a sociedade por meio do saber crítico e humanizado.
O curso de Psicologia da Unijuí promoveu, nesta segunda-feira, 18 de novembro, a Jornada da Clínica Escola de Psicologia. O evento, organizado pelos estagiários da Clínica, ocorreu no campus Santa Rosa e teve como temática principal a “Infância e Clínica: o brincar e a escuta na constituição do sujeito”, sendo destinado a estudantes, professores, psicólogos que atuam na região e comunidade em geral.
A Jornada contou com a participação de psicólogas egressas do curso que promoveram discussões sobre problemáticas envolvendo a infância na sociedade contemporânea. A atividade iniciou com a palestra “A Escuta na Clínica com Crianças”, que teve a participação das psicólogas Jaqueline Zuk, Laura Malaquias e Juliane Meneguini, e a mediação da professora Kenia Spolti Freire.
Também foi promovida a palestra “O Brincar e a Construção da Experiência”, ministrada pela psicóloga Inajara Erthal, com mediação da professora Elisiane Felzke Schonadie. O tema abordado buscou provocar o pensar a infância e como atualmente esse período de tempo de vida é frequentemente visto como um momento de preparação para um futuro ideal, onde crianças devem se ajustar a padrões de sucesso econômico e social impulsionados pela chamada “economia da atenção”.
Durante o evento foi apresentado o livro “Utopia do Infantil em Georges Perec e a Infância na Psicanálise”, feito pela palestrante e egressa da Unijuí, Inajara Erthal. A Jornada também contou com o apoio do Diretório Central dos Estudantes Paulo Freire (DCE).
Com o tema “A Clínica da Atualidade: o diagnóstico estrutural na atualidade/estruturas clínicas na contemporaneidade - Impactos Sociais e Culturais”, começou, nessa segunda-feira, 21 de outubro, a Jornada Clínica da Psicologia. O evento é promovido pelo curso de Psicologia, a partir da Clínica de Psicologia da Unijuí.
Na abertura da Jornada Clínica, os psicólogos Diego Felipe Portolann, Tania Maria de Souza e Tatiana Fagundes Audino participaram de uma roda de conversa com o tema “O Diagnóstico Estrutural na Atualidade”, mediada pela professora Carolina Baldiserra Gross. Eles debateram os diferentes vieses sobre o tema, como as novidades, contextualização histórica e como as estruturas tem se modificado com o tempo. Ao fim do encontro, os estudantes puderam tirar dúvidas com os profissionais e ampliar os seus conhecimentos.
Nesta terça-feira, 22 de outubro, o evento segue. Será realizada uma palestra a partir da temática central da Jornada Clínica, quer será ministrada pelo profissional Francisco Carlos Dos Santos Filho. A atividade ocorre no auditório da Fidene, a partir das 19h30, sendo voltada a estudantes da graduação.
A Jornada Clínica da Psicologia é uma iniciativa dos estudantes que estão no percurso de estágio da ênfase clínica. Desta maneira, a temática é fomentada e articulada com base nas discussões e elaborações que o próprio grupo no ambiente da clínica reverbera e revela.
O curso de Psicologia, a partir da Clínica de Psicologia da Unijuí, promove, na próxima semana, entre os dias 21 e 22 de outubro, a Jornada Clínica do curso. A atividade irá ocorrer no auditório da Fidene e terá o tema “A Clínica da Atualidade: O diagnóstico estrutural na atualidade/Estruturas Clínicas na contemporaneidade: Impactos Sociais e Culturais.
O evento terá a realização de duas palestras, a partir do tema norteador da Jornada. No primeiro dia, haverá a participação dos profissionais Diego Felipe Portolann, Tania Maria de Souza e Tatiana Fagundes Audino. Já no segundo dia de evento, no dia 22, a atividade será ministrada por Francisco Carlos Dos Santos Filho.
As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de outubro, pelo site unijui.edu.br/eventos, e tem custo de R$ 35,00. A Jornada Clínica se caracteriza por ser uma iniciativa dos estudantes que estão no percurso de estágio da ênfase clínica. Desta maneira, a temática é fomentada e articulada com base nas discussões e elaborações que o próprio grupo no ambiente da clínica reverbera e revela.
O curso de Psicologia da Unijuí está promovendo um grupo terapêutico de apoio às pessoas que estão ou estiveram em tratamento contra o câncer, a fim de proporcionar um espaço de fala e também de acolhimento. De acordo com a professora Flávia Flach, no grupo, chamado Laços de Vida, estão inicialmente sendo desenvolvidas atividades que visam unir, promover espaços de diálogo e de compartilhamento de experiências. Do grupo, participam a professora e duas estagiárias: Rafaeli Dallabrida e Laura de Carvalho Benitez.
“Quando contamos nossa história, refletimos sobre ela e assim podemos ressignificá-la. E o processo de adoecimento às vezes vem acompanhado de sofrimento, de angústia e de medo. Receber um diagnóstico de câncer significa se deparar com muitas incertezas, preconceitos e mitos, além disso, muitos tratamentos são longos e mesmo no tempo de remissão, o acompanhamento continua, ou seja, a todo o momento o sujeito está se deparando com a possibilidade de uma metástase e de ter que retomar o tratamento. Assim, o propósito do grupo é acolher essas pessoas sem julgamento, respeitando as dores e compartilhando histórias”, destacou a professora.
Os encontros ocorrem de forma semanal, todas às quintas-feiras, das 14h às 16h, no Prédio 16, sala 16-06 do Campus da Unijuí. Conforme destaca a estagiária Laura de Carvalho Benitez, a expectativa é que, através do grupo, seja possível contribuir com a qualidade de vida desses sujeitos, considerando a singularidade e as dificuldades de cada um, cuidando e acolhendo conforme a profissão de psicólogo propõe.
Já a estagiária Rafaeli Dallabrida espera que, em meio às marcas físicas e psíquicas ocasionadas pelo câncer no tempo de tratamento até o pós-tratamento, os participantes do grupo sintam-se acolhidos a ponto de ressignificarem suas vivências através do compartilhamento de suas dores. “A graduação em Psicologia da Unijuí nos possibilita aproximar, compreender e estreitar laços que provém do social, de forma ética e responsável”, afirmou.
Qualquer pessoa que se encontre em uma condição de tratamento ou pós-tratamento oncológico pode participar do grupo. Não é necessário realizar a inscrição. Para mais informações, basta entrar em contato pelo Whatsapp (55) 99675-4017 ou (55) 99130-6680 e também pelo instagram @rafidalla ou @lauraabenittez.
O curso de Psicologia da Unijuí, a partir do Centro Acadêmico (Capsi) promoveu, nesta terça-feira, 27 de agosto, a aula inaugural do segundo semestre da formação, reunindo os estudantes da graduação e professores. A atividade ocorreu no Centro de Eventos e buscou ser um evento em comemoração ao Dia do Psicólogo.
A atividade teve em sua programação a atividade “Ser Psicólogo é”, com a participação da professora da Unijuí, Tatiana Fagundes Audino, que contou um pouco sobre a sua carreira, profissão e fez uma fala sobre a temática aos estudantes. “É muito gratificante poder falar da nossa profissão. Acredito que ela seja uma aventura, pois nossa área não é uma área fechada. Ela dialoga com outras práticas e saberes, então estar participando deste momento é uma possibilidade de mostrar a amplitude que a Psicologia tem”, destaca.
A aula inaugural contou com a presença da coordenadora do curso, professora Sonia Aparecida da Costa Fengler, que atuou como debatedora, e os estudantes que compõem o Centro Acadêmico.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.