Na noite desta segunda-feira, 4 de novembro, o curso de Fonoaudiologia da Unijuí realizou a abertura da sua primeira Semana Acadêmica. O evento representa um importante avanço para o curso, proporcionando aos estudantes da primeira turma uma experiência enriquecedora e diversificada, marcada pela troca de conhecimentos e vivências.
“É com muita satisfação que damos início à nossa primeira Semana Acadêmica. Um evento que representa a consolidação de um curso que foi muito sonhado, esperado, e que hoje é uma feliz realidade. Temos um curso estruturado para atender à carência de profissionais da nossa região, capaz de graduar fonoaudiólogos com excelência, éticos e comprometidos, com aguçado raciocínio clínico”, destacou a coordenadora do curso, professora Vanessa Deuschle Araújo.
O evento contou com um agradecimento especial às professoras Edina Linassi Coelho, Diane Hartmann, Vanessa Deuschle Araújo e Fernanda Sartori, que foram fundamentais para a criação do curso de Fonoaudiologia na Unijuí, dedicando-se à elaboração do Projeto Pedagógico do Curso (PPC). A noite contou, ainda, com a palestra sobre “Transtornos do Neurodesenvolvimento”, a cargo da médica neuropediatra Helga Porsch, sócia-proprietária do Centro de Medicina Especializada.
“É uma alegria estarmos aqui para celebrar esse primeiro encontro, este início de curso. Nosso objetivo é suprir a crescente demanda por profissionais nessa área, entregando a expertise e a excelência que só a Unijuí pode oferecer”, reforçou a vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi.
Hoje, a discussão será em torno do “Currículo Lattes: descomplicando o preenchimento e a atualização”. À frente da palestra estará a fonoaudióloga Gabriele Bastilha, que é doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela UFSM e professora coordenadora do LABDISFAGIA da UFSM.
O tema “Empreendedorismo em Fonoaudiologia: a história de sucesso da marca PróAudi” será discutido no dia 6 de novembro, com a fonoaudióloga Tânia Wallau, atual diretora técnica da empresa PróAudi Clínica de Audição, onde atua há 34 anos.
Entre os dias 4 e 6 de novembro, acontecerá no Centro de Eventos da Unijuí a 1ª Semana Acadêmica de Fonoaudiologia. A atividade, organizada pelo Centro Acadêmico do curso, terá início às 19h30, na sala 201.
Abrindo a programação, no dia 4, será discutido o tema “Transtornos do Neurodesenvolvimento”, a partir da fala da médica neuropediatra Helga Porsch, sócia-proprietária do Centro de Medicina Especializada.
No dia 5, a discussão será em torno do “Currículo Lattes: descomplicando o preenchimento e a atualização”. À frente da palestra estará a fonoaudióloga Gabriele Bastilha, que é doutora em Distúrbios da Comunicação Humana pela UFSM e professora coordenadora do LABDISFAGIA da UFSM.
O tema “Empreendedorismo em Fonoaudiologia: a história de sucesso da marca PróAudi” será discutido no dia 6 de novembro, com a fonoaudióloga Tânia Wallau, atual diretora técnica da empresa PróAudi Clínica de Audição, onde atua há 34 anos.
Interessados em participar da Semana Acadêmica podem se inscrever neste link.
Em reconhecimento à sua trajetória profissional, a professora do curso de Fonoaudiologia da Unijuí, Vanessa Deusche-Araújo, recebeu do Conselho Regional de Fonoaudiologia do Rio Grande do Sul o título de Embaixadora da Fonoaudiologia de 2024. Essa conquista foi evidenciada na sessão solene da Câmara de Vereadores de Ijuí, na segunda-feira, 15 de abril, quando Vanessa foi homenageada pelo feito, com indicação do vereador Rodrigo Noronha.
Para a professora, receber o título foi uma honra. “O Conselho nomeia o profissional que mais se destacou no ano e foi muito legal receber essa indicação, pois é um prêmio dado pelos próprios colegas. Fiquei muito contente, foi uma grata surpresa. Também agradeço a homenagem feita pelo Poder Legislativo evidenciando a profissão”, destacou.
Segundo ela, seu trabalho na comissão que implantou o curso de Fonoaudiologia da Unijuí contribuiu para isso. “Acredito que a indicação tenha relação com a implantação do curso de Fonoaudiologia na Unijuí. Trabalhar para isso foi uma experiência inovadora e o resultado é magnífico. Conseguimos montar um curso bem estruturado para formar profissionais de excelência”, relatou.
Com quase duas décadas de experiência profissional, Vanessa comenta sobre a sua fase atual e sobre o fato de ser a primeira professora fonoaudióloga do curso da Unijuí. “É algo fenomenal. Sinto que estou em um momento especial da minha carreira com 18 anos de atuação, sendo 10 deles em Ijuí e agora, professora do curso de Fonoaudiologia da Unijuí e embaixadora”, finaliza.
O curso de Fonoaudiologia da Unijuí promoveu, nessa terça-feira, 12 de março, a primeira aula inaugural aos estudantes da primeira turma da graduação. A atividade foi realizada no Centro de Eventos e contou com a presença dos acadêmicos, professores e fonoaudiólogos convidados de toda a região.
Durante o evento foram prestadas homenagens aos docentes e fonoaudiólogos que ajudaram na criação do curso. Também foi destacada a importância dessa criação, não somente a nível local, mas para a Universidade e toda a região. Houve, ainda, uma apresentação sobre o Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (Saai) e uma fala de integrantes do Diretório Central de Estudantes (DCE) sobre a montagem de um Centro Acadêmico e outras informações.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Edina Coelho, a aula inaugural é um marco importante e de muita simbologia, pois é a primeira a ser realizada na história do curso. “A Fonoaudiologia da Unijuí é uma conquista para a Instituição. A nossa busca foi de organizá-la para que fosse uma formação capaz de preparar o estudante para se destacar na área e fazer com que ele fosse um profissional muito bom e de qualidade. Não queremos que nosso estudante saia daqui para ser mais um no mercado, mas sim capaz de fazer a diferença. Tenho certeza que conseguimos depois de muito esforço.”
O ponto alto da aula inaugural foi a palestra “A arte do Cuidar e do Comunicar”, a qual foi ministrada pela fonoaudióloga Maribel Renata Fachinetto. Em sua fala, a profissional comentou sobre as áreas de atuação, em especial na rede de atenção à saúde. Também falou sobre o que é ser fonoaudiólogo, a importância da área e o caminho profissional. “Queremos a área de Fonoaudiologia forte, para que cada mais pessoas possam conhecer e proporcionar o poder de transformação que nossa área tem”, destacou.
Maribel também ressaltou sobre a importância da criação do curso pela Unijuí e o quanto ele é necessário para a oferta de fonoaudiólogos, que ainda não existem em algumas cidades menores da região.
“Esse curso realmente foi muito sonhado. É como se nós fonoaudiólogos desejássemos muito termos um filho. Todos nós profissionais da área fomos formados em instituições longe da região, por isso desejamos muito que tivesse um curso que fosse ofertado mais perto, para que pudéssemos ter colegas formados aqui. Temos cidades onde não existem fonoaudiólogos, é por esse motivo que é necessária essa formação aqui, pois sabemos que na nossa região o mercado está sedento por profissionais da nossa especialidade”, completou.
O curso de Fonoaudiologia da Unijuí vai promover, na próxima terça-feira, 12 de março, a sua primeira aula inaugural. A atividade vai acontecer no Centro de Eventos da Universidade, no campus Ijuí, a partir das 19h10.
A aula inaugural terá a promoção de uma palestra com o tema “A arte do Cuidar e do Comunicar”, a qual será ministrada pela fonoaudióloga Maribel Renata Fachinetto.
Uma das novidades para o Vestibular 2024 da Unijuí é a oferta do curso de Fonoaudiologia, no campus Ijuí. Com isso, a Unijuí passa a ser a única Universidade da região Noroeste do Rio Grande do Sul a ofertar esta graduação - e uma das seis instituições do Estado.
Segundo a coordenadora do curso de Fonoaudiologia da Unijuí, professora Edina Coelho, um dos diferenciais é a sua estrutura, que foi pensada a partir das necessidades do mercado de trabalho, que está em expansão. “O profissional formado pela Unijuí sairá pronto para atuar no mercado de trabalho. Nosso estudante pode esperar muita prática associada à teoria. Desde o início do curso serão realizadas aulas práticas, onde os acadêmicos contarão com a mentoria de professores com experiências em áreas específicas da Fonoaudiologia. Para isso, contamos com uma infraestrutura qualificada com laboratórios modernos e equipamentos de ponta, além de parcerias com empresas renomadas”, frisou.
Composto por oito semestres, o curso ocorrerá no turno da noite durante os seis primeiros módulos e no diurno durante o 7º e 8º semestres, em virtude dos estágios obrigatórios. “Os estudantes serão preparados para atuar na avaliação, diagnóstico e reabilitação dos distúrbios da comunicação humana, visando a promoção da saúde e habilidades comunicativas em todos os ciclos de vida”, pontuou.
Conforme explica a professora, há inúmeras possibilidades de atuação, entre elas as áreas de linguagem, audiologia, motricidade orofacial, saúde coletiva, voz, disfagia, fonoaudiologia educacional, gerontologia, fonoaudiologia neurofuncional, fonoaudiologia do trabalho, neuropsicologia e fluência.
“Hoje, o mercado da Fonoaudiologia é altamente promissor onde existem poucos profissionais e muita demanda de trabalho, o que torna o mercado favorável ao recebimento de novos profissionais. Além disso, hoje, na área da saúde, este é um dos cursos com a melhor remuneração”, destacou.
Se você deseja cursar Fonoaudiologia na Unijuí, as inscrições para o Vestibular de Verão 2024 encerram-se na próxima segunda-feira, dia 20 de novembro. Para saber mais acesse unijui.edu.br/vestibular.
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.