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Estudantes de Engenharia Química desenvolvem reatores em disciplina do curso

           

No dia 26 de junho, estudantes do sétimo semestre do curso de Engenharia Química apresentaram o trabalho de avaliação parcial da disciplina de Reatores I. A turma foi dividida em quatro grupos. Eles foram desafiados a construir um reator e desenvolver uma reação, realizando a demonstração do funcionamento do equipamento.

Os objetivos foram exercitar a habilidade do trabalho em equipe, a consolidação da teoria exposta em aula e o desenvolvimento da capacidade do raciocínio rápido para a resolução de problemas e a criatividade.

Cada grupo optou por uma reação diferente, sendo que foram apresentados reatores do tipo CSTR, PFR e em Batelada.

Grupo I: João Carlos Segatto Leite

“O objetivo foi estudar a concepção de projeto, construção e operação de um reator PFR (Plug Flow Reactor)".

Grupo II: Franthiescoli Augusto Barasuol, Vinicius Roberto Fin de Almeida e Fabiana Pieniz Didonet

“Reator CSTR, é um reator de fluxo contínuo e mistura perfeita onde a reação ocorre em estado estacionário. Para elaboração do reator foram utilizadas soluções de hidróxido de sódio (soda) e ácido acetilsalicílico (conhecido por estar presente em medicamentos), a reação que ocorre é de neutralização e pôde ser observada a partir da utilização de indicador natural de repolho roxo, que foi introduzida no reator juntamente com a solução ácida apresentando coloração roxa e após a reação com a base, formando sal e água adquiriu a coloração verde. A conversão obtida no experimento foi de 99,2% a partir de dados experimentais obtidos através de análises titulométricas".

Grupo III: Arthur Mateus Schreiber, Larissa Vilma Lohmann, Bárbara Pezzini Moreira

“O desafio foi criar em escala laboratorial um reator batelada. A reação escolhida foi a produção de biodiesel a partir de óleos vegetais, na qual um triglicerídeo reage com uma cadeia alcoólica na presença de um catalisador, gerando biodiesel e glicerina.  O reator batelada, se caracteriza por atingir altas conversões, o que pode-se comprovar em nossos ensaios com óleo de soja e linhaça".

Grupo IV:  Camila Hammarstrom Goi, Carolina Almeida Bragato, Laura de Castro e Kamille Cristhine Sostmeyer Kirmess

“O reator do tipo batelada é caracterizado por ser um tanque com agitação mecânica, onde os reagentes são introduzidos no reator de uma só vez e a retirada do produto também é realizada de uma única vez. É utilizado para produção em pequena escala, teste de novos processos e fabricação de produtos de alto valor".


Estudantes de Engenharia Química realizam visita técnica à empresa de Ijuí


Como parte importante da formação acadêmica, neste mês de março, os estudantes do sétimo semestre do curso de Engenharia Química realizaram visita técnica à empresa Gimenez. Na oportunidade, os estudantes conheceram e acompanharam diversos processos produtivos de transformação de materiais, realizados pela empresa. A Gimenez está localizada na cidade de Ijuí e é uma das maiores fabricantes de componentes para ordenha do Brasil e da América Latina, além de fornecer serviço de injeção e fabricação de moldes para seus clientes de pequeno, médio e grande porte.


Curso de Engenharia Química premia vencedores de concurso

 
 

O evento ocorreu dia 19 de agosto, durante a Semana Acadêmica do DCEEng.


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Engenharia Química: formação concorrida no mercado de trabalho

 

Na UNIJUÍ, o acadêmico de Engenharia Química é capacitado para supervisionar e desenvolver qualquer atividade de um Engenheiro Químico.


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TCC traz arranhador de papelão como alternativa para tutores de gatos que residem em pequenas residências

O interesse em criar uma solução inovadora para os tutores de gatos, especialmente aqueles que vivem apartamentos, levou o estudante do curso de Design da Unijuí, João Breno Barasuol, a desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a partir do tema “Design modular para gatos: arranhador de papelão”. 

“O principal objetivo foi criar uma solução que atendesse às necessidades dos tutores, especialmente daqueles que enfrentam desafios de espaço em suas residências, como eu, que moro em um apartamento pequeno. A oportunidade de explorar o design e a funcionalidade do arranhador em um contexto de modularidade e sustentabilidade foi um estímulo significativo para o desenvolvimento deste projeto. Além disso, minha paixão por gatos e a constatação de que ainda existem poucos projetos dedicados a eles reforçaram a escolha desse tema”, explicou o estudante.

Para o desenvolvimento do TCC, João realizou uma pesquisa de opinião envolvendo 62 tutores, abrangendo um total de 128 gatos. Além disso, foram realizadas pesquisas bibliográficas, explorando trabalhos de autores renomados no campo do design, como Munari e Lobach, e especialistas em comportamento felino, como Bradshaw. “O processo de produção do trabalho seguiu a metodologia proposta por Munari. No escopo do projeto, não foi necessário abranger todas as etapas definidas pelo autor, mas sim focar na definição do problema, na coleta e análise de dados, criatividade, seleção de materiais e tecnologias, experimentação, desenvolvimento de modelos, verificação, elaboração do projeto de construção e implementação da solução. Estas fases foram cruciais para o desenvolvimento do arranhador e proporcionaram uma abordagem sistemática, contribuindo para a concepção de uma solução eficaz”, destacou o acadêmico que, ao longo do projeto, elaborou diversos esboços em papel, modelos 3D e protótipos, visando alcançar um design mais idealizado. 

De acordo com João, os principais resultados do projeto incluem o desenvolvimento de um arranhador modular para gatos que atende às necessidades comportamentais dos felinos, oferecendo um espaço seguro e enriquecedor. “A abordagem modular permite uma personalização flexível para os tutores, enquanto que o uso do papelão como material principal contribui para a sustentabilidade e atratividade para os gatos”. A aceitação positiva nos testes iniciais, segundo ele, e a aplicação de um questionário aos tutores forneceram insights valiosos sobre o comportamento felino e as preferências dos tutores. Além disso, a aplicação da metodologia de Munari foi importante para orientar o processo de design, desde a definição do problema até a implementação da solução. “A ênfase na modularidade e na sustentabilidade posiciona o arranhador como uma alternativa inovadora e acessível para os tutores de gatos, especialmente em espaços limitados”, completa.

Após a graduação, João pretende continuar se especializando, especialmente em Design Gráfico, área em que atua há alguns anos. 


Estudante inova em TCC com proposta de Design de Interiores para motorhome

Estudante do curso de Design da Unijuí, Giovana dos Santos Picinini não esconde seu gosto por viagens e por conteúdos produzidos por pessoas que vivem na estrada, explorando novos lugares. E foi o que a motivou a desenvolver seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com foco no “Desenvolvimento de uma proposta de Design de Interiores para um motorhome”. 

O diferencial do projeto de Giovana, orientado pela professora Diane Johann, foi a incorporação da tecnologia de Realidade Virtual para a apresentação, proporcionando uma experiência visual e sensorial única para os usuários. Durante a apresentação, a estudante destacou a importância dessa tecnologia e como ela pode transformar a maneira como os profissionais de design concebem e apresentam seus projetos.

"Acredito que a Realidade Virtual, por si só, é uma tecnologia que vai crescer muito dentro dos escritórios de Design, e trazê-la para o meu TCC foi muito positivo”, destaca a acadêmica, que aponta como um principais resultados do seu estudo o desenvolvimento de uma proposta em 3D e o uso da Realidade Virtual para apresentá-la.

“Além de proporcionar uma experiência visual e sensorial para quem utiliza o óculos, a Realidade Virtual soma muito na visualização do projeto, dando uma noção real de como é se portar naquele ambiente e como ficarão distribuídos os móveis, como foi no meu caso. Além de ser um momento divertido e descontraído”, afirma a acadêmica.

Com a formatura agendada para o mês de abril, Giovana quer seguir atuando na área de Design de Interiores e, quem sabe, no futuro, no setor de Design Automotivo. 


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