Cursos - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Presencial

Egresso de Design segue para o mestrado com pesquisa sobre Patrimônio Cultural

Recentemente aprovado no curso de Mestrado em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Fabrício de Souza seguirá trabalhando em duas áreas que possui bastante afinidade. Formado em Design pela Unijuí, ele trabalha desde o ano de 2013 no Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP): primeiro foi como estagiário, quando ainda cursava Pedagogia, depois ingressou na Instituição como funcionário, na função de assistente de pesquisa, trabalhando diretamente na Divisão de Museologia, no auxílio do planejamento de exposições e atendimento ao público. Com a troca para o curso de Design, passou a colaborar também com projetos gráficos expositivos e de comunicação, conseguindo praticar e vincular o seu trabalho à sua área de formação.

“Trabalhando no Museu consegui criar uma aproximação com o patrimônio cultural, percebendo que aqui existe o Design na relação de duas áreas inter-multidisciplinares”, explicou Fabrício, lembrando que, além da aproximação entre o curso e o Madp, sua vinculação com a temática do mestrado também foi demonstrada no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), onde apresentou a valorização do patrimônio cultural por meio do design de jogos, construindo um jogo educativo sobre o Museu.

“Agora, para o Mestrado, continuo na pesquisa sobre patrimônio cultural, porém, trazendo um protagonismo e foco de forma mais incisiva sobre o design por meio do patrimônio gráfico. Dentro da minha linha de pesquisa de História e Patrimônio Cultural, irei em busca de identidades visuais da indústria de Ijuí do século XX, tendo como fonte os bens culturais móveis que o Madp preserva por meio de seu acervo documental, compondo um inventário para a reunião dessas informações coletadas e analisadas pelo contexto de marcas”, reforça.

Como explica Fabrício, falar em patrimônio gráfico é referir-se ao patrimônio mais recente a ser preservado - se comparado a outros bens culturais preservados no Madp, cujas técnicas são muito distantes das técnicas de produção atuais, mas que, de alguma forma, acabam refletidas nas formas e produções de artefatos atuais.

Como as aulas estão previstas para acontecer de forma online, inicialmente, desde orientações até disciplinas, Fabrício conseguirá conciliar o mestrado ao seu trabalho no Museu.

O egresso reforça que iniciativas ligadas à produção acadêmica, participação no Centro Acadêmico e o voluntariado em projetos sempre o estimularam a buscar uma formação para além da Graduação, indo ao encontro do curso de Mestrado. “Digo que foi na Unijuí que trilhei meu caminho, e ainda aqui continuo, com experiências que somaram ao meu currículo e me motivaram a seguir na vida acadêmica. As possibilidades que a Universidade proporciona são o que fazem a diferença no meu currículo, na minha vida pessoal e profissional”, finaliza.


Inclusão na prática: estudantes surdos se formam em Design na Unijuí

Especialmente neste ano, o dia 26 de setembro, Dia Nacional do Surdo, tem um significado especial para a Unijuí. Isso porque, há pouco mais de um mês, a Instituição graduou dois estudantes surdos no curso de Design: Taís Dutra e Cristian Rafael Grade de Paula. Ambos sempre tiveram afinidade com a área e encontraram na graduação, e na Unijuí, a possibilidade de realizar os seus sonhos.

“Desde muito pequeno gostava de desenhar. Com o passar dos anos, pensei em fazer uma graduação. Cheguei a optar pelo curso de Ciência da Computação, porém, senti que não era aquilo que eu queria, senti que faltava alguma coisa. Comecei a procurar até me encontrar no curso de Design, onde consegui me sentir pertencente ao curso e à minha realidade”, relembra Cristian. Com a agora egressa Taís, a situação não foi diferente: sempre gostou de desenhos, de cores e de atividades visuais. E desde pequena, gostava de produzir e criar modelos de roupas e outros produtos. “Com o tempo conheci o curso de Design e me apaixonei. Dessa forma decidi que faria minha graduação na área, realizando um sonho”, completou.

Cristian afirma que ambos contaram com as adaptações necessárias na Unijuí, durante as aulas, com a presença das tradutoras intérpretes de Libras. “Não foi um processo fácil. Tive que me desafiar em meio a tantos estudos, pesquisas, projetos e trocas com os professores e colegas. Compartilhamos ricas experiências e, hoje, posso dizer que eu evoluí e venci, nós vencemos.”

Para Taís, os principais desafios encontrados, durante o percurso da graduação, estiveram ligados a conteúdos específicos, bem como ao desenvolvimento das atividades que exigiam maior ênfase na escrita, uma vez que sua primeira língua é a Língua Brasileira de Sinais, e não a Língua Portuguesa. “Compartilhar trabalhos em grupos foi mais desafiador, principalmente nos últimos semestres, quando tivemos que nos adaptar ao ensino a distância, devido à pandemia”, comenta.

Assistente na Biblioteca Mario Osório Marques da Unijuí, Cristian diz que as diversas experiências em componentes como História da Arte, Fotografia, Projeto de Identidade Visual, Projeto de Vestuário e Acessórios, além de tantos outros, permitiram que vivenciasse experiências práticas, conhecimentos importantes que fazem com que, hoje, se sinta seguro em relação à prática no mercado de trabalho. “Tenho muita vontade de trabalhar e seguir na minha área, seja ela gráfica ou de produto. Gosto muito das atividades do profissional designer”, reforça.

Passada a formatura, Taís também tem como objetivo seguir na área do Design, buscando novas formações e o trabalho com o design gráfico de marcas e produtos, num primeiro momento. “Quero focar em uma especialização e em oportunidades profissionais”, disse.

A Unijuí conta com o Setor de Acompanhamento e Acessibilidade Institucional (Saai), ligado ao Núcleo de Inovação Pedagógica (NIP). O espaço, por meio de sua equipe, desenvolve ações para a inclusão e a acessibilidade dos diferentes sujeitos que constituem o espaço institucional, seja na acessibilidade do meio físico e infraestrutura; acessibilidade pedagógica e atitudinal; curricular de comunicação ou tecnológica. Mais informações pelo telefone 3332 0200 - ramais 2023 e 2024.


Projeto Integrador dos cursos de Design e Arquitetura foca na revitalização de viadutos em Ijuí

Imagem retirada do trabalho elaborado por Érica M. Cansi, Luana A. Fernandez e Rafaela L. Kurtz

Acadêmicos dos cursos de Design e Arquitetura da Unijuí produziram, na disciplina “Projeto Integrador: a profissão”, um planejamento que busca revitalizar dois viadutos em Ijuí. Um deles é o viaduto João Cláudio Boniatti, localizado na Rua 14 de Julho, e o outro é o viaduto José Fagundes Mello, situado na Rua 12 de outubro.

O projeto iniciou através de um desafio proposto pela turismóloga Bianca Caneppele. O trabalho é baseado na revitalização dos viadutos, trazendo referências aos contextos histórico e social da cidade. A tarefa dos grupos foi dividida em etapas. A primeira delas foi de estudo histórico da cidade, realizada no Museu Antropológico Diretor Pestana (MADP). A segunda etapa foi de produção de esboços e a última consistiu em aplicar os conceitos nos novos planos desenvolvidos.

Segundo a professora Diane Meri Weiller Johann, coordenadora do curso de Design na Unijuí, estas atividades, em conjunto com a comunidade, reforçam os conteúdos apresentados em sala de aula. “Unir a prática, teoria e problemas reais é muito importante para o amadurecimento, compreensão das necessidades da população e desenvolvimento do estudante,” comenta.

As acadêmicas Aléxia Sobroza Schneider, Aslye Malheiros, Betina Böehm Peruzatto e Camila Kuchak Rosin buscaram transformar um local deteriorado em algo interessante. “A nossa proposta é trazer mais vida e representatividade aos viadutos. Assim as pessoas que passam por ali podem tirar fotos e celebrar alguns símbolos importantes de Ijuí, todos pensados com cores alegres para deixar a cidade ainda mais bonita,” afirmam as estudantes em seu trabalho.

Alguns dos trabalhos feitos pelos estudantes foram expostos na I Mostra de Projetos Integradores, realizada no dia 13 de julho, de forma online. O evento marcou o fechamento do primeiro semestre de implementação da Graduação Mais, novo modelo de cursos de graduação da Universidade.

Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo da Unijuí


TCC aposta na criação de roupas utilizando a técnica Upcycling

Valéria Bartz realizou, para o seu TCC, a produção de roupas com tecidos que seriam descartados

O interesse pela técnica Upcycling levou a recém-formada no curso de Design da Unijuí, Valéria Bartz, a dedicar seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ao aprofundamento da temática. A pesquisa leva como título “Coleção e roupas femininas utilizando a técnica de Upcycling:  estudo de caso com a marca Dani Holzbach” e foi orientada pela professora Diane Meri Weiller Johann. 

“A orientadora do TCC já havia falado sobre esta temática. Comecei a pesquisar sobre moda sustentável e Upcycling e, de repente, eu estava apaixonada pelo tema. Como já havia estudado educação ambiental na escola, a paixão e o cuidado pela natureza sempre andaram comigo”, explica.

Um dos principais objetivos do projeto foi mostrar os benefícios da técnica Upcycling - reutilização criativa - para a indústria da moda e como ela afeta positivamente o meio ambiente. Além disso, esse processo de fabricação ajuda socialmente dezenas de pessoas, gerando emprego e renda. Em suas pesquisas, Valéria utilizou livros ou artigos.

De acordo com ela, os principais diferenciais do seu projeto estão ligados ao Upcycling. “Ele pode ser utilizado em uma gama de materiais, de formas diferentes. Além disso, a economia de matéria-prima também é um diferencial positivo, porque utiliza o que está pronto. No caso da minha monografia, utilizei como matéria-prima tecidos que iriam ser descartados e que serviram para fazer novas peças de roupas”, ressaltou.

Para a graduada, a sua pesquisa pode ajudar a sociedade de duas formas. “Primeiro,  gerando empregos nas indústrias têxteis (que seria o caso da minha pesquisa), através de equipes, onde as mesmas iriam desenvolver coleções de moda utilizando como técnica o Upcycling. Além disso, outro fator que ajudaria a sociedade é o fato de ‘retirar’ resíduos têxteis que iriam para aterros, ajudando o meio ambiente também”, completa.

Evelin Ramos, acadêmica de Jornalismo da Unijuí






Estudantes de Design da Unijuí desenvolvem marca para o turismo local

Acadêmicos de Design da Unijuí, orientados pela professora e coordenadora do curso, Diane Johann, criaram uma marca para o turismo local, juntamente com a Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo. O projeto Turismo por Ijuí conta com um guia turístico da cidade, um mapa temático e um site, além de um aplicativo para celular.

O guia do turista tem por objetivo facilitar o deslocamento dos visitantes que vêm ao município e encontram dificuldades em encontrar os pontos turísticos e outros serviços essenciais. O projeto se baseia no fato de que os guias com referências geográficas estão desatualizados, contêm muitas informações e possuem uma identidade visual antiga, o que dificulta a sua compreensão.

O mapa temático demonstra o município com diversos ícones, cada um representando um local da cidade, junto com dados importantes, que podem auxiliar no planejamento do visitante. O conteúdo do mapa também será exibido no guia, no site e no aplicativo. Todas essas opções estarão disponíveis em inglês e espanhol.

No site, será possível conhecer um pouco da história da cidade, os eventos que estão ocorrendo na região e conferir uma galeria de fotos dos turistas que tiveram a oportunidade de conhecer o local. Além disso, é possível encontrar na página os atrativos naturais, com localização, uma lista com opções de hospedagens e todos os materiais criados pelo projeto.

Segundo a professora Diane Johann, os estudantes desenvolveram a marca para incentivar o turismo, utilizando o conceito de mosaico cultural, em função das etnias e das culturas diversificadas. A partir da marca, desdobraram-se todas as outras criações, como o site, o guia e o mapa temático.

Gabriel R. Jaskulski, estagiário de Jornalismo


Design na Unijuí: excelência na formação com ênfase na prática profissional

Com ênfase na formação de excelência por meio da prática profissional desde início da graduação, o curso de Design da Unijuí prepara os estudantes para atuar no campo do design gráfico e do produto. Com oito semestres, ou seja, quatro anos, a oferta é disponibilizada no campus de Ijuí e possui uma moderna estrutura de laboratórios para realização de atividades práticas, desde a fabricação, modelagem, prototipagem até recursos de computação gráfica. 

Um dos grandes diferenciais da formação é a possibilidade de participar das disciplinas de Projeto Integrador, onde o estudante tem um contato direto com os desafios impostos no mercado de trabalho. Além disso, os estudantes contam com o Escritório de Design, ambiente acadêmico voltado para prática da teoria aprendida em sala de aula. “No curso de Design da Unijuí, o estudante irá aprender fazendo. O curso prepara para projetar, planejar, executar e administrar projetos gráficos e de produto. Nele também há os projetos integradores, onde o estudante vai atuar em projetos envolvendo situações reais da comunidade, vai entrar em contato com diversos clientes e compreender as mais diversas necessidades da região”, explica a coordenadora do curso de Design, Diane Meri Weiller Johann. 

O profissional de Design formado pela Unijuí é capacitado para atuar em escritórios de design, de arquitetura de interiores, também no ramo da indústria, desenvolvendo projetos de produtos mobiliários, embalagens primárias e secundárias, objetos, equipamentos e ferramentas, além de agências de propaganda, birôs, indústrias gráficas e editoras. 

Com qualificado corpo docente, o curso de Design da Unijuí estimula ainda o envolvimento dos estudantes em atividades interdisciplinares por meio da participação em atividades de pesquisa e extensão, além de estreitar os laços da formação com o mercado de trabalho por meio dos estágios dentro e fora da instituição.

Para saber mais sobre o curso de Design da Unijuí acesse o link.

Por Susan Pereira, acadêmica do curso de Jornalismo.


Sub-categorias

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.