No último mês, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí recebeu uma turma de alunos do Pré 1 B da Escola Municipal Soares de Barros, localizada em Ijuí. A iniciativa, liderada pelo coordenador do curso, professor Igor Norbert Soares, proporcionou às crianças uma experiência de interação com as maquetes produzidas pelos estudantes da graduação.
Durante a visita, o professor Igor explicou de forma didática a finalidade das diferentes maquetes e os variados materiais utilizados em sua construção. Os pequenos visitantes tiveram a oportunidade de observar de perto e tocar as peças.
A atividade buscou despertar a curiosidade das crianças pelo universo da arquitetura, promovendo uma experiência lúdica e educativa. A interação reforça o compromisso do curso em compartilhar conhecimento e aproximar a comunidade acadêmica da sociedade.
“A estrutura como condicionante e configuradora do desenho arquitetônico” foi o tema de palestra para os estudantes de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Unijuí, realizada na noite desta quinta-feira, no auditório do Dceeng.
Para falar sobre o tema, o convidado da noite foi o professor Gustavo Gabriel González, Adjunto na UNC - Universidade Nacional de Córdoba – Argentina. Ele conversou com os estudantes sobre a estrutura da Universidade e a importância do desenho arquitetônico. Também tratou sobre como esta temática é trabalhada no currículo da UNC.
O curso de Arquitetura e Urbanismo e o curso de Engenharia Civil realizaram uma viagem de estudos para Buenos Aires e La Plata, na Argentina. A viagem aconteceu do dia 20 ao dia 25 de abril. Os estudantes registraram e analisaram monumentos das cidades vistadas. Entre eles:
Buenos Aires
La Plata
O egresso do curso de Letras da Unijuí, Thiago Nasi da Silva, foi aprovado com nota máxima em todas as etapas do processo seletivo para ingresso no curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O agora mestrando passou por etapas como prova escrita, entrevista, análise de currículo e histórico da graduação durante o processo.
“Este é um programa de muito renome, com nota máxima na Capes (nota 7), então estou muito feliz e animado para estudar lá!”, destaca Thiago. Segundo ele, as aulas começam neste mês, onde fará parte da linha de pesquisa de Estudos Literários Aplicados: Literatura, Ensino e Escrita Criativa. A sua pesquisa vai abordar sobre o papel do escritor e da escrita na obra final de Clarice Lispector - Água viva, A hora da estrela e Um sopro de vida - sob a perspectiva da experiência, em Walter Benjamin e Jorge Larrosa, especialmente.
De acordo com ele, a conquista reflete a qualidade do curso de Letras da Unijuí. “Sem dúvidas, a formação me preparou muito bem para a pós-graduação, pois além de ter como princípio a pesquisa, está alinhado com as pesquisas contemporâneas em Linguística e, com certeza, em Literatura de grandes universidades”, completa Thiago.
O mês de abril foi bastante especial para os estudantes do curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí. Ao longo do mês diversas ações beneficentes foram realizadas como parte da acolhida aos calouros do curso por meio do Trote Solidário promovido pelo Centro Acadêmico de Letras.
Nos dias 8 e 11 de abril os estudantes fizeram doação de sangue junto ao Hospital de Clínicas de Ijuí (HCI). Segundo a presidente do Centro Acadêmico do curso de Letras: Português e Inglês, Giovana Mainardi, o Trote Solidário foi realizado com a intenção de promover o bem. “Doar sangue é doar vida. O HCI é uma referência na região em diversos tratamentos, sendo necessário que o Banco de Sangue esteja com seu estoque em dia. Então, pensamos em fazer o bem para o próximo”, pontuou.
Já no dia 19, ocorreu a recepção dos novos acadêmicos no Auditório do Espaço + Inovação Unijuí, onde foram realizadas dinâmicas, pintura no rosto e braços, além da integração entre os calouros, veteranos e professores. Neste dia, também foi feita a arrecadação de materiais de higiene pessoal que serão doados posteriormente.
“Buscamos auxiliar quem precisa em diferentes situações. O Centro Acadêmico agradece a participação dos novos estudantes nesse movimento de olhar além do conhecimento. Devemos sempre lembrar que a nossa Instituição é comunitária e por isso, precisamos contribuir para o desenvolvimento da comunidade”, destacou Giovana.
A Unijuí está ofertando 74 vagas, de forma gratuita, para os cursos de licenciatura em Matemática e Letras: Português e Inglês, por meio do programa Professor do Amanhã - uma iniciativa do governo do Estado do Rio Grande do Sul, que visa fortalecer a formação de profissionais da educação. Além de os cursos serem gratuitos, os estudantes receberão como benefício uma bolsa mensal de R$ 800, que os ajudará na manutenção dos estudos ao longo de toda a graduação.
Para o curso de Letras: Português e Inglês são disponibilizadas 37 vagas. Avaliado com nota 4 pelo Ministério da Educação, o curso tem duração de quatro anos e é ofertado no turno noturno. Além disso, conta com um quadro docente formado por mestres e doutores que possuem uma forte relação com as redes de educação básica de toda a região.
Conforme destaca a coordenadora do curso, professora Taíse Neves Possani, os estudantes terão contato com professores pesquisadores das áreas de tecnologia da educação, multiletramentos e literatura, além de poderem ter uma forte vivência cultural, intercultural e multimidiática por meio do curso. “Tudo isso com base naquilo que pressupõem a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a Base Nacional para Formação de Professores. Tenho certeza que com a expertise de uma Universidade conceito 5, como é a Unijuí, que conta uma infraestrutura qualificada, os estudantes terão uma formação de excelência”, destacou a professora.
Se você busca uma formação diferenciada e alinhada com as demandas contemporâneas da educação, inscreva-se para o curso de Letras: Português e Inglês da Unijuí, via Programa Professor do Amanhã, no site unijui.edu.br/professor-do-amanha. As inscrições podem ser feitas até o dia 12 de março e o resultado final, com a lista dos candidatos aprovados, será divulgado no dia 19 de março.
Para ter direito à bolsa, o estudante deve atender a alguns critérios, como ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), obtendo média mínima de 400 pontos. O candidato também precisa ter cursado o Ensino Médio completo em escolas da rede pública ou em instituições privadas como bolsista integral; ou ser professor efetivo da rede pública estadual e não ter diploma de graduação.
Outra exigência será a realização de estágio em escolas públicas a partir do segundo semestre do curso. Após o término da graduação, ao menos 1.920 horas de atividades docentes deverão ser exercidas na rede pública estadual. Mais informações podem ser obtidas no edital do processo seletivo, disponível neste link.
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