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Experiência em estágio inspira proposta de intervenção arquitetônica em Ijuí, voltada ao coworking

Em contato constante com as problemáticas de suas comunidades, os acadêmicos da Unijuí são instigados a pensar, intervir e propor soluções dentro de suas áreas de atuação. Em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a estudante de Arquitetura e Urbanismo, Daniely Schultz Ceretta, propôs a criação de um espaço que possa auxiliar a população, especialmente os profissionais autônomos. A monografia foi intitulada “Estação Glitz – uma proposta de intervenção arquitetônica para o município de Ijuí/RS”.

O estudo propõe a revitalização de um prédio antigo, localizado no centro de Ijuí, transformando-o na Estação Glitz -  um local destinado ao coworking, onde profissionais compartilham o mesmo ambiente de trabalho. “A proposta surge devido ao número crescente de profissionais autônomos que se projetam na busca por escritórios compartilhados, compreendendo que esta forma de trabalho tem se tornado uma referência mundial”, comenta Daniely.

A estudante conta que a ideia surgiu a partir de um estágio, onde, junto ao escritório em que trabalhava, havia um espaço de coworking. “Estagiando pude vivenciar e entender esse novo conceito e como a troca de experiências entre profissionais nesse ambiente é muito interessante. Então, desenvolvi um projeto analisando esses aspectos e elaborei um lugar pensado nesses dois temas - proposta de intervenção e coworking”, explica.

Segundo a estudante, seu projeto combina o ambiente agradável, sem depreciar o antigo formato existente. “Sensível ao patrimônio histórico, o meu TCC visa atender não apenas aos interesses imobiliários, mas também a uma arquitetura gentil e que proteja a arquitetura do passado, buscando não a perfeição, mas sim o equilíbrio. Além disso, eu trouxe em seu conteúdo a Neuroarquitetura e a Biofilia, dois conceitos que se mesclam e contribuem para o bem-estar do usuário”,completa.

Recebido seu diploma, Daniely salienta que continuará desenvolvendo projetos arquitetônicos, além de se especializar. “Pretendo trabalhar na minha área e, em paralelo, ampliar o conhecimento em nível acadêmico, buscando uma especialização em algumas áreas que ainda estou analisando seguir”, finaliza a estudante. 

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Bosque dos Capuchinhos terá ação do curso de Arquitetura e Urbanismo e Espaço + Inovação

Um encontro realizado na noite desta quinta-feira, 17 de março, deu início a um projeto que vai ser realizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo em parceria com o Espaço + Inovação Unijuí. Por meio da disciplina de Paisagismo II, estudantes do 9º semestre vão desenvolver projetos, propondo melhorias ao Bosque dos Capuchinhos. Para isso, foram convidados para participar da reunião representantes dos moradores do bairro São Geraldo e também membros do Poder Executivo, a exemplo do secretário de Planejamento e Regulação Urbana, Luis Francisco Schoer, e do secretário adjunto da pasta, Luan Christian da Silva.

“A ideia surgiu a partir de um convite do professor Fernando Jaime González, vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, que foi possível acolher na disciplina de Paisagismo II, onde trabalhamos com parques. Vamos trabalhar no processo de revitalização do espaço, juntamente com o paisagismo, por meio de projetos que vão ser apresentados no dia 28 de abril, no Espaço + Inovação”, explicou a coordenadora da disciplina, professora Tenile Piovesan. 

Como explica a professora, os estudantes foram divididos em grupos e nesta quinta-feira puderam realizar uma “entrevista” com os moradores, ouvindo as principais demandas. Eles também puderam realizar uma visita ao Bosque dos Capuchinhos, para compreender  por que as mudanças estavam sendo requeridas. Segundo a professora Tenile, a ideia é que os projetos sejam implementados após a apresentação, seja com recursos próprios, angariados pela própria comunidade, ou com auxílio do poder público.

Segundo o secretário Luis Francisco Schoer, o Bosque necessita de um olhar mais apurado. É um espaço nobre, como aponta, e parte da história da Ijuí. “Queremos nos somar à iniciativa dos moradores e, mais uma vez, à parceria com a Unijuí. Ações como esta são sempre bem-vindas, especialmente quando partem de uma universidade com alto nível técnico".

Coordenador do Espaço + Inovação, o professor Peterson Cleyton Avi destacou que o Projeto Cidades Inteligentes também visa articular ações com a comunidade. “Um dos nossos objetivos é impactar o bairro São Geraldo, a partir da nossa estrutura e serviços ofertados, e num segundo momento a partir de atividades que vão ser realizadas”, frisou.


Professora do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí doa projeto de paisagismo para escola municipal

Professora no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, Tenile Rieger Piovesan fez a doação de um projeto de paisagismo e de mobiliários, além de composteira e horta, à Escola Municipal Infantil Independência, de Ijuí, que beneficiará mais de 400 pessoas. Desde 2010, Tenile atua como arquiteta na cidade, em projetos residenciais, comerciais, interiores, paisagismo e execução de obras.

O convite para doação surgiu após a escola ter conquistado verba no Programa Empreender para Transformar da Sicredi das Culturas RS/MG, com o pilar de enquadramento na sustentabilidade. Pensando nisso, o projeto contou com espaço de recreação com brinquedos sustentáveis e preservação ao meio ambiente. 

O título do projeto, Brincacol, aliou a forma envolvente de espiral, propiciando a criatividade, envolvimento, diversão, socialização e espaço de aprendizagem. 

A inauguração contou com a presença do prefeito de Ijuí, Andrei Cossetin, do secretário de Educação, Cláudio de Souza, e da representante da Sicredi, Morgana Baroni, além de toda equipe diretiva, professores, pais e alunos da Escola Municipal.

“Foi uma alegria ver as crianças desfrutando do espaço que projetei com muito carinho, e ver que elas brincavam e estavam muito felizes. Gratidão por ter ajudado a comunidade através de um projeto social”, destacou Tanile.


Curso de Arquitetura e Urbanismo realiza proposta paisagística para o Núcleo Social de Ijuí

Pensando no embelezamento, acolhimento e alegria dos usuários do Núcleo Social de Ijuí, a disciplina de Paisagismo I, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, realizou uma proposta de paisagismo para a área interna e passeio público do local. A iniciativa foi coordenada pela professora Tenile Rieger Piovesan e partiu de um tema geral, proposto para toda a turma, onde cada grupo pôde desenvolver o seu próprio conceito, tornando cada projeto especial e único. 

Fundado em 2008, o Núcleo Social de Ijuí presta serviço de convivência e fortalecimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal e/ou social, e tem a visão de ser referência na transformação social. 

Os projetos trabalhados pelos estudantes foram apresentados para os representantes do Núcleo, de forma presencial, nas dependências da Unijuí. Eles foram divididos em espaços especiais para crianças, adolescentes e áreas administrativas, em sua maioria pensados visando o reaproveitamento de materiais. Todos os projetos foram realizados em plantas de baixa manutenção e sustentabilidade. 

Conforme a professora da disciplina, Tenile Rieger Piovesan, os acadêmicos abraçaram a ideia de poder ajudar a contribuir com a arquitetura social. “O trabalho, além de aproximar a academia da comunidade, trouxe experiências práticas para os acadêmicos. Estamos todos muito felizes com as propostas paisagísticas e esperamos que, em breve, sejam levantadas verbas para a execução dos projetos”.


Curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí doa projeto de paisagismo à Escola 25 de Julho

Contemporaneidade resume as propostas de intervenção paisagística elaboradas pelos acadêmicos da disciplina de Paisagismo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí. Os projetos foram desenvolvidos sob a orientação da professora Bruna Fuzzer de Andrade, que trabalhou na disciplina o pátio da Escola Técnica Estadual 25 de Julho de Ijuí.

Dentre os projetos desenvolvidos, foram selecionados três para serem apresentados à direção, considerando critérios como aproveitamento do espaço, estrutura existente e exequibilidade a menor custo. Os autores dos projetos - Gustavo Dalla Rosa, Roberta Cristina Schroeder Etges e Luiza Matraczek Kerber - doaram e participaram da apresentação das propostas, realizada na tarde da última quarta-feira, dia 15 de dezembro.

De acordo com a professora Bruna Fuzzer de Andrade, o objetivo da iniciativa foi aproximar a comunidade da Universidade e colocar os acadêmicos em contato com a prática. O projeto contempla a transformação do atual pátio da escola em um ambiente de estar da comunidade escolar, melhoramento da área de refeição externa e proposição de espaço para aulas ao ar livre. 

Na avaliação da professora, foi um momento de extrapolar os limites da Universidade e chegar até a comunidade de forma propositiva.  “Momentos voltados à realidade nos aproximam das reais necessidades dos lugares e nos deixam muito felizes em poder participar e colaborar de alguma maneira, valorizando os três pilares da educação, enquanto instituição, participando do ensino, pesquisa e extensão”,  disse.


Arquitetura e Urbanismo da Unijuí contou com a presença de Marcelo Ferraz em aula

Entre os principais debates promovidos pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, esteve a temática patrimonial, que contou com a presença do arquiteto Marcelo Ferraz, do escritório Brasil Arquitetura. Na aula magna do curso, ele trabalhou a “Arquitetura com sentido: O diálogo entre o novo e o velho”.

Aberto ao público, por meio de transmissão no canal da Unijuí no Youtube, o evento contou  com a participação de mais de 200 espectadores, entre estudantes e egressos Unijuí, profissionais da área da arquitetura e instituições parceiras que entraram em contato para participar.

Marcelo Ferraz fez uma fala introdutória sobre a profissão, destacando a sua importância e beleza. Ressaltou o quanto é dinâmica e também o espelho da cidade, capaz de mostrar a originalidade dos lugares, com um alcance capaz de impactar todos que utilizam estes lugares. 

O arquiteto falou brevemente sobre sua trajetória profissional e inspiração no trabalho da arquiteta Lina Bo Bardi. Também comentou sobre obras do escritório Brasil Arquitetura como, por  exemplo, o Conjunto KKKK, Museu Rodin, Museu do Pão, Museu do Pampa e Museu das Missões.

A partir daí, o bate-papo teve sequência com a participação dos professores Tarcisio Dorn de Oliveira e Bruna Fuzzer de Andrade sobre o “lugar”, imitação na arquitetura e busca de referências aos futuros profissionais.

Segundo a professora Bruna, foi um momento único do curso receber alguém de renome internacional e referência em arquitetura e patrimônio arquitetônico. “Ficamos lisonjeados pela presença”, destacou a organizadora, lembrando que o evento segue disponível neste link.


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