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Curso de Arquitetura e Urbanismo terá aula magna

Nesta terça-feira, dia 6 de abril, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí promoverá a sua aula magna, a partir das 19h10.

Participará o arquiteto Marcelo Ferraz, formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da Universidade de São Paulo (USP). Ele é sócio-fundador do escritório Brasil Arquitetura e da Marcenaria Baraúna, onde tem realizado vários projetos, com premiações no Brasil e no exterior.

Marcelo Ferraz foi colaborador de Lina Bo Bardi, de 1977 a 1992, participando de todos os seus projetos no período, com destaque para o Sesc Pompéia. Foi também colaborador de Oscar Niemeyer em 2002. Dirigiu o Instituto Lina Bo e P. M. Bardi, de 1992 a 2001, e o programa Monumenta do Ministério da Cultura, para recuperação das cidades históricas, entre 2003 e 2004.

Lecionou na Washington University em Saint Louis (USA) em 2006, como professor convidado, e é professor da escola da cidade, em São Paulo. Publicou os livros Arquitetura Rural na Serra da Mantiqueira (1992), Lina Bo Bardi (1993) e Arquitetura Conversável (2011).

A aula magna, que será online, é aberta e pode ser acompanhada acessando este link.


Egressa de Arquitetura e Urbanismo é selecionada em dois cursos de mestrado

Egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, Tatiane Vanessa Zamin vive um momento de dúvida e alegria. Isso porque ela foi aprovada no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Regional da Unijuí, com bolsa integral, e também conquistou o terceiro lugar na seleção do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) – Campus Santa Maria.

“Sinto-me feliz e imensamente honrada pelas oportunidades e por ter sido selecionada para o mestrado em duas universidades que eu tanto admiro”, destacou a jovem.

Para Tatiane, tanto o curso de graduação quanto a Unijuí foram de suma importância para este processo, já que aprendeu muito durante os anos em que esteve na Universidade. “Os professores do curso de Arquitetura e Urbanismo são profissionais maravilhosos, éticos, com elevada qualidade e excelência do ensino ofertado. Faço um agradecimento especial ao meu orientador, professor Tarcisio Dorn de Oliveira, que me auxiliou e acompanhou durante a trajetória do Trabalho de Conclusão de Curso, ao professor Matheus Cargnelutti de Souza e à professora Tenile Rieger Piovesan, pelas orientações dos estágios curriculares”, reforçou.

Durante a graduação, Tatiane realizou estágio extracurricular no escritório Caza Engenharia, na cidade de Três de Maio, onde trabalha atualmente.


Arquiteta palestra sobre projeto luminotécnico e acompanha alunos em visita técnica online

Para aproximar seus alunos do mercado profissional e aprofundar os conhecimentos sobre especificações de lâmpadas, luminárias e complementos para projetos luminotécnicos, os professores Matheus Cargnelutti e Cláudia Legonde organizaram um evento online, no último semestre, intitulado “Projeto Luminotécnico: Especificando Lâmpadas e Luminárias”, com os acadêmicos das duas turmas da disciplina de Conforto Ambiental, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí. Para isso, os professores convidaram uma especialista no assunto para explanar ao público e realizar uma visita técnica online. A palestrante participou da transmissão ao vivo das dependências da Frazzon Iluminação, uma das mais importantes empresas do ramo de iluminação artificial no Rio Grande do Sul, com instalações em Santa Maria e Porto Alegre.

A palestra/visita técnica foi ministrada por Valéria Marostega, que é arquiteta e urbanista, especialista em Gestão Ambiental e atualmente é mestranda em Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), onde também já atuou como professora substituta no campus de Cachoeira do Sul. Durante o evento, a arquiteta apresentou as instalações da Frazzon Iluminação, mostrando detalhadamente os diferentes tipos de luminárias e lâmpadas aplicadas em arquitetura e urbanismo. Foi uma conversa animada, onde os acadêmicos puderam realizar perguntas enquanto a palestrante percorria os ambientes da loja.

Segundo o professor Matheus Cargnelutti, além de uma excelente profissional, Valéria também é uma grande amiga. “Inclusive já dividimos a sala de aula como professores em outra instituição. Isso tornou a visita mais descontraída, como uma conversa informal, motivando os alunos a participarem e interagirem ao longo da noite. Certamente os conhecimentos adquiridos neste evento trarão resultados positivos no desenvolvimento das atividades dos alunos na disciplina de Conforto Ambiental, onde estão desenvolvendo um projeto luminotécnico. Aproveito para agradecer o empenho e dedicação da arquiteta Valéria neste evento, bem como, o amigo Adriano Fruet, proprietário da Frazzon Iluminação, que gentilmente nos oportunizou realizar a transmissão nas instalações da loja em Santa Maria. Faço, ainda, um agradecimento especial à Luísa Venturini, que cuidou da parte audiovisual durante a transmissão.”


Preservação de patrimônio cultural inspira TCC de Arquitetura e Urbanismo na Unijuí

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) do acadêmico de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, João Vicente Machado Schmitz, é resultado de uma identificação com a temática que sempre esteve presente em sua vida: a história da colonização de Ijuí. Sob a orientação da professora Bruna Fuzzer de Andrade, a sua pesquisa tratou da Intervenção no Moinho Glitz S.A.  

O acadêmico teve o primeiro contato com a temática na disciplina de Projeto de Arquitetura VI, no 7º semestre do curso, voltada a projetos de intervenção em um bem material existente. Pouco tempo depois, também trabalhou o assunto junto ao Grupo de Pesquisa Espaço Construído: Sustentabilidade e Tecnologias - GTEC, da Unijuí, e, desde então, vem desenvolvendo pesquisas na linha, voltadas à educação patrimonial e preservação de bens de interesse histórico. 

“Tenho um grande carinho pelo tema, pois gosto muito de ouvir as histórias que meus pais e meus avós contam sobre Ijuí, de como era a cidade e como ela se desenvolveu. Acho incrível poder imaginar como ela foi concebida, analisando fotografias antigas e relatos. Meus avós maternos eram fotógrafos, então sempre estive em contato com essas imagens, como forma de preservação de visuais urbanos das épocas. Assim, vi a necessidade - e oportunidade - de estudar o tema, pois acho essencial que ele seja colocado em evidência, para que possamos continuar levando a história ao longo dos anos e, de certa maneira, continuar representando da forma mais pura possível, todo o trabalho que os imigrantes tiveram durante e após a Colônia Ijuhy”, explica. 

Durante as pesquisas, o acadêmico teve como objetivo salientar a importância da preservação do patrimônio material, especificamente dos objetos construídos, buscando um incremento cultural de Ijuí que, em sua visão, tem grande potencial na área e também no turismo. “Também quis demonstrar as possibilidades plásticas e funcionais, aliando um prédio existente a um contemporâneo. Os estudos de caso são fundamentais durante o processo de TCC, pois podemos analisar, de forma crítica, os projetos arquitetônicos realizados tanto a nível nacional, quanto internacional, buscando evidenciar os acertos de cada um”, comenta.

Segundo João Vicente, a própria união de uma edificação histórica, única e imponente a uma construção contemporânea é um diferencial, além de todos os espaços pensados para reunião de público, como áreas internas e externas, que possibilitam o contato direto entre as pessoas e, também, para a realização de diferentes atividades de cunho cultural, buscando fortalecer o nome que Ijuí carrega, de Capital Nacional das Etnias e Terra das Culturas Diversificadas. “Para mim, trabalhar com intervenção no patrimônio construído é sempre um desafio. Precisamos estar em constante verificação das escolhas que fazemos durante o período do projeto, buscando sempre evidenciar a preexistência, que é a edificação principal, a razão pela qual a intervenção está sendo pensada. Nesse sentido, esse tipo de projeto permite avaliar o edifício, buscando resgatar a história e justificar a necessidade de preservação para que as futuras gerações consigam entender melhor o processo histórico através desses objetos construídos, auxiliando, assim, em uma educação patrimonial. Pretendo trabalhar na área da Arquitetura e Urbanismo e, em paralelo, ampliar o conhecimento em nível acadêmico, buscando um mestrado na área de planejamento urbano ou patrimônio cultural”, finaliza. 

Por Evelin Ramos, bolsista de Popularização da Ciência da Unijuí


Nova Ramada recebe projeto urbano/paisagístico doado por egresso da Unijuí

Contemporaneidade e tradição resumem a proposta de intervenção urbano/paisagística elaborada pelo egresso do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, Rudinei Rodrigues, para a praça do município de Nova Ramada. O projeto é resultado do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizado sob a orientação da professora Bruna Fuzzer de Andrade.

Com o intuito de aproximar a comunidade da Universidade, o projeto do TCC foi doado à prefeitura, em uma reunião realizada no início deste mês. Participaram o prefeito de Nova Ramada, Marcus Bandeira; o secretário de Administração, Adrieli Räder; o secretário da Educação, Marcus dos Santos; secretário da Fazenda, Darcy Dallabrida; secretário de Obras, Sergio Biancon; a secretária de Saúde, Aline Dambros, e a engenheira civil, Jaíne Figur.

O projeto contempla a transformação da atual praça em um ambiente de estar da comunidade, envolvendo desde crianças até idosos, perpassando pelas necessidades que o poder público tem quanto aos eventos municipais. Para o atendimento das necessidades encontradas na fase de diagnóstico, foram propostos espaços de eventos, espaços para práticas esportivas – como academia de idosos e quadra poliesportiva, espaço recreativo para crianças e espaço de conversação - este último, pensando no hábito de tomar chimarrão. Por fim, também foi proposto um caminho temático, contando a história do combate da Ramada, fato importante para a cidade.

O autor do projeto comenta que ficará muito interessante ter marcas na própria cidade, que possam contar a história, ficando, assim, mais fácil à população se identificar com os espaços públicos, para então usufruí-los.

O prefeito Marcus Bandeira agradeceu o ato e, juntamente com a engenheira civil Jaíne Figur, também egressa da Unijuí, afirmou que a ação veio em um momento muito feliz, pois estavam trabalhando justamente em reformas de praças de bairros da cidade. Eles comentaram que, sendo possível, pretendem extrair as boas ideias para implantar na referida praça e em outros locais.

Na avaliação da orientadora do trabalho, professora Bruna Fuzzer, foi um momento de extrapolar os limites da Universidade e chegar até a comunidade de forma propositiva. “Momentos voltados à realidade nos aproximam das reais necessidades dos lugares e nos deixam muito felizes em poder participar e colaborar de alguma maneira, valorizando os três pilares da educação, ou seja, enquanto instituição, participar no ensino, pesquisa e extensão”, disse.

 


Curso de Arquitetura da Unijuí debate Barroco e Rococó no Brasil com professor convidado

Na última semana, os estudantes de Arquitetura da Unijuí, receberam em sua aula online de “História e Teoria da Arquitetura e Urbanismo II” do Curso de Arquitetura e Urbanismo, a participação do Prof. Dr. Mateus Rosada, da Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG, para compartilhar sua vivência sobre “Barroco e Rococó no Brasil”, tema vivenciado na trajetória acadêmica, especialmente na sua tese “Igrejas Paulistas da Colônia e do Império: Arquitetura e Ornamentação”, a qual foi premiada pela Capes e pela USP. O professor também compartilhou sua trajetória profissional, na qual atualmente leciona nas áreas de história da arquitetura, história da arte e patrimônio cultural.
O palestrante articulou sobre o contexto social brasileiro quando houve as produções artísticas de estilo barroco e rococó. Na sequência comentou cada um dos estilos introduzindo não apenas arquitetura, mas escultura, pintura e música, envolvendo os alunos nas mais diversas manifestações culturais do período.


Para a professora da disciplina, Bruna Fuzzer esse foi um momento valioso de colaboração. "Momentos assim vêm agregar na formação dos nossos estudantes e principalmente despertar a consciência crítica e possibilidades de ouvir outros professores e profissionais que não da própria instituição, aumentando os horizontes em relação ao tema. A noite foi extremamente rica, pois os exemplos foram majoritariamente brasileiros, alguns conhecidos por alguns alunos e sempre que possível o palestrante remetia a realidade do sul do Brasil, que provavelmente será o local de trabalho de boa parte dos alunos, enquanto egressos", explicou.


Por fim, o Prof. Mateus interagiu com as perguntas dos estudantes e finalizou comentando “que os estudantes devem usar a história para tirar boas experiências do passado ou lógicas de composição para usar em projetos contemporâneos, que este é o grande legado que a história tem para nos deixar”.


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