Na segunda-feira, 6 de dezembro, terá início a exposição fotográfica “Mulheres: tons de diversidade”, produto final do Projeto Experimental realizado pela graduanda em Jornalismo, Amanda Calegaro Thiel, como Trabalho de Conclusão de Curso, sob orientação da professora Gisele Noll. A abertura oficial da mostra ocorre às 19h30, no espaço do Gasteiz Vitória, no prédio da Biblioteca Mário Osório Marques.
A exposição reúne 15 retratos de mulheres de diferentes cidades, origens, características e idades, além de um autorretrato da autora do projeto, que tem como objetivo representar a pluralidade feminina na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. A ideia surgiu devido à afinidade da estudante com a fotografia e a vontade de trabalhar com algo relacionado às mulheres e ao feminismo, temáticas que sempre a interessaram.
“Eu queria mostrar a força e a diversidade das mulheres, que não nos encaixamos e nem precisamos nos encaixar em um padrão. Cada uma de nós é única e são as nossas particularidades que nos tornam poderosas e especiais. Escolhi fazer isso através de uma exposição fotográfica por acreditar que a fotografia é capaz de tocar e impactar as pessoas”, destaca Amanda.
A exposição fotográfica ficará exposta até o dia 17 de dezembro, no espaço do Gasteiz Vitória. A visitação é gratuita e toda a comunidade acadêmica e regional pode prestigiar.
Uma das novas propostas na Educação a Distância da Unijuí é o curso de Recursos Humanos, que prepara o profissional para atuar na gestão de pessoas, com visão empreendedora, capacidade crítico-reflexiva e postura ética, cidadã e sustentável em organizações, desenvolvendo diagnósticos, elaborando planos de ações, implementando, avaliando e modificando, planos e processos na gestão de pessoas, potencializando o desenvolvimento das organizações e da região.
Os profissionais poderão atuar em empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria. No recrutamento e seleção de recursos humanos, desenho, análise e descrição de cargos, avaliação de desempenho, remuneração, desenvolvimento de pessoas e monitoramento. Empresas em geral nos ramos da indústria, comércio, serviços e também em órgãos públicos.
O curso superior em Recursos Humanos tem duração de dois anos e meio. Está organizado em módulos trimestrais, com no máximo 4 disciplinas por módulo e projetos integradores desde o início do curso. Também possui uma ferramenta inovadora, o Moodle como ambiente virtual de aprendizagem, interativa e com material dinâmico que facilita a aprendizagem. Além disso, possui sistema de avaliação focado na aprendizagem diagnóstica, formativa e somativa que, em caso de reprovação, permite a recuperação dos estudos ao longo do próximo trimestre e nova oportunidade avaliativa. O laboratório de Gestão e Negócios apoiará o estudante no desenvolvimento de atividades práticas ao longo do curso, oportunizando o aprendizado a partir da execução de projetos e assessoria à empresas. Possui ainda possibilidade de intercâmbios internacionais, viagens de estudo, oficinas e estágio obrigatório e não obrigatório.
O ensino a distância da Unijuí permite que o estudante estude do seu jeito e no seu tempo, ou seja, pode ter aulas em casa e no horário que for mais conveniente. De acordo com a vice-reitora de Graduação, professora Cristina Pozzobon, apesar das aulas não serem presenciais, a formação possui a mesma qualidade do ensino presencial da Unijuí.
“O diploma Unijuí possui reconhecimento no mercado, que traz a nossa qualidade formativa, porque o profissional graduado pela Unijuí ele de fato sai com competências, habilidades, atitudes e valores que fazem com que ele possa responder às demandas cobradas pelo mercado de trabalho”, destaca.
Além disso, a Unijuí possui 62 anos de atuação no ensino superior, conceito 04 no MEC, 95% dos professores mestres e doutores e já graduou mais de 40 mil profissionais.
Prova Agendada
No vestibular agendado do EAD Unijuí o candidato escolhe o melhor dia e horário para realizar a sua prova.
Nota de Redação do ENEM (a partir de 2010)
É possível ingressar nos cursos EAD Unijuí utilizando a nota de Redação do ENEM (válido a partir de 2010), sem realizar vestibular.
Nota de Redação de outros Vestibulares realizados na Unijuí
Outra opção é o ingresso utilizando a nota de outros vestibulares realizados na Unijuí, a partir do ano/período fixado no Edital Específico (válido a partir de 2005), sem realizar novo vestibular.
Para fazer a inscrição, basta acessar https://www.unijui.edu.br/ead
Os estudantes dos cursos de Administração e Engenharia de Produção dos campi de Ijuí, Santa Rosa e Panambi da Unijuí participaram, nas últimas semanas, de visitas a empresas com o objetivo de aprenderem um pouco mais sobre como é feito, na prática, os seus processos de produção.
A atividade foi desenvolvida dentro das disciplinas de Práticas em Gestão da Produção e de Operações, ministradas pela professora Fernanda Pasqualini. Segundo a docente, a proposta era evidenciar o que foi discutido em aula e o que é aplicado na prática. As visitas foram feitas nas empresas Go Coffee, em Ijuí, e Bruning Tecnometal e Boutique do Aroma, em Panambi.
Na Boutique do Aroma, onde foi feita a última visita, os acadêmicos puderam observar como são feitos os aromatizantes e todos os demais produtos, os quais são vinculados a aromas. “Foi uma visita produtiva e bem interessante, principalmente aos nossos estudantes de Panambi, que têm muitas aulas voltadas à metalmecânica. Para eles, visitar uma empresa com proposta diferente de uma indústria, e que é de Panambi também, foi proveitoso”, comenta a professora Fernanda.
Com objetivo de ampliar os conhecimentos dos acadêmicos dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica, iniciou nesta segunda-feira, 29 de maio, a Semana Acadêmica destes dois cursos, de forma simultânea, nos campi de Panambi e Santa Rosa. As atividades iniciaram às 19h30 com a palestra “CREA/RS: A vida profissional após o meio acadêmico”, para os acadêmicos do campus Santa Rosa; e “Análise de Elementos Finitos e Pivôs de Irrigação”, abordado pelo engenheiro Edomir Schmidt, da empresa Focking, para os acadêmicos do campus Panambi.
Segundo a coordenadora dos cursos, professora Patrícia Pedrali, essa foi uma programação pensada de forma mista, presencial e online, com objetivo de integrar os estudantes de maneira completa. “Neste ano nós montamos uma programação pensada a partir de assuntos conversado com os estudantes ao longo dos últimos semestres, com objetivo de qualificar ainda mais o processo de ensino e aprendizagem dos nossos acadêmicos. Procuramos trazer os profissionais que estão atuando no mercado, em grandes empresas de Panambi, Santa Rosa e região, com objetivo de dar o tom também do mercado de trabalho para essas discussões”, destacou.
A programação tem continuidade nesta terça-feira, de forma online, para os dois campi, com a temática “Simulação Numérica: Aplicações na Indústria Metal Mecânica”. Na quarta-feira, as atividades retornam à modalidade presencial com a temática “Perfil profissional do engenheiro”, para os estudantes do campus Santa Rosa e “Máquinas Agrícolas: Massey Ferguson”, para os estudantes do campus Panambi.
Na quinta-feira o engenheiro Felipe Zorzo, da Cotripal, abordará “Inspeções em Caldeiras”, no campus Panambi, enquanto um representante da AGCO Corporation, fabricante multinacional com foco em desenvolvimento, fabricação e distribuição de equipamentos agrícolas, falará sobre “Simulação de Processo de Soldagem”, com os estudantes do campus Santa Rosa.
Para o último dia, os professores preparam uma programação surpresa para os estudantes, com objetivo de culminar e festejar os aprendizados adquiridos durante a Semana Acadêmica.
Na última quinta-feira, no campus Panambi, aconteceu a inauguração oficial do novo espaço de estudos do Campus, o Laboratório de Simulação de Produção, uma doação da empresa Bruning Tecnometal. O evento contou com a presença de representantes da empresa, Angelin Adams - CEO; Daniel Pottker - diretor administrativo; Rafaela Sörensen Albrecht - gerente de Desenvolvimento Humano e Organizacional; e Fabrício Carlos Schmidt - Gerente de Engenharia, TI e Excelência Operacional. Além da presença de representantes das empresas Cotripal, Fockink, Kepler Weber, Saur, Tromink, ACI - Panambi, do Instituto Agregar de Panambi, do Instituto Federal Farroupilha, do Colégio Evangélico de Panambi e do Poder Público municipal.
Para abrir o evento, o professor Dieter Siedenberg, Diretor Executivo da Fidene, Vice-Reitor de Administração da Unijuí e Coordenador do Campus Panambi, ressaltou a importância de parcerias como estas para o desenvolvimento da região por meio da competência e qualificação técnica. A professora Patrícia Pedralli, coordenadora dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia da Produção apresentou aos presentes os investimentos realizados no campus por meio de uma verba conquistada junto a Financiadora de Estudos e Projetos - Finep, primeiramente com o apoio da Fockink e agora com a doação deste laboratório pela Bruning.
O professor Fabrício Carlos Schmidt, realizou a apresentação da dinâmica e funcionamento do novo laboratório. Fabrício destacou que o objetivo, a partir da experimentação proporcionada no novo laboratório, é formar profissionais ainda mais qualificados. “E por profissionais qualificados podemos entender engenheiros capazes de melhorar processos e fluxos produtivos. Sabemos que sim, podemos comprar máquinas, mas saber onde instalar essa máquina e como organizar o fluxo produtivo para fazer com que ela tenha melhor eficiência operacional não é algo trivial. É necessário ter método, ter conhecimento e, mais do que isso, pessoas que conseguem aplicar isso dentro de nossas indústrias. Por isso, esse laboratório permite a experiência com conceitos presentes em uma produção diária de uma unidade fabril”, explicou.
O CEO da Bruning e Presidente do Instituto Agregar, Angelin Adams enfatizou que esse foi mais um momento de celebrar a parceria das empresas que fazem parte do Instituto Agregar e da ACI Panambi com a Unijuí e com o Poder Público com objetivo de qualificar ainda mais a formação dos estudantes que estão em processo de formação. “Queremos que esses estudantes possam unir cada vez mais a teoria com a prática. Esse sistemas que trouxemos aqui é para auxiliar nessa formação, ele é um sistema que aplicamos dentro de nossa empresa onde todos os nossos funcionários passam por ele, inclusive as pessoas das áreas administrativas, pois todos precisam entender que se fizerem uma instrução de trabalho errado vão afetar o resultado do trabalho final e é bem interessante os resultados que temos quando as pessoas passam por essas aulas dentro da nossa empresa, por exemplo”, afirmou e destacou que o objetivo é reforçar cada vez mais a parceria entre as empresas de Panambi e a Unijuí. “Panambi precisa da Unijuí e precisa que a Unijuí e suas outras instituições de ensino nos acompanhem para que tenhamos uma qualidade cada vez melhor e uma quantidade cada vez maior de profissionais”, finalizou.
A reitora da Universidade, professora Cátia Maria Nehring, destacou que esse é mais um grande momento da história da instituição para com a cidade de Panambi e as empresas que promovem o desenvolvimento desta cidade e da região. “O nosso grande desafio enquanto instituição de ensino - e que acaba sendo o impacto para vocês enquanto empresários - é formar pessoas qualificadas. Pessoas que podem transformar as nossas comunidades. Sendo esse nosso objetivo comum, nós, mais do que nunca, precisamos nos agregar. Panambi tem muito o entendimento de que isso é necessário e a Unijuí, a nossa Universidade Regional, também nasceu aqui. Esse aqui é o único campus efetivamente temático, voltado às necessidades e ao desenvolvimento do polo metal mecânico”, enfatizou e acrescentou que “a Unijuí agradece a confiança de todos e tenham certeza que queremos escrever uma nova história atrelada aos objetivos que esta cidade está colocando como desenvolvimento e isso só vai ser possível pela educação”.
Por fim, os convidados participaram de um tour pelos laboratórios do campus, findando no Laboratório de Simulação de Produção, onde os estudantes apresentaram o passo a passo dos processos da simulação de produção.
Nesta quinta-feira, 6 de abril, o campus Panambi realiza a inauguração de seu novo Laboratório de Simulação de Produção. Totalmente novo e tecnológico, o laboratório é fruto de uma parceria com a empresa Bruning Tecnometal, a qual criou dentro do campus da Universidade um espaço com máquinas e estações de trabalho, com objetivo de simular todas as etapas de produção fabril.
O Laboratório poderá ser utilizado também pelos outros cursos do campus para a experimentação dos processos de uma fábrica. O objetivo é estimular de forma prática o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. “Cursos como Engenharia Mecânica, Administração, Ciências Contábeis, dentre outros, possam também fazer uso desse espaço. Estimamos inicialmente que cerca de 19 disciplinas desses cursos perpassam pelo laboratório para alguma prática de conhecimento”, explica a coordenadora do curso de Engenharia da Produção, Patrícia Pedrali.
A coordenadora destaca ainda a importância dessa parceria com a Bruning no que diz respeito à valorização da empresa e ao processo formativo dos futuros profissionais da área. “Com o laboratório eles vão ter acesso a todas as etapas de um processo fabril, por exemplo. Os estudantes vão estudar na prática processos de logística, de gestão de qualidade, cálculo de Lead Time, dentre outros, o que valoriza muito o processo de ensino e aprendizagem. Isso demonstra a preocupação da Bruning com a formação dos futuros profissionais que vão atuar em nossa região e a confiança da empresa em nosso processo formativo dentro da Universidade”, destaca.
O lançamento do novo laboratório é aberto à comunidade empresarial de Panambi e região, imprensa, bem como aos estudantes e egressos do curso. O evento inicia às 19h30, no auditório do campus Panambi.
Conheça mais sobre o Laboratório
Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.