Pensando no embelezamento, acolhimento e alegria dos usuários do Núcleo Social de Ijuí, a disciplina de Paisagismo I, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, realizou uma proposta de paisagismo para a área interna e passeio público do local. A iniciativa foi coordenada pela professora Tenile Rieger Piovesan e partiu de um tema geral, proposto para toda a turma, onde cada grupo pôde desenvolver o seu próprio conceito, tornando cada projeto especial e único.
Fundado em 2008, o Núcleo Social de Ijuí presta serviço de convivência e fortalecimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade pessoal e/ou social, e tem a visão de ser referência na transformação social.
Os projetos trabalhados pelos estudantes foram apresentados para os representantes do Núcleo, de forma presencial, nas dependências da Unijuí. Eles foram divididos em espaços especiais para crianças, adolescentes e áreas administrativas, em sua maioria pensados visando o reaproveitamento de materiais. Todos os projetos foram realizados em plantas de baixa manutenção e sustentabilidade.
Conforme a professora da disciplina, Tenile Rieger Piovesan, os acadêmicos abraçaram a ideia de poder ajudar a contribuir com a arquitetura social. “O trabalho, além de aproximar a academia da comunidade, trouxe experiências práticas para os acadêmicos. Estamos todos muito felizes com as propostas paisagísticas e esperamos que, em breve, sejam levantadas verbas para a execução dos projetos”.
Contemporaneidade resume as propostas de intervenção paisagística elaboradas pelos acadêmicos da disciplina de Paisagismo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí. Os projetos foram desenvolvidos sob a orientação da professora Bruna Fuzzer de Andrade, que trabalhou na disciplina o pátio da Escola Técnica Estadual 25 de Julho de Ijuí.
Dentre os projetos desenvolvidos, foram selecionados três para serem apresentados à direção, considerando critérios como aproveitamento do espaço, estrutura existente e exequibilidade a menor custo. Os autores dos projetos - Gustavo Dalla Rosa, Roberta Cristina Schroeder Etges e Luiza Matraczek Kerber - doaram e participaram da apresentação das propostas, realizada na tarde da última quarta-feira, dia 15 de dezembro.
De acordo com a professora Bruna Fuzzer de Andrade, o objetivo da iniciativa foi aproximar a comunidade da Universidade e colocar os acadêmicos em contato com a prática. O projeto contempla a transformação do atual pátio da escola em um ambiente de estar da comunidade escolar, melhoramento da área de refeição externa e proposição de espaço para aulas ao ar livre.
Na avaliação da professora, foi um momento de extrapolar os limites da Universidade e chegar até a comunidade de forma propositiva. “Momentos voltados à realidade nos aproximam das reais necessidades dos lugares e nos deixam muito felizes em poder participar e colaborar de alguma maneira, valorizando os três pilares da educação, enquanto instituição, participando do ensino, pesquisa e extensão”, disse.
Entre os principais debates promovidos pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, esteve a temática patrimonial, que contou com a presença do arquiteto Marcelo Ferraz, do escritório Brasil Arquitetura. Na aula magna do curso, ele trabalhou a “Arquitetura com sentido: O diálogo entre o novo e o velho”.
Aberto ao público, por meio de transmissão no canal da Unijuí no Youtube, o evento contou com a participação de mais de 200 espectadores, entre estudantes e egressos Unijuí, profissionais da área da arquitetura e instituições parceiras que entraram em contato para participar.
Marcelo Ferraz fez uma fala introdutória sobre a profissão, destacando a sua importância e beleza. Ressaltou o quanto é dinâmica e também o espelho da cidade, capaz de mostrar a originalidade dos lugares, com um alcance capaz de impactar todos que utilizam estes lugares.
O arquiteto falou brevemente sobre sua trajetória profissional e inspiração no trabalho da arquiteta Lina Bo Bardi. Também comentou sobre obras do escritório Brasil Arquitetura como, por exemplo, o Conjunto KKKK, Museu Rodin, Museu do Pão, Museu do Pampa e Museu das Missões.
A partir daí, o bate-papo teve sequência com a participação dos professores Tarcisio Dorn de Oliveira e Bruna Fuzzer de Andrade sobre o “lugar”, imitação na arquitetura e busca de referências aos futuros profissionais.
Segundo a professora Bruna, foi um momento único do curso receber alguém de renome internacional e referência em arquitetura e patrimônio arquitetônico. “Ficamos lisonjeados pela presença”, destacou a organizadora, lembrando que o evento segue disponível neste link.
No último mês, Matheus Cargnelutti, arquiteto e professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, ministrou uma palestra sobre “Iluminação natural na arquitetura residencial”. O evento online foi promovido pela Universidade La Salle, de Canoas, RS, e organizado pela professora Paula Olivo, responsável por uma das disciplinas de Conforto Ambiental da Instituição.
Na oportunidade, o professor Matheus apresentou a sua trajetória em pesquisas e experimentos relacionados à iluminação natural, presentes na sua formação e experiência profissional, especialmente para a arquitetura residencial, e compartilhou um pouco da sua vivência como professor de disciplinas de Conforto Ambiental no curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí.
“Agradeço imensamente o convite da professora Paula Olivo, principalmente por se tratar da área em que escrevi a minha dissertação de mestrado. Poder falar sobre iluminação natural na arquitetura é sempre importante. São tantos os benefícios da luz natural, e saber como aplicá-la adequadamente é fundamental”, destacou o professor Matheus.
Na última semana, a disciplina de Paisagismo do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí contou com a participação da professora doutora Fernanda Alice Backes, docente dos cursos de Agronomia e Engenharia Florestal da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
No evento, realizado de forma online, a palestrante articulou sobre a profissão de paisagista no Brasil, trouxe referências de nomes do paisagismo contemporâneo internacional e brasileiro, tipos de vegetação, cuidados e critérios para selecionar as vegetações adequadas a um projeto paisagístico, conforme a necessidade do cliente.
De acordo com a professora responsável pela disciplina, Bruna Fuzzer de Andrade, a noite foi muito produtiva, pois todos os exemplos são adaptados à região sul e já familiares aos acadêmicos. “Agradecemos a disponibilidade e carinho da professora convidada, que motivou mais uma turma em relação à temática do paisagismo, e que claramente demonstrou sua paixão pela profissão e especialmente às plantas”, reforçou.
Bruna comenta que o profissional paisagista deve conhecer de metodologia de projeto paisagístico, história do paisagismo e minimamente de plantas e seu comportamento. Discurso que foi complementado pela palestrante, que disse que o profissional sempre está aprendendo e deve se especializar na área para se tornar um melhor profissional a cada dia.
Acadêmicos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, da disciplina de Conforto Ambiental II, realizaram uma visita técnica virtual à loja Ambient Design de Ijuí.
Conforme explicou a professora, Cláudia Legonde, o componente trata do conforto luminoso das edificações e do ambiente urbano. Como parte da avaliação da disciplina, os estudantes estão elaborando um projeto de iluminação, que conta com sala de estar, jantar e cozinha integrados. No projeto, devem ser propostas estratégias de iluminação natural e artificial, esta última contendo os tipos de luminárias, lâmpadas e os cálculos luminotécnicos, visando uma maior eficiência e baixo consumo energético, com a utilização de pelo menos cinco tipos de iluminação, tanto para iluminação geral, como para iluminação decorativa.
Com a finalidade conhecer os diversos tipos de luminárias e lâmpadas à venda no mercado, foi realizada uma visita técnica virtual à loja. Na ocasião, a responsável pelo setor de iluminação, Talita Huth, apresentou a Ambient Design e os produtos, explicando as suas características e mostrando o efeito gerado pela luz, quando acesas.
Os estudantes tiveram contato com luminárias de diversos modelos, como plafons, spots, pendentes, arandelas, fitas e perfis de LED, além de diferentes modelos de lâmpadas. Dessa forma, puderam escolher os tipos de iluminação que mais se encaixam na sua proposta de projeto e que possuem uma maior eficiência energética.
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