Desde o início do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unijuí, Luana Cristina dos Santos Ávila Foguesatto queria produzir seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) focado em um tema relacionado a crianças. Durante sua infância, ela ouvia falar muito sobre um determinado lar para crianças e adolescentes, local onde sua mãe foi criada.
“Levando em consideração a vivência da minha mãe, decidi trabalhar em meu TCC a proposta de um centro de acolhimento para crianças e adolescentes em turno integral, destinado a sujeitos que são afastados do seu convívio familiar por determinação judicial, de forma permanente ou temporária”, explicou a agora egressa da Unijuí.
O Z-Lar - Lar para Crianças e Adolescentes surge da necessidade de promover ambientes que possam remeter à estrutura física de uma casa unifamiliar, integrando os usuários em ambientes acolhedores, lúdicos e com áreas de lazer. Ela propõe cuidados básicos como apoio psicológico, educacional e de saúde, visando atender às crianças e jovens de forma integral, em um ambiente agradável e saudável.
Para produção do TCC, Luana Cristina realizou pesquisas bibliográficas, estudos de casos e análises de modelos. Como resultado, percebeu a importância da contribuição arquitetônica para esses espaços, visando contribuir com as demandas dos acolhidos. “A palavra 'acolher' vai além do sentido denotativo da palavra. É preciso incluir conceitos arquitetônicos de um lar. Remeter à vivência, à vivência de uma família”, destacou a agora egressa, que pretende continuar se capacitando, especialmente em novas técnicas de trabalho.