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I PARQ - I Painel de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo

Aconteceu dia 03 de outubro de 2018, no Auditório DCEEng, o I Painel de Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo – I PARQ, promovido pelo Grupo de Pesquisa Espaço Construído, Sustentabilidade e Tecnologias – Gtec e pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIJUÍ. Salienta-se a participação massiva dos alunos integrantes do Grupo de Pesquisa, através das comunicações orais ou como ouvintes. Também, registra-se o empenho, na organização do evento, dos estudantes de Arquitetura e Urbanismo Gabriel da Silva Wildner e Jandha Telles Reis Vieira Müller.

O professor e líder do Grupo de Pesquisa, Tarcisio Dorn de Oliveira, observa a importância e relevância deste Evento, haja visto, que a tarde de quarta-feira ficou marcada pela socialização do conhecimento científico e tecnológico e pelo debate entre estudantes e professores dos diversos cursos do DCEEng e demais Departamentos, tendo como fio condutor reflexões sobre a arquitetura e o urbanismo.


Disciplina de Projeto de Arquitetura VI realiza "Caminhada Arquitetônica Noturna"

No mês de agosto estudantes do Curso de Arquitetura e Urbanismo realizaram a "Caminhada Arquitetônica Noturna", atividade desenvolvida dentro da disciplina de Projeto de Arquitetura VI, tendo como foco discussões em relação ao patrimônio arquitetônico e histórico da área central urbana de Ijuí e entorno. A professora responsável pela disciplina, Bruna Fuzzer de Andrade, salienta que por acontecer a noite, foi possível olhar para a cidade de outro modo, sem a interferência de trânsito e principalmente olhando para as edificações como partes integrantes de um conjunto.

O percurso foi concentrado na Praça da República, área com significativa importância do ponto de vista patrimonial na cidade. Foram feitas paradas em pontos estratégicos como Prefeitura Municipal de Ijuí, Paróquia da Natividade, Igreja Evangélica, entre outras edificações. Nessas paradas ocorreram discussões acerca do estilo arquitetônico das edificações, como elas se comportam no conjunto da quadra e principalmente sobre as intervenções ocorridas nas edificações e na área analisada.

A professora Bruna salienta que é latente a deficiência de educação patrimonial da população em geral bem como dos sujeitos responsáveis por "pensar a cidade". Isso faz com que diversos lugares não sejam devidamente explorados no que diz respeito as suas potencialidades arquitetônicas e históricas. Neste contexto, ações como esta, são ferramentas educativas necessárias para que os estudantes de Arquitetura e Urbanismo reconheçam as potencialidades do espaço urbano e sintam-se como sujeitos integrantes e potenciais transformadores do mesmo.

 


Professor e estudante de Arquitetura e Urbanismo participaram do SINCOL – X Simpósio Nacional de Educação

                

Aconteceu de 26 a 28 de setembro de 2018, no Campus da URI de Frederico Westphalen, RS, o X SINCOL - X Simpósio Nacional de Educação, o IV Colóquio Internacional de Políticas Educacionais e Formação de Professores e o II Encontro de Redes de Pesquisa em Educação, com o tema “Pesquisa, Pós-graduação e internacionalização: Contextos, demandas e horizontes”.

Na oportunidade o Professor Tarcisio Dorn de Oliveira, além de participar das atividades propostas pelo Evento, coordenou, juntamente com os demais colegas Cristhian Moreira Brum e Elmir Jorge Schneider o Grupo de Trabalho: “Formação humana: a arquitetura e o urbanismo para a cidadania” que abordou experiências interdisciplinares de ensino, pesquisa e extensão no campo da arquitetura e do urbanismo, no que tange questões de acessibilidade universal, racionalização de projeto, economia de energia, habitabilidade, habitações de interesse social, processo de urbanização, projeto e desenho na construção do espaço urbano, memória, identidade e pertencimento, além da identificação, preservação e conservação do patrimônio material e imaterial, nas suas mais diversas searas (cultural, arquitetônico e ambiental).

O estudante de Arquitetura e Urbanismo, Gabriel da Silva Wildner, também acompanhou o Evento e apresentou, de forma oral, três pesquisas desenvolvidas em parcerias com demais colegas do Curso, intituladas: “Arquitetura e cidadania no Brasil: perspectiva histórica da habitação de interesse social – HIS do século XIX até a atualidade”; “Legislação urbana e a arquitetura de habitação de interesse social – HIS no Brasil: uma síntese das leis pertinentes” e “O patrimônio cultural e a educação patrimonial como alternativas de alfabetização social e constituição da cidadania nos sujeitos”.

Outro ponto relevante do Evento foi a participação no Minicurso “Pesquisa e Internacionalização na educação” proferido pela professora da UNIJUÍ Helena Copetti Callai, no qual, abordou a relação da internacionalização nas universidades com ações ligadas ao ensino, a pesquisa e a extensão.


Estudantes de Arquitetura e Urbanismo realizam aula no Museu Antropológico Diretor Pestana

Os estudantes da disciplina de Estética e Teoria da Arquitetura do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIJUÍ, foram desafiados a apreciar e analisar o acervo artístico e cultural disponível no Museu Antropológico Diretor Pestana de Ijuí. Conduzidos pela professora Maria Regina Johann, os estudantes relacionaram os padrões de estética dos objetos da cultura visual e tematizaram sobre a dimensão da estética e da aisthesis como um âmbito constitutivo do humano, que requer desenvolvimento e cultivo, ou seja, necessita ser educado. A professora observa, que os estudantes, ao analisar as mudanças dos padrões e das formas, refletem sobre a formação do gosto num horizonte histórico e educativo. Assim, adquirem a sensibilidade de vincular à formação do profissional arquiteto e urbanista como alguém que também forma o gosto na medida em que propõe e proporciona um ambiente estético. 


Estudante de Arquitetura e Urbanismo realizou atividades acadêmicas no Chile

O estudante do Curso de Arquitetura e Urbanismo, Gabriel da Silva Wildner, realizou intercâmbio no Chile juntamente com as doutorandas em Educação nas Ciências da UNIJUÍ, Carina Copatti e Alana Rigo Deon. O intercâmbio foi possível devido ao convênio existente entre o Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências e a Universidade Acadêmica de Humanismo Cristiano - UAHC, mediado na UNIJUÍ através da Professora Helena Copetti Callai e na UAHC pelo Professor Marcelo Garrido Pereira. A atividade desenvolvida entre os dias 01 e 10 de setembro de 2018, teve como objetivo fomentar a pesquisa acadêmica e o uso de metodologias em trabalhos de campo, principalmente voltados para a Geografia e áreas afins. O trabalho em campo se sucedeu nas cidades do entorno do Lago Llanquihue, e possuía o propósito de investigação sobre aspectos que interferiam de maneira positiva ou negativa nas cidades. O estudante Gabriel ressalta que a experiência de fazer parte dessa atividade foi de extrema importância para sua formação acadêmica dentro da Arquitetura e do Urbanismo, pois permitiu a troca de conhecimentos com pessoas de outro contexto acadêmico e cultural, reforçando a ideia de que a Arquitetura e o Urbanismo como ciências devem estar voltadas ao social e a condição humana.


Estudantes fizeram roteiro arquitetônico em prédios históricos de Ijuí

               

O Curso de Arquitetura e Urbanismo da UNIJUÍ, na disciplina de Técnicas Retrospectivas, realizou, no dia 12 de setembro, um roteiro arquitetônico pela área central urbana de Ijuí. A atividade oportunizou aos estudantes a compreensão das derivações do patrimônio cultural e das relações que este possui com a memória, a identidade e o pertencimento com o local. 

O roteiro foi conduzido pelo professor Tarcisio Dorn de Oliveira e na oportunidade foram visitadas seis edificações de valor histórico, cultural e arquitetônico: o antigo Cine Teatro Serrano, o Edifício Scharnberg, o Edifício Hocevar, o antigo Cine América, o Edifício Alcindo P. Gomes e a antiga Residência da Família Valença. Para esta atividade os estudantes realizaram anteriormente uma pesquisa bibliográfica e documental a respeito de cada edificação, referenciando o contexto histórico e cultural das edificações no processo de construção sócio-espacial de Ijuí. 

O roteiro arquitetônico é um instrumento dinâmico e socializador, o qual aproxima o estudante de seu patrimônio, reforçando sua identidade a partir da apropriação dos espaços e do conhecimento da história contida em cada uma das edificações analisadas. É uma prática de educação que permite ao estudante experenciar as edificações, fazer suas próprias observações e posteriormente atribuir valor por meio de suas reflexões, pesquisas e conclusões acerca do objeto estudado. A seguir, todo o grupo, na foto de encerramento da atividade na Praça da República.


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