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Atividades práticas I

Trabalho realizado por acadêmicos de Engenharia Elétrica da UNIJUÍ, na disciplina de Eletrônica Digital.

 


Estudantes do curso de Engenharia Mecânica fazem visita técnica a empresa em Santa Rosa

Acadêmicos do curso de Engenharia Mecânica da Unijuí realizaram uma visita técnica à empresa Nelson do Brasil, em Santa Rosa, na última semana. O objetivo da visita foi de conhecer a estrutura organizacional e os processos produtivos desenvolvidos pela empresa no município. 

A atividade foi feita com estudantes das disciplinas de Sistemas de Manufatura Inteligente, a qual é ministrada pelo professor Fabiano Weber, e trata especificamente da manufatura e simulação da produção utilizando ferramentas CAD, CAM e CNC e a conectividade entre elas. 

Também participou da visita técnica o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, professor Francisco Antonio Kraemer. A atividade foi conduzida pelo colaborador da empresa e acadêmico do curso, Guilherme Volkweis, além do  supervisor de melhoria contínua da Nelson do Brasil, Vinicius Lampert.


Curso de Engenharia Mecânica da Unijuí é destaque na formação qualificada dos estudantes

Com o objetivo de preparar o acadêmico para atuar em setores diversos, como o industrial, público ou privado, em segmentos de projetos, planejamento e de manufatura em indústrias metalmecânica e automobilística, bem como em empresas de consultoria de engenharia, o curso de Engenharia Mecânica da Unijuí se destaca por capacitar os estudantes para serem capazes de elaborar projetos de desenvolvimento de produtos, automação de sistemas, produção e manufatura de máquinas, equipamentos, instalações, veículos e outros produtos das indústrias mecânicas. 

A formação tem duração de cinco anos e está estruturada a partir de temas geradores, projetos integradores, formação pessoal e profissional, o que proporciona ao estudante condições de ser um engenheiro diferenciado no mercado de trabalho. As inscrições para o curso estão abertas até o dia 19 de fevereiro, no Vestibular Contínuo, as quais podem ser feitas no site unijui.edu.br/vestibular.  A graduação é ofertada nos campi de Santa Rosa e Panambi, no turno da noite. 

A graduação conta com diversos laboratórios nas áreas de Ensaios de Materiais, Metrologia e Instrumentação, Projetos, Automação Industrial, Fabricação Mecânica, Ciências Térmicas e Informática, além de diversos núcleos de inovação. O curso desafia o estudante a enfrentar e vivenciar projetos, pesquisas e atividades interdisciplinares.

“Buscamos formar profissionais com qualidade e competências que são necessárias para atuar no mercado de trabalho, seja em indústrias ou em empreendimentos próprios. Dentro de suas grandes áreas, o curso de Engenharia Mecânica habilita os estudantes para trabalhar desde a concepção de projetos, até o cálculos de suas estruturas atuantes, o que é possível pela qualidade dos nossos professores e laboratórios equipados para formar engenheiros mecânicos com qualidade e excelência”, destaca o coordenador do curso, professor Francisco Kraemer.


Estudante explora em TCC a implementação da manutenção autônoma em linha de produção de aeração de silos

Estudante de Engenharia Mecânica da Unijuí, Rodrigo Tolazzi Vincensi abordou, em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC),  a “Implementação da manutenção autônoma na linha de produção de aeração de silos na empresa Kepler Weber”. A manutenção autônoma, como explica, é um pilares da manutenção produtiva total, sendo uma ferramenta do Lean Manufacturing, que consiste numa abordagem de manutenção de forma enxuta, onde são incrementados princípios de melhoria contínua a fim de reduzir ao máximo as perdas geradas pelo equipamento, envolvendo o operador nas atividades. 

O Lean Manufacturing era a área em que eu atuava durante o desenvolvimento do TCC, no cargo de assistente lean, portanto, eu já tinha certo conhecimento sobre as ferramentas, sendo o principal gatilho para a escolha do tema. Para definir o equipamento, foi efetuada a análise de dados dos  equipamentos da empresa, sendo evidenciada, na Linha de Aeração de Silos, uma queda nos indicadores de performance no ano de 2022 por conta das quebras e paradas geradas ao longo do ano. Além do mais, o equipamento faz parte do fluxo de silos, que atualmente é o carro-chefe da empresa, o que confirmou, para mim, a escolha do tema certo, no equipamento certo, para realizar o estudo de caso”, explicou Rodrigo. 

Para o seu embasamento teórico, Rodrigo utilizou diversos artigos e livros sobre o Lean Manufacturing e manutenção, com o propósito de aprofundar seu conhecimento sobre a filosofia, bem como aprender sobre os conceitos de manutenção, os quais não eram vivenciados no seu dia a dia. Já nos resultados, foram realizadas fotografias no período de aplicação da ferramenta, realizado o acompanhamento de indicadores no Power BI para verificar a eficácia, e também entrevistas à equipe que participou da implementação da manutenção autônoma, com o objetivo de receber feedbacks do trabalho, entender as necessidades e efetuar possíveis melhorias.

“Foi um processo bastante desafiador, principalmente durante o desenvolvimento do Projeto de TCC, onde realizamos todo o embasamento teórico, já que este aconteceu em conjunto com mais oito matérias. Já na aplicação do estudo de caso, o maior desafio foi a aplicação da ferramenta na linha de produção, tendo em vista que a linha é contemplada por 12 equipamentos. Na implementação propriamente dita, foi um processo tranquilo. Tive todo o apoio da empresa para superar as dificuldades e dúvidas que surgiam ao longo do projeto. A equipe se mostrou extremamente unida e com foco no objetivo de melhorar a performance da linha de produção”, comentou.

Entre os principais resultados obtidos, segundo Rodrigo, destacam-se o desenvolvimento do senso de autonomia ao operador em relação ao seu equipamento; a criação da cultura de manter o ambiente limpo e organizado com a convicção de que isso resulta diretamente na redução de perdas na linha de produção; a aliança gerada entre a equipe de produção e de manutenção, já que ambas trabalham para um objetivo comum; a melhoria nos indicadores de performance do equipamento (MTBF, MTTR, Disponibilidade, Confiabilidade, Quebras, OEE); o conhecimento técnico proporcionado aos operadores no que tange ao seu próprio equipamento e a obtenção de conhecimento teórico e prático sobre o Lean Manufacturing.

Após a formatura, prevista para o mês de março, Rodrigo pretende iniciar um MBA em Ciência de Dados, já que pretende se especializar na área em que atua atualmente, que é a de analista industrial. “Também pretendo melhorar minhas habilidades na língua inglesa, com o objetivo de, até o fim do próximo ano, adquirir um nível avançado de conversação. Em paralelo, quero realizar cursos com o intuito de aprimorar meu conhecimento no que tange à análise de dados”, finalizou.




Estudantes do campus Santa Rosa participam de palestra com representantes da Stara

Na última terça-feira, 24 de outubro, os estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia de Software e Ciência da Computação participaram de uma palestra com representantes da Stara, no campus Santa Rosa. 

A conversa com os estudantes foi realizada pelo professor mestre André Bassani, que também integra o setor de Engenharia de Produto da Stara; pelo supervisor de Planejamento e Controle da Produção, Fabiano Weber; pelo representante de pós-vendas da Stara, Bruno Zambon. O encontro teve como objetivo promover a integração entre a filial da Stara em Santa Rosa e Unijuí, por meio dos cursos de Engenharia e Ciência da Computação. 

De acordo com o coordenador dos cursos de Engenharia Mecânica e de Produção, Francisco Antonio Kraemer, a participação dos estudantes foi essencial. “Além de conhecer a Stara, que começou suas atividades em fevereiro deste ano, em Santa Rosa, os estudantes puderam saber mais sobre as oportunidades de atuação e ingresso pelas demandas da própria Stara em parceria com a Universidade. Além de conhecer os produtos e tecnologias que são utilizadas pela empresa”.


Acadêmicos participam da 7ª edição da Semana de Melhoria Contínua da AGCO de Santa Rosa

Estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica da Unijuí participaram na última sexta-feira, 6 de outubro, da 7ª edição da Semana de Melhoria Contínua, promovida pela unidade de operação AGCO de Santa Rosa. Eles estiveram acompanhados do coordenador dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica da Unijuí nos campi de Santa Rosa e Panambi, professor Francisco Kraemer. 

O evento teve como objetivo promover o encontro entre profissionais e empresas que buscam o aperfeiçoamento e excelência em suas operações, através da aplicação do princípio da melhoria contínua. 

Para o evento, foram preparadas palestras e cases de sucesso a partir do tema “Como a integração de pessoas, processos e tecnologia impacta positivamente na excelência operacional?”.

“Os estudantes acompanharam as palestras e mostras de melhorias contínuas aplicadas não só na AGCO, mas em empresas da região. O evento teve o intuito de integrar e compartilhar conhecimentos sobre processos de melhoria contínua aplicada aos processos produtivos, atividades que são essenciais e que complementam as disciplinas e formação acadêmica dos estudantes”, explicou o professor Francisco Kraemer.

Após as palestras e atividades, os estudantes foram conduzidos a uma visita técnica à planta da AGCO de Santa Rosa.


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