Acadêmica de Administração apresenta pesquisa em eventos internacionais - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

 

Valquíria Colatto Martins foi a única graduanda do Brasil a apresentar resultados de pesquisa ao lado de mestrandos e doutorandos selecionados.

A aluna Valquíria Colatto Martins teve aprovado e apresentou o trabalho intitulado “O processo de inovação na indústria do setor de fabricação de artefatos de concreto e cimento” no XIII Fórum Internacional de Administração e no IX Congresso Mundial de Administração, eventos ocorridos de 30 de outubro a 2 de novembro, em Gramado. O congresso mundial foi realizado anteriormente em países como Alemanha, Portugal, Canadá, Itália e Suíça. Já o Fórum Internacional de Administração teve edições nos Estados Unidos, Espanha, Canadá, Portugal, Itália e Suíça.

O trabalho apresentado por Valquíria Martins se insere no projeto “Produção, Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade: Estratégias e Ações de Pequenas e Médias Indústrias do Noroeste Rio Grande do Sul”. Este projeto, por sua vez, é vinculado ao GEPITE – Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo, coordenado pelo Professor Dr. Dieter R. Siedenberg, do Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação (DACEC).

Valquíria Martins salienta a importância da aprovação deste trabalho na trajetória de sua formação e carreira acadêmica, já que este é um evento de nível internacional com alto índice de submissão e baixo número de aprovações, sendo que foi a única graduanda do Brasil a apresentar resultados de pesquisa ao lado de mestrandos e doutorandos selecionados.

A pesquisa realizada teve como principal objetivo analisar o potencial de inovação em indústrias do setor de Fabricação de Artefatos de Concreto e Cimento. Para a realização da pesquisa e coleta dos dados foi elaborado um questionário que contemplou questões sobre o processo de inovação na indústria, tendo como principal referência o Manual de Oslo (3ª edição), criado pela OCDE (Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento), que tem o objetivo de orientar e padronizar conceitos, metodologias e construção de estatísticas e indicadores de P&D em países industrializados.

O estudo de caso realizado pela acadêmica constatou que a organização analisada inova em produto, processos e marketing, não apresentando inovações organizacionais. As inovações implantadas foram do tipo incremental, não gerando grande impacto sobre as atividades da empresa. O estudo constatou ainda que as inovações implantadas foram desenvolvidas pelo empresário sem o envolvimento dos colaboradores, uma vez que o processo de tomada de decisão se concentra nos proprietários. Uma justificativa para esta forma de gestão diz respeito ao tipo de atividade que a empresa desenvolve: é um trabalho que exige muito esforço físico e pouco conhecimento, ou seja, o quadro de pessoal é caracterizado por um baixo índice de escolaridade e alta rotatividade.

O Prof. Dieter Siedenberg salienta que, sem dúvida, muito do mérito e êxito alcançado pela acadêmica do Curso de Administração e Bolsista de Iniciação Científica se deve ao esforço e dedicação pessoal da aluna. Por outro lado, o alinhamento de trabalhos e pesquisas envolvendo iniciação científica, TCCs, monografias e dissertações de mestrado com a temática proposta por um Grupo de Pesquisas potencializa tais desempenhos. 


 


 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.