Um grupo de 56 acadêmicos do Curso de Administração esteve visitando a Incubadora de Empresas de Inovação Tecnológica (Criatec/UNIJUÍ), para conhecer 10 empresas que se encontram em diferentes estágios no processo de incubação.
O objetivo da atividade foi de integrar os estudos da graduação com as atividades de extensão da Universidade, aproximando os acadêmicos da necessidade de gestão empresarial em negócios inovadores e conhecer as oportunidades que a universidade oferece para quem deseja empreender.
Na ocasião, os empresários estiveram apresentando os seus empreendimentos e tirando dúvidas dos alunos da Disciplina de Administração de Marketing II, que precisam, ao longo do semestre, desenvolver um Plano de Marketing para negócios e ou produtos. A iniciativa de aproximar acadêmicos e empresários agradou aos dois lados, pois os alunos têm a oportunidade de desenvolver as suas competências, especialmente para prestar consultorias a partir de uma realidade empresarial elaborando uma proposta de plano de marketing para cada negócio e os empresários têm a oportunidade de receber novas ideias que podem contribuir para a gestão dos seus negócios.
Segundo a professora da disciplina, a administradora Lucinéia Felipin Woitchunas, os alunos aceitaram de imediato o desafio, demonstrando que o comportamento empreendedor tem sido instigado pelo curso e pela universidade e permite mostrar aos empresários locais a importância do papel do administrador na gestão dos negócios. Para a coordenadora da Criatec, Maria Odete Palharini, essa aproximação visa estimular ainda mais os alunos do curso de administração a se tornarem futuros empreendedores, além de mostrar aos empresários locais as contribuições que a Universidade pode oferecer.
As empresas parceiras nessa integração foram a 13 Bits, Efisul, Dialeticom, Contemporânea, Locomotiva de ideias, BS Eco, Advice, Bindai, Swar e uma na área de licenciamento ambiental (em fase de definição de marca).