Foram entrevistados 292 empresários dos setores da indústria, comércio e serviços.
Abrir o próprio negócio, ter uma liberdade financeira e dedicar-se muitas horas do seu dia fazem parte do dia-a-dia do empreendedor. Algumas pessoas despertam o desejo de empreender desde cedo, por motivos próprios ou influências familiares, demonstrando traços de personalidade comuns do empreendedor. Muitos dos empreendedores como Roberto Marinho, das Organizações Globo e Norberto Odebrecht, da Odebrecht, são considerados empreendedores de grande sucesso.
Desta forma para verificar a realidade da nossa região através das características dos empreendedores foi realizado um levantamento de dados através de uma pesquisa pelos Acadêmicos do Curso de Administração da UNIJUÍ, Câmpus Santa Rosa. Onde foram entrevistados 292 empresários dos setores da indústria (10,4%), comércio (61,1%) e serviços (28,5%) de 12 municípios situados da área de abrangência do Câmpus. Sendo que, o perfil do porte das empresas definiu-se em: micro empresa (45,3%), pequena empresa (27,9%), micro empreendedor individual (18%), média empresa (7,1%) e grande empresa (1,1%).
Durante a pesquisa foram avaliados o perfil dos empreendedores da região através das principais características empreendedoras, gerenciais, técnicas, as barreiras ao empreendedorismo e a motivação empresarial.
Segundo a pesquisa as características pessoais que predominaram nos empreendedores tratam-se da perseverança e tenacidade para vencer obstáculos (96,9%), aprender com os seus erros e dos outros (93,8%) e ter um modelo ou uma pessoa que influencia ou influenciou (58%). As características gerenciais destacam-se o alto comprometimento, acreditando no que faz (95,9%), tem um sistema próprio de relacionamento com os empregados (84,3%) e inovador e criativo nas atividades da empresa (86,9%).
As características técnicas diagnosticadas nos empresários traz a capacidade de se dedicar intensamente ao trabalho e concentração de esforços para alcançar os resultados (97,9%) e o conhecimento do ramo em que atua (95,5%). Uma forte barreira levantada pela pesquisa é a dificuldade na contratação de pessoas qualificadas para a empresa (70,1%).
As principais motivações que levam o empreendedor abrir o seu próprio negócio referem-se ao crescimento pessoal (97,6%), aumento de renda pessoal (95,1%) e tomar sua próprias decisões (91,6%).
Segundo o Coordenador do Curso de Administração e coordenador da pesquisa, professor Luciano Zamberlan, através dessa pesquisa pôde se identificar questões que são levantadas na teoria e que se confirmaram na prática. “A pesquisa foi realizada para levantar o sentimento do empresário local e perceber que estudos apresentados na teoria passam a se confirmar na prática evidenciando essas características através do resultado da pesquisa”.