Estão abertas as inscrições para o concurso fotográfico Biologia em Foco, promovido pelo curso de Ciências Biológicas da Unijuí. Interessados em participar devem enviar uma fotografia inédita para o concurso, por meio do link bit.ly/BioemFoco, onde também está disponível o regulamento completo. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 30 de setembro. Já o resultado será divulgado no dia 15 de outubro.
O concurso é dividido em duas categorias: interna, destinada a professores e estudantes do curso de Ciências Biológicas da Unijuí; e externa, para profissionais da área, professores e acadêmicos dos demais cursos da Universidade ou de escolas, além da comunidade em geral. Os participantes podem inscrever até duas fotos, uma em cada modalidade: foto documental (que registra um acontecimento, situação ou paisagem) e foto artística (que destaca os elementos compositivos, como forma, textura visual e cor).
As fotografias devem ainda se enquadrar em uma das três grandes áreas de atuação do biólogo: Meio Ambiente e Biodiversidade; Saúde; e Biotecnologia e Produção. Os trabalhos recebidos serão analisados por uma equipe de jurados, que irá selecionar três fotos em cada categoria e modalidade. As 12 fotos finalistas serão submetidas à votação popular, através de curtidas no Instagram do curso de Ciências Biológicas, onde é possível obter mais informações sobre o concurso.
A presidente do Centro Acadêmico do curso, Stéfani Grutka, destaca a importância da fotografia dentro da Biologia, seja para elaboração de materiais didáticos, identificação de espécies, trabalhos de campo ou sensibilização da comunidade. “Através da fotografia, nós contribuímos para que a natureza seja preservada, porque, a partir do momento que alguém se sente tocado por algo, a sua condição de proximidade e de relação com aquilo muda”, aponta a acadêmica.
Além de chamar atenção para o Dia do Biólogo (comemorado no dia 3 de setembro), para essa profissão e para a preservação do meio ambiente, o concurso surgiu com o intuito de promover entre estudantes e professores a ideia da fotografia como ferramenta para educação. “Quando bem utilizados, os materiais eletrônicos podem auxiliar no ensino e na aprendizagem, e é o que pensamos da fotografia. Para além da questão da sensibilização, também é uma ferramenta de estudo e de trabalho”, ressalta Stefani.
Por Amanda Calegaro Thiel, estagiária na Assessoria de Marketing da Unijuí
Egressa do curso de Ciências: Habilitação em Biologia da Unijuí, Juliana Meller decidiu lançar nesta sexta-feira, 3 de setembro, quando celebra-se o Dia do Biológico, um projeto pessoal, chamado de Conversa de Biólogo.
A iniciativa prevê a realização de lives quinzenalmente ou semanalmente em sua rede social, e neste primeiro encontro contou com a presença de seus ex-professores: Francesca Ferreira, Maria Cristina de Araújo, Cleria Meller, Ubiratan Jacob e Noemi Bauer. Francesca e Maria Cristina hoje fazem parte do curso de Ciências Biológicas da Universidade.
“Meu desejo foi iniciar esse projeto no Dia do Biólogo e, nada mais justo, fazer uma referência aos meus mestres, professores que contribuíram para a minha formação”, explicou Juliana, que realizou a graduação e a pós-graduação na Unijuí.
Com transmissão pelo Facebook de Juliana, a live foi avaliada de forma positiva pela promotora. “O tempo passa rápido quando o grupo é grande, mas ouvir as histórias de formação profissional e da carreira de biólogo foi muito gratificante. Sem falar que ainda promovi o reencontro, mesmo que virtual, dos colegas professores. Alguns não se viam há muitos anos”, reforçou.
Formada na turma de 1998, em Santa Rosa, Juliana hoje atua como consultora e assessora ambiental, com foco na área ambiental, especialmente no licenciamento ambiental, educação e capacitação ambiental e ecoturismo. Já trabalhou como docente nos Ensinos Básico, Técnico, Superior e Pós-graduação.
Na noite desta quinta-feira, 2 de setembro, prevendo questões de segurança em relação à covid-19, o Museu Antropológico Diretor Pestana (Madp) recebeu uma turma do curso de Ciências Biológicas da Unijuí, dentro da proposta dos organizadores para celebrar o Dia do Biólogo - transcorrido hoje, 3 de setembro.
A visita dos estudantes marcou o retorno das turmas ao Museu, fazendo da atividade uma oportunidade do uso das extensões da Universidade, contribuindo para readaptação aos espaços e a volta das práticas presenciais, adotando todos os protocolos de segurança sanitária.
A programação contemplou uma visita à Exposição de Longa Duração do Museu, onde o grupo de acadêmicos pôde refletir a partir dos acervos e materiais expostos sobre a história e memória da região do município de Ijuí.
Celebrando o Dia do Biólogo, foi reforçada a parceria de longa data entre o Madp e o curso de Ciências Biológicas na realização de diversos projetos expositivos construídos em conjunto, como a tradicional Exposição Temporária Conhecer Para Preservar, que trabalha com temáticas de sustentabilidade e meio ambiente.
O Museu retornou às suas atividades presenciais com algumas normativas para assegurar a segurança dos visitantes: a exposição de Longa Duração volta a estar disponível ao público, assim como os serviços de pesquisa, sendo que todas atividades necessitam de agendamento prévio e estarão restritas a um número limite de pessoas.
Giordano Toniazzo, estagiário de Jornalismo vinculado ao Madp
O Programa de Educação Tutorial do curso de Ciências Biológicas - PET Biologia desenvolve, junto à Unijuí, diversas ações em benefício do meio ambiente e do município de Ijuí. Neste momento, o grupo foi desafiado, em parceria com a Secretaria Municipal do Turismo, a auxiliar no processo de revitalização da trilha do Rio Potiribu.
A trilha fica dentro do Parque de Exposições Wanderley Burmann, tem aproximadamente 1.800 metros, existindo desde o ano de 2000. No entanto, acabou ficando degradada pela falta de manutenção. Segundo a tutora do grupo PET Biologia, professora do curso de Ciências Biológicas e do Mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí, Juliana Fachinetto, a ideia é reconstruir a estrutura que já existia, organizando de forma que caminhantes, ciclistas e pessoas com deficiência possam circular pelo ambiente livremente, usufruindo do lazer e do contato com a natureza.
Os bolsistas PET Biologia vêm participando de uma série de atividades relacionadas à trilha. No sábado, dia 21 de agosto, foi iniciada a retirada de lixo do ambiente. Além disso, os estudantes irão fazer o levantamento e identificação das espécies da fauna e flora que existem naquele espaço.
De acordo com a professora, é notória a empolgação dos estudantes, pois é onde eles podem mostrar aquilo que estão aprendendo para a comunidade. “Isso é fantástico, eles sempre se envolvem”, finaliza.
Para ficar por dentro das ações, acesse a página do Facebook.
Por Susan Pereira, estagiária da Assessoria de Marketing da Unijuí
Os bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) Ciências Biológicas da Unijuí produziram uma série de guias ilustrados para identificação de espécies de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), plantas medicinais, plantas tóxicas e animais peçonhentos.
A iniciativa surgiu a partir de uma demanda apresentada durante reunião da Agenda 21 para as espécies de animais peçonhentos. Estes animais, comuns na região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, são pouco conhecidos e, muitas vezes, confundidos com espécies não peçonhentas pela população.
Além do guia dos animais peçonhentos, os estudantes do grupo PET organizaram um guia para identificação das PANCs, plantas que possuem altos teores de nutrientes e potencial alimentício, mas que não são exploradas como alimento. Já os guias das plantas medicinais e tóxicas foram organizados para auxiliar na identificação correta das espécies, com informações sobre as indicações e riscos de intoxicação, respectivamente.
O grupo PET Ciências Biológicas possui 12 bolsistas MEC/SESu e a tutora, Juliana Maria Fachinetto, professora do curso de Ciências Biológicas e do mestrado em Sistemas Ambientais e Sustentabilidade da Unijuí. Também participaram da organização dos guias as professoras do curso de Ciências Biológicas, Francesca Werner Ferreira, Maria Cristina Pansera de Araújo e Vidica Bianchi.
Os guias estão disponíveis neste link.
O curso de Ciências Biológicas da Unijuí prepara profissionais para planejar e executar diagnósticos para a análise e avaliação da qualidade ambiental, para propor e implementar intervenções, para a tomada de decisão na gestão do Meio Ambiente e Biodiversidade de uma determinada área ou região. O curso tem quatro anos de duração e é ofertado no campus Ijuí, dentro da nova proposta de cursos da Universidade, a Graduação Mais.
A nova estrutura curricular do curso na Unijuí é baseada em um modelo de currículo por competências e módulos, projetos integradores e formação pessoal e profissional. Os estudantes passam a ficar ainda mais próximos da realidade do mercado de trabalho, aprendendo e vivendo de forma dinâmica os desafios de suas profissões. Além disso, começam a trabalhar de forma integrada com diversas áreas do conhecimento, complementando suas formações.
“Para quem se encanta pelos estudos da natureza, ver de perto as várias espécies de plantas, animais e outros seres vivos é fundamental, e por isso, no curso de Ciências Biológicas da Unijuí, os estudos de campo são parte essencial do currículo. O estudante tem à disposição uma área experimental e de ensino de 236 hectares, chamada IRDER, a Escola Fazenda da Universidade, onde são realizadas atividades práticas e de pesquisas. Essa vivência também acontece dentro da Unijuí, na área verde do campus de Ijuí e, naturalmente, dentro dos laboratórios que abrigam coleções biológicas. Ao longo do curso, o estudante aprende na prática a sua profissão”, relata a coordenadora do curso, professora Bruna Comparsi.
O curso de Ciências Biológicas da Unijuí é um dos únicos cursos da região que conta com o Programa de Educação Tutorial, o PETBio. “O PETBio é composto por um grupo de estudantes (bolsistas remunerados, voluntários ou colaboradores) sob a orientação de um professor tutor. As atividades realizadas pelo PETBio possibilitam ampliar a gama de experiências em sua formação acadêmica e cidadã”, explica a coordenadora. Além dessas, há várias outras áreas de atuação dos estudantes de Biologia ainda dentro da Universidade, indo de Laboratório de Análises Ambientais e Alimentos, Laboratório de Botânica, Laboratório de Zoologia e o Laboratório de Análises Clínicas.
Saiba mais sobre o curso de Ciências Biológicas da Unijuí acessando o link.
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