Estudo avalia impactos ambientais no Arroio Espinho de Ijuí - Unijuí

COMUNICA

PORTAL DE NOTÍCIAS DA UNIJUÍ

Recentemente formada no curso de bacharelado em Ciências Biológicas da Unijuí, Mayse Rocha Liscano desenvolveu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) a partir do tema “Avaliação dos impactos ambientais e qualidade da água do Arroio Espinho, localizado em Ijuí”. A pesquisa parte do interesse da jovem pela área ambiental e se fortalece na importância do estudo.

“O objetivo central desse trabalho foi avaliar o Arroio Espinho e seu entorno, já que ele percorre vários locais da cidade, tanto na área urbana quanto na área rural. O estudo sobre essa área é importante porque existem poucas publicações a respeito”, destacou Mayse, lembrando que o TCC contribui com dados sobre esse ambiente, que podem ser utilizados no gerenciamento, já que a proteção ambiental é uma preocupação muito grande nos últimos anos. “Cada vez mais, os nossos recursos naturais vêm sendo eliminados ou contaminados”, completou.

A partir da pesquisa realizada, Mayse observou que o Arroio Espinho não encontra-se adequado conforme sua classificação, pois sofre impactos da ação antrópica (ação humana sobre o meio ambiente), através do lançamento de esgoto, resíduos sólidos e industriais, além do desmatamento. “O Arroio sofre com a falta de APPs - Áreas de Preservação Permanente, que são de grande importância para proteção e filtragem de impactos externos. Então, é necessário que ocorra uma conscientização, visando a qualidade desse local”, afirmou.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.