Um investigador nato, capaz de interpretar os acontecimentos do mundo a partir de um olhar crítico e uma análise dos eventos do passado, buscando resgatar a memória histórica da sociedade humana, contribuindo com a transformação do futuro. Esse é o profissional formado em História. Muito além de um apaixonado por entender a história do mundo por meio do passado, este é um profissional capaz de alterar os cursos do futuro a partir do entendimento da construção da história da humanidade.
Se você se identifica com esse perfil, saiba que o curso de História é a escolha perfeita para você. Apesar de a formação em História estar voltada à atuação como professor dos anos finais do Fundamental e do Ensino Médio, as possibilidades do mercado de trabalho também estão além das salas de aula. Entre outras possibilidades, o acadêmico pode atuar também como pesquisador em arquivos, museus, instituições que preservam a memória da sociedade, empresas, sindicatos e movimentos sociais, além de consultorias e em programas de turismo histórico.
A Unijuí, comprometida com o desenvolvimento da sociedade e com a preservação e prosperidade da história, busca, através da oferta do curso de História na modalidade de Ensino à Distância, capacitar os profissionais para a contextualização de questões do mundo contemporâneo, discutindo as problemáticas que atingem a história geral e a história do Brasil.
Dividido em módulos, o curso oportuniza ao acadêmico diferentes situações de aprendizagens, dentre elas: práticas, estágios obrigatórios e voluntários, seminários temáticos, ciclo de estudos e semana acadêmica do Programa Integrado de Formação de Educadores. Os acadêmicos são incentivados ainda a participar de eventos institucionais interdisciplinares internos e externos, Semanas Acadêmicas, Salão do Conhecimento e viagens de estudos e intercâmbios internacionais são alguns dos diferenciais que o estudante EaD Unijuí possui, completando assim, seu ciclo de estudos.
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Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí
Os estudantes dos cursos de Engenharia de Software e de Ciência da Computação da Unijuí participaram, no início do mês, da fase regional da Maratona de Programação SBC, que ocorreu em Passo Fundo e reuniu estudantes de 12 instituições de ensino superior das regiões Central, Noroeste e Norte do Rio Grande do Sul, e do Oeste de Santa Catarina.
Ao todo, a Unijuí esteve presente com sete equipes, as quais eram compostas por três estudantes cada. Os professores Lori Machado Filho e Marcos Morgenstern acompanharam os estudantes. A melhor colocação foi da equipe Muito Cuidado com o Jorge, que obteve a 16ª colocação entre os participantes. As equipes CoffeeBits e Padoindows ficaram em 19ª e 20º respectivamente. Já as equipes CSV - Com Sono Venceremos, CGR, BitMasters e Ocarina of Python ficaram com o 29º, 31º, 34º e 35º lugares.
“Esta edição foi uma das melhores em termos de desempenho e, certamente, a maior participação da Unijuí em quantidade de times. O evento foi grandioso, sendo uma das maiores sedes do Brasil, a segunda em número de participantes e a terceira em número de equipes”, destaca o professor Lori Machado.
O professor também salienta que neste ano a Maratona de Programação foi uma experiência inspiradora para muitos estudantes. “Eles puderam vivenciar um ambiente competitivo único, em um evento que contou com a presença de representantes de várias universidades e de grandes patrocinadores internacionais, como Nstech, Compass e a gigante SAP”, ressalta.
A Maratona de Programação da SBC é um evento internacional que existe desde 1996. Ela busca despertar o interesse nos acadêmicos dos cursos de graduação e de pós-graduação no estudo de algoritmos e estruturas de dados, e a resolução de problemas em um ambiente de competição. A maratona incentiva a criatividade nos estudantes e a capacidade de trabalho em equipe, além da busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. De ano para ano há valorizado os alunos que participam da Maratona.
Os times classificados para a final nacional são da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM): Algoritmos de Força Brutaaal e Bagualosaurus resolveram seis problemas cada uma, garantindo seis balões. Além desses times, outros 60 de todo o Brasil foram classificados para a fase final. Os melhores colocados na final nacional seguirão para a fase latino-americana, e os vencedores terão a oportunidade de competir na final mundial.
O curso de Engenharia de Software da Unijuí passou, na última semana, a ser reconhecido com nota máxima na avaliação realizada pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). O curso recebeu a nota 5 (conceito máximo), considerada excelente e que indica que o curso ofertado pela Unijuí atende a critérios de qualidade elevados.
A avaliação ocorreu presencialmente no início deste mês e foi feita por uma comissão de avaliadores que analisou um total de 58 indicadores de qualidade, que envolvem três grandes aspectos: organização didático-pedagógica, o corpo docente e infraestrutura. “Como coordenador, fiquei extremamente satisfeito com a avaliação realizada, pois representa um olhar externo crucial para nós. Alcançar a nota máxima é uma confirmação do reconhecimento dos nossos esforços na busca pela excelência do curso”, destaca o coordenador do curso de Engenharia de Software, professor Gerson Battisti.
Segundo o professor, foram analisados milhares de documentos, acessos a sistemas, foram feitas visitas aos espaços físicos e realizadas conversas detalhadas com professores, técnicos e estudantes do curso. “É importante destacar que essa conquista é fruto do trabalho coletivo de todos os nossos colegas professores e técnicos, assim como da colaboração da Universidade, que trabalha de forma integrada para alcançar padrões de excelência reconhecidos pelos avaliadores”, ressalta o professor.
O conceito máximo do curso de Engenharia de Software é um marco para a Unijuí, uma vez que este foi o primeiro curso da Graduação Mais, que adota currículos centrados na aprendizagem baseada em competências, a passar por uma avaliação de reconhecimento e alcançar a nota máxima. “Essa nota representa uma conquista não apenas nossa, mas especialmente dos nossos estudantes”, complementa o professor Gerson.
A vice-reitora de Graduação, professora Bruna Comparsi, acrescenta que isso reforça o compromisso e o desafio da Unijuí em garantir a qualidade do ensino aos estudantes. “Passamos por uma mudança grande em 2021, onde nos desafiamos todos os dias desde então. Receber uma avaliação positiva a partir de uma visão externa dos avaliadores, que retratam o curso e a Universidade como um ambiente inovador, com uma ótima infraestrutura e qualidade de professores”, relata.
A Engenharia de Software é uma área que está em plena expansão no mercado de trabalho. Engenheiros que atuam nesta área têm excelentes oportunidades no mercado e são bastante requisitados por grandes empresas ao redor do mundo. Buscando preparar profissionais de excelência, o curso de Engenharia de Software da Unijuí é um dos mais importantes da área em todo o País.
A formação na Unijuí prepara o estudante para resolver os desafios das revoluções tecnológicas do mundo moderno, com habilidades multidisciplinares e competências reconhecidas. O curso possui cinco anos de duração e busca, a partir de atividades inovadoras e integradoras, formar estudantes com essas qualificações e capazes de serem empreendedores e com iniciativa de mudanças para adquirir aprendizado constante.
Entre os diferenciais que o curso oferece, além da possibilidade de o acadêmico estudar em uma Universidade com conceito máximo no Ministério da Educação (MEC), está a utilização de laboratórios que contam com estrutura qualificada. Há laboratórios de Hardware; Sistemas Operacionais; Linguagem de Programação; Redes de Computadores; Simulação Digital I; Eletrônica Digital I; Eletrônica Digital II; Computação Pervasiva; e Laboratório de Robótica Aplicada, que possibilitam a experiência prática profissional.
O coordenador do curso de Engenharia de Software, professor Gerson Battisti, destaca que a formação é importante, uma vez que as tecnologias estão mudando e se inserindo no dia a dia da população. “No nosso curso queremos oportunizar aos profissionais para que estejam cada vez mais próximos das tecnologias, assim como de questões como a inserção de Inteligência Artificial, Big Data. Essas novas ferramentas vão surgindo e buscamos aprimorar dentro da graduação para que o estudante conheça e possa estar cada vez mais próximo e preparado para lidar com elas”, relata.
O professor ressalta que esse aprimoramento é possível devido à alta qualificação do corpo docente, que é integrado com pesquisas internacionais, e aos laboratórios tecnológicos, que permite aos estudantes se aprimorarem de um modo diferenciado. Também lembra que o curso de Engenharia de Software possibilita uma aproximação dos acadêmicos de grandes empresas, como Amazon e o Google, que permite que eles se coloquem no mercado desde a graduação.
Os profissionais formados na área podem atuar na indústria de software, sistemas de informações, automação, gerência de projetos, dentre outros, atendendo os setores acadêmico, empresarial, industrial e centros de pesquisa e desenvolvimento. O curso de Engenharia de Software é ofertado nos campi de Ijuí e Santa Rosa, no turno da noite, e está com inscrições abertas no Vestibular Contínuo até o dia 19 de fevereiro. Elas podem ser feitas no site unijui.edu.br/vestibular.
Foto: ilustrativa
Os acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software têm mais uma oportunidade para ampliar seus conhecimentos. Por meio de uma parceria entre a Unijuí e a Nvidia no Deep Learning Institute (DLI), os estudantes iniciam nesta sexta-feira, 3 de novembro, os workshops Fundamentos de Computação Acelerada com Cuda C/CC ++ e Fundamentos de Deep Learning.
O primeiro curso trabalhará a aceleração de aplicativos com Graphics Processing Unit (GPU) usando programação da Compute Unified Device Architecture (Cuda) plataforma de computação paralela criada pela Nvidia e o segundo abordará questões de aprendizado profundo com exercícios práticos em visão computacional e processamento de linguagem natural. As qualificações ocorrerão no formato online.
Acadêmicos dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software têm mais oportunidade de qualificarem-se por meio da plataforma Google Cloud Education de forma gratuita. Estão abertas as inscrições para a formação Google Cloud Platform, que abordará um conjunto de serviços de computação em nuvem que inclui soluções de armazenamento, processamento de dados, machine learning, gestão, entre outros.
O curso inicia na próxima terça-feira, 12 de setembro, e será realizado de forma online, dentro da plataforma Google, contemplando um conjunto de materiais teóricos e laboratórios práticos de experimentação. Para realizar a inscrição os estudantes devem preencher o formulário disponível neste link.
Para o coordenador dos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software, professor Gerson Battisti, é importante para os estudantes a diversificação de fontes de aprendizado. “É necessário buscar oportunidades de desenvolvimento contínuo para alcançar uma formação acadêmica e profissional mais robusta e abrangente. Integrar uma formação externa, como as oferecidas por empresas renomadas, complementa de maneira significativa o conjunto de habilidades desenvolvidas durante a graduação. Isso ocorre porque essa combinação de formações interliga conhecimentos teóricos adquiridos na Universidade com aplicações práticas presentes em cenários comerciais relevantes e atuais” , explica.
O coordenador complementa ainda que “o Google é uma das empresas mais prestigiadas e reconhecidas globalmente, possuir uma certificação por ela no currículo não apenas valoriza o perfil profissional, mas também pode ser um diferencial competitivo durante processos seletivos. Mais do que simplesmente endossar habilidades técnicas, as formações do Google proporcionam uma visão internacional, capacitando os acadêmicos a compreenderem com maior profundidade as nuances do mercado global e a adaptarem-se às diversas práticas comerciais vigentes em várias regiões do mundo”.
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